Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JABUTICABA DUAS COPAS

1234
Sergio Batalini28/05/2011 18:10
28/05/2011

Dois anos depois de apresentar uma jabuticaba com duas copas 😮ops:
fiz as correções sugeridas e reformulei toda a planta .
Estou adubando e regando bastante desde novembro e a cabeleira esta viçosa , em agosto/setembro faremos uma desfolha e nova aramção .

Creio ser precipitado fazer agora que estamos quase entrando no inverno ...

Que acham ??? 🙄

edson060528/05/2011 20:58
Caro Sérgio,
de fato não creio que seja hora de fazer uma desfolha.
Quando desfolhamos precisamos pensar...
Com qual objetivo fazemos isso?

- Promover o aparecimento de novos brotos em lugares estratégicos;

- Melhor visualização da estrutura aérea para uma modelagem no estilo pretendido;

- Redução das folhas (Geralmente quando o bonsai já está formado).

Se fosse minha eu deixaria como está. Creio que adubando com adubo orgânico (eu uso a água da ração canina...) não haverá problema de queima de raízes e folhas. Não sei a idade e a variedade das tuas jabuticabeiras, mas você correrá o risco de qualquer hora destas ser surpreendido com algumas flores e frutos como esta minha que depois da "colheita" que fiz está novamente cheia de flores:

Grande abraço.
Edson.

PS - Eu tenho um bosque de jabu todo cabeludo e é com muito esforço que vou deixá-lo em paz até a primavera... 😈 😈
ptklopes28/05/2011 22:44
Caro Edson fiquei muuuuuuuito curioso pra saber o que seria "agua de ração canina"???!!!

Seria "ao pé da letra"????
Mário Sérgio28/05/2011 23:23
Boa pergunta, ptklopes. Também estou de olho nesta receita!!!!rsr
edson060529/05/2011 01:03
Amigos,
discutimos um pouco sobre isso neste tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9084

Edson.
Sergio Batalini15/08/2011 21:11
Agosto / 2011

Final do inverno e vamos aos trabalhos ...

Acredito que esperar o tronco engrossar numa bacia seja perca de tempo , e como os galhos da copa já estão ramificados o suficiente na minha opinião , vamos fazer o transplante para um vaso de treinamento ..

Desfolha , eliminação de galhos indesejaveis e encurtamento de todos os outros ...

Sergio Batalini15/08/2011 21:28
Pronta para o transplante :

Estas mirtaceas não são famosas pelo desenvolvimento das raizes capilares , mas esta a contento:

Sergio Batalini15/08/2011 21:33
E vaso provisório de novo ..
Confesso que não tenho vasos apropriados para meus projetos , e os que penso comprar são caros e um tanto complicado de se comprar pela internet, mas logo , logo resolvo isto :

acredito que em 30 dias estaremos enfolhados ... rsssrs 🙄

Filipe Henrique15/08/2011 21:50
Acompanhando, material muito interessante!

abraços
AguiaR15/08/2011 22:36
acompanhando, aprendendo e cada dia que passa fico mais fissurado por bonsai! 😲
Jair Flores15/08/2011 22:44
Só para acompanhar.
EZEQUIEL JUNIOR16/08/2011 08:32
Elio escreveu:
Olá Bonsérgio, vejo que a "raiz do problema" são as raízes............desculpe o trocadilho!
Existe uma técnica que eu aprendi e já usei com sucesso:

"Podar as raizes que vc quer deixar e deixar as raízes que vc quer tirar"

-Trocando em miúdos:

1. Pode as raízes adventícias, deixando cada uma com uns 5 a 8 cm
2. Coloque a planta em um vaso mais profundo de tal maneira que esses "cotocos" podados fiquem bem enterrados.
3. Com o tempo, raízes finas brotarão nesses "cotocos"
4. Numa próxima etapa, pode a pivotante pois a planta já terá novas raízes ciliares nos "cotocos" para a suprir.

Abraço

Eu conduzo minhas goiabeiras assim... funciona muito bem... agora já tenho uma outra referência, daí tenho mais segurança para orientar outros nesta técnica...
EZEQUIEL JUNIOR16/08/2011 08:36
Bonsérgio escreveu:
E vaso provisório de novo ..
Confesso que não tenho vasos apropriados para meus projetos , e os que penso comprar são caros e um tanto complicado de se comprar pela internet, mas logo , logo resolvo isto :

acredito que em 30 dias estaremos enfolhados ... rsssrs 🙄

Olá Sergio,

Qual substrato usou no vaso de treinamento? Qual sua composição?
RCasagrande16/08/2011 09:28
BELA JABU... 😲
PARABENS... 😂
VOU ACOMPANHAR... 😉

ABRAÇOS....
Tiago R16/08/2011 09:52
Perfeito!

Sobre o enraizamento dos 'cotoco' eu confirmo.

Dias atrás troquei uma jabuticabeira de bacia e notei capilares nos 'cotocos'. 🙂
Otoniel Santos16/08/2011 20:20
tenho algumas jabus!! acompanhando.
Sergio Batalini23/01/2014 13:25
Atualizando em 24-01-2014

Mais de 2 anos depois das ultimas fotos.

Agora num vaso Ricardo Mendes:

Desfolha feita no final do inverno 2013.

.
Sergio Batalini23/01/2014 13:26
Os galhos vão ficando proporcionais ao tronco e as cicatrizes sumindo aos poucos ... Lentamente as marcas das podas drasticas vão desaparecendo a resta apenas a arvore...

MarcoBonsaiPoa24/01/2014 00:06
blz!?

Nunca cogitou tirar o tronco reto? Aproveitando a sinuosidade da base em um só tronco! Sei que dói se desfazer de anos de paciência investida...tive essa impressão olhando as fotos...se valeria a pena refazer.
Sergio Batalini24/01/2014 08:22
Sempre, Marcos...
Desde inicio este tronco reto me preocupa .. destoa.
Já pensei num jin , num shari, mas sempre deixo p´ra depois...
Quem sabe um dia...
Valeu a dica.
🙄
Toczek26/02/2014 08:18
Ainda sou bem iniciante, mas creio que se for retirar não daria pra fazer um alporque?
Sergio Batalini03/03/2014 14:53
Atualizando em 02/03/2014.

E aconteceu o milagre, depois de mais de 15 anos de cultivo em vaso, ela me presenteou com eles, os frutos:

A frutificação aconteceu em na base do tronco, não sei qual a razão, mas acredito que com o cultivo adequado poderemos encher o tronco todo nos proximos anos ...

A proxima etapa será tentar melhorar o nebari com este procedimento :

"Elio escreveu:
Olá Bonsérgio, vejo que a "raiz do problema" são as raízes............desculpe o trocadilho!
Existe uma técnica que eu aprendi e já usei com sucesso:

"Podar as raizes que vc quer deixar e deixar as raízes que vc quer tirar"

-Trocando em miúdos:

1. Pode as raízes adventícias, deixando cada uma com uns 5 a 8 cm
2. Coloque a planta em um vaso mais profundo de tal maneira que esses "cotocos" podados fiquem bem enterrados.
3. Com o tempo, raízes finas brotarão nesses "cotocos"
4. Numa próxima etapa, pode a pivotante pois a planta já terá novas raízes ciliares nos "cotocos" para a suprir.

Abraço"
Sergio Batalini03/03/2014 15:22
Aproveitando a oportunidade, mostro aos amigos um problema que apareceu , as folhas estão queimando .. mesmo fora do sol forte..:

Algum veneno indicado?? Ou será que apenas desfolha resolve...Sei que algumas pragas tem que ser combatidas com as substancias certas ou não teremos resultados ...

qualquer ajuda é sempre bem vinda.
marcelo bh04/03/2014 21:17
jabu
Beleza Sergio,parabens ai pelo seu trabalho, dei uma rapida acompanhada,no desenvolvimento da sua jabuticabeira, e ta ficando show ,acho que esta no caminho certo.
abs
Marcelo
SEKI - Elio Luis Secchi04/03/2014 21:33
Sergio esta frutificação é um prêmio mesmo. Formidável. Sobre a queima das folhas, não creio ser problema de insetos ou fungos, parece mesmo insolação. Algo do tipo, vinha pegando menos sol por aí e agora pega mais sol, será? Abraço
1234