Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS

1234
ANDRADE14/04/2009 12:24
IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS
OLA COLEGAS DE BONSAI ENCONTREI ESTA PLANTA EM UMA VIAGEM QUE FIZ NESTE FERIADO , MAIS NAO SEI QUAL O NOME DELA
TRATA SE DE UMA PLANTA DE PONTE MEDIO E OS FRUTOS SAO DELICIOSOS. ACHO SER UMA MIRTACIA.
ANDRADE14/04/2009 12:26
pesso desculpas nao estrou conseguindo por as fotos
marco_avelar14/04/2009 19:11
Andrade clique com o botão direito do mouse sobre a foto e dopois em propriedades. Vai aparecer uma caixa onde está escrito "endereço (URL)".
É esse endereço que você tem que por entre as "tags" "img".

Acho que assim vai funcionar...
ANDRADE17/04/2009 16:20
AI ESTA A BENDITA.
SEKI - Elio Luis Secchi17/04/2009 17:19
Andrade, eu aposto que seja Guabiju. Me deixou um pouco de dúvida o excesso de brilho dos frutos a inflorescência pouco saliente na parte de baixo dos frutinhos, apesar de se ver nitidamente que ela existe.Também a folha é idêntica ao guabiju, opostas, pontudas, o formato, etc.. O tronco também é idêntico. A época de frutificação é esta mesmo. E se não for o guabiju igual ao que temos aqui no RS, é um irmão dele. Com certeza absoluta é uma Mirtácea.
Veja foto de uma de minhas árvores com frutificação esta semana.

Pois só após fazer a postagem olhei a segunda foto sua e já acho que não é guabiju, mas como disse antes, com certeza uma mirtácea e irmã dele.

abraço
Ivanil Pimentel Vieira19/04/2009 11:15
Amigo Andrade,

depois de um longo perúdo o amigo retorna se integrando novamente a arte bonsai.

A foto postada realmente é muito parecida com o Guabijú, porém os frutos parece ser um pouco diferentes.A foto postada pelo amigo Elio é mesmo do Guabijú, perceba diferença nos frutos um pouco mais escuros e o detalhe na ponta das frutinhas.

O amigo deve estar lembrado do meu post apresentando a árvore que existe no meu quintal, bem como o envio para mais de 20 bonsaístas de sete Estados do Brasil.Verifique, mas acho que na época vc me enviou sementes de ipê verde e eu te enviei várias sementes e acredito que de Guabijú também foram enviadas.

O fruto do Guabijú é bem adocicado, muito procurado pelas aves.

Agraços, amigo!

Ivanil
Arzivenko20/04/2009 08:27
Não é Guabijú não, percebam que a morfologia dos frutos é diferente, e mais importante, as folhas não acabam em um "espinho", característica do guabijú (Myrcianthes pungens) o nome ja da a dica.
Arzivenko20/04/2009 08:30
Estou bem em dúvida também, não é jambolão?

GustavoLP20/04/2009 23:47
Parece ser jambolão, tem bastante por aqui.

abraço
Rakki21/04/2009 03:32
as folhas estão diferente de jambolão
ANDRADE22/04/2009 12:14
PESSOAL NAO É NEM GUABIJU NEM JAMBOLÃO, SO NAO SEI O QUE É O PESSOAL AONDE COLETEI CHAMAM DE JABOTICABA DE PENCA, MAIS JABOTICABA NAO É. TENHO SEMENTES QUE COLETEI E O INTERESANTE É QUE EM ALGUNS FRUTOS POSSUI VARIAS SEMENTES.
ANDRADE23/04/2009 20:05
amigos peço que todos nos pesquisamos para ver se descobrimos q planta é esta pois ela tem um otimo potencial para bonsais.
MiguelSM27/04/2009 18:08
Olá!
Olhando pela primeira foto eu diria que é grumixama!
é uma mirtacea bem comum! Abraço!
ANDRADE28/04/2009 12:09
AMIGO TIROLEZ, GRUMIXUMA ACHO QUE NAO É OLHA SO A FOTO DE GRUMIXUMA QUE ENCONTREI.
thi_santos28/04/2009 12:30
Posso estar muito errado mas as folhas são identicas em formato e tamanho as do Araçá, existe vários tipos de araçá de várias cores este que eu tbm acredito que seje porém ninguém me deu certeza seria um Araçá do Mato (Roxo)
ele tem uma pequena semente e o fruto é meio que esponjoso.
o fruto é bem parecido com este

ANDRADE28/04/2009 17:12
thi_santos eu tenho o araça do mato este roxo por aqui em minha região e é bem diferente este fruto que eu coletei tem umas sementes bem grandes cerca de um cm;. abraços
thi_santos29/04/2009 07:56
Sim na realidade nem eu mesmo sei ainda que espécie é aquela, sei agora que araçá não éestá mais para a família dos jambo mas ainda não sei
oliveira.ucb30/04/2009 23:43
isso ai e jamelao, la na minha faculdade tem bastante destas arvores, o chao fica todo roxo, se passar na roupa mancha e nao sai de jeito nenhum.

tenho quase certeza que e jamelao, ou jambolao como vcs chamam, mas nao sou perito e fico no aguardo daquele que nos libertará desta duvida.
Angela Fernandes30/04/2009 23:50
Olá !!!!!!!!!!!!!!!
Para mim se trata de jamelão mesmo.
Pelas fotos, pela cor, pelo formato das folhas...........
Espero não estar enganada.
Por aki nunca vi bonsai de jamelão que é uma planta bastante alta, difícil de se conseguir mudas.
Existe o jamelão mais redondo e o mais pontiagudo.
Espero ter ajudado.
e................
Chaddad02/05/2009 11:00
A planta parece ser mesmo um quabiju, e a do Thi é um jambo Smith, Sisygium lanceolatus.

Um abraço a todos
ANDRADE04/05/2009 12:37
na morfologia dos frutos nao são iguais o jamelão.
ANDRADE04/05/2009 12:41
olhem os frutos do jambo ou jamelão. são compridos ao contrario da outrra planta.
Angela Fernandes04/05/2009 22:00
Olá !!!!!!!!!!!!!
Me desculpem a ignorância.....não conheço a planta que vocês acham ser....
Continuo achando que é jamelão....
Será que jamelão é igual ???
Guabiju ??? É isso...procurei por aki e ninguém conhece......
Ou será que os nomes variam de região para região ?
e...........
ANDRADE05/05/2009 12:40
OLA ANGELA COM CERTEZA OS NOMES MUDAM DE ACORDO COM A REGIÃO MAIS OS FRUTOS NAO TENDEM A SOFRER ESTE TIPO DE MUDANÇA.
Lúcio Manoel Picanço05/05/2009 22:53
Perfeito Andrade,
A diferença é bem notória. Os frutos são bem diferentes.
Valeu as fotos.
Lúcio
1234