IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS
ALEXNOCERA24/07/2009 12:50
Guabiju
Boa tarde pessoal,
Alguém já tentou alporque de guabijú. Tenho uma arvore em casa, já deve ter quase 10 anos. No ano passado deu algumas frutas.
Gostaria de tentar alguns alporques no final do inverno. O alporque com esta especie será tão demorado quanto a pitanga ?
Alguém conhece algum procedimento em especial pra ter mais sucesso com o guabiju ?
Sds
Alex.
Lúcio Manoel Picanço24/07/2009 14:36
Oi Alex,
Quando faço alporquia pulverizo o esfagueno, para ficar meio úmido, com água e gotas de enraizador, creio que acelera o enraizamento.
Lúcio
daniel pipolo25/07/2009 11:41
sera que nao é camu camu
se bem que me parece jaobolao mesmo
ALEXNOCERA27/07/2009 13:21
Eu já iria deixar o esfagno de molho na agua com o enraizador, e depois de alguns minutos espremer pra tirar o excesso da agua, e usar na alporquia. Tem algum problema se ficar muito úmido ?
Eu nunca fiz alporquia, vou tentar pela primeira vez com o guabiju, pitanga, ficus, figueira (figo), manga, kinkam, amora, romã, jabuticaba e hibiscus (aja esfagno,rs).
João Paulo Batista Lyrio07/08/2009 13:48
Pessoal,
essa planta está em meu quintal a algum tempo e queria saber se trata de um ficus, agora an primavera pretendo retirá-la de dentro de uma lata d etinta de 18lts e colocar num escorredor ou vaso para ir trabalhando, observem que ela possui umas raízer mais epostas.
Essa outra também nasceu no quintal e pretendo fazer um yamadori, podem me informar qual espécie ? Acredito que seja um ulmu.
Desde já agradeço pela atenção.
João Paulo Batista Lyrio07/08/2009 18:17
Essa não é um bonsai, mas aind anão tive tempo de ir a um local próprio para tirar tal dúvida e gostaria de saber se alguém conhece essa trepadeira que conhecem como cerva viva. Gostaria de adiquirí-la nesse fim de semana irei procurá-la.
Grato pela atenção.
hsp07/08/2009 18:21
Creio ser o ficus pumila.
(Unha de gato/gaviao).
Léo ( Pépe )07/08/2009 19:48
Não sei não mas pode ser uma Cereja do rio Grande!!
Mas com certeza que não é Jambolão!!
daniel pipolo09/08/2009 00:56
unha de gato.....
João Paulo Batista Lyrio12/08/2009 14:30
Gostaria da ajuda de vocês para identificação dessas plantas, em meu quintal tem muitas delas.
Imagem número 1
Esse seria uma espécie de ficus ?
Imagem número 2
Esses seriam flamboyant ?
Desde já agradeço pela colaboração.
edson060512/08/2009 22:09
João Paulo,
a que você julga ser um fícus é um Oitizeiro... E o "Flamboyant" parece ser uma Sibipiruna.
Abraço.
Salo12/08/2009 22:53
A última parece ser uma planta medicinal chamada quebra-pedra ( Phyllanthus niruri L. ), utilizada no combate aos cálculos renais, eliminação de ácido úrico e antiespasmódico.
Att,
Salo.
João Paulo Batista Lyrio13/08/2009 07:52
Valeu !!
Edson o oiti dá uma fruta amarelada ?
Você tem conhecimento se ela é possível trabalhar a técnica bonsaísta ?
Salo, realmente é bem parecido com o quebra-pedra mesmo, andei procurando na net e tem muitas iguais a essa, eu achei que fosse muda do flamboyant perto de casa que estaria prestes a florir.
Abraço.
Ivanil Pimentel Vieira16/08/2009 18:57
João Paulo,
a trepadeira trata-se mesmo de Unha de Gato, se consegue mudas das ponteiras por estacas.
A plenúltima foto parece muito com a Tipuana o crescimento rápido e longo é tipico da espécie.
A última foto como falou o amigo Salo é mesmo quebra pedra, muito comum (como inço em vasos) em minha região.
Chaddad16/08/2009 21:24
Caro João,
Na lata é um Ficus microphylla, ou F. retusa. Que proporciona bonsais lindos.
Abaixo dela uma aroeira pimenteira, Schimus terebentifolius.
Um abraço.
hsp17/08/2009 21:03
A primeira parece ser uva japonesa.
João Paulo Batista Lyrio01/04/2010 09:55
Solicito a ajuda dos mais conhecidos se podem me fornecer informações a repeito dessa planta:
agradeço a atenção
Chaddad02/04/2010 23:48
Essa planta chama-se Tradescantia purpurea.
João Paulo Batista Lyrio09/04/2010 12:06
Muito Obrigado Chaddad, esse "Tradescantia purpurea", é o sientífico ou o que se conhece dela ?
Agradeço pela atenção.
João Paulo Batista Lyrio09/04/2010 12:09
Tenho outra plantinha que achei interessante e colhi no meu serviço um galinho e já está bem desenvolvida.
Desde já agradeço
Chaddad10/04/2010 12:50
Essa samambaia chama-se Pteris, acho que variegada. Ela se torna erva daninha em bonsai quando se mantem muito umido e orgânico a superfície do substrato.
A Tradescantia purpuracea é chamada de setcrécia, era a planta favorita do Burle Max nos seus jardins para preenchimento. Vai bem em sombra e sol, e aguenta seca e umidade, super versátil. Pena que nunca selecionaram novas variedades dela.
Um abraço.
joão josé18/04/2010 22:42
Mimosa?
Fala pessoal, tudo bem? Estou querendo identifcar esta aqui, e ver se alguém já tentou algo com ela. Uma
Mimosa "qualquer coisa"?
Achei ela com grande potencial, apesar das centenas de espinhos.
Rakki19/04/2010 01:30
Ela é aquela que quando vc mexe nas folhas e fecha?
se sim é mimosa pudica.
achei a flor parecida com a flor da planta de um colega meu.
João Paulo Batista Lyrio29/06/2010 09:27
Pessoal achei essa espécie pelo meu bairro e achei bastante interessante, parecem uns "abajuzinhos", poderiam me ajudar na identificação ?
Desde já agradeço a atenção.
João Paulo Batista Lyrio29/06/2010 09:33
Pessoal essa espécie possui um perfume nessas bolinhas gostaria de saber se alguém conhece.
Observem que as folhas, são compridas igual a palha de bananeira e essas bolinhas que, acredito eu, sejam suas flores, nascem em sequência.
Agradeço pelas informações.