Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buganville - Yamadory - Projeção

12
Markus Von Kossel06/05/2009 23:28
Buganville - Yamadory - Projeção
Este é um yamadory de uma buganville realizado a aproximadamente um mes. a planta já apresenta varios brotos, apesar de estarmos entrando na estação fria aqui no RS.
O substrato é terra preta pura (eu sei q não é o mais correto), mas pretendo mudar o substrato já na primavera.
Como não tinha bacia nem vaso o grande o suficiente, usei a parte de cima de um som antigo, usei pedaços de acrilico para aprofundar o substrato.
O que vc faria com essa planta?

Eu havia pensado em cortar o tronco na primeira linha vermelha, usando o gallho q sai pela esquerda como tronco novo ( corte na segunda linha), e usando um dos brotos do galho para dar o movimento final (Linhas pretas)!

Ficando com um movimento mais ou menos como esse! (paint brush tosco)

detalhe da brotação! existe uma boa porção do tronco que está podre no topo. Estou evitando molhar o local e pretendo tratala com calda sulfocálcica após a poda (ou pasta selante?)

Obrigado
FrK_leal07/05/2009 11:37
É mesmo um bom material. Parabéns...
E a sua idéia, é ótima, segue por esse caminho que vai ficar mto bom...
Mas agora, vc diz que fez o yamadori a um mês, esse tempo é mto curto p/confirmar se pegou ou não...tinha bastante raíz?
Não faça a troca de substrato na primavera, deixe ela se recuperar bem... Só se o seu "vaso" estiver mto capenga, vc tenta colocá-la em um bacia bem furada sem mexer no torrão...mas isso se tiver necessidade, senão deixe onde está...
A Bouganvillea tem raízes meio delicadas, às vezes a gente vê a brotação farta e acha que ela pegou bem, quando vai mexer põe tudo a perder por comprometer as frágeis raízes...
Paciência amigo, paciência...

Recomendo que tu arrume uma boa pasta selante, pois a cicatrização da primavera é uma M.... e ela tem a tendência de apodrecer a madeira mto rápido... Procure tb deixa a cicatriz da poda atrás pois a cicatrização não é boa...ou cogite a possibilidade de um shari ou urô p/disfarçar...

Mas parabéns, boa conicidade, porte e nebari...quem me dera eu com uma dessas...
Wilson Fracassi07/05/2009 13:30
Markus,

Projeções são sempre válidas, mas nunca se pode contar com um galho que não existe. As projeções feitas em cima daquilo que já existe tem mais probalbilidade de se concretizar, então minha opinião é que você espere a brotação que virá, a aí sim começar a traçar os planos. Sua idéia é absolutamente válida, a única questão é que você esta contando com galhos que ainda não existem, mas vá em frente, aguarde a brotação.
Elio07/05/2009 16:58
Olá Markus!

Vc tem nessa planta uma coisa muito importante e que está perfeito: Nebari!
Veja, para um moyogi, Shakan, vc deverá inclinar a planta, estragando o posicionamento desse belo nebari.
Tronco reto só serve para Chakkan ou Hokidachi.
Assim, se vc tirar totalmente no galho esquerdo e deixar somento o todo, poderá fazer um belíssimo Hokidachi.

Pelos menos eu faria assim, só que cada um é cada um, e as visões artísticas e gostos são diferentes.

abraço
Alexandre S. Coelho07/05/2009 17:05
Oi Markus

material de respeito este, parabéns ❗

O melhor você já tem quase pronto, então agora é paciência e esperar a total recuperação da planta 😉
Markus Von Kossel07/05/2009 20:56
Pra falar a verdade, essa buganville tava planta no meio cacos de telha e ajulejos quebrados, não sei como ela cresceu tanto.
Ela tinha poucas raizes finas, tinha uma raiz grossa longa, que provavelmente se desenvolveu em algum lugar mais longe com maior suprimento de materia organica.
O bom disso é q fou facil tirar a planta, tirei algums cacos mais pesados e cortei a raiz grossa. Bastou puxar a muda do local!
Realmente pode ser que eu deva esperar mais um pouco para fazer o trasplante, pois a planta pode brotar, mas usando a "força do tronco" e acabar morrendo depois.

Foi pelo fato da planta estar num ambiente tão desfavoável que eu a coloquei na terra pura, pensando em ela ganhar alguma força com as
parcas raizes que esta dispunha!

PEnsei no moyogi pos poderia aproveitar o galho da esquerda para dar o movimento, e ja existe um broto da qual eu poderia me valer para fazer o novo ápice (voltando o tronco para a direita).
Será que eu não consigo estimular uma brotação no lado direito do tronco posicionando a planta de um modo que o sol atinja mais este lado (estimulando um fototropismo)?

Para um moyogi eu teria que inclinar a planta para a direita, podendo perder um pouco da beleza do nebari. Mas nãos ei se um tronco reto seria uma boa opção, pois a parte apodrecida do tronco desce do lado direito até a altura do galho da esquerda o mais para baixo.

Um chakan não ficaria meio sem graça????

Obrigado pessoal pelas dicas (cuidar no transplante cuidar com projeção com galhos q ainda não tenho)

Acho que vou coloca-la com o lado direito virado para o sol, tentando estimular a botação daquele lado (agora ela está na sombra ainda).
Se conseguir um galho alí........ moyogi, se não....... chakan!!!
Acho que era isso!
Abs
Elio07/05/2009 21:29
Olá Markus!

Vejo que vc faz boa análise da planta. Isso é bom pois se não analisarmos bem o que temos em mão, podemos fazer besteira e nos arrepender.
Já fiz muitas vezes isso. Hoje sou mais paciente. às vezes uma planta fica até 6 meses comigo até eu decidir o que fazer. De repente vem o Click!

Quando disse que tronco reto só serve para Chokkan e Hokidachi não quis dizer que Chokkan é a melhor opção. A melhor para planta como o Bougainvillea, com tronco reto, é Hokidachi. Chokkan só se fosse uma planta bem maior.

Esclarecido isso, e vc analisando bem, faça o que mais te agradar. Acima de qualquer regra técnica o que vale é o gosto pessoal.
Tenho planta que se colocar no fórum serei xingado (rsrsrsrs!) Mas, e daí, é o meu gosto!

Vai fundo e seja feliz!

Abraço
Markus Von Kossel07/05/2009 21:39
Caro Eloi
Eu sou completamente aberto a sugestões e críticas!
Nào tenho muita esperiencia com a buganvile, talvez um chokan + shari seria uma opção viavel!
Vo botar mais umas fotos com a parte morta pra vc me dar mais sugestões!
obrigado!
Elio08/05/2009 11:51
Markus!

Imagens falam melhor que palavras.
Busquei na Net 3 exemplos: Chokkan, Hokidachi e Moyogi.

Boa sorte!

abraço

CHOKKAN

HOKIDACHI

MOYOGI

Markus Von Kossel08/05/2009 13:02
De qualquer modo, um chokkan vai ficar dificil pq a parte de cima da planta está podre, portanto iria ficar com algum movimento lateral no tronco.
Acho q viavel é um hokidashi ou um informal mesmo!
Ou ainda uma madeira morta, quem sabe eu abro um rombo na lateral com a furadeira e micro retifica!
Quando possível envio as atualizações!
ROGÉRIO DIAS08/05/2009 16:35
QUE PLANTA
ESSA PLANTA É MUITO LINDA,,,,O NEBARI ENTÃO NEM SE FALA....NA MINHA HUMILDE OPINIÃO,,,HOKIDASHI
Andrei08/05/2009 18:28
Markus, belo material, muito bom. Gosto muito de trabalhar com primaveras, o nebari desta planta ja esta pronto, se inclinar a planta
poderá ofuscar um pouco a beleza deste nebari, porisso sugiro também o hokidachi valeu!!

Abraço, Andrei Brum.
Ricardo Paiva09/05/2009 01:39
Beleza de material Markus, e muito boa tua análise.
Eu fico com a sgestão do Elio - Hokidashi. A árvore tá no 2º exmplo postado pelo Elio.
Outra coisa que feho com o Eio - deixa ela quieta e uma hora tu achas o caminho.

Dica: sabe aquelaraiz grossa que tu deixou por lá? Busca por a bouganville brota de raiz.
Markus Von Kossel10/05/2009 21:39
Ricardo: A raiz deve ter crescido por debaixo da casa, tinha espessura semelhante a um cano de meia polegada. A planta estava numa floreira cheia de cacos (tipico da minha vó), não tem como tirar a raiz!

Com a seca aqui no RS as flores das buganviles estão durando bastante!
Dá uma olhada nessa planta!

Abraços!
Ricardo Paiva10/05/2009 23:17
Que pena Markus... bem as folhas desta planta sumiram???????????
É so flor, parabens.
Markus Von Kossel05/07/2009 22:15
E ai galera, decidi pelo hokidashi por sugestão do pessoal do forum!
Mantenho a planta dentro da "Tampa do Micro-sistem" que foi meu vaso adaptado e que me sugeriram para não mecher nas raizes da planta agora!
Cortei o ramo que saia do lado da planta e retirei parte da madeira morta que estava com alguns fungos! Nào retirei demais pois a cada mexida do serrote a planta se soltava mais do substrato. Passei a Calda sufocálcica para erradicar algum fungo remanescente e manter a madeira em bom estado!
Aqui estão algumas fotos da planta, trabalhada algums semanas atraz!
Abraços!

Ja sem o galho antigo os brotos cresceram rápido, mesmo no inverno!
Vou poda-los assim que começar a esquentar. Tenho q remover o resto do galho a direita tambem!!

Lateral. Talvez no futuro eu possa trabalhar a madeira morta e juntar os buracos, deixando o tronco oco! mas isso é no futuro distante.

ALGUMA SUGESTÃO?
Markus Von Kossel04/09/2009 01:25
Atualizando
Brotando bastante
Muitas brotações em volta do galho que cortei, e quase nenhuma do outro lado!
O que posso fazer pra estimular mais as brotaçoes daquele lado???
Eu deixei o lado que preciso de mais brotaçoes virado para o sol.
Tracionei alguns galhos para aquele lado.
Illex04/09/2009 12:08
Cara, curti d+ sua primavera, tem um tronco muito bonito. Todavia seria bom selecionar melhor os ramos, das brotações, a primavera responde muito e bem e até rapido a podas, tanto podas de ramos ou galhos, quanto podas de brotos, isso estimula o surgimento de novos brotos, que por sua vez vao dar mais opções de trabalho para voce.

Novamente parabens pela planta, tem um futuro promissor, sou suspeito pra falar de primaveras, pois adoro. Ate breve.

Illex
Markus Von Kossel07/09/2009 20:20
Illex, o que vc faria?
Podar logo esses galhos que estão crescendo?
Eu li que era melhor esperar lignificar o galho, pois estes poderiam morrer em decorrencia da poda estando "verdinhos"!
Qual sua experiência nesse tópico?
Abs
Markus Von Kossel06/12/2009 21:03
Atualizando

Deixei um galho de sacrificio!
Laudir07/12/2009 09:52
FrK_leal escreveu:

A Bouganvillea tem raízes meio delicadas, às vezes a gente vê a brotação farta e acha que ela pegou bem, quando vai mexer põe tudo a perder por comprometer as frágeis raízes...
Paciência amigo, paciência...

Sou prova disso... fui inventar de mexer em uma estaca que fazia um mes q tinha colhido. Perdi de vez um futuro bonsai.

Além de nao haver nenhuma raíz ainda eu fui e cortei uns galhos que deveria te-los cortado antes de enterrar a estaca.

Abraços.
taffarel08/12/2009 13:52
Caro amigo, no workshop com o Liporace que eu fiz, em Curitiba, esse ano ,ele deu umas boas dicas de yamadori. Entre elas:
Cuidar demais com o material que vai ser usado como substrato.
Ter certeza que são de boa qualidade, e não tem nenhum tipo
de infermidades, que poderia atacar a planta debilitada.
Depois da retirada, antes de cada trabalho de esilização,
ele espera em torno de 2 anos, até a planta estiver comletamente
recuperadae adpatada. Eles têm o maior cuidado, pois lá um yamadori
bem trabalhado vale a chegar o valor de 5mil euros, rsrsrs
Outra coisa, e cuidar muito bem da rega, não demais, e nem
de menos. Falou também em cuidar no seguinte transplante, não
fazer tudo de vez, fazer ao poucos, pois ela pode sentir bastante.
Eu já cometi esse erro e já perdi coisas boas.
Como vejo você está com um material lindo, e não vai querer
perder isso.
Alguns dicas que lembrei, dele.

Outra coisa, como o pessoal falou a cima, é cuidar muito bem, mas
muito mesmo, da madeira dela, pois adora muito apodrecer.
E o mesmo cuidado com as raizes.

As dicas são pequenas, mas eu acho que são de boa utilidade
Espero ter ajudado.....

Abraço.....

cesar_alr08/12/2009 18:57
Bom amigo a pergunta não foi direcionada a mim mas vou passar a minha experiência 😉 😄

A poda dos ramos , eu pelo menos nunca tive algum problema ao podá - los verdes , mas vc deve deixar a tesoura bem amolada 😂 😂

Há arramação deve ser feita com os galhos quase liguinificando , pois quano liguinificados ficam muito quebradiços.

É oque aprendi em um ano com Primaveras.

Espero ajudar
Markus Von Kossel02/05/2010 17:44
Suposta frente (ja tirei o arame que estava estrangulando o ramo de sacrificio!)
Ramo de sacrificio com mais ou menos um metro e meio de altura!

Uploaded with ImageShack.us

Puxei um galho por cima da poda para conseguir uma ramo posterior e para dar uma escondida na cicatriz

Renato Rodrigues Roehrs05/05/2010 13:54
Markus, está ficando excelente! Parabéns! Belo material!

Estou postando para acompanhar a evolução.

Abraços.
12