Markus Von Kossel05/05/2010 20:37
Pra falar a verdade acho que talvez tivesse ficado melhor com aquele galho a esquerda lá na primeira foto na postagem!
Teria mais movimento........!
Sei lá!
Segui os conselhos da galera!
tomara que fique bonito!
Markus Von Kossel06/05/2010 22:09
Apenas passando mais alguma informações!
Esta planta estava em uma floreira. A raiz pivotante cresceu, batei no piso, virou e encontrou uma brecha crescendo por debaixo da casa!
Logo, a curva da raiz esta encostando no fundo do meu recipiente plástico!
Pensei em cortar, mas fiquei com medo do apodrecimento e de perder a planta!
No próximo transplante espero poder retirar a pivotante definitivamente pata poder usar um vaso mais baixo!
Vou precisar de ajuda com o serrote!
Em verde coloquei o que espero da parte folhosa!
Uploaded with
ImageShack.us
Abs
nickyfury07/05/2010 09:41
bonsai
Se tem medo de perder a planta, pode sempre usar um alporque para eliminar essa pivotante. A alporquia não é usada só na parte superior da planta, mas pode tambem ser aplicada a area submersa, isto é, uma raiz grossa. 😄
Markus Von Kossel07/05/2010 12:23
Nick, Alporque como?
Você que dizer aproveitar aquela raiz em L que eu desenhei e plantar ela esperando que nasçam folhas e galhos lá?
Não seia um alporque daí, seria uma brotação de uma raiz................ OU NÃO?
Valeu pela dica. Não tinha pensado ema proveitar ela!
DUVIDA: PASSO PASTA CICATRIZANTE EM RAIZES???????????????????
Renato Rodrigues Roehrs07/05/2010 12:35
Markus, eu sempre uso pasta cicatrizante na parte aérea e cola de madeira nas raízes mais grossas e pivotante.
Abraços.
nickyfury07/05/2010 15:28
bonsai
Um alporque na raiz é interessante para aproveitar essa parte, ao mesmo tempo que providencia o surgimento de raizes capilares a mais, na base do tronco. Dessa forma, vc poderá cortar fora a pivotante, sem comprometer sua planta. Para fazê-lo, com segurança, deverá aguardar até a estação primaveril, quando poderá retirar a planta do substrato em que está, com cuidado para não quebrar as frágeis raízes de alimentação, lavar limpando toda a terra, e em seguida proceder ao alporque com anelamento total. 😄
Em seguida, replante novamente, em substrato novo, bem granulado (pedrisco, caco de telha, casca de pinus, carvão vegetal, terra granulada), usando um vaso profundo, que acomode bem a planta. A alporquia geralmente surte efeito em 4 ou 5 meses, talvez até antes, momento em que poderá cortar fora e redistribuir as raízes de forma radial, sem nenhum problema, desta vez replantando em uma bacia ou um vaso, como queira. 😄
Outra opção para eliminar essa raiz pivotante, se não quiser o alporque, é via enxertia. Escolha galhos novos, estaqueie, e após brotarem e emitirem raizes, use-os fixando-os à base do tronco, mantendo as raízes das plantas novas, enquanto o tronco das novas plantas e o tronco velho se fundem. Após a fusão, com um ano ou dois, poderá cortar fora os galhos, mantendo as raízes deles, que serão então incorporadas à planta maior, podendo então cortar fora a raiz problemática sem nenhum risco. 😄
marcusribaspho12/05/2010 09:31
Ola pessoal deste topico
Ai primeiramente Markus gostaria de saber oke usa como substrato de retirada para as primaveras? outra coisa se o pessoal pode da uma olhada na minha plnata lah um Acer Trident e dar algusn pitacos
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14440
abrcs
Markus Von Kossel12/05/2010 21:20
Nickfury, suas sugestões são muito boas!
MAs talvez eu possa simplesmente cortar fora a pivotante sem perder a planta, tendo em vista que ela tem outras raizes! Estou certo?
A raiz pivotante foi podada, e não tinha nenhum vaso capilar, se tem agora foi formado depois do envasamento!
marcusribaspho, no momento está 50%areia 50% terra preta!
Vou olhar sua planta sim!
Abraço!