Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta Grande - atualizando março 2011

123
Ricardo Paiva09/05/2009 01:16
Duranta Grande - atualizando março 2011
Pra quem ainda não viu, a Duranta,vulgo pingo d´ouro, pode crescer muito.
Esta coletei fim de semana passado. Tinha uns 3,5m ou mais. Como sou baixinho, me senti um lenhador, hehehe.
O bichinho tava numa terra que mais parecia pedra. Precisei de 3 dias pra tirá-la pois tinha uma raiz tipo pivotante, bem no meio, que media uns 12cm de largura. Deu trabalho.
O nebari é show, agora é espear as brotações.

Conto com a torcida dos amigos.
Arzivenko09/05/2009 07:45
Bela caçada, ela brota bem rapido, acho que não terá nenhum problema com isso, só não esquece de tracionar os galhos novos desde cedo, pois eles endurecem rapidamente também!

abraço.
Alexandre S. Coelho09/05/2009 08:55
Oi Ricardo

Certamente veremos um bom futuro para ela 😲 ❗ 😂
Andrei10/05/2009 13:58
Ricardo, pode contar com a minha torcida, gosto de ver este tipo de coleta e principalmente sua evolução!!
Não deixe de postar fotos valeu!!

Abreço, Andrei Brum.
Elio10/05/2009 19:10
Ricardo, com esse belíssimo nebari dará uma excelente bonsai!

abraço
Felipe10/05/2009 19:15
Fala Ricardo...tudo bem amigo ?

eu optaria para este exemplar o estilo han-kengai..hehehehehehehehe brincadeira....espere novas brotações e cuide muito bem deste corte, pelo visto vc achou uma cerca viva, pois tem outro mais atras já todo brotado.
Ricardo Paiva10/05/2009 23:13
Arzivenko, tomara que brote fácil, deu um trabalhão ... Bem lembrado o negócio de condzir os galhos ainda cedo.

Alexandre, em 2 anos acho que já teemos um bonsai legal.

Andrei, valeu a força. Pode ter certeza que vou registrar tudo e postar.

Elio, realmente o nebari pronto já é mei caminho andado.

Felipe, muito trabalho por aqui ... han-kengai, como não pensei nisso antes,vou providenciar uns cabos de açõ pra dar movimeto no tronco, hehehe.
Cara, ainda não passei nada no corte, bem lembrado. São plantas de lugares diferentes, inclusive de onde tirei esse grande, tem outro maior, mas pra mim chega. Se alguém de Porto Alegre ou arredores quiser, dou o endeeço.
Ricardo Paiva18/08/2010 09:31
Atualizando para vocês verem o desenvolvimento desta planta.
Medidas atuais:
Nebari – 23 cm
Altura da planta com o galho de sacrifício – 1,60m. Estou projetando altura final depois de formado o ápice em torno de 75 cm

Detalhe do nebari. A PET de 2 litros é para dar uma idéia das dimensões da planta.
Alexandre S. Coelho18/08/2010 15:27
Nossa Ricardo... Estás de parabéns!!!

Esta vai dar o que falar 😲 😲 ❗
Raoni Moraes18/08/2010 15:46
Depois de qnt tempo ela ficou assim??
Ricardo Paiva18/08/2010 15:51
Valeu Alexandre, tirando água e adubo, o resto é mérito da natureza, hehehe.

Raoni, coletei em MAIO de 2009 e esta foto é de agora, 17 de AGOSTO de 2010, 1 ano e 3 meses.
Raoni Moraes18/08/2010 17:39
teve alguma mudança de substrato durante esse tempo?
MarcoBonsaiPoa18/08/2010 17:51
Simplismente magistral! Pelo que pude ver dos seus trabalhos Ricardo, associado à bela matéria prima que vislumbro, tenho certeza que todos nós em breve, estaremos diante de um exemplar de capa de revista. Vou aguardar ela no tópico evolução.Parabéns pelo bom faro!Até mais!
SEKI - Elio Luis Secchi18/08/2010 18:32
Que planta! E como cresceu rápido.
Vi que o amigo já deu uma conduzida nos galhos, mas o de sacrifício, que acredito será o novo ápice ficou reto. A idéia é cortar bem curto? Ou logo acima do primeiro galho dele, usando assim o movimento natural do broto lateral? A marcenaria vai comer pesado na madeira!!!
Vai ficar showwww.

abraço
Elio
newgalileu18/08/2010 19:06
Tá ficando um show mesmo. Esse vai ser dos grandes. 😲
Anderson Almeida18/08/2010 20:15
Ricardo

Eu também gosto muito de bonsai grande, este pingo vai ficar
muito bom mesmo, quero acompanhar.

Imagina se todos nós bonsaista morassem perto,
ia dar uma briga hem!! kkk 😂
Ricardo Paiva18/08/2010 21:53
Raoni - não mudei, tá na areia de "ultraqualidade" de uma obra perto da minha casa até hoje. Quando fizer a poda do galho de sacrifício, será transplantada ai sim para um substrato melhor, mas confesso que a Duranta não é muito exigente com isto. As raízes já estão saindo por baixo.

Marco - valeu, vou dedicar um bom tempo a esta planta.

Elio - Pô, só pergunta difícil! Você que tem mais experiência o que me sugere? Quanto ao tarbalho na madeira, ainda bem que não é das duras, se não ia consumir com minha Dremmel.

Newgalileu - obrigado.

Anderson - quanto ao tamanho, bonsai sempre é bom em qualquer tamanho. O problema dos grandes é o manejo com a planta. Comprei um vaso de cimento pra ela que, sem substrato, já deve pesar mais de 10kg. Aja braço!
Não ia não, bonsaista "brothers" como nós conviveríamos numa boa. Inclusive de onde tirei este, ainda tem mais uns 2 ou 3!!!
Ricardo Paiva15/11/2010 00:17
Depois de várias podas e algumas desfolhas, parti para a 1ª aramação para formar a estrutura da planta. Ela ainda será transplantada.

BLACKNEEDLES15/11/2010 09:20
Depois de várias podas e algumas desfolhas, parti para a 1ª aramação para formar a estrutura da planta. Ela ainda será transplantada.

MUITO BEM TRABALHADA EM RICARADO PARABENS TA FICANDO SHOW 😲
newgalileu15/11/2010 14:19
belo trabalho hein! está ficando ótimo! parabéns
Elio15/11/2010 18:53
Ricardo, o melhor vc fez, agora é deixar o ápice de sacrifício.
Tá ficando show de bola!

abraço
Laudir15/11/2010 19:45
Show???
Simplesmente demais!
quando eu crescer, quero ser bonsaísta assim tb kkkkkk
Mcdonald16/11/2010 12:05
Elio escreveu:
Ricardo, o melhor vc fez, agora é deixar o ápice de sacrifício.
Tá ficando show de bola!

abraço

Olá Élio... apice de sacrifício?
ja tinha escutado galho de sacrifício.. com seria o apice? e o que melhoraria na duranta do nosso amigo ricardo?
desculpe mas é q to começando e vc sabe q a curiosidade é grande.
abraço
Renato Rodrigues Roehrs16/11/2010 15:10
Que porte!

Quando for transplantá-la, me convida!

Abraços.
HUMBERTO SILVA16/11/2010 16:36
PINGO ou FURAÇÃO??
Como vou opinar em uma planta dessa?...rs.rs.rs...Nebari Show, primeiro, segundo, galho em uma posisão previlegiada, apcé funcionando como galho de sacrificio.....ahhhhhhhh...assim não tem graça. PARABÉNS, Show de planta e pelo visto voce esta cuidando bem dela...Abraços.
123