Elio"]
"Mcdonald"][quote="Elio escreveu:</div>Ricardo, o melhor vc fez, agora é deixar o ápice de sacrifício.
Tá ficando show de bola!
abraço</blockquote>
Olá Élio... apice de sacrifício?
ja tinha escutado galho de sacrifício.. com seria o apice? e o que melhoraria na duranta do nosso amigo ricardo?
desculpe mas é q to começando e vc sabe q a curiosidade é grande.
abraço[/quote escreveu:
Mc, se vc notar, após a poda radical do topo grosso, o Ricardo colocou um galho como ápice. Contudo este novo ápice é de espessura muito fina em relação à espessura do tronco onde foi cortado.
Então, para diminuir essa redução brusca, tem que engrossar o ápice. Como? deixando-o crescer livremente. Como a Duranta tem crescimento apical muito rápido, sugeri ao amigo Ricardo não podar o ápice e deixá-lo esticar à vontade. Depois então poda na altura certa.
Ápice de sacrifício ou galho de topo de sacrifício........mesma coisa!
Explicado?..............hehehehe!
abraço
Valeu Elio...
um show de explicação... entendi tudo...
é q no início a gente se depara com palavras novas e a curiosidade é muita...
abraço e obrigado pela paciencia..
ótima planta e muito boa condução.
parabéns
Ricardo Paiva17/01/2011 01:45
Atualizando: várias podas para ramificar e formar os patamares.
16 de janeiro de 2011

A tesoura é pra dar uma dimensão da base.
Todo o desenvolvimento deste trabalho pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/duranta-grande/marco_avelar17/01/2011 02:32
Ricardo está ficando muito bom! Eu só retiraria esse primeiro galho da direita que está na mesma altura do esquerdo. Quando os galhos ficarem mais encorpados ele não vai fazer falta!
Abraço!
Nikkei 10017/01/2011 08:34
Está muito linda!! Muito bem trabalhada.
Renato Rodrigues Roehrs17/01/2011 10:28
Bah Ricardo, tá cada dia "pior"!!!
Show de planta!
Abração.
Tiago R17/01/2011 12:19
Que base hein!!
Gustavo Gonçalves17/01/2011 14:58
Ta ficando muito linda!😄
concordo com o marco!.. tomei a liberdade de fazer um projeçao sem esse galho. 😮ops:
boa sorte, estou acompanhando! 😂
flavio bonsai17/01/2011 15:17
com certeza vai ficar show de bola.
Ricardo Paiva17/01/2011 18:25
É verdade Marco.
Gustavo, obrigado pela projeção.
Valeu Nikkei e Flávio.
Renato, obrigado. E seu pé, como ficou cara. As durantas continuam te esperando!
Tiago, tem que ver o peso também. Vou começar a desenterrar progressivamente para começar a ver como tá o engrossamento das raízes junto ao tronco.
Brigoni18/01/2011 12:29
Parabéns Ricardo,
Belo trabalho!!
Estou postando para poder acompanhar...
Abraço
😂
Djalmo18/01/2011 13:39
Muito boa a recuperação e es brotações, agora o bom seria um projeto para futuro e seguilo.
Parabens pelo exemplar.
Ricardo Paiva18/01/2011 19:15
Brigoni, obrigado.
Djalmo, não entendi sobre "um projeto para futuro"? A planta já está definida sua estrutura.
ROGÉRIO DIAS20/01/2011 14:29
É
MEUS PARENTES AXAM QUE SOU DOIDO POR QUE FICO ARRANCANDO PLANTAS POR ONDE PASSO,,MAS ATÉ ELES SE RENDERAM A ESSE SEU PINGO DE OURO.TÁ MUITO LINDO,,,,,,ARRUME UM VASO A ALTURA!!!
Raoni Moraes20/01/2011 14:40
Qual tipo de adubação vc esta usando??
Periodicidade?
Um grande abraço
Ricardo Paiva21/01/2011 00:41
Valeu Rogério. O pessoal fica pensando que eu sou louco porque também vivo arrancando plantas por ai. Mas o resultado é muito recompensador, inclusive do pessoal que acaba vendo nossos trabalhos e se apaixonando.
Raoni:
- uso Torta de mamona + farinha de osso (proporção 3/1) de 30 em 30 dias a partir do fim do inverno. E mais osmocote de liberação lenta 1 vez por ano (na primavera).
Ricardo Paiva07/04/2011 20:19
Atualizando - março 2011
Ainda não tirei o galho da direita, esqueci, hehehe.
Estou trabalhando para compactar os patamares.
Para ver toda a evolução, acesse
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/duranta-grande/hraphi08/04/2011 01:19
Tá ficando linda Ricardo.
Ricardo Paiva09/04/2011 17:03
Valeu, hraphi.
ROGÉRIO DIAS10/04/2011 17:39
É
EU TÔ ANCIOSO PRA VER ESSA PLANTA EM UM VASO.
fabricio ribeiro10/04/2011 19:34
Achei uma hoje, domingo, não tinha ferramentas, essa tua planta me deixou na ansiedade de fazer a coleta....
amanhã to indo lá, achei junto 5 videiras e 3 ficus carica gigante... agora sim o pessoal me rotula de maluco.... 😄😄😄
flavio bonsai12/04/2011 20:44
que bela duranta amigo , essa e grande hein vai ficar filé.
com certeza .
parabens pela aquisiçao.
Sillas José13/04/2011 13:46
Magnífica Duranta Ricardo, apesar da espécie não ser muito considerada e eu não ter nenhum exemplar AINDA, gosto muito mesmo desta espécie.
Tenho algumas aqui em minha região que já estou paquerando a muito tempo, vou e volto para o trabalho e faculdade só vigiando.
Parabéns mesmo!