Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aroeira

12
jcmorosky15/10/2009 14:24
Bonsérgio, meu caro conselheiro! (E todos os demais opinantes, por favor!)

A idéia da pode seria mais ou menos estas opções? 1 (vermelho) ou 2 (branco)?

Fazendo isso, passo-a para um escorredor de macarrão? Ou deixo-a no vaso que está por mais tempo?

Não deixem de ver as fotos que postei ontem, por favor!

Abração.
Arzivenko15/10/2009 14:36
Eu faria no número 2, em pouco tempo ela se recupera e você terá melhor conicidade, menor tamanho e brotação mais compacta.
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 15:06
Eu também cortaria no ponto 2.

Existem algumas vantagem de de usar o escorredor, a melhor delas, ao meu ver, é pelo desenvolvimento de muitas raízes finas, o que ajuda muito na hora de transferir para o vaso de bonsai...
É uma espécie muito resistente, brota com intensidade e tem boa redução de folhas. Tenho dois exemplares desta espécie, não tenho o que queixar dessa planta...

Abraço
Sergio Batalini15/10/2009 15:29
Eu tb ficaria com a opção 2 ...sem medo de errar...Em poucos meses vc terá uma arvorezinha ... Em alguns anos um pré-bonsai e depois é correr pro abraço .... 😄
jcmorosky16/10/2009 12:41
Infelizmente não consigo fazer o login em outro computador. Sempre afirma que há incorreções nos dados. Não entendo porque.

Fiz o corte conforme a dica unânime!

Gostaria de opiniões acerca do reenvazamento. Devo intevir nas raizes agora? Passo-a para um escorredor de macarrão? Deixo como está.

Assim que possível posto foto de como está.

Abração a todos e obrigado mais uma vez!
Arzivenko16/10/2009 12:46
Sempre que puder dê um passo de cada vez. Sugiro que aguarde a recuperação da planta, e então mude de substrato.
luizinho la vega26/01/2010 15:14
gostaria de saber se essa espécie de aroeira pega por estaca de galho???
Claudio Richter Filho26/01/2010 17:53
luizinho uma das aroiras que eu conheço e que pega facil
por estaca é a aroira pimenteira Schinus terebinthifolius.

.
Rafael Spinola30/01/2010 01:06
Oi Jc, eu colocaria a planta em um escorredor meio que deitada, depois vc pega a parte superior prende um arame e faz tipo um berimbau, veja mais ou menos o que sobra e pode a vontade que a brotação dela é muito rápida, tome cuidado com aramação, as aroeiras não aceitam muito bem, é comum elas abandonarem o galho aramado e investir em um novo broto, tensionando com arames é mais seguro. Essa técnica de plantar de lado eu ja faço a mais de 10 anos e tenho resultados maravilhosos.
Os galhos cortados pegam se plantados!
Boa sorte!
Rodrigo Tavares19/02/2010 17:52
olá Julio, alguma novidade em relação à sua Aroeira? Fotos?
joão josé19/02/2010 18:09
Fiquei curioso também!
jcmorosky11/05/2010 12:15
Rafael Spinola escreveu:
Oi Jc, eu colocaria a planta em um escorredor meio que deitada, depois vc pega a parte superior prende um arame e faz tipo um berimbau, veja mais ou menos o que sobra e pode a vontade que a brotação dela é muito rápida, tome cuidado com aramação, as aroeiras não aceitam muito bem, é comum elas abandonarem o galho aramado e investir em um novo broto, tensionando com arames é mais seguro. Essa técnica de plantar de lado eu ja faço a mais de 10 anos e tenho resultados maravilhosos.
Os galhos cortados pegam se plantados!
Boa sorte!

De fato, tive a oportunidade de ver a aroeira abandonar galhos aramados. No final do ano, possivelmente faça o que está me sugerindo, achei uma ótima idéia, planta-la enclinada!
jcmorosky11/05/2010 14:22
Rodrigo Tavares escreveu:
olá Julio, alguma novidade em relação à sua Aroeira? Fotos?

Fiquei curioso também!

"Bonsai igual Árvore!"

Bom, fiquei um bom tempo sem postar, mesmo porque não tenho boas novidades.

Acabei optando pela poda mais baixa e posteriormente acabei reenvazando a planta. Ela não aprovou as mudanças. Não chegou a morrer, mas ainda está se recuperando. Ainda assim, logo que possível postarei fotos aqui, mesmo que para mostrar as más notícias.

A propósito, um dos galhos cortados acabou brotando sozinho. Estou esperando se fortalecer um pouco, pois não tem muitas raízes, e devo planta-la em algum lugar. Não ficarei com ela.

Abração.
nickyfury11/05/2010 18:44
bonsai
Essa variedade de aroeira creio ser a pimenteira, e não a outra, que produz espinhos em profusão, dificultando o trabalho de cultivo. 😄

Sendo a aroeira pimenteira, ela pega super bem de estacas. Corte estacas de até 15 ou 20 cm, arame dando movimento sinuoso, coloque de molho em solução contendo hormonio enraizante e depois plante em areia grossa de rio, sem peneirar, mantendo em local sombreado, que receba apenas luz solar (sem sol forte nem chuva). Regue dia sim dia não, para não encharcar a areia e favorecer o apodrecimento. 😄

Tenho vários bonsai, em diversos tamanhos inclusive, formados a partir dessa espécie e variedade. Ótima para trabalhar, aceita bem aramação. Ao contrário do que postaram os demais colegas, para engrossar o tronco, aconselho plantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato deve ser bem drenante: caco de telha, pedrisco, casca de pinheiro, carvão vegetal e terra granulada (eu uso de cupinzeiro, depois de queimada e fragmentada). 😄

Na bacia, o engrossamento é mais rápido que no escorredor. No chão, então, nem se fala: tenho umas cinco plantadas no chão, que estão bem grossas após tres anos. 😄

A planta abaixo (vaso izumi azul) ficou no chão por tres anos e meio. Atualmente, está em um vaso ovalado, maior e mais profundo que esse mostrado na foto, estando ainda em formação a estruturação aerea:

Ao replantar em um vaso maior, pude melhorar o nebari, cortando fora as raizes fora do padrão, aprimorando o tachiagari (primeiro terço do tronco). Como tenciono formar uma estrutura aerea otimizada, terei que postergar o trabalho de madeira morta que iniciei no tronco, e que pretendo acentuar, formando um tronco sabamiki (escavado), ao invés de apenas com um shari. 😄
jcmorosky12/05/2010 12:10
Re: bonsai
nickyfury, obrigado pelos esclarecimentos! De fato a aroeira que tenho não produz espinhos (nunca produziu)... e pelo que você nos contou, tenho idéia de como melhorar o desenvolvimento.

Mais uma vez, obrigado!
jcmorosky23/05/2010 12:42
Como eu disse, ela ainda está se recuperando e assim que puder vai para o escorredor. Por qnquanto ela está numa floreira com mais espaço para crescer, mas o principal problema era que o substrato era muito compactado. Acredito que daqui para frente ela volte a se desenvolver.
Vão as fotos.

Abração a todos.
nickyfury23/05/2010 17:27
bonsai
Esse galho mais longo, aproveite para aramar e dar a ele um leve movimento sinuoso. Com ele, vc poderá formar toda a estruturação aerea que sua planta irá requerer. 😄
jcmorosky23/05/2010 20:17
nickyfury,

Estou aguardando a planta se recuperar um pouco mais... depois que coloquei ela nessa floreira, com solo mais permeável, ela deu uma melhorada, mas ainda não brotou. Estou esperando ela emitir novos brotos para fazer algo.. mas já tenho uma idéia, depois de ler teu conselho.

Obrigado, mais uma vez!

Abraço.
12