Olá Ipzin
Este foi um alporque que fiz num dos meus....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9963&start=0
Acerca do Anel de Malphighi ser ou não feito com recurso a "pontes", no meu entender depende da localização do mesmo e dos riscos que dai podem advir...no meu caso como pode constatar podia e mais tarde teve mesmo que ser feito, porque nunca esteve em risco a subsistência do exemplar,....existia um outro ramo que continuaria a nutrir o sistema radicular e por sua vez, este estaria a garantir o mesmo para a folhagem acima do respecitvo alporque, que é aquilo que se pretende para fazer inchar o local da incisão.
Dependendo do exemplar pode manter-se assim um ou dois anos, agora quando o ramo é único, a coisa muda de figura porque caso seja menos bem sucedido a árvore foi-se um pouco á semelhança de outro Acer que tinha nas mesmas circunstâncias aquando desta intervenção...
Não quer com isto dizer, que caso entenda fazer de uma assentada num tronco único, sem recurso a pontes, não resulte, claro que resulta, mas os riscos efectivamente maiores.
No meu caso tanto numa espécie como noutra facilmente constatei que mesmo com uma largura superior á bitola do ramo, tiveram uma fácil capacidade de cicatrização pelo que foi necessário recorrer a novas incisões/raspagens...atrasando todo o processo, que aliado a uma escolha "menos boa" do sustrato, me levou ao óbito do outro exemplar...mas serviu de experiência 🙂
Boa sorte e tudo de bom
Cptos.
Castro