FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer (Palmatum) - MRV / Novidades na pagina 03
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 27, 2010 4:53 pm    Assunto: Acer (Palmatum) - MRV / Novidades na pagina 03 Responder com citação

Pessoal.

Começo este topico para acompanhar minhas estacas de Acer, hoje as fotos estão misturadas a outras plantas em um outro topico. Desta forma o Acer junta-se as Rosedás (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=133398#133398), a Macieira (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=134083#134083) e a Romã (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14601).
São as plantas que vou trabalhar de forma mais seria e definitiva, as outras ficarão apenas como experiencias e testes...

Bom, ai vão as fotos...

12/06/10

27/06/10

Haa, já ia esquecendo, preciso de ajuda para identificar o nome cientifico dele...

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."

Editado pela última vez por Marcio Vargas em Sex Abr 08, 2011 6:37 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 27, 2010 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio este é o Acer Palmatum Atropurpureum.
Sucesso nas estacas!!!

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 28, 2010 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Que maravilha Elio...

Fico feliz em saber que é um Palmatum, os bonsais e especies na natureza que tenho pesqueisado, desta especie, são magnificos.

Espero no futuro ter algo similar ao que tenho visto por aqui...

Abs e muito obrigado pela informação.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 28, 2010 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Norte a perseguir...

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Bahhh!!!

Não sei o que estou fazendo de errado nas minhas estacas... Nenhuma vingou, a ultima a ter o obito oficializado foi o Acer....

Mas não desisto, vou ganhar destas plantas pelo cansaço...
Hoje peguei mais uma estaquinha da mesma planta. A ultima estaca havia sido no inicio do inverno, agora pego esta no inicio da primavera. Veremos se minha "sorte" muda...

Resultado da limpeza:

Com escala:

abs

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 9:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, para ter sucesso na empreitada de formar novas plantas a partir de estacas, o nobre colega deve observar o seguinte:

- Não cobrir o pote das estacas, tipo fazendo uma mini estufa;
- Verificar sempre se a areia está seca, abaixo da superficie, antes de proceder a uma nova rega;
- Não adubar as estacas antes de um ano;
- Manter as estacas em local onde receba luz solar indireta, mas não o calor intenso do sol forte da tarde;
- Cultivar sempre fora do interior da casa ou de algum barracão. O cultivo deve ser sempre ao ar livre, onde a planta receba insolação fraca.
- O ideal é cultivar sempre à meia sombra até a planta brotar, depois, passe para local onde receba mais luz e calor solar, ao menos no período da manhã, evitando o sol forte da tarde.

Seguindo essas regrinhas, verá que terá mais sorte com suas estacas de palmatum. Eu faço isso com kaede e todas, sem exceção, brotam muito bem. Very Happy Faço o mesmo com acer palmatum simples, com igual resultado. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Nickyfury

Vamos ver por partes, à lá Jack...

-Não cobrir o pote das estacas, tipo fazendo uma mini estufa;
Tranqüilo nunca cobri.

- Verificar sempre se a areia está seca, abaixo da superficie, antes de proceder a uma nova rega;
Eu sempre mantive "bem" umido, nunca esperei secar um pouco antes da próxima rega

- Não adubar as estacas antes de um ano;
Tranqüilo, nuca adubei.

- Manter as estacas em local onde receba luz solar indireta, mas não o calor intenso do sol forte da tarde;
Elas permanecem todo o tempo dentro da sacada fechada com vidros, só na claridade.

- Cultivar sempre fora do interior da casa ou de algum barracão. O cultivo deve ser sempre ao ar livre, onde a planta receba insolação fraca.
Nunca foram para o ar livre.

- O ideal é cultivar sempre à meia sombra até a planta brotar, depois, passe para local onde receba mais luz e calor solar, ao menos no período da manhã, evitando o sol forte da tarde.
Tenho um local com estas características, na floreira da janela do quarto dos meus piás, onde fiz a megamamadeira (fotos em outro topico). É frente oeste, porem com uma parede no lado direito, este local recebe muita luz solar indireta, e após as 16:00 bate o sol.

Ainda hoje vou passar para este local todas as estacas que tenho...

Obrigado Nicky...

Abs

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio,

Acredito eu que a sua primeira tentativa de fazer estacas de acer palmatum atropurpureum(estou meio em dúvida quanto a variedade, pois essa 2ª estaca está com as folhas verdes, se for da mesma árvore q a estaca q não deu certo, é bem capaz de ser o palmatum "comum") não deu certo pelo fato de ter sido feita no início do inverno. A planta estava entrando em dormencia e o broto q começou a nascer deve ter enfraquecido a estaca.

A 2ª tentativa é bem capaz de dar certo amigo! Agora estamos na primavera, mesmo que aqui no sul seja meio "mais ou menos" com muita chuva e uns dias frios ainda. Mas se a árvore está brotando, agora é a hora, afinal o q melhor q um acer pra saber quando a primavera chegou né!
Eu escolheria os ramos mais novos, q não liguinificaram ainda, acho q esses tem maior chance.
É isso ai, o amigo Nicky como sempre deu ótimas dicas.

Minha mudinha de Ipê está sendo criada a leite piá! Very Happy

Espero q tenha ajudado, sorte com as estacas!
Abraço.
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos

Obrigado por passar por aqui.

Realmente, após ler algum material sobre o Acer tb fiquei em duvidas quanto ao tipo de Acer que é... Mas não arrisco por minha conta um palpite. Esta estaquinha é de um ramo novo, colhida esta semana da mesma arvore que colhi aquela no inicio do inverno.

Já troquei todas as estacas de lugar, coloquei em um local com as caracteristicas citadas pelo Nicky. Amanha coloco fotos.

Abs e vamos tocando...

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcio, por via das dúvidas, colha mais algumas estacas. Bem verdinhas como essa do acer palmatum deshojo do amigo Nikkei, aquela no canto superior direito.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15878

Abraço.
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Como prometido,(apos sabios conselhos) casa nova.

Frente oeste, olha ela ali na direita da foto. Em primeiro plano uma Glicinea roxa.

Vista geral. A esquerda é oeste, pegam sol direto apos as 16:00.

Ao fundo o acer, na frente o toco que sobrou da pitangueira, no vazinho pequeno varias estaquinas sobras de podas, a planta alta a direita é uma pimenta.

Carlos, nesta semana vou a cara de mais estacas do acer, e de algumas Rosedás tb...

Abs[/list]

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio!

Alguma novidade sobre a estaca? Sabe se ela enraizou? Algum brotinho?

Espero q vc tenha conseguido!
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos

Infelizmente secou.

Realmente algo estou fazendo errada, mesmo seguindo fielmente as dicas e passo-a-passo que o Nick e outros passaram, minhas estacas não vingam...

Estou namorando um jardim aqui perto, para em uma noite dessas atacar com minha pá. E ao mesmo tempo passando pelos viveiros da região. Essa ai é uma especie que não irei desistir..

abs!!!!!!

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio, q pena q vc não conseguiu. Mas não desista, no final desse inverno tente novamente, antes das árvores começarem a brotar. Pude observar em outro tópico seu q fez uma mesinha(balcão) dentro de casa para suas plantas, seria um bom local para colocar novas estaquinhas heim!
Cuidado pra não ser descoberto em jardins alheios... rsrsrs
Será q não existe um bom samaritano disposto a deixar vc fazer uma alporquia?

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Cara, acho dificil...

O pessoal aqui é meio fechadão... O problema mesmo é os viveiros e Floriculturas que não vendem mudas...

Tem uma casa que tem os Acer na calçada, foi de lá que peguei. Dia desses passando por ali (inocentemente) notei que rente ao muro de pedra da casa há no minimo umas 20 mudas de mais ou menos meio metro...

Estou andando com uma pá no porta malas... Afinal a ocasião faz o ladrão, não é mesmo???

Em juízo alego que fui incentivado por um amigo do Centro Oeste.

Abração!!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: