Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arz020 - Floresta de Pitangas - Yamadori

12345
Arzivenko05/07/2009 21:19
Arz020 - Floresta de Pitangas - Yamadori
Pessoal, mais um yamadori hoje, em um barranco que em breve será terraplanado para dar lugar a um condomínio com 100 apartamentos populares.

Yamadori devidamente autorizado pelo proprietário...

Bom, aqui começo a analisar o que da levar pra casa... o que mais chama atenção é uma floresta natural de pitangas..

Iniciando os trabalhos:

Deu calor... vejam que legal a moita de pitangas:

Vejam que na direita tem um toco de fumo-bravo, logo percebi que aquele tinha que sair primeiro.

Minha cara de animado.

Era por causa disso:

Tudo bem, tenho outra, retomamos o trabalho...

Ta cedendo...

Cedeu!

Sai pra lá !

Vamos pra Pitanga, que é o que mais interessa mesmo...

Força na picareta !

Mais rápido que imaginava...

Noooossa.. ficou pesado o torrão!

Pivotante é melhor com serrote.

Torrão com facão.

To precisando trocar por uma saveiro...

Agora em casa, pitanga já no pote, começamos a primeira estilização.

Um galho a menos aqui, um arame mais ali...

Aqui uma idéia de como ficou após um pouco de trabalho, na verdade ja ficou bem melhor do que isso, mas ja era noite e não deu pra fotografar...

Serviço Pesado: Eu
Fotografia: Luciana
As boas idéias: Luciana
A paciência: Luciana
O tédio: Luciana
O amor da minha vida: Luciana
Elio05/07/2009 21:24
Fiquei cansado só de ver as fotos............ufa!
Parabéns pra vc e pra Luciana (nome da minha filha)

abraço
Edmilson05/07/2009 21:47
Parabens
Caro amigo, merece um descanso.

Parabens a você e Luciana, é sempre bom ter alguem para acompanhar.

Quanto ao material, excelente escolha, apenas como sugestão uma bacia maiore um substrato mais drenante (50% caco de telha e 50% terra vegetal). Futuramente é so selecionar e retirar alguns galhos; praticamente pegou um trabalho finalizado.

Abraço fraterno
Arzivenko05/07/2009 21:50
Pois é Edmilson, preferi não mexer no torrão por enquanto, mas na primavera, quando ela se recuperar, dai sim, vou trocar todo o substrato!
Rafael Spinola05/07/2009 23:59
Bela aquisição, nos mantenha informado sobre ela, será muito bom vê esse trabalh pronto.
Parabéns!
Antônio Novais Filho06/07/2009 08:35
Bom material, realmente dá um baita trabalho yamadori....
Também tenho a sorte de ter uma "Luciana" em minha vida, ajuda bastante rssss...

Boa sorte man, se cuida!
r.ozelame06/07/2009 09:06
Olá Arzivenko!!
Belo material, parabéns. É gartificante quando podemos salvar plantas que seriam destruídas...
Vai formar a floresta com quantas plantas???

OBS. O que seria de nós sem o "apoio" hein????
newgalileu06/07/2009 12:28
Poxa, que trabalhão! Mas é isso aí. Por uma planta desse porte vale a pena o esforço. Parabéns a vcs dois.
Sergio Batalini06/07/2009 13:36
E o Super ARZ. entra novamente em ação salvando a natureza... 😄 .. Estou fazendo algumas coletas poraqui tb e colocando o material em bacias . O torrão com o maior numero possivel de raizes ou apenas os tocos e pedaços de galhos, dependendo do tipo de yamadori/coleta ... Mas estou usando apenas areia grossa de rio e bastante hormonio biofert, para em agosto/setembro fazer uma avaliação melhor e adubar/trocar o substrato. Por enquanto o interesse maior é manter viva a planta ou forçar sua recuperação ... Estou agindo corretamente ??????
Arzivenko06/07/2009 20:19
Sérgio, eu não estou encontrando o areião de maneira nenhuma por aqui, mas pelo que testei, acho o melhor substrato, porque ele não compacta, e a drenagem é fabulosa...
edsonr junior06/07/2009 22:20
Nossa belo material, tem muito trabalho pela frente! parabens!!!
Sergio Batalini07/07/2009 13:15
Ahhhhhhhhh... Agora entendi como vc entorta os galhos dos seus projetos.. 18 foto ou terceira de baixo p/ cima : É NA BIGORNA ... 😲 😲 😲 Depois vc nos ensina a tecnica ... 😄 😄 😄 .. Parabens e boa sorte. PS: vc tentou encontrar os pedriscos nas empresas de poços artesianos ..????
Arzivenko07/07/2009 16:04
Ahhh, Sérgio! descobriu meu segredo! hahahhahaha...
quanto aos poços, conversei com uma geóloga, ela me eles usam o seixo pra criar um filtro em volta do poço, mas que como nosso solo aqui é poroso não existe a necessidade de usarem, ou seja, sem seixo nos nossos poços !!!

que injustiça... mas continuo procurando, uma hora eu consigo um fornecedor...

abraços !
Alcides Junior07/07/2009 17:29
Arzivenko, compra nas lojas de material para construção mesmo...tem em várias granulometrias, tem também nas lojas de piscinas...usam nos filtros...mas é mais caro.
Arzivenko07/07/2009 21:07
Pois é junior, aqui só tem areia fina pra vender, mas estou de olho pra conseguir algum fornecedor.
Paraná 107/07/2009 22:00
Compra 1m³ de areia e passa na penera, que deve ter na loja de materias de construção tudo isso, se não tiver dai paciencia, mas tem outras que vendem.
Arzivenko15/08/2009 11:35
Foto atualizada, em breve ela vai brotar, já apresenta gemas despertando...
Ivanil Pimentel Vieira16/08/2009 19:31
Arzivenko,

que sufoco para se conseguir uma planta...valeu pelo esforço.

Areia poderá conseguir em grandes construções, costumam peneirar para o reboco e a mais grossa é jogada.
Arzivenko16/08/2009 20:24
Aqui não Ivanil, a areia que vem para as construções já é muito fina. Eles nem peneiram!
Ivanil Pimentel Vieira16/08/2009 21:46
Uma vez eu consegui no Bonsai Brasil, hoje O Bonsai de Curitiba-Pr, derrepente o amigo Elio poderia dar uma checada e ver se consegue alguma coisa por lá.Teria a questão do frete pela distância, mas sendo enviada por Transportadora fica bem em conta, desde que a empresa atue ai em tua região.
Alexandre S. Coelho17/08/2009 11:51
Oi João

Sou fã desta florestinha... Vamos acompanhar toda evolução... Parabéns ❗
Elio17/08/2009 20:37
Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Uma vez eu consegui no Bonsai Brasil, hoje O Bonsai de Curitiba-Pr, derrepente o amigo Elio poderia dar uma checada e ver se consegue alguma coisa por lá.Teria a questão do frete pela distância, mas sendo enviada por Transportadora fica bem em conta, desde que a empresa atue ai em tua região.

na loja O Bonsai tem. É só consultar: obonsai@obonsai.com

abraço
Angela Fernandes17/08/2009 21:14
Olá !!!!!!!!!!!!
UFA !!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou cansada só de ver o trabalhão que deu !!!!
Parabéns Luciana !!!!!!! Belo trabalho...
Ah !!!!
Parabéns para você também Arzivenko !!!!
AH ! Ah ! Ah !
Sergio Batalini18/08/2009 10:16
Fala aí Arz... bota o despertador na orelhas dela ....eheheheh
matheus01218/08/2009 17:47
oopa !
opa ansioso por novas fotos!!

😄
12345