Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arz020 - Floresta de Pitangas - Yamadori

12345
Arzivenko18/12/2009 10:25
Quero fazer as intervenções com muita calma e serenidade, por hora estou deixando crescer livre para aumentar o calibre e melhorar as cicatrizes.
RicardoGV18/12/2009 11:04
Arzivenko, belíssimo trabalho como sempre... voce e seus projetos "brutos" ( na minha cidade, "bruto" quer disser, diferenciado e violentíssimo...), um grande exemplo e aprendizado a todos nós apreciadores e "amadores"...

Uma perguntinha, voce pretende aliviar os espaços retirando alguma das árvores para maior definição, ou manterá a floresta fechadona mesmo?

Sucesso sempre!!!

RicardoGV
Arzivenko18/12/2009 11:12
Fico muito feliz com o elogio! como pode ver, algumas plantas não possuem conicidade, outras apresentam certos problemas, é o ônus de pegar uma floresta "pronta" no yamadori. As árvores problemáticas quero trabalhar individualmente no interior da floresta, por isto disse que será um trabalho meticuloso. Tempo ao tempo. 😄
DigoF318/12/2009 11:19
Parabéns Arzivenko é uma bela floresta, e se dezenvolveu bem rápido não? Logo estará como vc deseja.

t+.
RicardoGV18/12/2009 15:47
Muito bem... o tempo e a sua experiencia nos mostrará em que esse belíssimo material se tornará... ficaremos na expectativa.

Boa sorte nas suas decisões!!!

RicardoGV
Arzivenko22/12/2009 21:14
Markus Von Kossel22/12/2009 22:27
Caro amigo João.... Se vc rodar a planta para a direita, não ficaria mais aparente um "caminho" na sua floresta?
Ali onde está o osmocote não é uma Trilha? como o vaso é redondo poderias girar ele um pouquinho mais.......................não?
Ricardo Paiva22/12/2009 23:56
É Markus, parece mesmo ...

João, tá crescendo que é uma beleza, daqui a pouco vai dar pra fazer a 1ª desfolha.
Arzivenko08/01/2010 12:28
Agora já são 6 meses em treinamento.
De janeiro não passa, logo farei a primeira aramagem.

Com escala:

Ricardo Paiva08/01/2010 13:47
Promissor o trabalho e o resultado.
Já nesta 1ª aramação já vai ficar show.
Alexandre S. Coelho08/01/2010 17:25
Meu amigo

Minhas mãos aqui também ficaram coçando... Doidas pra aramar 😂 😂 😂

Ei, tô sentindo falta daquele galhinho (tronco) da esquerda? Secou???
Arzivenko13/01/2010 08:28
Ainda não está bem triangulada, alguns galhos parecem retos ou cruzados, mas garanto que é pela perspectiva.

RicardoGV16/01/2010 13:06
Arzivenko, esta demais cara... não precisa garantir nada, por mim, eu confio no seu trabalho, esta se saindo como um bom bonsaista e um bom professor, sempre com grandes exemplos...

Boa sorte nesta nova folhagem, e parabéns esta um belo trabalho!!!
😉
Arzivenko16/01/2010 13:10
Muito obrigado Ricardo, nem é pra tanto, sou iniciante como tantos outros aqui.

Se passaram 3 dias da desfolha, algumas gêmas começaram a aparecer, a outra pitanga que trabalhei fazem 3 semanas já está completamente enfolhada. A guajuvira também, em breve colocarem a atualização.
Rodrigo Tavares16/01/2010 15:50
Olá Arz, vai ficar ótima, está em boas mãos.
Depois do trabalho que deu, agora será só alegria...
O bom da pitanga é que ela brota legal, é muito resistente. Tenho uma muda "determinada", que está brotando com força.
Arzivenko20/01/2010 21:53
Arzivenko30/01/2010 11:28
E 10 dias depois:

Vejam que a copa ficou estranha, isto porque resolvi fazer uma poda radical na árvore que subia reta e sem conicidade, mas resolverei isto na próxima estilização, agora a planta precisa de tempo para si mesma.
Laudir01/02/2010 11:47
Conforme combinado pelo msn....kkkk

Cara ... esta floresta está se desenvolvendo q é uma maravilha...
nao vejo a hora de vc posta-la com o vaso definitivo
ChepA01/02/2010 17:50
Parabéns Arzivenko, ta ficando muito show tua floresta de pitangas. Estão cada vez mais lindas.

[]'s
CARLOVICH01/02/2010 22:17
poxa vida!!! sei que temos que ficar emocionados, ficar empolgados e estimulados.... mas estou magoado!...buáááá.... não sei fazer isto!... buááááá.. quero achar um igual!!!.... buáááá.... vai demorar.....!!!!
rsrsrs

humilha.... vai...!!! do "toquinho" para a floresta.... verátil e sensível...

parabéns....
Arzivenko02/02/2010 08:38
Ainda serão necessários uns bons três anos até que ela fique como eu quero..

Mas o caminho é este, e já está sendo trilhado.

Obrigado pelo apoio, as vezes imagino que ninguém mais entra aqui pra ver minhas plantas, sempre as mesmas poucas... hehehhehe.
CARLOVICH02/02/2010 09:19
É Arzivenko...

O bonsai é uma escolha pessoal... a realização é inerente aos nossos esforços... não é jamais incorreto desejarmos que nossos frutos sejam apreciados, reconhecidos ou colhermos seguidores de nossos processos...
Acredito sim que não devemos inciar apenas com o intuito principal de auto promoção... diminuiria muito a imagem da prática... Mas não vejo demérito algum em deixarmos escapar um sorriso, orgulhoso, meio que maroto ao vermos a aceitação e reconhecimento de um bom trabalho feito com muita dedicação, pesquisa e criatividade...

O homem que vive sozinho, foge da solidão imposta por si mesmo em algum momento, tal e qual os mamíferos aquáticos precisam ir à tona para respirar... E digo mais os golfinhos quando são vistos deixam todos boquiabertos... portanto... pule de vez enquando para gente babar mais...

forte abraço...
vderetti02/02/2010 09:22
Caramba, que desenvolvimento.
Parabéns Arzivenko, belo achado e mais belo ainda o trabalho que tu fez.
É sempre muito inspirador ver teus yamadori. Dá vontade de sair pelos matos o dia inteiro atrás dessas coisas belas.
Arzivenko02/02/2010 10:27
Obrigado vderetti, mas já estaria procurando no lugar errado! Mato não tem planta boa pra yamadori não, pois as árvores competem por luz e crescem retas pra cima, péssimas para bonsai.

Procure campos, terrenos baldios, lugares que sejam roçados com freqüência, neste lugares as plantas ganham muita luz e pouca água, crescem lentamente, sofrem danos por causa do gado, dos foices, e vão se mantendo baixas e atarracadas, estes sim são lugares propícios.

Eu prefiro terrenos que receberão construções ou serão aterrados, pois ecologicamente, legalmente e ideológicamente eu sei que estou salvando, e não depredando!
Laudir02/02/2010 10:32
Sua dica tem uma importância muito grande.

Fiquei imaginando eu com um enxadão, foice, machado e facão... ae de repente aparecem fiscais do ibama e me flagram com uma planta na mão sob duas condições:

a) Estou em um terreno baldio: Eles vão olhar e vão passar direto pq eles sabem que a planta que estou coletando foi plantada e abandonada por alguém.

b) Estou na mata mesmo: VOZ DE PRISÃO POR CRIME AMBIENTAL!
12345