Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

(Eucalipto) alguém já utilizou ?

12
João Paulo Batista Lyrio17/07/2009 13:44
(Eucalipto) alguém já utilizou ?
Bom, pessoal tem um eucalipto aromático no quintal de minha casa e frequentemente tenho de podá-lo, e com podas drásticas, assim mesmo ele aguenta e volta a mostrar suas folhagens mais viva ainda.
Então pretendo manuseá-lo para bonsai, visando que ele é um grande guerreiro e, qd tiver adaptado possa utilizar suas folhas para fins aromáticos.

Segue as imagens:

Estou pensando em fazer um alporque desse galho que sai a direita.




Sergio Batalini17/07/2009 13:47
OLA.. AS FOTOS NÃO ESTÃO ABRINDO ... 🙁
Paulo Henrique de S. Garc17/07/2009 16:03
João paulo, eu pessoalmente nunca tive experiência com eucalipto, porém em um dos números da finada "Cultivando Bonsai", teve uma matéria sobre essa plante e o que foi dito, pelo bonsaista que contivava é que só se propaga por sementes, e que a condução é muito dífícil, pois a danada tende a só emitir brotações no ápice, o que dificulta a formação de uma bela copa. Aliás os bonsai mostrados, não eram lá muito bons, devido a essa dificuldade, mas nada impede de fazer uma só para ter na coleção.

espero ter ajudado1

Um grande abraço e

Té mai...
João Paulo Batista Lyrio17/07/2009 17:29
Ségio,
tenta atualizar a página, as vezes acontece comigo em algumas páginas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Paulo Henrique,
também acho isso, e inclusive conversando com um cultivador de um outro forum me disse isso, ele tem, mas conseguiu por yamadori.

Bem essa árvore ela é muito ereta, realmente a copa deixa a desejar, mas tive notando que os galhos são bem flexíveis, podendo aramar no desenvolvimento.

Irei fazer um teste, mantenho informações.

Vamos ver o que vai dar.

Abraço.
edsonr junior17/07/2009 21:23
Caro joão Paulo, posso está errado mais acho que tem um tópico nesse fórum sobre eucalipito! Dizem que um pouquinho complicado, mais nao custa nada tentar. Vai em frente!
João Paulo Batista Lyrio18/07/2009 10:53
Valeu Edson,
mas se não der certo acho que irei mantendo ele a esta estatura até surgir sementes que possam germinar, e aí partir para o yamadori.

E isso, só dará certo com a ajuda de todos inclusive da sua de alguma forma, relembrando ainda sou aprendiz.

Grande abração.
Sergio Batalini18/07/2009 11:25
tem razão .. João .. tô vendo as fotos agora.... 😄
Rodrigo Sousa Vidal25/07/2009 20:06
Olá João Paulo..

Viva ,agora em sua casa. 🙄

Mas para não abrir um tópico repetido,vou aproveitando o seu.Espero não se importar. 😕

João depois de muita hora no Google,finalmente achei algo desta espeçie em Bonsai.

Uma foto de Eucalipto de um site Australiano.


Só me pareçe que talvez não fosse o melhor estilo para usar com a espeçie,mas mesmo assim dá para ficar com mais alguma certeza,que com alguma persistençia dará para tirar bonsai dessa espeçie.

Há uns tempos li,penso não estar a fazer grande confusão que há um Sr. de vosso pais que tem cultivados alguns exemplares no seu belo jardim(o jardim vi por fotos).

Esse Sr. se chama Sergivaldo Costa ,Bonsai Nativos de Nordeste.
Tem belo jardim que vi por fotos com diferentes espeçies algumas pouco conheçidas em Bonsai.
Seu Blog está,pareçe bloqueado,ou,inactivo ,o que se torna difiçil de o contactar.

Aproveito seu tópico aqui para pedir ajuda a alguem que conheça maneira de entrar em contacto com dito sr.,ou até o proprio frequente este forum.

Pois seria interessante informação sobre esta espeçie rara em Bonsai.

João estou atento em seu tópico. 😉

Abraços
Boa sorte
Rodrigo Vidal
Matheus 3126/07/2009 00:20
Aqui ao redor dos eucaliptos sempre aparecem algumas arvorezinhas de eucalipto que sempre cortam, vou tentar tirar uma delas do chão, e ver no que dá
_____
eram brotos do tronco que ta beem baixo, não vou pegar
neyleite26/07/2009 07:06
Bom dia Rodrigo, tudo bem com você? Acho que o site Nativos do Nordeste foi desativado ou teve algum problema. Mas o Sergivaldo Costa esta hospedado em outro lugar agora, embora nem todas as antigas postagens estejam no site novo ele esta reestruturando. O endereço é http://sergivaldo.projetobonsai.com/
Um grande abraço Ney
Angela Fernandes26/07/2009 12:27
Alô !!!!!!!!
Prezados, com certeza o amigo Sergivaldo não possui nenhum bonsai de eucalipto...
Conheço bem o viveiro, inclusive semana passada estive lá.
Creio que se trata de uma planta que não fica boa como bonsai.
Suas folhas são medicinais....sabiam ?
DigoF326/07/2009 20:22
ola, eucalipto pode virar bonsai porém precisa de muita dedicação e tempo, acredito que se deve começar de uma muda pequena ou sementes já que a planta não aceita poda drástica, desfolha total, alporque, estacas (alguma espécies), tem uma matéria pequena falando dele na revista como cultavar bonsai edição número 8.

boa sorte, espero ter ajudado...
João Paulo Batista Lyrio27/07/2009 19:55
Caro Rodrigo,
Bom, não sei o que você se refere a poda drástica ou de repente por estar em determinada área, ele resiste bem.

Como havia dito, observando o tronco, aonde começa o afinamento ali, eu cortei o tronco drasticamente, depois de algum tempo ele brotou e cresceu esse tronco mais fino.

Mas, de repente ele pode realmente não aguentar se for poda drástica fora do chão, porque ali onde está já deve ter uma grande espessura de raiz e lhe dê mais sustentação.

Abraço.
Rodrigo Sousa Vidal27/07/2009 21:00
Saudações Bonsaistas para todos.

Vou começar esta mensagem pela parte mediçional que é atribuida e provada do Eucaliptu globulus.

Pois talvez até esteja ligada ao meu interesse por tal espeçie,porque foi mesmo essa vertente que á parte de outros motivos me levou a inveredar por um experimental projecto com a dita espeçie.

E passo a explicar,pois já vão uns anitos quando meus pais quando reparavam em alguma quezilia polmunar de seu filho ,coziam dentro de um panelão varias folhas de eucalipto e induziam seu filho a respirar tais vapores directamente da panela.Obtendo sempre grandes benefiçios para saude de seu filho .
E faziam-no com tal espeçie devido á abondançia de arvoredo em qualquer lugar que tivesse um punhado de solo.

Arvores gigantescas e aromaticas,que anos mais tarde vim a saber nativas da maior arquipélago do mundo conheçido por Oceania.
Pressisamente devido ao meu envolvimento com a arte Bonsai.

Tal como quem abrio este tópico(viva João),nunca tive grande interesse em tranformar tal espeçie em Bonsai mas devido a umas bases maravilhosas que restaram de um inçendio numa floresta(e que incrivelmente tinham rebentado com força) de minha zona,começei procurando informação, se seria viavel a sua transformação em Bonsai.

Pois por caminhos e descaminhos foi dar ao paraiso de Eucaliptos Bonsai e á sua terra natal.

Aonde é largamente utilizado e admirado,ao invés de quase todo o resto do mundo(pensando eu,excepto o Brasil ,que talvez por algum lapso meu algum mal entendido cheguei ao nome de tal Sr. que pensei cultivar Eucalipto Bonsai em seu jardim,mas como gentilmente a Angela informou talvez não passe de iquivoco).

E lá está fiquei pela "Australian Native Bonsai" no google,aonde chego a partiçipar em alguns forums que me têm dado algumas dicas para a obtenção a longo prazo de um espeçime em minha coleção.
Fazendo assim um pouco da flora de meu pais em meu quintal em versão Bonsai.

Ao que cheguei para já á conclusão é que chega a ser de uma manutenção muito façil ,só que com técnicas e cultivo muito diferente daqueles que estamos habituados com as espeçies mais comuns utilizadas na arte.

Ou seja depois de dominar seu "funçionamento" torna-se até mesmo uma espeçie boa de utilizar por um prinçipiante.

E uma das grandes dificuldades é mesmo a propogação que ao que pareçe é quase apenas obtida por semente ou por uma pequena recolha quando de pequenos rebentos debaixo de arvore mãe.Tal como o Matheus está pensando fazer.
Viva Matheus força com sua experiençia ,e aconselho a colher varias mudas,porque da mesma técnica que voçê vai usar ,comigo apenas obtive bom resultado com uma que mantenho agora e estou a começar a engordar.

Mas bem cultivado engorda em menos de nada,e teremos bonsai de Eucalipto formado em pouco tempo.

Quanto ás tecnicas para trabalhar pois teremos de aprender com nossos amigos da oceania que o fazem já á bastantes anos tirando exemplares magnificos.
Mas isso atualmente a internet permite-nos essa aprendizagem e intercambio com tão longinquo país.

João Paulo vá mostrando sua experiençia e Matheus vá em frente com a sua pois em breve com troca e partilha de nossa experiençia seremos dos poucos fora da Oceania a possuir um belo exemplar em Bonsai 😂 ,de tamanho grande que é o unico estilo apropriado para tal.

Breve abrirei tópico aqui junto de vós no "sou prinçipiante" para podermos trocar informação e experiençia sobre rara espeçie em pote.

Ney o blog está mesmo inoperável ,mas obrigado pela dica,valeu.

Para todos

Saudações e bons ensaios Bonsaista.
João Paulo Batista Lyrio27/07/2009 21:09
Muito bom Rodrigo,
caso não dê certo o alporque, irei aguardar o outro exemplar de maior tamanho e idade a dar sementes aí irei tirar da terra as mudas e cultivá-los de mudas, irei lhe manter informado dos projetos.

Eu já fui muito medicado com esse eucalipto quando criança, e às vezes sirvo algumas pessoas que o necessitam.

Grande abraço.
Matheus 3127/07/2009 21:15
Olá, queria muito poder tirar a muda do chão, mas acontece que na verdade era um galho saindo de um tronco grosso, bem baixo que havia sido cortado, mas aqui em casa tem um mooonte de eucaliptos, acho que nao vai ser dificil de achar, tem tipo um "bosque" só que menor que um bosque de verdade é claro rsrsrs, a maioria das arvores ja estavam lá quando o lote foi comprado, elas são bem grandes, e temumas outras espécies que eu não sei quais são também 🙂
Se eu achar alguma especie interessante pra bonsai eu posto fotos para identificação pra ver se é viavel, mas não tem muita variedade, a maioria é eucalipto, agora eu to querendo fazer um de pau brasil, acho mt charmosos os espinhos pelo tronco no bonsai, mas não sei como reproduzir ele, me da uma ajuda?
João Paulo Batista Lyrio17/09/2009 18:40
Para conhecimento.
O alporque não foi aceito, os galhos do alporque cecaram e fui chegar como estava no local, estava cequinho.
Agora vou aguardar para quando as sementes caírem o outro pé, germinarem umas mudas no chão para efetuar o yamadori.

Abraços aos companheiros pela ajuda e em breve trago notícias das mudas caso achar algumas sementes que germinaram.
João Paulo Batista Lyrio04/11/2009 15:07
Mais um teste.
Fiz uma poda radical na árvore eucalipto aromático a ums dias e começou a brotar os galhos novamente.

Cortei os galhos brotando e coloquei em uma solução com biofert plus e pó de xaxim, vamo ver se vinga.






Abraço.
Rodrigo Sousa Vidal11/11/2009 20:41
Olá João Paulo,viva.

Tenho estado atento com suas "experiencias" com Eucalipto.
Parece mesmo teimoso de se reproduzir com ajuda de terceiros.

E tenho também feito algumas experiencias com a especie,entre elas tentei pegar por estaquia,de estacas de diferentes calibres e em diversas condições,mas infelismento sem sucesso.
Parece que só me resta mesmo o Misho com a especie.

Mas estou observando sua estaca,quem sabe seu clima "convence" ela a enraizar.

João publiquei minha experiencia apartir de uma pequena recolha do Globulus em meu Blog,se quizer dar uma vista de olhos,pode o fazer por este link:

http://kintall.blogspot.com/

E pode também comentar no Blog,esta cruzada!!

Um abraço amigo.

E boa sorte com seu projeto.
João Paulo Batista Lyrio11/11/2009 20:57
Fala mestre,
muito obrigado pela atenção em fornacer informações a respeito dessa nativa e espécie de muita importância para mesmo, a área medicinal, afinal, esse eucalipto que estou tentando adquirir e proporcionar um bonsai e quem sabe vários é utilizado para diversos fins e benefício a saúde, ele tem um cheiro e é trabalhado inclusive en essencias.
E na propriedade de meus pais é o único local que existe 2 árvores dele em pleno centro urbano.
Ahh vi que vc tbm mergulha, tbm pratico.
Irei visitar seu blog.
Abração e assim que possível irei manter informações a respeito da espécie.
Rodrigo Sousa Vidal11/11/2009 22:01
Olá João Paulo.

É mesmo minha profissão o mergulho,passo horas fazendo yamadori debaixo de agua salgada,colhendo crustácios que se encontram firmemente agarrados ás rochas.
Mais complicado que escavar Figueiras em terra firme.

Como vê estou até profissionalmente dependente da mãe de todos nós.

É mesmo gosto e paciencia este hobby e arte,e por vezes alguma persistencia como acontece no caso desta especie de seu tópico.

Que tal como voçê,estou empenhadissimo em transformar em Bonsai alguma planta ,que aceite um vaso meu como casa para suas raizes.

Vá dando noticias e reportagens que tenho acompanhado com gosto.
E vamos tirando sempre ensinamentos com as trocas de informação.

Um abraço
Rodrigo Sousa
João Paulo Batista Lyrio30/06/2010 09:51
As estacas não vingaram.
Observem como ficou depois de uma poda realizada na árvore mãe.




Só faltou aramar. rs...


Mas ainda estou a procura de sementes que possam ter germinado.


Abraço
Rodrigo Sousa Vidal30/06/2010 12:36
Viva João,nos dá algumas dores de cabeça os Eucaliptus!!
Tenho acompanhado as suas experiencias que tem me servido também para comparar resultados e procedimentos para com esta especie.


Está praticamente provado,que só funciona a aquizição de material apartir de Misho ou de recolhazitas de sementes germinadas com poucos meses..
Alporque não resulta,as estacas tenho visto neste seu tópico também não resulta.

Como sabes João tenho uma recolha de semente praticamente,e agora já fiz mais algumas com o mesmo processo e mesmo assim muito dificil de pegar de 4 ou 5 apenas "pega" uma.

Da arvore do ano passado,em que fiz a recolha em Maio de 2009 está na engorda e se está comportando muito bem.

Deste unico ano de vida tirei alguns ensinamentos da planta e os descrevi numa reposta a um seu compatriota em minha WEB
http://kintall.blogspot.com/search/label/Zen%20estaca%20globulus%20-%20Eucaliptus%20Globulus

http://kintall.blogspot.com/2009/11/eucalipto-nana.html


Tenho fotos que tirei no dia de seu "1ºaniversario",mais logo que tenho um pouco de tempo as publico aqui para ir-mos trocando ideias e experiencias,embora não tenha muito que ver apenas a comparação de altura e espessura do tronco- A famosa: ENGORDA.

Deixo aqui em seu tópico quase o relato deste 1ºano,a cópia da resposta que lhe falei resposta:

".....Olá ,viva Jonas.
Bem vindo aqui.

Jonas fez no dia 23 de Maio um ano que recolhi um pequeno rebento da especie,não tem muito que mostrar mas vou tirar fotos e publicar aqui o desenvolvimento do 1º ano,cresceu bem e está a engrossar também,ou seja para agora está só na "engorda" .
Precisamente porque gostava de fazer um Bonsai ou dois da especie e por via yamadori penso que está fora de questão,porque as raizes têm pelo menos o mesmo comprimento debaixo do solo que a altura da parte aeria da arvore.Dá para imaginar que é impossivel de retirar para recuperar num vaso.
A não ser num caso de nascer dentro de um buraco de uma pedra,ou algo semelhante mas penso ser pouco provável que a especie sobreviva na natureza nessas condições,como os Pinus ou Juniperos..

Como 1º ano de experiencia de realizar de semente praticamente,tenho umas dicas simples que aprendi com a planta,tenho gostado de tratar da pequena recolha.
As dicas são simples,não é nada de especial.
A primeira é que fiquei espantado com a quantidade de agua que "bebe",um garrafão de agua de 5 litros e no dia seguinte já está a pedir mais agua..E pede mesmo,assim que esgota a agua ,as folhas do apice murcham,ficam descaidas é incrivel.
Assim que se poem agua 10 minutos e estão de novo vivazes.
Ou seja não faltar com agua.

As primeiras ramas vão sempre secando,para crescer em altura,já ensaiei sombrear a arvore e deixar apenas com luminusidade as ramas mais baixas,mas não resulta,continuam na mesma a crescer o apice mesmo sombreado e as mais baixas,vão secando..Ou seja,vai ter mesmo de ser por fases a construção da arvore.

Primeiro a "engorda",depois podar tudo e deixar apenas o tronco,e depois logo se vai vendo o melhor sistema de formar a ramificação secundaria,também ainda não sei a melhor forma.
Tenho apenas relatos de pessoas que trabalham com a especie em Bonsai,e que como regra incontornável e sabem-no por fracassos que tiveram será:
Solo organico sempre,solos inertes ,Akadamas,argilas cozidas,etc..É morte certa...
A razão é segundo me explicaram,não tenho a minima experiencia pessoalmente.É que ao se envasar em solos inertes,é obrigatório adubar o solo e a natureza da especie não permite,"entoxica-se" facilmente,mesmo com adubos organicos de libertação lenta.

Tem de se transplantar todos os anos,porque depois dentro de um pequeno vaso dois anos é o suficiente para as raizes que se formam repentinamente bastante grossas,estrangulam a arvore e ..Morte certa..

Como se transplanta anualmente,com solo organico,a planta praticamente não nessecita de qualquer adubagem extra em Bonsai.

Bom mas vai-se indo e vai-se vendo,até agora estou a gostar desta planta,embora não tenha fotograficamente grande coisa para mostrar,apenas o que cresceu em tamanho,e a evolução do diametro do tronco num ano de "engorda".

Quanto a esta arvore da variedade anã,fiz no fim do Inverno,uma poda total deixando apenas o tronco principal,e podei cerca de um quinto das raizas.Reagiu bem e brotou facilmente ,com as folhas mais pequenas e entrenós curtos.

Jonas tenho bastantes fotos de arvores da especie na natureza,vou enviar pelo Mail..

Obrigado pelo comentário e gostava de acompanhar também a sua experiencia com a especie,para trocar dicas, ideias,e reações.
Cumprimentos e a melhor sorte.

Rodrigo Sousa ..."

Mais logo publico as fotos,nada de especial.
Um abraço desde Portugal evá dando noticias também de suas experiencias.

Rodrigo Sousa
João Paulo Batista Lyrio13/08/2010 14:32
Mais umas imagens para engrandecer o tópico e nossa curiosidade.
Após alguns dias, acredito que tem menos de 1 mês em que fiz uma poda severa para diminuir a altura, porque já estava chegando na fiação da rua, ele já dá as caras com novos brotos.







Percebe-se que os brotos do ápice, nascem ao contrário do corte. Ao contrário de muitos que já conhecemos, ao se fazer o corte meio inclinado, os brotos saem da ponta do corte e, o eucalipto nasce ao contrário.
A matriz maior que esse exemplar está toda florida, ainda não conseguir achar uma semente que possa ter brotado pelo quintal dele, vamos ver nessa florada se ela me deixa a vista alguma sementinha que caiu e brotou.

Sds.
Rodolfo Kubiak11/03/2012 15:33
Desculpe por ressuscitar o tópico. João fique imaginando como vc não conseguiu fazer muda por estaca. Como essa árvore é usada para reflorestamento, é feita em viveiros, que antes era propagada por sementes, mas como a tecnologia foi crescendo agora as mudas de eucalipto é feita apenas por estaca, eu posso lhe garantir isso pq meu pai tem um viveiro de eucalipto e só é propagado por meio de estaca.

Como proceder para fazer a estaca:

Você terá que fazer uma poda drástica, surgirão brotos novos, quando esses brotos atingirem cerca de 10~12 cm vc corta-se eles e faz uma desfolha deixando apenas 1 par de folha e a brotação apical, nesse 1 par de folha vc corta ela pela metade para ela não gastar energia se desenvolvendo. Poem em um enraizador, pode ser a vitamina B1 (Tiamina), AIB (ácido indol-butírico) ou outro. Com cerca de 7 dias já estará emitindo raízes, podem com cerca de 20 a 25 dias iniciar uma adubação para desenvolver.
Uma foto de um Eucalipto Globulus que fiz como estaca.
Obs.: mais a tarde faço um passo-a-passo como faz estaca de eucalipto e de outra também.

12