Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

(Eucalipto) alguém já utilizou ?

12
João Paulo Batista Lyrio11/03/2012 16:42
Grande Rodolfo.

Obrigado pelas informações, o que tenho em casa é daqueles cheiroso, e é muuuio difícil de encontrar, então estou doido para propagá-lo e assim conseguir mais árvores dele.

Eu tentei uma vez assim tbm, mas retirei muito nova, irei então refazer o processo mas a sua maneira.
Afinal, já está precisando mesmo fazer uma poda na minha árvore.

Ahh, sabe me dizer a época certa para poder executar o processo ?

Rapaz, brigadão pela força.

Logo mais lhe dou notícias.
Rodolfo Kubiak11/03/2012 17:17
Quando carrega a bateria da minha máquina te mostro como faz, a época não tem pode ser no inverno, verão, a qual for. Esse que eu fiz é o Globulus ele é usado na medicina, para fazer xaropes etc. O teu é o Eucalipto Citriodora, para fazer produtos de limpeza.
Rodolfo Kubiak11/03/2012 18:22
Vamos lá:

O material.
Da esquerda para direita: Eucalipto Globulus, vaso bem úmido com condicionador de solo, tesoura e enraizador, Eucalipto Urograndis, Eucalipto Urocam.

1º passo: escolha do ramo
Deve ter entre 10~12~15 cm não pode ser velho e sim brotação nova.

2º passo: corte
Faça o corte de "fianco" " \ ", para poder penetrar bem no solo.

3º passo: desfolha
Deixe apenas 1 par cortado ao meio e a brotação apical.

4º passo: colocar no enraizador, usei AIB, pode ser o qual vc tiver ou encontrar.
Se não tiver fica difícil vc conseguir enraizar.

5º passo: plantar
Ou num vaso pequeno, ou em um tubete, onde vc puder.

O solo: Umedeci bem ele antes de plantar, pode usar apenas condicionador de solo com ou sem vermiculita ou também casca de arroz carbonizada. Para manter a umidade do solo eu coloquei acícula seca moída de pínus, acredito que a acícula pode ser usada no lugar da casca de pínus na composição do solo dos bonsai, irei testar isso nessa primavera desse ano.

Irrigação: Sempre deixar o solo úmido nunca encharcado, e se puder molhar de 3 a 5 vezes por dias apenas as folhar com um pulverizador, para poder hidratar as folhas e a estaca.

Acredito que é isso. Boa sorte com a sua tentativa e não se esqueça de contar sempre com a nossa ajuda e também de contar a sua experiência. Só renasci esse tópico porque, eu sempre consegui fazer muda de eucalipto por estaca, e sei que é possível a propagação por estaca por causa do viveiro de eucalipto do meu pai.

Esqueci de mencionar o local dela, deixe-a na sombra ou onde receba o sol até as 9h da manhã. no inverno da para fazer uma estufinha com garrafa pet ou com plastico mesmo para mante-las aquecida, dai tem que deixar mais tempo no sol para esquentar e dar um calor as estacas.

Se eu conseguir fazer de algum deles (não tenho só esse eucaliptos aqui em casa, tenho mais três) um bonsai eu posto o resultado para vcs.
Guilherme Luz12/03/2012 10:34
Nossa, muito bom os resultados da estacas...

João Paulo, por que vc não faz um yamadori nessa "arvore mãe"?

Acompanhando...
flaviosantos24/09/2012 21:18
Contribuição
Olá amigos... Só contribuindo um pouco com o tópico.
Trabalho em uma empresa de papel e celulose, que tem como matéria prima o eucalipto. Como um colega disse anteriormente, estas empresas fazem seus plantios a partir de árvores reproduzidas em viveiro por meio de estacas. Pois bem, depois de muito perturbar o pessoal do viveiro (rsrsrs), consegui que me arrumassem uma das árvores feitas como matriz pra tentar manter como bonsai. A parte boa é que ela já é mais encorpada e mais fácil de manusear do que seria uma muda, mas a parte ruim é que as estacas são cortadas da matriz sem preocupação com sua forma, então ela fica um pouco desengonçada.
De qualquer forma, vamos tentando, rsrsrs.
Abaixo uma foto da árvore em questão (urophylla), já transplantada para um vaso próprio de bonsai (no jardim clonal ficam em canteiros com areia) e uma tentativa de aramação para iniciar um movimento.

Se algum dos amigos souber onde e como arrumamos mudas ou sementes da Citriodora (o eucalipto cheiroso), por favor me avisem, pq também quero muito!
Rodolfo Kubiak25/09/2012 00:41
Flavio, vc consegui uma matriz, melhor q uma muda, amanhã postarei as 3 matrizes q tenho aqui em casa para tentar formar um bonsai. Uma das matrizes é um duni e os outros 2 são ... são ... são ..., não lembro se são urophylla ou urograndis. Mas de qualquer for, amanhã postarei as fotos delas.
JOICIMAR MAGGIONI25/09/2012 18:35
Eu também estou tentando fazer um bonsai de eucalipto a poucos dias comprei 10 mudas e plantei elas juntas de 5 em 5, juntei todos os troncos raspei a casca onde um encostava no outro e prendi com fita, para que se tornem um tronco único mais grosso, vamos ver se da certo, alguns dias vou postar fotos.
T + abraço!!!!!
rescarolli6008/01/2014 12:58
joicimar..eu trabalho com madeira de eucalipto a 20 anos...se queres que ele engrosse planta ele no chao e em um ano ja teras um com uns 10 cm de circunferencia ou mais...
tambem tenho um exemplar(pré) ....
mas nao conheço a especie...e olha que conheço muitas especies por aqui...
sei te dizer, que é de folhas bem pequenas...perfeitaaa...do tamanho de folha de jabuticaba...assim que der posto as fotos...pois deixei crescer livre agora na primavera e verão....e cresceu muito....
mas nao sei como lhe dar com o pré...nao sei a época de arramagem e poda...alguem tem alguma opinião?aguardo...
João Paulo Batista Lyrio30/08/2016 11:27
Fala pessoal, vamos reativando o tópico em grande estilo.

Pra começar, aquele eucalipto de início veio a óbito. Como tenho uma matriz, frequentemente venho coletando as sementes e tentando que elas germine, mas é muito difícil. Elas têm de estar em um estado bem avançado de germinação, o que é bem difícil de encontrar, com as sementes na árvore.

Mas, eis que consegui que uma semente vingasse, então deixei ela crescer livremente. E, por incrível que pareça, já está até florindo, acredita? Nem eu.

Vamos ver se com essa muda, consigo acompanhar a germinação e coletar a semente na hora certa para o plantio.

Grande abraço.
12