Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pithecollobium dulce

12
Sergivaldo09/10/2004 06:05
Pithecollobium dulce
Olá Pessoal,

Inaugurando o novo "Banco de Sementes", gostaria de informar que tenho com uma boa quantidade de sementes de Pithecolobium dulce e que estão à disposição dos nossos amigos foristas interessados.

O Pithecollobium ou (Pithecellobium) dulce é uma leguminosa (Mimosoideae), espinhenta, comum na região nordestina, onde é utilizada em arborizações de vias públicas servindo, inclusive, para trabalhos de topiaria.

Como bonsai, elegi essa espécie como avatar.

A todos, um abração,

Sergivaldo
bergson09/10/2004 06:17
Caro Sergivaldo,

Guarde algumas sementes para mim, pegarei no I Encontro Nordestino de Bonsai. Estou preparando alguns ficus boni para montar uma paisagem durante o evento, é uma forma de incentivar a prática.

[]s

bergson
Sergivaldo12/10/2004 00:52
Ok, Bergson...

Já estão reservadas!!!

A gente se vê lá em PE.

Abração,

Sergivaldo

PS.: TENHO SEMENTES PARA UMAS 20 PESSOAS (50 PARA CADA UM!!!)
Rildo13/10/2004 08:47
Caro Segivaldo,

Gostaria de receber as sementes de Pithecolobium dulce, não precisa ser 50, umas 15 está de bom tamanho.
Como é o nome comum desta planta?
Plantei sementes de (acho que é assim) Pithecolobium tortum (Tataré) cedidas pelo Lúcio Picanço de Teresópolis e estou com uma mudinha, parece ser da mesma família.

😂
Sergivaldo14/10/2004 00:51
Rildo escreveu:
Caro Segivaldo,

Gostaria de receber as sementes de Pithecolobium dulce, não precisa ser 50, umas 15 está de bom tamanho.
Como é o nome comum desta planta?
Plantei sementes de (acho que é assim) Pithecolobium tortum (Tataré) cedidas pelo Lúcio Picanço de Teresópolis e estou com uma mudinha, parece ser da mesma família.

😂

Ok Rildo,

Me passa teu endereço através de mensagem privada que te enviarei as sementes.

Aqui no Nordeste, chamamos de "mata-fome", "acácia-mimosa", "acácia-mineira" e "espinheiro".

De fato, pertence à mesma família do P. Tortum: Leguminosae-Mimosoideae.

Abraços,

Sergivaldo
nickyfury11/11/2004 15:54
banco de sementes
gostaria de obter sementes de pinheiro negro. Kuro Matsu. se alguem tiver para trocar, posso enviar semente de qualquer outra planta ou mesmo muda. o que eu não tiver tentarei obter com algum colega bonsaista aqui de Brasilia. Grato. um abraço a todos. 😂
Illex06/01/2005 02:04
Re: banco de sementes
Caro amigo Serivaldo,
Agradeceria muito se pudesse me enviar as sementes de Pithecolobium dulce para mim, mas nao precisaria de 50 poderia ser umas 15 tambem assim como disse o amigo Rildo. Se quiser possuo algumas sementes aqui também na minha casa quer poderia estar disponibilizando para você, confira no tópico que deixei a pouco. Se puder me enviar ficarei muito grato. Obrigado desde ja.

Illex
Illex06/01/2005 02:06
Re: banco de sementes
Gostaria de pedir desculpas pelo erro que cometi acima amigo Sergivaldo,

Acho que foi devido ao sono hahaha. Peço desculpas novamente. Obrigado.

Illex
Sergivaldo11/01/2005 02:55
Olá Ilex,

Recebi seu e-mail e estou relendo este tópico.

A princípio fiquei sem entender direito suas postagens pois na primeira você me pediu sementes e, em seguida, falou que havia cometido um erro.

Ainda tenho algumas sementes do P. dulce e poderei te enviar, basta me enviar o endereço, ok?

Um abração,

Sergivaldo
Charles12/01/2005 14:07
Oi Sergivaldo... tudo bem?

Caso voce ainda tenha algumas sementes de P. dulce eu gostaria de receber algumas.

Como anda seu estoque?... 😂

Abraço,
Charles
Sergivaldo14/01/2005 01:48
Charles escreveu:
Oi Sergivaldo... tudo bem?

Caso voce ainda tenha algumas sementes de P. dulce eu gostaria de receber algumas.

Como anda seu estoque?... 😂

Abraço,
Charles

Olá Charles, meu velho...

Tenho bastante sementes de P. dulce em meu estoque e também em algumas árvores (na rua!) que estão carregadas.

E aí? já voltou das férias?

Aproveita e me manda o seu endereço para remessa.

Um abração,

Sergivaldo
Charles14/01/2005 09:00
Grande Sergivaldo... tudo bem?

Voltei esta semana de férias, embora tenha entrado nos foruns alguns dias das minhas férias....

Voce, como sempre, muito gentil, oferecendo prá gente suas sementes!!!

Voce conhece uma variedade de pithecolobium sem espinhos? Ouvi falar sobre ela mas nao sei onde conseguir.

Te enivei meu endereço por MP, ok?

Um grande abraço,
Charles
Sergivaldo15/01/2005 18:26
Olá Charles,

Já anotei seu endereço e estarei enviando as sementes + débito anterior na próxima segunda-feira (17/01), ok?

Em relação ao Pithecolobium sem espinhos, não conheço. Aos poucos vamos descobrindo que este gênero possui variedades muito interessantes para serem cultivadas como bonsai (P. dulce, P. tortum, P. dumosum, P. foliolosum, ...).

À medida que descobrimos que essas espécies são excelentes para serem cultivadas como bonsai, creio que estamos contribuindo para a formação da nossa própria cultura.

Um abração,

Sergivaldo
Charles16/01/2005 20:49
Oi Sergivaldo....

Valeu amigo.... obrigado pela remessa !!! 😄

Sobre o Pithecolobium sem espinhos, foi Hidaka quem me falou ter conseguido uma muda em Brasilia....

Pode estar certo que em pouco tempo ele estará produzindo muitas mudas !!!

Abração...
Charles
Baduuuu21/01/2005 15:25
Tem alguma dica especial para plantar essas sementes?
Ou é só colocar na agua depois na terra?

Antonio Badu
Sergivaldo22/01/2005 18:27
Baduuuu escreveu:
Tem alguma dica especial para plantar essas sementes?
Ou é só colocar na agua depois na terra?

Antonio Badu

Olá Baduuuu,

O P. dulve é uma espécie de fácil germinação. Basta semear, cobrir levemente e depois regar (pulverizando). O resultado chega a quase 100% de aproveitamento.

Um abração,

Sergivaldo
bergson24/02/2005 00:09
Sergivaldo,

Todas as sementes que me deu germinaram, veja como estão. Quando as transplantei da bandeja para os saquinhos, as reduzi de tamanho, cortei paraticamente todas as raízes e deixei o tronco com a metade da altura original.

[]s

bergson

Sergivaldo24/02/2005 14:36
Valeu, Berson!!!

Me sinto feliz quando vejo esse tipo de imagem. Aí percebemos quanto estamos contribuindo para a propagação de espécies nativas.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Angela Fernandes01/03/2005 23:58
Re: Pithecollobium dulce
Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

Inaugurando o novo "Banco de Sementes", gostaria de informar que tenho com uma boa quantidade de sementes de Pithecolobium dulce e que estão à disposição dos nossos amigos foristas interessados.

O Pithecollobium ou (Pithecellobium) dulce é uma leguminosa (Mimosoideae), espinhenta, comum na região nordestina, onde é utilizada em arborizações de vias públicas servindo, inclusive, para trabalhos de topiaria.

Como bonsai, elegi essa espécie como avatar.

Amigo, as sementes que trouxe de sua casa são do Pthecolobium dulce (pq será este nome????)
Quero utilizá-las já, alguma dica para semear???
Beijos
Angela

A todos, um abração,

Sergivaldo
Sergivaldo03/03/2005 10:51
Olá Ângela,

Lembro bem que você levou sementes de Pau-mulato.

Em relação ao nome, a palavra "Pithecellobium" vem do grego PITHEKOS = MACACO e ELLOBION = ORELHA, fazendo uma alusao à forma retorcida dos seus frutos, semelhante à orelha de um macaco. "dulce", provêm do latim DULCE = ADOCICADO, uma descrição da polpa comestível que envolve as sementes.

O Pithecellobium dulce é uma espécie de fácil germinação. Basta semear, cobrir levemente e depois regar (pulverizando). O resultado chega a quase 100% de aproveitamento. Não é isso, Bergson?

Um abração,

Sergivaldo
itamarbl05/03/2005 01:59
Ola Sergivaldo,

vc pode me dar algumas informações do congresso de recife?
Sergivaldo05/03/2005 11:01
Olá Itamar,

Nunca mais tive notícias da Rejane (lamentavelmente) e não tenho como informar.

Creio que, para maio/2005, vai ficar difícil ser realizado.

Um abração,

Sergivaldo

PS.: Tem um tópico específico em "Eventos", sobre o II ENB.
Angela Fernandes08/03/2005 20:56
Sementes
Sergivaldo escreveu:
Olá Ângela,

Lembro bem que você levou sementes de Pau-mulato.

Em relação ao nome, a palavra "Pithecellobium" vem do grego PITHEKOS = MACACO e ELLOBION = ORELHA, fazendo uma alusao à forma retorcida dos seus frutos, semelhante à orelha de um macaco. "dulce", provêm do latim DULCE = ADOCICADO, uma descrição da polpa comestível que envolve as sementes.

O Pithecellobium dulce é uma espécie de fácil germinação. Basta semear, cobrir levemente e depois regar (pulverizando). O resultado chega a quase 100% de aproveitamento. Não é isso, Bergson?

Um abração,

Sergivaldo

Oi amigo !!!!!!!!
Realmente trouxe sementes de Pau Mulato, mas vc me deu algumas sementes de Ptheco. Queria saber se é DULCE, doce como alguém aí pertinho de vc (hihihihi).
Aguardo notícias.
Beijos
Angela
Sergivaldo09/03/2005 12:48
Re: Sementes
Angela Fernandes escreveu:

Oi amigo !!!!!!!!
Realmente trouxe sementes de Pau Mulato, mas vc me deu algumas sementes de Ptheco. Queria saber se é DULCE, doce como alguém aí pertinho de vc (hihihihi).
Aguardo notícias.
Beijos
Angela

Olá Ângela,

Com certeza são de P. dulce.

É isto mesmo: bem docinha!!!!! 😂 😂 😂

Um abração,

Sergivaldo
alvaro de castro sousa20/05/2005 21:10
Queria algumas sementes!
😄 Ola amigo do bonsai.
Gostaria de receber sementes de Pitecolunbium,desculpe se errei o nome. Depois que vc me responder te mando meu indereso.Valeu! 😄
12