Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pithecollobium dulce

12
Fábio21/05/2005 02:38
Pitheco doce
Sergivaldo,

Achei muito interessante essa espécie. As vagens retorcidas são FANTÁSTICAS!!!
Gostaria de receber algumas sementes, se possível. Porém, não precisam ser 50 porque moro em apartamento e ele já está repleto de mudas (meu irmão já está quase me esguelando, rs). 😂 Já tenho quase uma floresta na minha sala. Qualquer dia desses mando uma foto. A verdade é que depois que conheci a Ângela, me animei muito a continuar cultivando bonsai, só que na modalidade apartamento, hehehehe.... Um dia ainda consigo ter uma comunidade florestal como a dela dentro de casa. 😉
Abraço!

Fábio
Sergivaldo21/05/2005 08:51
Re: Pitheco doce
Fábio escreveu:
Sergivaldo,

Achei muito interessante essa espécie. As vagens retorcidas são FANTÁSTICAS!!!
Gostaria de receber algumas sementes, se possível. Porém, não precisam ser 50 porque moro em apartamento e ele já está repleto de mudas (meu irmão já está quase me esguelando, rs). 😂 Já tenho quase uma floresta na minha sala. Qualquer dia desses mando uma foto. A verdade é que depois que conheci a Ângela, me animei muito a continuar cultivando bonsai, só que na modalidade apartamento, hehehehe.... Um dia ainda consigo ter uma comunidade florestal como a dela dentro de casa. 😉
Abraço!

Fábio

Olá Fábio,

Realmente, trata-se de uma espécie muito interessante, principalmente porque seu cultivo é fácil, responde muito bem às podas, enraíza que é uma beleza e seus galhos são muito maleáveis, o que nos permite fazer os movimentos que desejarmos.

Ocorre que, no momento, não disponho mais dessas sementes. Distribuí uma boa quantidade com o pessoal e as que sobraram guardei-as na geladeira, dentro de um saquinho de papel alumínio. Infelizmente, a viabilidade dessas sementes é curta e hoje, quando fui observar, verifiquei que estavam todas totalmente mofadas.

Irei ver se já estão produzindo novamente e, caso positivo, avisarei aqui no fórum.

Um abraço,

Sergivaldo
Fábio21/05/2005 08:58
Dulce
Sergivaldo,

Tá tranqüilo então. Da próxima vez que você tiver então você me manda, ok?
Pena que mofaram... 🙄
Um abraço!

Fábio
Sergivaldo21/05/2005 09:47
Re: Dulce
Fábio escreveu:
Sergivaldo,

Tá tranqüilo então. Da próxima vez que você tiver então você me manda, ok?
Pena que mofaram... 🙄
Um abraço!

Fábio

Ok, Fábio.
Moreno23/09/2005 15:07
olá sergivaldo, ouvi falar que essa especie é da memsa familia que a sibipiruna oque vc acha??, essa ultima é facilmente vista nas ruas aqui de maringa, mas nao acho que sejam interessantes para bonsai pois suas folhas são maiores.. mas caso alguem queira assim memso posso mandar...
voltando ao assunto das sementes de Pithecolobium Dulce, se estiver na epoca de colher... ou se vc tiver em estoque eu gostaria muito de receber algumas, assim como se tiver de tataré, pau mulato ou qualquer outra de plantas nativas da sua região tambem.
Obrigado.
Moreno
Sergivaldo24/09/2005 10:08
OLá Moreno,

Creio que sim, a Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides Benth.) é uma Leguminosae-Caesalpinoideae e o Pithecellobium dulce uma Leguminosae-Mimosoideae.

Quanto às sementes, o P. dulce estão iniciando a floração. Creio que em dezembro terei como colher bastante sementes.

No momento, infelizmente, estou sem sementes disponíveis. Este ano não fiz coletas nas matas.

Assim que eu tiver alguma novidade, aisarei neste fórum.

Um abração,

SErgivaldo
12