Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BUXINHO PARA ESTILIZAÇÃO - fukinagashi

12
EZEQUIEL JUNIOR14/09/2009 11:38
BUXINHO PARA ESTILIZAÇÃO - fukinagashi
Olá Amigos foristas.

Há algum tempo, comprei este buxinho em uma floricultura, ele estava com uma das laterais amareladas e com alguns galhos secos, o que fez a moça me vender ele bem baratinho. Se eu tivesse deixado ele na floricultura ele iria morrer, então não pensei duas vezes... Levei ele pra casa e fiz uma poda de limpeza, retirando os galhos secos e os que estavam secando... troquei o substrato e deixei ele se recuperar...

Bem, agora que ele se mostra bem recuperado, já com novas brotações, gostaria que os amigos me ajudassem com uma possível estilização. Sei que faltam alguns galhos importantes, que foram necessariamente retirados. Sei também que a planta possui galhos finos na base e galhos mais grossos mais acima...

Estou pensando em um Fukinagashi (não sei se escrevi certo|) ou um Literati, pois ainda não tenho nenhuma planta nestes dois estilos, que acho dois dos mais belos...

Se alguém puder me ajudar com dicas e opiniões, quem sabe até um projeto, eu ficaria imensamente agradecido... não sei por onde começar...

Eis as imagens das quatro laterais...:

Espero obter ajuda dos amigos.

Aguardo
Abraços
Rinaldo14/09/2009 20:36
Ezequiel, na minha humilde opnião de aprendiz, acho q o estilo mais se adapta para sua planta seja o fukinagashi.
Pois para literati ela estaria muito reta, e pelas fotos outro estilo parece meio complicado pois faltariam galhos na foto 2 e 4 dá para ver a falta de mais galhos baixos, creio q o estilo escolhido pelo amigo é indicado para a planta.
Na minha opinião é só escolher o lado q tem mais galhos plantar ela pouco inclinada na direção deles e (mãos na massa) movimento neles.
Claro está é minha opinião de aprendiz, vamos ver oq os outros amigos indicam.
Abraço e boa sorte.
Rinaldo
TARCISIO DIAS15/09/2009 08:46
uma pequena dica "minha", diminuia o tamanho dele. Esse era meu primeiro passo.
EZEQUIEL JUNIOR15/09/2009 09:59
Olá Rinaldo, vou acabar no Fukinagashi mesmo, com uns jins... será que dá pra aproveitar a parte superior da copa com uma alporquia?

Olá Tarciso,
Eu também pensei nisso, fazer uma alporquia mais ou menos no meio da planta, reduzir a altura e ter uma planta "extra", mas antes disso eu penso em defininir o estilo, pra não errar no ponto onde fazer o alporque, pra não retirar galhos importantes para caraterizar o estilo pretendido...

Fico muito agradecido pelos comentários dos dois amigos, valeu mesmo... estou mais encorajado agora...

Mais algum comentário? Projeto? hum?

Abraços
EZEQUIEL JUNIOR16/09/2009 08:43
Algum amigo saberia me dizer como se comporta esta espécie com relação à alporquia?

abraço
ROGÉRIO DIAS16/09/2009 15:26
EITA
ALPORQUIA NÃO SEI,,MAS SEI QUE ELA NÃO SUPORTA PODAS DRÁSTICAS.
EZEQUIEL JUNIOR16/09/2009 15:33
Olá Rogério,

Pude comprovar isso pessoalmente, em um outro buxinho, por isso estou com toda a cautela com esse... obrigado pelo alerta, valeu por sua participação!

Abraços
Alexandre S. Coelho20/09/2009 21:56
Oi Ezequiel

Primeiramente parabéns por salvar a planta!

Quanto aos estilos citados, penso que eles necessetam de troncos mais movimentados, drásticos...
Minha sugestão seria aproveitar boa parte do material existente:
EZEQUIEL JUNIOR21/09/2009 11:00
Olá Alexandre,

fico muito feliz pelo projeto que o amigo fez pra mim. espero sempre poder contar com sua nobre participação em minhas plantas... aos poucos elas estão tomando um rumo...

acontece que já comecei a estilizar a planta em varrido pelo vento... mas devido à correria do dia-a-dia, posicionei apenas alguns galhos, e deixei o restante pra uma segunda opotunidade, que ainda não se fez... na verdade eu estava pensando em fazer jins com galhos sobressalentes e estou com dificuldade de achar sulfato de cobre pra fazer calda sulfocálcica, daí deixei pra terminar depois...

Achei super interessante a saída que o amigo propõe para a planta, acho que ainda dá pra seguir seu projeto. Assim que encontrar o sulfato eu terminarei de trabalhar ela, daí eu posto ela aqui...

Mais uma vez obrigado por gastar seu tempo com minha planta, conseguistes ainda mais minha adimiração

Um forte abraço
boa semana
EZEQUIEL JUNIOR14/01/2010 16:17
Olá amigos,

Penso que já seja hora de atualizar a planta, ela começa a ganhar uma forma mais agradável... sei que ainda há muito caminho a percorrer. Por enquanto ela vai ficar neste escorredor até a primavera, enquanto isso vou ver se consigo um suiban pra ela...

Se os amigos puderem me ajudar com suas opiniões eu ficaria muito agradecido.

Aguardo
Abraços
Laudir14/01/2010 16:22
varrido?

mas para este estilo nao teria que ter uma melhor curvatura do tronco para acompanhar os galhos?
EZEQUIEL JUNIOR14/01/2010 16:57
Certamente Laudir... mas se tratando de buxinho é quase que impossível dar movimentos sinuosos à galhos com mais de 10 mm de diâmetro... este daí tem uns 20 no 2° terço...

O que pretendo fazer, aos poucos, é ir inclinando ele no decorrer dos transplantes. Se você observar as primeiras imagens verá que ele já está mais inclinado...

Estou tentando seguir as dicas contidas do livro "Estilos y Escuelas de Bonsai", de onde tirei estas imagens:

Você acha que a disposição dos galhos está legal? O que acha que eu posso fazer para melhorá-lo?

Aguardo
Abraços
Laudir14/01/2010 17:23
Desculpa se nao me fiz entender.... na verdade eu estava em dúvida sobre o estilo. Imaginei que o buxinho poderia apresentar dificuldades em ser "entortado" para assumir uma curvatura adequada.

Acho que se vc seguir a segunda foto, seu buxinho vai ficar um show.

O que acha que eu posso fazer para melhorá-lo?

Eu? Eu sou um relis iniciante... kkk
Rodrigo Tavares14/01/2010 18:12
Olá Ezequiel;
Também sou um principiante, mas na minha humilde opinião, acho que vc deveria aramar os galhos para que fiquem mais retos, em uma posição mais horiziontal, para passar uma impressão mais real de varrido pelo vento.
Acho que o buxinho pode ter até o tronco aramado, desde que protegido por rafia ou fita isolante de autofusão.
Espero ter ajudado! 😄
Alexandre S. Coelho15/01/2010 22:07
Oi Ezequiel

Tá indo muito bem teu trabalho!!!

Rodrigo
acho que o estilo tanto pede galhos mais retos como também sinuosos... Dependeria da impressão que o artista quer passar tentando reproduzir os efeitos dos ventos, altitude, solo, etc... 😉
EZEQUIEL JUNIOR17/01/2010 13:04
Olá amigos,

Laudir, na verdade é bem difícil entortar ele quando os galhos já estão mais grossos, mas com ajuda de algumas técnicas é possível fazer isso com galhos até certo diâmetro, mas não sei precisar qual seria esses diâmetros limites...

Rodrigo, a intenção é deixar os galhos darem uma engrossada primeiro para poder aramar, eles ainda estão muito "moles" assim o arame marca muito, e eu já perdi alguns galhos dele por causa disso, por isso estou indo devagar com ele. Eu consegui entortar o galho principal dele, com ajuda de fio de 8 mm e borracha de câmara de ar...

Alexandre, obrigado pela consideração, sua opinião é muito importante. Infelizmente não consegui seguir seu projeto, na época eu já tinha aramado ele e posicionado os galhos para varrido. Espero que o amigo me ajude ainda com outras plantas.

Abraços a todos
Allan M18/01/2010 18:16
Parabéns pelo seu Buxinho!

Eu queria fazer um fukinagashi com um buxinho que tinha aqui, mas tive de fazer um literati pois pe muito sinuoso.

Bom, no entanto o seu buxinho, na minha opinião, ficou perfeito como fukinagashi e eu continuaria com suas idéias (inclinar mais o tronco, etc).

Particularmente, não gosto muito de jin no fukinagashi, acho que fica poluído demais, uma vez que o fukinagashi por si já é bem dramático.

Por esse motivo, eu retiraria alguns galhos que estão sem folhas e o deixaria mais pelado.

O buxinho é realmente muito difícil de se aramar, seu caule se marca muito fácil e se um galhinho quebra, já era... pode cortá-lo fora pois não nascerão folhas. Perdi muitos galhos nos meus literati, mas pelo menos consegui manter os principais. Para evitar a quebra, eu os deixei mergulhados numa bacia por algum tempo.

De resto, acho que está ótimo - basta retirar alguns galhos, aramar de forma mais horizontal os que permanecerem, arrumar um bom vaso (orgânico de preferência) e cuidar bem dessa belezura - essas são minhas dicas.
EZEQUIEL JUNIOR19/01/2010 13:34
Olá Allan,

Obrigado pelos comentários.
Por enquanto eu vou deixando os jin, até ele ter o formato que desejo, depois vou avaliar e ver se deixo ou não... mesmo assim muito obrigado pela dica, vou levar isso em consideração... se bem que acho que jin combina muito bem com o varrido e com o buxinho. Até por que os jin ajuda a dramatizar a planta, já que não tem como dar movimentos muito sinuosos... concorda?

Abraços
CARLOVICH20/01/2010 20:04
EU TIRARIA A PARTE DE CIMA DO 2 GALHO DA FRENTE.... ACHO QUE ESTÁ ATRAPALHANDO A PERCEPÇÃO DO GALHO DO FUNDO!... FICARIA MAIS LIMPO E DARIA MAIS NITIDEZ QUANTO AOS PLANOS...

LÓGICO QUE É PELA ANÁLISE DE UMA FOTO... O QUE ACHAM?

LEGAL VER QUE UMA PLANTA QUE ESTAVA QUASE QUE RESOLVIDA NO PROJETO FEITO ACIMA TER SIDO MODELADA E TAMBÉM CAMINHA BEM EM OUTRO ESTILO... SÓ DEIXA, A NÓS PRINCIPIANTES, MUITO MAIS DÚVIDAS...RSRSRS...

BRAÇOS...
EZEQUIEL JUNIOR21/01/2010 08:20
Olá Carlovich,

Obrigado por seus comentários.
Isso é bonsai, as possibilidades, as variações de interpretação de uma plantas são imensas... ainda bem...rsss

Realmente este galho está atrapalhando a percepção do galho de trás. Na verdade eu fiquei receioso em cortar muitos galhos e perder algum deles. É que já perdi um buxinho antes e, pra falar a verdade, ainda tenho algum medo de trabalhar esta espécie, este aí é minha vítima, estou perdendo o medo aos poucos... acho que vou deixar o trabalho de refinamento da copa pro início da primavera, quando também quero diminuir ainda mais as raízes até conseguir colocá-lo em um suiban. Esta época do ano aqui é muito quente, penso que ele sentiria muito se eu voltasse com intervenções por agora, já que tem poucos dias que eu mexi nele... o que acha?

Abraços e mais uma vez obrigado
Luigi21/01/2010 13:45
Fala Tião, esse ai recuperou bem, e ta ficando bonito, vc ja retirou os alporques do ficus, retira-la, um abraço do amigo Luis
EZEQUIEL JUNIOR22/01/2010 20:42
Grande Luiz, tomou chá de sumiço homi... cê tá doido...
ainda não tirei os alporques não, estou te esperando... já te adianto que temos muitos yamadori pra coletar, achei umas plantas que são de babar... quando retorna?

Abraços
Allan M24/01/2010 14:39
Sim, Ezequiel, perfeito e concordo: é melhor deixar os jin, pois se retirá-los, não tem como tê-los de volta, claro.

Eu disse isso mais por uma questão de gosto pessoal.

Poste as atualizações, pois eu adoro buxinho e, como eu disse, em especial os fukinagashi!

Abraços!
EZEQUIEL JUNIOR04/11/2010 11:33
depois de alguns meses de recuperação, dei continuidade neste buxinho... ainda falta muita coisa... devagar e sempre...

Laudir04/11/2010 12:45
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
depois de alguns meses de recuperação, dei continuidade neste buxinho... ainda falta muita coisa... devagar e sempre...

Bom dia amigo!
estava eu pensando ao revisar o topico:

E porque não inclinar a planta e "subir" os galhos um pouco mais?
Mais ou menos como o rabisco que fiz abaixo

12