Caliandra ao anoitecer
Boa noite amigos.
Esse é o meu bonsai preferido.
Abraços!

Esse é o meu bonsai preferido.
Abraços!

Arzivenko escreveu:A estrutura está muito boa mesmo, mas acho essa copa muito artificial, parece topiaria, por esta razão também acho muito densa, mas aí é gosto pessoal.
TARCISIO DIAS"]
A planta é muito bonita e bem cuidada porem ao meu ver tbm parece Topiaria, tem uma planta muito legal, mas se deixar a copa ficar iregular sem estas podas frequentes, ai sim ficaria bom........
Como sou fã do naturalismo, nunca vi uma planta na natureza com esta estrutura...... Como sou fã do naturalismo, nunca vi uma planta na natureza com esta estrutura......
Diego, realmente este é o motivo do meu comentário, até mesmo os mestres orientais dizem para nós que as plantas tropicais devem ser tratadas como tais, e mesmo assim teimamos em aplicar a técnica de um pinheiro em uma caliandra.
Tudo bem, até nem sou contra isso, mas me sinto triste ao ver os Argentinos desenvolvendo sua personalidade, a américa central desenvolvendo a sua também, e nós com todo nosso potencial, aplicamos nas tropicais as técnicas orientais, enquanto lá fora eles pegam nossas pitangas, jabuticabas e outras e nos mostram uma aula de naturalismo. Olha, no meu ver, a caliandra está muito saudavel, muito bem cuidada, mas a copa está como topiaria mesmo.
Respeitamos os gostos de cada um como citou o Tarcisio, mas se ela tivesse uma triangulação ficaria mais natural. concordo com o pessoal que achou a caliandra "perfeita" demais ...e repito um ditado aqui do forum ... :
"mais vale a graça da imperfeição ....que a perfeição sem graça ..."
na foto que mostra a copa por cima ve-se um circulo perfeito , exato, simetrico ... como se feito por um compasso escolar... Parabens pelo lindo bonsai ... merecedor de figurar em qualquer exposição ... mas .. quebre um galhinho daqueles ... só um ... 😄 Por favor, não me entendam mal, não estou criticando a planta ou a forma como ela é conduzida. Só tive a intenção de falar a minha opinião e gosto pessoal, como local democrático que o forum é, achei que fosse oportuno, se alguém se sentiu ofendido, posso remover o comentário sem problema nenhum.
Aqui uma Calliandra conduzida pelo mestre Rock Junior de uma maneira mais natural, segundo o meu ponto de vista:
Esta muito parecida com estas árvores naturais...
Espécie Dracaena draco, nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores...
abraço Caramba.....isso não tinha visto ainda......hehehe 😲 😲 São realmente muito lindas...
A Dracaena draco L. é mais conhecida pelo nome comum de Dragoeiro. É uma planta da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família das Ruscaceae (Dracaenaceae) originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo localmente da costa africana vizinha e em Cabo Verde. Muito usada como planta ornamental, pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores enormes.
Árvore que pode ultrapassar os 15 m de altura, de tronco robusto de material fibroso facilmente putrescível, de contorno irregular com até 5 m de diâmetro, com ramificação umbeliforme. Ritidoma de cor acinzentada, marcado por cicatrizes foliares e em geral fortemente fendilhado e com extensas porções secas e soltas. Ramificação dicotómica após o surgimento da inflorescência terminal, produzindo uma copa ampla em forma de umbela de contorno circular.
Folhas coreáceas simples, verde acinzentadas, acastanhadas na base, ensiformes de ápice agudo, dispostas em roseta terminal. O limbo das folhas mede 40-90 (110) x 2-4 (5) cm.
Inflorescência longa, com 60-120 cm de comprimento, glabra, bipinada, de flores numerosas em panícula terminal larga.
Flores odoríferas, hermafroditas e actinomórficas, com perianto com 7-10 mm, verde-esbranquiçado, composto por 6 peças unidas na base em tubo curto e campanulado. 6 estames, não excedendo em comprimento o perianto. Ovário súpero.
O fruto é uma baga globosa, com 14-17 mm de diâmetro, geralmente monospérmico, inicialmente amarelo-esverdeado, tornando-se laranja brilhante quando maduro. Sementes com 7-10 mm, globosas, quase perfeitamente esféricas, muito duras, de um branco leitoso a nacarado.
A seiva forma uma resina translucente, de cor vermelho sangue quando oxidada, solúvel em etanol e em éteres, fusível a 76 ºC. É constituída maioritariamente por éteres, mas contém uma grande diversidade de substâncias, entre as quais a dracenina.
Fonte: Wikkipédia Nossa,
show de bola.
Parece uns "cogumelos gigantes".
Valeu por compartilhar. Ateliê Bonsai Giaconi
O que tem a ver uma Dracaena draco, com uma caliandra???????
Quando me referia a nunca ter visto uma planta nativa com esta estrutura, me referi a Caliandras e nao Dracaena draco, planta muito diferente das nossas realidade climaticas, solo entre outros fatores.....
É a tal conversa de trabalhar pitangueiras, jaboticabeiras, entre outras como pinheiros..
O criatividade................... diegosanta049 escreveu:Ateliê Bonsai Giaconi
O que tem a ver uma Dracaena draco, com uma caliandra???????
Quando me referia a nunca ter visto uma planta nativa com esta estrutura, me referi a Caliandras e nao Dracaena draco, planta muito diferente das nossas realidade climaticas, solo entre outros fatores.....
É a tal conversa de trabalhar pitangueiras, jaboticabeiras, entre outras como pinheiros..
O criatividade...................
Olá Diego,
Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer....também prefiro, na maioria dos casos, que cada espécie siga de acordo com a sua natureza....minha intenção foi mostrar que o exemplar do colega esta muito parecido com essa espécie africana...fato que ele mesmo declarou ter seguido como modelo (não esta, mas outra espécie), pois não há limites para a arte....
Abraço12