Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra ao anoitecer

12
Diego Santana02/10/2009 08:25
Ateliê Bonsai Giaconi

Nao quiz estender a conversa, porem a planta esta no Topico MINHA ARVORE E SUA OPINIAO ..

O que tem de ser discutido nestes topicos sao as plantas e nao a opiniao de cada um, senao deveria ser MINHA OPINIAO CONTRA A SUA........
Thiago Giaconi02/10/2009 10:57
diegosanta049 escreveu:
Ateliê Bonsai Giaconi

Nao quiz estender a conversa, porem a planta esta no Topico MINHA ARVORE E SUA OPINIAO ..

O que tem de ser discutido nestes topicos sao as plantas e nao a opiniao de cada um, senao deveria ser MINHA OPINIAO CONTRA A SUA........

Diego,

Eu não critiquei a sua opinião em nenhum momento, não sei porque você esta se sentindo ofendido e me mandando essas mensagens ricas em sarcasmo...minha intenção não foi criticar a opinião de ninguém, se você entendeu dessa maneira peço desculpas....

Abraço

Thiago Giaconi
Diego Santana02/10/2009 12:52
Nao vou alongar a conversa ja que editar é muito facil..................
TARCISIO DIAS02/10/2009 15:31
diegosanta049"]
"TARCISIO DIAS"][quote="Arzivenko escreveu:</div>A estrutura está muito boa mesmo, mas acho essa copa muito artificial, parece topiaria, por esta razão também acho muito densa, mas aí é gosto pessoal.</blockquote>

Ha! amigão respeito sua opinião, mas como tenho a minha também, discordo de vc. Ela está maravilhosa, digo como uma das mais bonitas calliandras que já vi aqui.[/quote escreveu:

A planta é muito bonita e bem cuidada porem ao meu ver tbm parece Topiaria, tem uma planta muito legal, mas se deixar a copa ficar iregular sem estas podas frequentes, ai sim ficaria bom........

Como sou fã do naturalismo, nunca vi uma planta na natureza com esta estrutura......

...é verdade, revendo meus conseitos sobre a planta...mas que a ramificação aerea está muito bem feita isso sim está!
Arzivenko02/10/2009 16:00
Conhecer duas idéias diferentes é mais vantajoso que guardar apenas uma consigo...

Da mesma forma que vimos algumas plantas novas, mostradas pelo Giaconi, que realmente (eu) não conhecia, também deve ser útil a noção de naturalismo para quem não está habituado a ela.
nickyfury02/10/2009 19:47
bonsai
Durante curso ministrado pelo bonsaista Charles Ceronio, da Africa do Sul, na chacara do nosso querido Dom Mario, em Ribeirão Preto/SP, os participantes foram apresentados a novos estilos criados e desenvolvidos pelos bonsaistas daquele país africano. Na oportunidade, inclusive, Charles apresentou um livro de bonsai, de sua autoria, em que mostrava pormenorizadamente as formas e cultivares dentro dos estilos que causaram assombro, surpresa e, por que não dizer, revolta nos presentes. 😄

Há algum tempo li um livro escrito por um japones, um bonsaista clássico, já falecido, em que ele explanava sobre sua vasta experiencia no cultivo de uma espécie muito apreciada pelos japoneses: o pinus pentaphylla, ou pinheiro branco (goyomatsu). No livro, era possível ver que o bonsaista cultivava e ensinava as técnicas necessárias para formar pinheiro nos mais variados estilos. Não só os estilos classicos, que todos ou a grande maioria dos foristas conhece, mas outros, que há muito caíram em desuso e que, salvo rarissimas exceções, aparece vez ou outra, transmudado em outro, inclusive. 😲

Causa choque, estranheza e certa apreensão quando nos deparamos com uma planta cultivada nesse ou naquele estilo diferente do que geralmente estamos acostumados a ver. Principalmente se for uma planta nativa. Entretanto, chamo a atenção dos nobres colegas contestadores, que avistam nessa caliandra uma formação topiaria, que tal não corresponde a isso. 🙄

A caliandra, quando deixada a crescer em natura, dificilmente chega a causar admiração, antes, talvez, nos preocupemos mais em correr e retira-la do solo, para fazer com ela algo que consideramos mais proveitável, inclusive. 😈

Acredito, aliás, que foi isso que motivou o nobre colega proprietário desse magnifico bonsai, a quem dou os parabens pelo excelente trabalho de elaboração, poda de manutenção e refinamento, cultivo e trato constante, para manter tão vigorosa quanto bela planta. 😄

No que tange ao naturalismo, aliás, a planta estilizada pelo grande bonsaista Rock Junior em nada tem de natural. O estilo é um japones classico. 🙄
Elio03/10/2009 00:32
Isailton!
Parabéns pela planta! Parabéns pela dedicação a ela!
Se fosse minha, com certeza seria uma das minhas preferidas. Se não é uma planta para concurso; seria sucesso numa exposição!
Gostaria de vê-la florida!
Um grande abraço
Arzivenko03/10/2009 08:11
No que tange ao naturalismo, aliás, a planta estilizada pelo grande bonsaista Rock Junior em nada tem de natural. O estilo é um japones classico.

Nick, isso só comprova que mesmo o estilo "japones classico" é mais natural e agradavel aos olhos do que uma peça de topiaria.

Esses dias vi um buxinho de jardim, bem redondinho, dentro de um pote de bonsai, que estilo seria?
Elio03/10/2009 18:45
Pessoal, à título de colaboração:
O "Umbrella Style" pode não ser um dos mais bonitos e apreciados mas, o fato é que ele existe.
Na primeira estante, a 2ª e a 4ª planta são "umbrella style". Estilo africano .

Torch of Thai
Bougainvillea
Umbrella style
37 years old
29" x 21"

Fukian Tea
Above Ground Root, Umbrella
49 years old
28" x 29"

Arzivenko03/10/2009 22:30
Obrigado pela colaboração Elio, belas plantas, o que acrescenta bastante a nossa discussão.
Thiago Giaconi03/10/2009 22:50
Olá Elio,

Realmente lindo exemplares!!!!

Abraço
12