Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primeiro Yamadori (frustrado)

12
Marcio Vargas24/09/2009 13:02
Primeiro Yamadori (frustrado)
Pessoal

No domingo fiz meu primeiro Yamadori.

Em um terreno ao lado da casa de meu sogro no ano passado largaram varios caminhões de terra... Em um destes montes nasceram algumas arvores. Como o pessoal começou uma obra iria tudo fora. Fui lá e retirei uma...
Não sei o nome, vou trazer fotos, mas é uma planta que tem as folhas bem pequenas e que "fecham" quando você toca nelas...

Bom, eu tirei a planta da terra, como ela tinha mais ou menos 1,5m de altura cortei deixando com uns 0,40. A raiz principal também era bem profunda, quase 1 mt... Cortei e deixei apenas 20 cm e preservei todas as outras raizes. Chegando em casa plantei em um vaso grande, de plastico, com uns 40 cm de profundidade. Utilizei um bom substrato. Acomodei bem as raizes... Reguei, coloquei na sombra. Segunda viajei a trabalho, e ontem quando voltei para minha surpresa as folhas que deixei no "toco" estavam todas secas e o "toco" com aparencia de morto. Será que ainda é cedo? Vai brotar? Ou esta morto mesmo???

Abraços...
Rogerio Shiratori24/09/2009 13:20
Re: Primeiro Yamadori (frustrado)
Marcio Vargas escreveu:
Pessoal

No domingo fiz meu primeiro Yamadori.

Em um terreno ao lado da casa de meu sogro no ano passado largaram varios caminhões de terra... Em um destes montes nasceram algumas arvores. Como o pessoal começou uma obra iria tudo fora. Fui lá e retirei uma...
Não sei o nome, vou trazer fotos, mas é uma planta que tem as folhas bem pequenas e que "fecham" quando você toca nelas...

Bom, eu tirei a planta da terra, como ela tinha mais ou menos 1,5m de altura cortei deixando com uns 0,40. A raiz principal também era bem profunda, quase 1 mt... Cortei e deixei apenas 20 cm e preservei todas as outras raizes. Chegando em casa plantei em um vaso grande, de plastico, com uns 40 cm de profundidade. Utilizei um bom substrato. Acomodei bem as raizes... Reguei, coloquei na sombra. Segunda viajei a trabalho, e ontem quando voltei para minha surpresa as folhas que deixei no "toco" estavam todas secas e o "toco" com aparencia de morto. Será que ainda é cedo? Vai brotar? Ou esta morto mesmo???

Abraços...

olá Marcio....

então, com as fotos irá ficar muito mais fácil de lhe darem dicas sobre sua planta e também dizer realmente qual planta se refere.
Eu creio que se trate de uma Mimosa Pudica L., mais conhecida no Brasil como Dormideira, sensitiva, dorme jão, dorme maria...

De qualquer forma, lhe adianto que o fato das folhas cairem é normal, pois a planta sofre com a poda drástico e o replantio, porém, creio que ela irá brotar novamente em breve, mas mantenha sempre ela bem regada e não coloque ela diretamente no sol...tente manter a meia sombra e evitar o sol das 10:00 as 15:00 que provavelmente em breve ela apresentará novas brotações.

Poste as fotos da planta para que possam lhe ajudar melhor e aguarde mais comentários dos amigos sobre a mesma.
Marcio Vargas24/09/2009 15:42
Rogerio

Tens razão, é que a vontade de "saber" é tanta que acabei atropelando a ordem dos fatores... Amanha cedo coloco aqui as fotos...

Abs
Marcio Vargas25/09/2009 08:22
Lá vão as fotos pessoal...
Como na planta que tenho folhas morreram, ontem a noite fui ate a casa do meu sogro e peguei outra no terreno para os amigos poderem identificar.
Aproveito para comentar que esta nova planta que peguei ontem deixei na agua com o enraizador... Vocês acham que vale a pena plantar? Assim mesmo ou com algum ajuste?
Abs

Bom Pessoal, era isso... Aguardo orientações
Nadask25/09/2009 09:20
Sei que não é sobre o assunto mais adorei a camisa do garoto de POKEMON sou louco por pokémons XD mais enfim eu creio que a planta não se deu bem coma podação... não tenho a certeza .
DigoF325/09/2009 13:31
ola, provavelmente vc deve ter puxado a muda do solo isto faz com que ela venha com poucas raizes finas responsaveis pela nutrição da planata.

Oque vc deve fazer agora é deixa-la a sombra, regar todos os dias, ultilizar hormoneo enrraizador e retirar estas poucas folhas.

boa sorte...
t+.
Marcio Vargas25/09/2009 15:40
Rodrigo...

Isso mesmo, puxei ela do solo... Agora que você mencionou percebo que aconteceu isso mesmo, ela quase não tem raiz fina...

Você acha que a planta que eu podei tem volta? E a outra, posso cortar o troco e deixar bem "curto"?

Abraços
DigoF326/09/2009 18:09
ola, geralmente após o yamadory se faz uma desfolha por imediato e se planta numa areia fina de rio, se vai viver ou não eu não sei só rezando hehe.
te aconselho retirar as folhas e esperar.

boa sorte...
t+.
Marcio Vargas28/09/2009 08:10
Pessoal

Retirei as folhas da planta que já esta no vaso e vou aguardar mais um pouco para ver se reage.

Quanto a planta que retirei da terra depois, a mais comprida que esta na mão do meu filho... Esta ainda esta na agua aguardando uma decisão sobre o que fazer....

Pensei em colocar na areia para enrraizar assim como ela esta, apenas fazer uma desfolha... Pensei também em já colocar algum arame para aproveitar esta altura dela e ir dando algum estilo...

Preciso da ajuda de vocês...

Abraços
ROGÉRIO DIAS28/09/2009 18:07
RSRSRSRSRS
CHAPA,,,TODA VZ QUE FIZERES YAMDORI,,,DESFOLHE A PLANTA TODA E COLOQU APENAS EM AREIA,,,AREI DE CONSTRUÇÕ,,,SE POSSÍVEL GROSSA E LAVADA...SÓ COMECE A DUBAR UNS 20 DIAS DEPOIS OU QUADO SAIR AS PRIMEIRAS BROTAÇÕES.
Ricardo Paiva28/09/2009 19:13
Olá Marcio, sempre é louvável salvar plantas.
É interessante que você descubra de que espécie se trata e veja suas características para não aplicar nenhum procedimento que poderá comprometer a planta.
A dica do Rogério é boa desde que a espécie suporte desfolha.
Adubar? Eu só adubo bem depois dela brotar, e bem de leve.
Quanto a aramação, não faça nada pois a planta está passando por um momento de stress e qualquer coisa só aumenta o risco dela morrer.
Feito o que já foi feito, deixe ela na sombra e mantenha a umidade. Um boa dica é colocar um saco plástico sobre a planta fechado na boca do pode. Servirá como uma mini estufa, mantendo a umidade do ar e temperatura controlada.
Normalmente meus yamadoris ficam sem ser mexidos por no mínimo 1 ano, tempo para a planta se estabilizar totalmente.
Como a sua parece bem jovem, deixe ela crescer livre por muito temo.
Marcio Vargas29/09/2009 12:33
Ricardo...

É justamente esta uma das questões... Não sei que planta é esta... Sei apenas que é uma arvore de porte muito grande.

Ontem a noite coloquei esta segunda planta que coletei em um vaso com areia para enrraizar, já que retirei da terra de maneira inadequada o que fez com que as raizes fossem arrancadas, fiz a desfolha de aproximadamente 70% da planta. Aproveitei para colocar um arame no tronco para dar uma leve curvatura enquanto esta enrraizando. Vou deixar na areia um bom tempo ate ter certeza que tem raizes suficientes (não sei como vou ver isso) e depois vai para o escorredor para desenvolver... Por enquanto vou apenas manter bem molhada a areia, semana que vem começo alternar as regas com hormonio e NPK diluido...

Se vocês repararem nas fotos da planta que esta na mão do meu filho, que esta que foi para a areia, vão reparar que a raiz principal é bem longa. Quando for a hora de passar para o escorredor posso corta-la para ficar mais curta e no futuro não atrapalhar no vaso de ceramica?

No meu apartamento tem uma floreira bem grande em uma das janelas laterais, frente oeste que pega sol somente a partir das 15 horas. Não vou utilizar mamadeira. Vou preparar a terra nesta floreira com bastante adubo e colocar varios escorredores ali mesmo...

Quando a fotografica voltar do concerto coloco fotos deste trabalho de ontem.

Abraços a todos e muito obrigado pelas dicas, todas estão sendo muito aproveitadas.
Marcio Vargas05/11/2009 15:35
Pessoal

O engenheiro ambiental aqui da empresa disse que é quase certo que é uma tipuana...

Bom, só a titulo de informação mesmo, pq as duas morreram...

Abraços a todos
nickyfury05/11/2009 16:49
bonsai
Complementando a infomação sobre essa espécie, ainda que o nobre colega tenha perdido suas plantas:

Muito requestada para plantio em parques e jardins, por causa da beleza e exuberancia de sua floração, evita-se seu plantio em calçadas e próximo a edificações, pois suas raízes são extremamente invasivas e destrutivas.
Marcio Vargas05/11/2009 17:04
Amigo nickyfury!!!

Otima contribuição. Um detalhe interessante desta planta é que durante a noite as folhas "fecham".

É justamente devido a floração que eu não vou desistir de fazer um bonsai desta planta. Estas duas que eu tinha por descuido e ignorancia fiz a extração de maneira errada, eu puxei ela e desta forma as raizes capilares foram arrancadas. Lá no terreno de onde tirei estas ainda sobraram duas, porem um pouco menores que em breve vão ser arrancadas para dar lugar a um predio. Estou programando para este sabado ir lá e coletar uma delas, porem desta vez de forma correta. Vou coletar retirando o torrão inteiro.

Na segunda coloco fotos por aqui.

Abraços a todos
nickyfury05/11/2009 18:34
bonsai
Não é preciso um grande torrão. Atenha-se a que as raízes capilares, mais finas, sejam em maior quantidade. Dessa forma, a planta não irá estressar e sua recuperação será mais certa e rapida. Ao preparar o novo substrato em que a planta será colocada, use: pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinheiro, terra granulada. tudo fragmentado bem pequeno, ficará um solo bem drenante, favorecendo a emissão de novas raizes capilares. 😄

Adube somente depois de transcorridos 45 dias do replantio, regando sem encharcar em demasia. Planta recolhida recupera-se melhor se passar a primeira semana em meia sombra, evitando o sol forte da tarde. Ao compor o novo substrato, e antes de colocar a planta nele, acrescente um pouco da terra retirada do local em que a planta estava originalmente. Há fungos nas raizes, chamados micorrizas, que trabalham em simbiose com a planta, contribuindo para sua recuperação e desenvolvimento. Isso é muito importante. 😉
alexmikol06/11/2009 21:50
Para lhe ajudar num próximo yamadori, além das dicas dos outros amigos bonsaistas, vc pode tbm comprar TIAMINA ou simplesmente VITAMINA B1, encontrará com certeza em farmácias de manipulação de sua cidade, somando-se a sombra, ao saco plástico (estufa) aumentará em muito as probabilidades de sucesso com suas plantas. Um abraço!
Marcio Vargas17/11/2009 10:24
Bom...

Conforme prometido ai vão as fotos da nova tentativa com esta planta. Voltei lá no terreno e colhi mais dois exemplares. Procurei escavar o maximo possivel para manter a maior quantidade de raizes. Ainda assim a propria planta tinha poucas raizes.
Um fato novo é que descobri não se tratar de Tipuana. Aqui na cidade as ruas são cheias de tipuanas, e estão todas muito floridas, inclusive meu filho recolheu algumas sementes que plantou e nasceram. Esta planta que fiz o Yamadori as folhas são bem semelhantes a Tipuana, porem não da flores e tem uma folhagem mais densa.
Segue algumas fotos desta empreitada

Aqui elas antes do plantio

Folhas I

Folhas II

Vazo

Esta é a que eu fiz o primeiro Yamadori, ela não sobreviveu.

Preparando o substrato. Uma parte de terra abubada, uma parte de areia e uma parte de pau podre.

Substrato pronto

Pronto, aparecem também as mudinhas de macieira, araucaria e maracuja do meu filho...

Agora só de curiosidade vai as fotos do micho de tipuana do meu filho. Ele plantou Ipe amarelo que também já esta germinando.
A proposito, qual o melhor momento para separar estas mudinhas e colocar uma em cada vazo?

Bom... Era isso, aguardo comentarios...

Edit: Esqueci de mencionar que fiz a desfolha logo após terminar o serviço.
alexmikol17/11/2009 17:44
Pelo que parece sua areia é fina, use areião, encontra em casa de material de construção para vender, aqui em Santa Maria paga-se em torno de 5,00 reais o pacote. Vai ficar mais poroso o substrato, facilitando mais a drenagem!!! Quanto ao pau podre, não tenho conhecimento para falar se é bom ou não, outros bonsaistas mais experientes poderão opinar melhor. Um abraço!
Marcio Vargas18/11/2009 08:07
Alex

O Pau podre segura mais umidade que os cacos de ceramica, e deixa o sistema bem drenante...

abs...
alexmikol18/11/2009 10:12
Com certeza, porém, com a rega constante, eles vão continuar a apodrecer e pode ser que na decomposição liberem alguma "toxina" que possa prejudicar as raízes. Mas é apenas minha opinião, vamos esperar que mais alguém opine. Um abraço e boa sorte!
Marcio Vargas20/11/2009 14:56
Pessoal.

As tipuanas já estão entre 10 e 15 centimetros e pretendo separa-las em vazinhos individuais neste sabado...

Qual a melhor forma de fazer isso?
Tenho que seguir algum procedimento especifico?
Matheus 3120/11/2009 15:48
a susbstancia ruim pras plantas que tem em algumas se nao todas madeiras é o tanino (tem na fibra de coco e xaxim se nao me engano também, por isso é bom comprar tratada a fibra de coco)
pra tirar tem que deixar uns meses (ou semanas, nao me lembro, mas acho que são 6 meses) na água trocando a água sempre
sim, da muito trabalho, eu acho
Marcio Vargas20/11/2009 16:07
Olha só...

Longe de mim querer discordar de alguem que certamente é mais experiente que eu.... Porem faz mais de um ano que utilizo o tronco podre, antes de conhecer o forum eu utilizava apenas com terra, depois do forum passei a colocar areia também, depois de descobrir as maravilhas de uma boa drenagem...

Então, em todo este tempo nunca tive problema algum quanto a toxinas e afins... As plantas estão ate bem vigorosas... Tenho micho de maça que em 1 ano passou dos 50 cm..

Mas a duvida agora é quanto a colocação destas tipuanas em vazos separados,,, Tem algum cuidado especial que devo tomar...?
Matheus 3120/11/2009 21:04
Marcio

Algumas plantas são mais sensiveis ao tanino nas raizes 😉

e também pode ser que algumas madeiras nao soltem tanino, ou que teriam bem pouco, acho que algumas até gostam dele em pouca quantidade mas nao tenho certeza de nada heim rsrs
enfim, se vc ja ta usando nao tem por que mudar a menos que tivesse prejudicando sua planta

Quanto as tipuanas eu acho melhor você fazer um teste
transplante duas ou três, ai se elas nao sofrerem mais que o normal você muda as outras
nao deixa muito tempo elas juntas por que as vezes as plantas soltam um tipo de hormonio se nao me engano, no solo para competir pelo espaço no solo, esse hormonio impede as outras plantas de crescer
isso eu ja li, mas se é com todas as plantas tambem nao sei

olha só, dei um monte de informação mais nao tinha certeza de nada, se esse post ficar sem utilidade os moderadores podem apagar pra manter o forum mais limpo
12