yamadori resedá: floresta desmontada
Sergio Batalini02/10/2009 14:15
yamadori resedá: floresta desmontada
Ufa... duas horas de trabalho para coletar num terreno baldio, eram mudas em saquinhos que foram abandonadas a alguns anos ..chegamos em casa : eu e as duas moitas...

26/09/09SABADO 14:00 horas
Sergio Batalini02/10/2009 14:21
coloquei a moita menor na bacia com agua para hidratar as raizes enquanto espera sua vez, esta vou começar a desmontar ... Como esta muito compacta a moita vou usar jatos de agua para fazer aparecer as raizes internas e ver onde devo começar a cortar...

á... óia eu aí gente... 😄
Sergio Batalini02/10/2009 14:36
hummmm... pensei que estariam separadas , mas estão soldadas num bloco só ... xiiii vai dar mais trabalho do que eu pensei ... 😲

Sergio Batalini02/10/2009 14:48
facão...martelo.. serra... e da-lhe jatos d'agua.. e mais facão e cacos que voam ... e pedaços vão se soltando ...ufa.. pausa prá agua gelada e um cigarrinho e fotografar ...ehehe...tá aí um dos pedaços..:

e outro;

Sergio Batalini02/10/2009 15:13
e assim fui fazendo aos poucos .. escolhendo os melhores angulos para cortar , limpando o restante e escolhendo novos pontos a serem cortados ... e acomodando os pedaços em bacias com agua ...

Sergio Batalini02/10/2009 15:18
depois de umas 4 horas consegui ... Um total de 19 pedaços aproveitados nas duas moitas... aja espaço, estas ficaram poraqui... outras espalhei pelos cantos ... sombra e agua fresca e OREMOS...rsrsrsr:

como podem ver alguns pedaços tem mais de um tronco .. por hora quero apenas que brotem depois faremos as novas escolhas e cada qual seguira seu caminho ...
Sergio Batalini02/10/2009 15:22
ops... ia me esquecendo .. alguem se habilita.. a me ajudar na limpeza...quase sete hora da noite ... já vai escurecer e a "dona da casa" vai chegar da aula de pintura ... uma cerveja , uma vassoura , pá, muita agua e baldes... e .. estão todos convidados .... rsrsrs inté..

Arzivenko02/10/2009 15:57
ahhhhhhhhhhhhhh
cheguei tarde, ia sugerir que mantivesse a estrutura original, seria uma floresta pronta...
r.ozelame02/10/2009 16:20
Bonsérgio, realmente perdera uma floresta pronta.....
Em contrapartida ganhastes muitas plantas, inclusive esses tocos que sobraram, se forem pra areia, enraizam facilmente.
Tenha uma boa sorte com elas. Com TODAS elas.
nickyfury02/10/2009 19:31
bonsai
Pena que não tenha tido a ajuda de algum bonsaista mais experiente. Certamente, ele teria aconselhado manter a estrutura mostrada na foto em que vc aparece agachado. Bastaria ter cortado bem rente as raizes mais grossas, mantendo o raizame o mais superficial possível e compor uma floresta com essas magnificas plantas. Claro, teria que selecionar qual tronco seria o primeiro, o segundo e o terceiro, dentro de uma sistemática bem planejada, mas o resultado poderia ser bem melhor. 😲
Mas, como diziam os filisteus ou fariseus: agora, inês é morta. É cuidar do que ficou, fazer o quê? neres de catibiriba. 😂 😂
O resedá, ou mais especificamente, Lagestroemia indica, é denominada pelos japoneses de Sarusubere, e é amplamente cultivada no Japão como bonsai, em diversos estilos. Aceite bem trabalhos de madeira morta, principalmente shari, e a formação estrutural é relativamente simples, aceitando aramação e poda de manutenção, bem como desfolha para reduzir o tamanho das folhas. 😄
DigoF302/10/2009 21:50
ola, espero que todo este seu trabalho
tenha uma boa recompensa.
Agora é rezar...
boa sorte...
t+.
Sergio Batalini03/10/2009 12:02
As vezes , o que é facilidade para alguns é dificuldade para outros ...Mesmo usando toda a criatividade que disponho { e sei que é quase nada ..} mesmo procurando bacias e vasos que pudessem acolher tamanho projeto ...mesmo tendo ferramentas improvisadas e adaptadas...não encontrei meios possiveis para trabalhar neste resedá como uma floresta...seria impossivel de manusear ou trocar de lugar em virtude do peso{ coisa que faço com frequencia para que todas recebam sol em todos os lados e periodos ... }, pois trabalho sempre sozinho . Outro dificultador foi a falta de ferramentas adequadas{ como já mencionei} para um projeto tão grande. No mais , como sou um mero aprendiz , vislumbrei a possibilidade de exercitar-me muito mais com varios projetos que com um unico e praticamente pronto , feito pela natureza...Com 19 toquinhos , terei 19 chances de acertar e 19 motivos para pedir a ajuda de tão honrados professores... aos quais me curvo com resignada humildade....
Ricardo Paiva03/10/2009 23:12
É isso ai Sérgio, 19 futuros, 19 aprendizados, 19 bonsai!!!!!!!!
Cara, yem muito material bom ai. Parabéns.
Agora é deixar elas descançar e ir "domando" as brotações que virão em grande número. O resedá brota muito fácil.
Depois abra um post com o desenvolvimento das DEZENOVE árvores!!!!!!
Sergio Batalini05/10/2009 14:09
Agradeço a todos e volto a dizer que uma floresta não me daria tanto trabalho {prazer} como esse monte de filhotes, alem do problema de falta de ferramentas e vasos adequados 🙁 ... quando brotarem volto a postar para que juntos encontremos os melhores caminhos .. 😄
Edmilson05/10/2009 17:27
Dezenove vezes
Caro amigo, parabenizo a você pelo menos dezenove vezes.
Realmente o começo de tudo é um tanto quanto trabalhoso, assim que brotar divida conosco estes lindos trabalhos.
Atenciosamente
Sergio Batalini05/11/2009 13:26
35 dias depois , e aí estão alguns dos pedaços da floresta:

Sergio Batalini05/11/2009 13:38
estou começando a estudar um por um para eliminar brotos mal posicionados, tentar encontrar a frente , o caminho e dar inicio a adubação ... 😄
Convoco os amigos a me ajudarem , mostro um deles como exemplo:

Sergio Batalini05/11/2009 13:44
Sergio Batalini05/11/2009 13:52
As vezes surgem muito brotos , mas em lugares que não podem ser ou até quatro deles em um unico ponto ,melhor tirar agora que perder tempo com eles. Certo?

Mário Sérgio05/11/2009 15:30
Esta última foto seria uma ótima opção de frente!
Marcio Vargas05/11/2009 15:43
Bonsergio...
Que brotação vigorosa...
O que usou como substrato nestes 35 dias? Algum adubo, estimulante?
Parabéns... Vamos acompanhando,...
Abraços
nickyfury05/11/2009 18:25
bonsai
Bonsergio, eu aconselharia deixar os galhos linificarem melhor, adquirindo uma coloração mais próxima do marrom, antes de cortar. Dessa forma, vc evita perder galhos que estão em boa posição para uma otimização futura. A paciência é sempre melhor, na condução de trabalhos assim. 😄
De qualquer forma, aguarde a alteração de cor para aplicar aramação e forçar os galhos a uma posição mais adequada à formação estrutural pretendida para cada planta. O ideal, a meu ver, é que na oportunidade vc poste as plantas individualmente, em tópico, para que possa ser analisada e discutida uma a uma. Isso iria facilitar a emissão das opiniões, calcada numa melhor observação. Lembre-se apenas de postar o máximo de tres fotos por planta, mostrando tres angulos para melhor estudo e analise. 😄
Arzivenko05/11/2009 19:28
Sérgio! o que foi que deu pra estas plantas comerem! nossa, e eu achei que as minhas estavam se recuperando rápido..
Parabéns!
DigoF305/11/2009 20:45
ola, agora começa a aramação e etc...
garanto que vai ter plantas censacionais
boa sorte...
Angela Fernandes05/11/2009 23:16
Olá Bonsérgio !!!!
Acho que os amigos foristas já disseram tudo....mas ouso opinar alguma cosinha, se me permitirem.
Bom, você resolveu separar a floresta pronta, ou quase pronta, então....
Bela recuperação das plantas.
Todas rebrotaram ?
Qual o substrato utilizado ?
Qual a adubação e a periodicidade ?
Creio que algumas apresentadas agora sarão belos bonsai....
Coloque-as individualmente.............por favor.