Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

yamadori resedá: floresta desmontada

12
Ricardo Paiva06/11/2009 10:45
Olá Sérgio.
As plantas estão demonstrando que estão se recuperando muito bem e que o sistema radicular está bem ativo. Isto é excelente.
Bem, quanto a mexer nelas acredito que é muito cedo para isto. Eu as deixaria quietas e crescerem livres, elas estão pós um grande stress. O resedá emite muitas brotações, é só podar que elas vem aos montes.
Dependendo da espécie, eu só começo a mexer nos yamadoris apenas depois de 6 meses mas normalmente é depois de um ano +/-. Já perdi boas plantas por achar que as mesmas já estavam recuperadas.
Sergio Batalini06/11/2009 18:02
Ola amigos ,
Todos os tocos rebrotaram rapidamente e com vigor , eu me espanto a cada dia , acredito que crescem 0,5 cm por dia ... 😲
Substrato: Areia lavada pura , nada mais ... funciona mesmo.
Adubo: nenhum , apenas algumas regas com enraizador biofert nos primeiros dias e muita agua .
Dicas:
1- Acompanhei e orientei a coleta para evitar danos as raizes , já vi gente arrancar toda aquela cabeleira das raizes para fica só com as mais "fortes" e grossas 😲. Claro que são pessoas que não conhecem o sistema radicular das plantas...
2- Desde a coleta até a bacia definitiva o raizame não ficou exposto ao sol/vento em nenhum momento , o que contribuiu muito para o sucesso evitando a desidratação , agua ,muita agua durante todo o processo ...
3-Estudei muito cada corte para dividir as raizes e manter uma quantidade delas em cada pedaço , descartando o que considerei sem chances...
4- Depois de replantadas nas bacias coloquei embaixo de um chorão , numl ugar protegido do vento e recebendo pouca luz solar direta ...
Reguei religiosamente 2 x por dia e acreditei ...
E assim ... o milagre aconteceu ...
LORDCRAST06/11/2009 18:46
Muito bom o trabalho, parabéns...

boa sorte...
Sergio Batalini07/11/2009 09:11
Nicky, Ricardo .
Obrigado pelas orientações, eu estava mesmo na duvida se podava agora , enquanto são tenros os brotos , ou esperava a linidificação .
Duvida esclarecida .
Fiz podas em 4 bacias , as outras manterei como estão, apenas eliminando os galhos mal posicionados. As que podei já emitem novos brotos e todos bifurcados , cada galho se transforma em dois ... 😄
Vamos aproveitar para fazer experimentos com todas essas plantas : adubação, estilos, aramagem , podas , shari..etc...
Quem sabe em alguns anos eu possa dizer que sei alguma coisa sobre resedás...
Farei como o sugerido por voces , cada toquinho terá um topico especifico , com 3 fotos , para que todos participem do progresso deles .

Muito Obrigado.
Sergio Batalini14/01/2010 16:58
Estou atualizando este topico apenas para que os que já conhecem se lembrem e os que não conhecem passem a entender os novos topicos que postarei ... conforme o combinado farei um para cada toquinho.
Sergio Batalini29/03/2010 11:37
MARÇO/2010
Sergio Batalini17/11/2010 14:13
Estou revivendo este post para que todos possam ver de onde surgiram tantos resedás 😄

Ah , e dizer tb que entendi o que me disseram o Nick , o Ricardo e o Elio e todos os outros amigos ...1 ano depois , entendi como se desenvolve o resedá .. 😄

É preciso podar e aramar os galhos na hora certa : antes , secam ... depois: quebram ...

Muita agua e muito adubo: pragas ... que devem ser combatidas sistematicamente .. sem descanço ...

Se brota bem ??... nossa ... impressiona , os brotos na base então , não dão sossego ...

Poda drastica , madeira morta, shari , jin : parece que adoram , nenhum apodreceu ou morreu por causa das intervenções ...

O caminho é enorme , mas a satisfação é maior ...

...
Diogo Justiniano de Holan02/12/2011 09:50
Bonsérgio, sou fã de uns trabalhos seus que tive oportunidade de ver aqui no Fórum, este tópico somente ratificou isso. Imagino o trabalho que deu fazer a separação de tantos exemplares, além da dificuldade de conduzir tantos. hehehe

Está de parabéns irmão.
Anderson Neuhaus02/12/2011 12:13
Acompanhando!
Sergio Batalini03/12/2011 09:27
Ola amigos , 26 meses depois da coleta temos alguns toquinhos em destaque , seguem fotos de alguns deles para apreciação e comentários :

Todos ainda em fase de estruturação da copa, cicatrização dos cortes drasticos do yamadori e adaptação aos vasos pequenos , mas a meu ver com boas chances de chegarem a ser considerados bonsai .
Tiago R03/12/2011 10:45
O segundo de baixo pra cima está muito bonito!!!!
edson060508/12/2011 10:11
Grande Sérgio,
parece que foi mesmo uma decisão acertada desmontar a floresta; as plantas estão ótimas. Gostei muito destas:

Abraço.
Edson.
gilbertovm01/02/2012 14:59
Gostei das plantas. Parabens!
marcio gabiatti01/02/2012 19:51
Estão tomando forma e educando, muito bom gostei...
romeucr01/02/2012 20:01
Parabens!

Quando comecei a ler o topico e vi as imagens pensei.. caramba será q esses "tocões" vão dar em alguma coisa??? rs

Agora vendo os resultado e percebo q ainda tenho muuuito a aprender não só das técnicas, mas também como visualizar um possível bonsai e se um simples toco é promissor ou não.

Usando a mensagem do edson0605, de todas, gostei mais da segunda planta.
Anderson Neuhaus01/02/2012 22:11
belissimos exemplares! vc esta de parabéns...
Ricardo Paiva01/02/2012 23:12
Olá Bonsergio, vão muito bem suas estremosas, estás fazendo um bom trabalho.
Estou trabalhando 4 plantas e estou gostando muito da espécie.
Lucinei Reis02/02/2012 01:39
Parabéns estão ficando ótimas !!!!!!!!!!! 😄
Sergio Batalini02/02/2012 09:52
Bom dia a todos e obrigado pelas opiniões e elogios .... dos 19 toquinhos apenas 12 foram aproveitados , o resto foi descartado ou replantado no chão. Dos 12 , 5 se destacam e 7 estão ainda indefinidos.
Neste verão estão florindo muito o que resulta num adicional de beleza e charme. Logo vamos postar fotos .
edson060503/02/2012 09:47
.
Acompanhando!! 🙄
Green_bsb03/02/2012 10:25
Acompanhando!!
12