Fernando não precisa agradecer. Eu passo para frente o que eu aprendi e daqui a algum tempo você fará a mesma coisa, esse é o espírito do fórum 😄 .
Bem, o ápice: você está seguindo por um estilo moyogi, o que você precisa é de um galho para dar continuidade ao tronco, vou postar uma foto de um moyogi desfolhado para você ter uma idéia:
O importante no estilo moyogi é que o ápice fique na direção da base do tronco (como o da foto), para que a planta não fique com a aparência de que está desequilibrada. É claro que há exceções, mas normalmente é assim que é feito.
As raízes, ou nebari, quando você for transferir a planta, as "penteie", com muito cuidado, e as distribua de forma radial como os raios do sol em volta da base do tronco, se houver alguma raiz indo diretamente para baixo corte-a. Na hora de colocá-la no escorredor coloque em baixo dela algum objeto redondo e chato, parecido com uma pizza, pode ser uma madeira ou alguma outra coisa... eu uso tampinhas de chocolate em pó. O resultado disso é que com o tempo o nebari irá se desenvolver de maneira correta e ficará como o de uma árvore adulta como nesta outra foto:
No resto acho que você está indo bem!
Abraço!