Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Tamarindo...

12
Fernando Alves13/10/2009 14:04
Meu Tamarindo...
Olá pessoal, tenho um tamarindo com mais ou menos um ano e meio de vida, que plantei da semente, e venho fazendo algumas modificações nele, mas como não tenho nenhuma experiência na área, não sei se to no caminho certo, e o que devo fazer para ir melhorando essa minha planta.

Segue abaixo a trajetória da planta até hoje:

08/03/08

01/08/08

07/01/09

10/06/09

10/08/09

13/10/09

marco_avelar13/10/2009 19:07
Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes).
Fernando Alves13/10/2009 22:43
marco_avelar escreveu:
Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes).

Ola, Marco!

Muito obrigado pela atenção!
Bem como lhe falei, sou leigo no assunto, e nem tenho ideia de como fazer o ápice dessa planta, se puder me ajudar.
O mesmo com as raízes, estarei passando para o escorredor em breve.

Obrigado!
marco_avelar14/10/2009 00:06
Fernando não precisa agradecer. Eu passo para frente o que eu aprendi e daqui a algum tempo você fará a mesma coisa, esse é o espírito do fórum 😄 .

Bem, o ápice: você está seguindo por um estilo moyogi, o que você precisa é de um galho para dar continuidade ao tronco, vou postar uma foto de um moyogi desfolhado para você ter uma idéia:

O importante no estilo moyogi é que o ápice fique na direção da base do tronco (como o da foto), para que a planta não fique com a aparência de que está desequilibrada. É claro que há exceções, mas normalmente é assim que é feito.

As raízes, ou nebari, quando você for transferir a planta, as "penteie", com muito cuidado, e as distribua de forma radial como os raios do sol em volta da base do tronco, se houver alguma raiz indo diretamente para baixo corte-a. Na hora de colocá-la no escorredor coloque em baixo dela algum objeto redondo e chato, parecido com uma pizza, pode ser uma madeira ou alguma outra coisa... eu uso tampinhas de chocolate em pó. O resultado disso é que com o tempo o nebari irá se desenvolver de maneira correta e ficará como o de uma árvore adulta como nesta outra foto:

No resto acho que você está indo bem!
Abraço!
Fernando Alves14/10/2009 11:46
Olá Marco, suas dicas são muito bem vindas!

Finalmente estou tendo uma direção que possa seguir com relação a minha planta.

Vou procurar seguir o modelo que você me enviou, tentando desenvolver o ápice, acho que para isso terei que, de alguma forma, colocar um dos três galhos, que são os mais grossos direcionados para cima(só ainda não sei qual, rsrs) e tambem melhorar a distribuição das raizes.

Espero que um dia tambem eu possa está contribuindo com os projetos de outras pessoas, para que assim essa corrente seja infinita...

Assim que for fazendo as mundanças na planta vou postando as fotos.

E qualquer dica a mais que tiver, será sempre bem vinda!

Grande Abraço!
Thiago Giaconi14/10/2009 11:48
Olá Fernando Alves,

Bela evolução!!!
Concondo com a opinião dos colegas e com as dicas do marco_avelar...

Abraço
Fernando Alves14/10/2009 11:59
Olá Thiago!

É muito satisfatorio toda a colaboração e insentivo que recebo de vocês.
O Marco Avelar tem sido muito atencioso e suas dicas tem me ajudado muito.

Abraço
Fernando Alves14/10/2009 13:47
Seria mais ou menos isso?
Boa Amigos, segue abaixo as fotos de como pretendo fazer as modificações:

1º Soltei das amarrações uns dos galhos, esse é o que prentendo formar o ápice:

De alguma forma pretendo torçer esse galho direcionando para cima, pois ele ainda esta muito inclinado para a lateral:

e aqui abaixo seria mais ou menos como penso que ficaria com essas modificações:

a montagem não ta muito boa mas é só pra ter uma idéia.

Valeu!
EZEQUIEL JUNIOR14/10/2009 15:33
Olá Fernando, boa tarde.

Me permite opinar sobre o estilo moyogi pelo qual pretende conduzir sua planta.

Veja esse desenho do artista Marcelo Duprat:

Observe que os galhos saem da parte de "fora" da curva, e que os galhos se fundo saem do meio entre uma curva e outra. Observe que não existem dois galhos saindo em direção oposta no mesmo ponto...

Na projeção que vc fez, o primeiro galho está "dentro" da curva do tronco, e isso não é legal...

Mais sobre os estilos você lê aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html

Mas não se preocupe com isso por enquanto, apenas continue cuidando bem de sua planta...

Abraços
Fernando Alves14/10/2009 15:42
Boa tarde, Ezequiel Jr.

Ok, entendi, vou primeiro tentar conduzir o ápice da planta para a forma ideal a partir dai vou começar a direcionar os demais galhos e extrair os que forem preciso... isso tudo da um certo medo de errar... rs... mas com a ajuda de vocês e muita paciencia vou chegar a um bom resultado.

Abraço
EZEQUIEL JUNIOR14/10/2009 15:59
Dá medo mesmo, é normal, mas com o tempo vai passando...

Procure ler bastante, tem muita coisa aqui no fórum.

Busque matérias na internet, procure conhecer alguém aí na sua cidade para troca de experiência...

Sempre estamos tentando ajudar no que for possível

Abraço
Laudir14/10/2009 16:04
Re: Seria mais ou menos isso?
Fernando Alves escreveu:
Boa Amigos, segue abaixo as fotos de como pretendo fazer as modificações:

e aqui abaixo seria mais ou menos como penso que ficaria com essas modificações:

a montagem não ta muito boa mas é só pra ter uma idéia.

Valeu!

Qual programa vc usa para editar/montar as fotos?
Arzivenko14/10/2009 18:02
Fernando, uma sugestão, ao invés de tentar tracionar o galho todo na nova posição, faça uma poda bem no ponto que você mostra com a seta vermelha! desta forma terá uma nova brotação que poderá conduzir para formar o novo ápice, e desta forma aumentará a conicidade do conjunto, já que o ápice será mais fino que o resto da planta...
Fernando Alves14/10/2009 18:18
Arzivenko escreveu:
Fernando, uma sugestão, ao invés de tentar tracionar o galho todo na nova posição, faça uma poda bem no ponto que você mostra com a seta vermelha! desta forma terá uma nova brotação que poderá conduzir para formar o novo ápice, e desta forma aumentará a conicidade do conjunto, já que o ápice será mais fino que o resto da planta...

Vou fazer isso amigo, vou podar proximo a seta para que com a nova brotação irei conduzindo para que fique no formato ideal...

muito obrigado pela dica!

Abraço
Fernando Alves14/10/2009 18:19
Re: Seria mais ou menos isso?
Joao Laudir"]

Boa Jão Laudir!

Eu utilizo o Adobe Photoshop CS3

Abraço
Fernando Alves14/10/2009 18:25
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Dá medo mesmo, é normal, mas com o tempo vai passando...

Procure ler bastante, tem muita coisa aqui no fórum.

Busque matérias na internet, procure conhecer alguém aí na sua cidade para troca de experiência...

Sempre estamos tentando ajudar no que for possível

Abraço

O medo é de fazer algo errado e prejudicar a planta, pois tem todo o apego sentimental, eu a vi nascer... rsrs!

Estou buscando bastante informações na net e sem sombra de duvidas aqui no forum estou tendo o melhor retorno, pois alem de ser vasto em informações, todos buscam uma forma de ajudar... o que é muito satisfatório.

Valeu pela ajuda!

Abraço
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 09:48
Fernando, o pessoal sempre tenta ajudar...

você também pode ajudar, dando dicas de como podemos melhorar nosso espaço!!!

Abraços
Fernando Alves15/10/2009 21:07
Pessoal!

Acho que fiz besteira, fui colocar minha planta num escorredor e com isso aproveitei e podei a raiz, porem acho que tirei muito da raiz... por discuido acabei cortando uma parte que tinha varias outras raizes presas a ela e foi embora uns 80% das raizes...

A algo que eu possa fazer...

Será que vou perder minha planta!???
Me ajudem!!!!
Matheus 3115/10/2009 21:30
Não sei se essa planta tem um enraizamento/regeneração bom, entao, trate como se fosse uma estaca, tenho quase certeza que sobrevive, tem até jeito de fazer estacas de jaboticabeira facil ^^
Essa planta se desenvolve bem rapido heim
Boa sorte!
marco_avelar15/10/2009 21:33
Fernando isso acontece, já fiz isso com um Ulmus. O Ulmus é bem resistente, sobreviveu e se recuperou bem rápido, mas eu não sei como é com o tamarindo. O jeito agora é deixá-lo a meia sombra e manter a umidade, não descuidando da rega, e não se preocupe se ele perder as folhas, porque isso vai acontecer com certeza.
Fernando Alves15/10/2009 21:38
Matheus 31 escreveu:
Não sei se essa planta tem um enraizamento/regeneração bom, entao, trate como se fosse uma estaca, tenho quase certeza que sobrevive, tem até jeito de fazer estacas de jaboticabeira facil ^^
Essa planta se desenvolve bem rapido heim
Boa sorte!

Obrigado pela força, Matheus!

Cara, eu n sei nada sobre estaquia, existe algum produto que eu possa colocar para estimular o enraizamento?

Abraço
Fernando Alves15/10/2009 21:42
marco_avelar escreveu:
Fernando isso acontece, já fiz isso com um Ulmus. O Ulmus é bem resistente, sobreviveu e se recuperou bem rápido, mas eu não sei como é com o tamarindo. O jeito agora é deixá-lo a meia sombra e manter a umidade, não descuidando da rega, e não se preocupe se ele perder as folhas, porque isso vai acontecer com certeza.

Boa noite, Marco!!!

Meu amigo, você não imagina o pavor que me deu quando fiz a poda da raiz. Mas agora com a ajuda de vocês estou ficando mais tranquilo...

Obrigado pela força...

Estou na vigilia!

Espero que ela sobreviva!!!
Matheus 3115/10/2009 22:29
Bom, você pode comprar um enraizador, mas é um pouco caro se for pra usar só uma vez, mas tem enraizadores caseiros, é só dar uma pesquisada, tem um feito com a planta "tiririca" entre outros, você pode até ir em uma farmácia de manipulação e pedir para fazer capsulas de vitamina B1, nao me lembro a quantidade, mas é só pesquisar que essas informações são todas aqui do forum mesmo
Fernando Alves15/10/2009 22:53
Matheus 31 escreveu:
Bom, você pode comprar um enraizador, mas é um pouco caro se for pra usar só uma vez, mas tem enraizadores caseiros, é só dar uma pesquisada, tem um feito com a planta "tiririca" entre outros, você pode até ir em uma farmácia de manipulação e pedir para fazer capsulas de vitamina B1, nao me lembro a quantidade, mas é só pesquisar que essas informações são todas aqui do forum mesmo

Putz... valeu pelas dicas Matheus!

vou da uma pesquisada aqui pra ver o que encontro.

Abraço
Fernando Alves16/10/2009 12:01
Bom dia pessoal!

Hoje pela manhã as folhas abriram normalmente, será que isso é um bom sinal, sinal que a planta vai resistir a essa poda?

Falo das folhas terem aberto pois é comum todo fim de tarde as folhas do tamarindo fecharem e logo pela manhã abrirem...

Abraços
12