Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Tamarindo...

12
Fernando Alves13/10/2009 14:04
Meu Tamarindo...
Olá pessoal, tenho um tamarindo com mais ou menos um ano e meio de vida, que plantei da semente, e venho fazendo algumas modificações nele, mas como não tenho nenhuma experiência na área, não sei se to no caminho certo, e o que devo fazer para ir melhorando essa minha planta.

Segue abaixo a trajetória da planta até hoje:

08/03/08

01/08/08

07/01/09

10/06/09

10/08/09

13/10/09

marco_avelar13/10/2009 19:07
Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes).
Fernando Alves13/10/2009 22:43
marco_avelar escreveu:
Fernando está ficando bom, um belo desenvolvimento. Você só não pode esquecer de fazer o ápice da planta e também tem que ver como está o nebari(raízes).

Ola, Marco!

Muito obrigado pela atenção!
Bem como lhe falei, sou leigo no assunto, e nem tenho ideia de como fazer o ápice dessa planta, se puder me ajudar.
O mesmo com as raízes, estarei passando para o escorredor em breve.

Obrigado!
marco_avelar14/10/2009 00:06
Fernando não precisa agradecer. Eu passo para frente o que eu aprendi e daqui a algum tempo você fará a mesma coisa, esse é o espírito do fórum 😄 .

Bem, o ápice: você está seguindo por um estilo moyogi, o que você precisa é de um galho para dar continuidade ao tronco, vou postar uma foto de um moyogi desfolhado para você ter uma idéia:

O importante no estilo moyogi é que o ápice fique na direção da base do tronco (como o da foto), para que a planta não fique com a aparência de que está desequilibrada. É claro que há exceções, mas normalmente é assim que é feito.