jcmorosky20/10/2009 11:01
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Então, há prazer em se estar produzindo algo novo a partir de sementes, como há prazer, igualmente, em se estar produzindo algo a partir de estaca, alporquia, enxertia ou yamadori. Há prazer em se estar fazendo bonsai. Essa é a realidade.
Exatamente... é o que percebo. Só criei o tópico pois tenho a impressão que a maioria dos bonsaistas preferem resultados mais imediatos e por isso preferem o material mais avançado.
Gosto de saber que novas sementes estão brotando... sja para se tornarem árvores na natureza ou bonsais em nossos vasos!
Ontem mesmo estava eu de terno, na chuva catando sementes de esponjinha no chão. Plantei-as (6 sementes) ontem à noite e hoje pela manhã já estavam "apontando" a brotação!
jcmorosky20/10/2009 11:07
Acho bem bacana teu ponto de vista... e concordo contigo. Só tenho que discordar de uma coisa:
Raphael Costa escreveu:
eu possuo 2.5. e tem um ano que ingressei nessa incrivel arte (me arrpendo d nao ter descoberto essa arte antes)...
vlw!!!
Não podemos nos sentir arrependidos de sermos ignorantes! A falta de conhecimente da existência de algo nos impede de busca-la!
Ora, como eu, parece que você não sabia da existência dos bonsais. Como se arrepender de não conhce-los antes? Ao contrário, eu, sim posso me arrepender de ter assistido Karatê-Kid e ter ficado com a impressão de que aquilo era algo extremamente difícil para eu fazer! Muitos anos depois fui ver se realmente era difícil... resultado: me arrependo de não ter buscado mais conhecimento antes! Poderia ter começado faz muito tempo! Assisti Karatê-Kid logo que saiu em VHS!
jcmorosky20/10/2009 11:10
Arzivenko escreveu:
Concordo plenamente com o Antonio Castro, depende da finalidade, se é adquirir conhecimento, experimentar, passar o tempo, curtir, então não é tempo perdido. Mas se o objetivo é ter uma obra prima, então tem que começar com um material que já demonstre essa potencialidade.
Como discordar disso?
Embora pense que pode-se obter uma obra prima iniciando da semeadura, o resultado é mais certo e rápido através de um material em estado mais avançado que apresente potencial!
O Guardião12/03/2011 15:21
Pode sim
Independentemente de como vc se inicia na arte bonsai, vc acaba experimentando um pouquinho de cada tecnica. Logico que haverá sempre aquela que será sua predileta. eu tenho uma pitangueira que começei a 10 anos e depois que ela já estava com uma certa formação cortei ela e deixei somente o toco. Então mesmo que vc comece com uma semente, pode acreditar uma hora vc vai olhar pra uma determinada planta e verá que tem que recomeçar, então cortará ela no toco.
Com o tempo vc vai vendo os trabalhos dos colegas e derepente passa numa floricultura ou viveiro de mudas e encontra uma planta que tem um bom potencial ou um bonsai praticamente proto da qual vc terá somente que retirar alguns galhos, direcionar outros etc.
Aí já foi vc começa tomar gosto pelas outras tecnicas. bonsai é como pintura, vc pode preferir acrilico, guache, mas é sempre bom experimentar oleo, grafite carvão vegetal......
Vc acaba sendo desafiado pela arte a tentar algo que ainda não tentou.
Eu tenho pouquissima experiencia, mas hoje eu já consigo ver potencial em algumas plantas que antes eu não via, pena que a maioria delas não me pertence. rssss
Mas meu conselho é que, se tiver espaço e tempo dispinivel, plante semente, compre plantas em viveiro, faça yamadore, monte sua coleção e mostre para todos nós aqui do forum.
Um abraço