Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT VIDEIRA - YAMADORI --- ATACADA, EM ESTADO DE COMA!

12
Laudir19/10/2009 16:16
JLT VIDEIRA - YAMADORI --- ATACADA, EM ESTADO DE COMA!
Esta uva eu coletei no quintal de casa.
Haviam duas plantas que saiam do mesmo local. Resolvi tirar a menor.

Aguardo orientações quanto ao estilo.

Ainda tenho uma dúvida: Agi corretamente em coloca-la na areia grossa (escorredor)???

Aguardo orientações/sugestões.

Abraços!
EZEQUIEL JUNIOR20/10/2009 09:48
Olá João,

Sua planta é bastante interessante mas não sei informar corretamente, com certeza, algum amigo nos ajudará. Vamos aguardar!

Enquanto isso, tente buscar alguma coisa na internet, sempre há algo interessante...

Abraço
Thiago Giaconi20/10/2009 12:39
Olá Joao Laudir

Olha um bonsai de parreira que encontrei na internet...

Abraço
Laudir20/10/2009 12:56
Minha dúvida é se agi corretamente em colocar esta muda dentro do escorredor com areia somente.

vc acha q eu deveria misturar algo mais ou somente a areia já basta?

desculpa... é medo de perder esta preciosidade
Sergio Batalini20/10/2009 13:22
Ola . Acredito que vc agiu corretamente ... O stress da coleta e as poucas folhas para serem alimentadas são motivos para que ela fique na areia grossa por alguns meses ... Na bacia maior { que deve estar devidamente furada em baixo e nas laterais ..} vc deve colocar um substrato bem forte , de preferencia com esterco curtido , pedriscos , areia e terra vegetal com 50% + ou - de materia organica ... 30% terra e 20% areia/pedriscos ... enterre o escorredor uns 3 dedos neste substrato ... sombra e agua ... se tiver hormonio enrraizador , use , se não, não tem problema ... As raizes crescerão em busca do alimento na bacia maior e isso fortalecerá o sistema radicular o que resultará em um planta mais vigorosa... parabens e boa sorte ... 😄
Laudir20/10/2009 13:31
Bonsérgio

Você me esclareceu em muito!
Estou tendo problemas com a areia grossa em relação à estaquia.
Pego uma estaca e faço aquele esquema da estufa pet.
só que depois de uns 30/40 dias (com mudas de ficus) eu verifico que a casca soltou toda da estaca e nao houve enraizamento nenhum.

fiz um alporque ao mesmo tempo com ficus e em 30 dias o galho mais parecia uma espiga de milho nova que está cheia de cabelos... simplesmente a estaca fica branca de tanta raiz.

será que está havendo encharcamento para que (na estufa pet) a casca se solte?

fiz este esquema da estufinha pet com uma estaca de figo e após 25 dias deu o mesmo resultado: casca solta e nada de raízes.

OBS:
o sistema de irrigação q estou utilizando é
GARRAFA PET (2LT) + EQUIPO (MATERIAL QUE REGULA A SAÍDA DE SORO HOSPITALAR)
Matheus 3120/10/2009 13:47
Quanto as estacas, tive o mesmo problema com o ficus numa época que chovia muito, nem usei estufa, a parte enterrada apodreceu (pena, era uma estaca grossa :/) e com as finas aconteceu o mesmo, uma dica, tenha amor a suas narinas e nao cheire aquilo (tenho mania de cheirar coisas '-')
To tentando denovo agora, que nao chove tantos dias seguidos
boa sorte
Vhalveruth20/10/2009 18:32
tb to namorando uma videira q esta na casa da minha tia...

acho mt bonita quando frutifica, ainda mais este exemplo q foi dado pelo nosso companheiro

abraços e boa sorte
nickyfury21/10/2009 14:55
bonsai
A estaquia em areia não é indicada para toda e qualquer espécie. Algumas vão melhor em composição mais drenante e que retenha menos liquido. Pode-se adicionar caco de telha e pedrisco em maior quantidade à areia grossa, além de plantax (solo vendido pronto, ideal para horticultura), tomando-se o cuidado de analisar o interior do solo antes de proceder a uma nova rega, o que evita apodrecimento e perda de material. 😄
Laudir21/10/2009 15:44
Vhalveruth escreveu:
tb to namorando uma videira q esta na casa da minha tia...

acho mt bonita quando frutifica, ainda mais este exemplo q foi dado pelo nosso companheiro

abraços e boa sorte

Só nao vá arranjar encrenca com sua tia hein kkk
Vhalveruth23/10/2009 13:54
haiaiuaiuhauihaiuha

não não, encrenca não, é so eu leva uma orquidea pra ela q ela me da todas videiras da casa dela

abraços
RicardoGV24/10/2009 22:43
Substrato
Amigo, há uma materia que li algum tempo atrás, que me tirou muitas duvidas sobre o substrato ideal, muitas ideias colocadas em muitos sites e fóruns são descartadas...

acesse: http://www.artebonsai.com.br/solo.htm
leia toda matéria, creio que irá lhe ajudar muito...

Abraço, boa sorte com sua videira,
O que precisar pode contar...
RicardoGV
Laudir25/10/2009 00:52
Ótima indicação!

Até imprimi

abraços
Laudir30/10/2009 16:16
está ficando imensa
as fotos eu tirei dia 29/10/09

RicardoGV30/10/2009 21:58
Muito Bom....

Realmente ela está com toda força ...
Que continue assim... Boa Sorte!!!
😉
RicardoGV
Laudir31/10/2009 09:32
Obrigado!

Estou pensando em esperar a próxima lua nova e entao, faltando 3 dias para terminar a lua nova, podá-la!
EZEQUIEL JUNIOR31/10/2009 11:44
Olá João,

Continue cuidando bem de suas plantas. Não desamine! Um novo broto é sempre uma nova alegria...

Abraços
Laudir12/11/2009 12:39
Atualizando. Fotos tiradas dia 11/11/2009.

A planta está com um galho de quase 60cm de altura.
Tive que pegar um espeto velho e usa-lo para dar sustentação ao galho.

Semana que vem eu vou podar o galho de sacrifício e posto mais fotos!

Abraços
Laudir15/11/2009 19:09
EDITADO - FOTOS NAO APARECERAM
Rodrigo Tavares15/11/2009 19:43
Oi Laudir as fotos não apareceram...
Tbm tentei com uma foto minha para pôr no perfil, mas não deu certo...
Tô apanhando que nem cachorro sem dono rsrsrs...
Laudir16/11/2009 09:38
AGORA SIM APARECERAM

Estou postando fotos para gerar um histórico bem completo. Espero ajudar e ser ajudado também!

15/11/2009

Rodrigo Tavares16/11/2009 12:46
E agora, vc vai podar a rama para ficar pequena? ou vai deixá-la crescer à vontade?
Laudir16/11/2009 12:49
ainda nao tenho nada definido para ela.

A principio pensei em deixa-la para poder engrossar e dar continuidade num estilo literati, q eu acho q é o estilo que mais se adequa a esta especie.

Aceito sugestões/orientações.

Abraços!
Laudir23/02/2010 11:40
Laudir26/02/2010 15:39
Peço a opinião dos colegas sobre o vaso.
Ganhei um "pote" de argila e pretendo corta-lo.

tenho duas opções de corte:

Primeira opção:

Segunda opção:

alguem tem outra idéia?
12