TRABALHO EM CIMENTO CELULAR
Mário A G Leal22/10/2009 22:11
TRABALHO EM CIMENTO CELULAR
SE VOCÊ CLICAR F11 A TELA FICARÁ MAIOR. DEPOIS É SÓ CLICAR NOVAMENTE QUE VOLTA AO NORMAL
SETEMBRO DE 2009
Esta foi a minha segunda tentativa com este material, a primeira não ficou muito boa. Acredito que com um pouco mais de trabalho com este material conseguirei trabalhos mais agradáveis. Há muito tempo ouvia falar do cimento celular e, algumas vezes procurei encontrá-lo até que, no Leroy Merlin, em Ribeirão Preto, achei.
O material para este trabalho foi o que se encontra nesta foto mais uma Dremel que é, na minha opinião, a ferramenta ideal para acabamentos.
A furadeira, com uma broca de madeira, foi excelente para retirar grande pedaços. Usei muito o formão, também para madeira.
Os primeiros detalhes deste trabalho.
Vista lateral. Para a montanha principal usei cinco blocos de 15 x 30 x 60 cm
Esta laje de ardósia tem 1,40 x 0,80 mts. Foi necessário uma semana para fazer este trabalho.
Vista superior. O barco maior deveria ser um pouco menor para ficar dentro da proporção do trabalho mas, era o que tinha no momento. Futuramente, substituirei.
Procurei deixar o cume da montanha sem cor para passar a impressão de neve. A cor é a do próprio cimento. É um trabalho diferente e divertido pois vamos imaginando a medida que avançamos. Não sei desenhar então o que acontece é que deixo a minha imaginação trabalhar na ponta da Dremel.
Detalhe.
Detalhe.
Detalhe. Somente um pequeno shimpaku de 6 anos aproximadamente. Nesta foto você pode observar que o barco está mesmo desproporcional a paisagem como disse acima.
Detalhe.
EZEQUIEL JUNIOR23/10/2009 09:17
Olhando esta composição fica bem claro por que o senhor tem toda esta experiência internacional em seu "currículo" como bonsaísta... eu nem sei descrever o que penso deste trabalho... é algo maravilhoso de ver... dá vontade de ficar olhando o tempo todo... rss, penso como deve ser vê-la ao vivo...
Parabéns por esta obra de arte...
Abraços
Thiago Giaconi23/10/2009 10:34
Olá Mário,
Realmente é um belíssimo trabalho, parabéns!!!
Abraço
Mário A G Leal23/10/2009 11:36
Ezequiel e Thiago, obrigado. Na verdade a Paisagem de Bonsai (Penjing Landscape) nos permite algumas viagens de imaginação muito boas. Devido a dificuldade de manutenção e, muitas vezes, obtenção de material, muitos amigos não experimentam esta divertida Arte.
Renan Campara Braido23/10/2009 20:13
Maravilhoso......
MESMO....
Me senti lá.....
Parabéns de verdade!
Mário A G Leal23/10/2009 20:26
Olá Renan, que bom que gostou.
Mirian Valadão23/10/2009 22:23
Boa Noite Senhor Mario.
Trabalho lindissímo. Como disse o Ezequiel: "dá vontade de ficar olhando o tempo todo... rss, penso como deve ser vê-la ao vivo..."
Abraços
Mirian
Mário A G Leal23/10/2009 22:54
Obrigado Mirian!
Ricardo Paiva25/10/2009 01:08
Impressionante Mário, é o trabalho mais incrível e belo que já vi feito por um brasileiro, parabéns.
Este post é uma verdadeira aula. Se você me autorizar, gostaria de posta-lo no meu blog.
Mais uma vez, parabéns !!!!!!!!!
Mário A G Leal25/10/2009 07:27
Ricardo, fique a vontade para mostrar. Obrigado.
Illex25/10/2009 21:49
Mário,
Realmente ficou impressionante, a delicadeza e a simplicidade impactante do trabalho ficaram incríveis em conjunto.
Da vontade mesmo de entrar e tentar explorar essa cadeia de montanhas e todo o restante da paisagem.
Parabéns!!!!
Um trabalho digno de aplausos.
Illex
Mário A G Leal26/10/2009 00:29
Illex, obrigado. Estou agora caminhando por este novo caminho.
marco_avelar07/11/2009 00:26
Mário lindo trabalho!
Eu não conheço muito sobre essa arte, não sabia que era possível construir as rochas (é claro, só para quem tem o seu talento!!!).
Ao ver a sua construção com o cimento celular eu me lembrei de algo que vi em outro site, sobre aquarismo. Eu tenho muito mais tempo de aquário do que de bonsai. Eu não sei se pode ser útil ou se já é utilizado no penjing, mas achei que valia a pena mostrar.
http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0902.php
É uma construção de uma parede de pedras com isopor:

Mário A G Leal07/11/2009 08:35
Marco, muito bonito! No caso da Paisagem de Bonsai acredito que não daria certo. É um comentário sem segurança nenhuma. Os detalhes seriam muito difíceis de trabalhar. Valeu!!!
marco_avelar07/11/2009 19:43
É verdade Mário! Esse aquário tem 1,80m de comprimento, para fazer uma rocha com isopor e epoxy em escala reduzida seria difícil de trabalhar os detalhes, o isopor certamente quebraria se fosse esculpido de forma mais minuciosa! Mas para quem quer montar um aquário fica ai uma dica 😂 !
Abraço!
Rogério07/11/2009 23:19
Sr. Mário
O trabalho que fez ficou maravilhoso e muito natural. Que imaginação fértil para tal paisagem e a qualidade do trabalho esculpindo o cimento ... Impressionante!
Parabéns e muito obrigado por partilhar conosco.
Grande abraço
Rogério.
Angela Fernandes08/11/2009 13:18
DOM MÁRIO, belo trabalho executado.
por acaso ele ficará no seu viveiro ?
Creio ser um trabalho digno da entrada da chácara.
Parabéns !!!!!!!!!!
Mário A G Leal08/11/2009 15:03
Rogério, obrigado!
Angela, sim, fica no meu viveiro. Estou idealizando um outro com o mesmo porte mas com características bastante diferentes.
Ricardo Paiva17/11/2009 01:04
Pelo amor de Deus, não canso de rever este post. MARAVILHA !!!!!!!
Angela Fernandes17/11/2009 21:46
Fico aki a imaginar este trabalho na entrada da chácara.
Mas DOM MÁRIO diz que está pensando em outro.......vou aguardar......
sandroguchilo27/11/2009 12:14
TRABALHO INTERESSANTE E INSPIRADOR, AGORA SE ME PERMITE TENTAREI REALIZAR UM TRABALHO COM O MESMO MATERIAL, OBVIAMENTE DE INICIANTE MAIS NÃO FOI ASSI M QUE TODOS INICIARAM GOSTARIA DE UMAS DICAS E O SR. POSSUE MAIS FOTOS DO TRABALHO NO CIMENTO?? E COMO FEZ PARA O ENVELHECIMENTO DEIXOU AO TEMPO OU UTILIZOU ALGO?? E PARA FIXAÇÃO NA ARDÓSIA !! EU PRETENDO UTILIZAR MÁRMORE BRANCO ACREDITO QUE DARÁ MAIOR DESTAQUE O QUE ACHA??
Mário A G Leal27/11/2009 12:52
Sandro, me alegre que tenha vontade de trabalhar com o material. Não, não tenho mais fotos. Em um próximo que estou idealizando, farei mais fotos sequenciais. Como disse, envelheci sujando com terra vegeal e terra vermelha. Não é o ideal pois a água retirará boa parte deste trabalho. Alguém falou em misturar a cola branca. Pode ser uma idéia!
Não está fixo na ardósia, está solto.
Boa sorte e nos mostre seus projetos.
sandroguchilo escreveu:
TRABALHO INTERESSANTE E INSPIRADOR, AGORA SE ME PERMITE TENTAREI REALIZAR UM TRABALHO COM O MESMO MATERIAL, OBVIAMENTE DE INICIANTE MAIS NÃO FOI ASSI M QUE TODOS INICIARAM GOSTARIA DE UMAS DICAS E O SR. POSSUE MAIS FOTOS DO TRABALHO NO CIMENTO?? E COMO FEZ PARA O ENVELHECIMENTO DEIXOU AO TEMPO OU UTILIZOU ALGO?? E PARA FIXAÇÃO NA ARDÓSIA !! EU PRETENDO UTILIZAR MÁRMORE BRANCO ACREDITO QUE DARÁ MAIOR DESTAQUE O QUE ACHA??
Tanovi18/12/2009 20:25
Sobre a areia
Boa noite Mário.
Gostaria de saber se o SENHOR FIXOU A AREIA" que desce o caminho e vai até o lago" ou prendeu-a com cola, etc. Gostaria de saber, pois ela pode perder sua formação original. Parece ser areia de rio, conhecida também como "areia lavada"
Mário A G Leal18/12/2009 21:00
Tanovi, não prendi e ela já perdeu a sua formação original pois está no tempo. Sem problema, é só refazer.
CARLOVICH05/04/2010 23:17
Sr. Mario, não tenho nem a capacidade de expressar o que vejo neste tópico...
Fez com que me transportasse para uma baia de pedras vulcânicas escavadas pela ação do mar... imagino a vista de quem vem pelo caminho e encontra as águas... ele virasse para a direita e vê o contorno abaixo do bloco rochoso... ele admira a curvatura feita pela maré e ondas nos dias tempestuosos... imagina como seria entrar num dia de maré baixa... torcendo para que ela não suba... a luz diminuiria cada metro adentrado....
imaginem o movimento do pescoço, ao estar na prainha, ao olhar para o topo da pedra... acho que acabaríamos nos apoiando nos morrinhos... acho que eu acabaria me recostando sobre o gramado inclinado... apoiaria a nuca sobre os braços ...e olharia as nuvens passando atrás do rochedo....
Acabaríamos percebendo alguns mergulhoões nos rochedos da água... etc..etc..etc...
Poesia concreta, em concreto celular...
Como arquiteto, técnico e profissional de obras e projetos desde os meus 14 anos, percebo que descobriste a melhor utilização para este material...
obrigado...economizei US$4000,00 em viagem transatlântica....