Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer formosanum- 06-10-2011

12
marco_avelar18/11/2009 02:17
Acer formosanum- 06-10-2011
Alguém conhece esse acer? Qualquer sugestão é bem vinda!

r.ozelame18/11/2009 09:12
Sugestão????
Mantenha assim.
parabéns.
Seisdedos18/11/2009 09:18
acho
Olá colega,

Está me parecendo o ácer formasanum, ele costuma dar bastante sementes. É uma espécie de tridente.
Onde encontrou, eu o procuro para comprar faz algum tempo...sem sucesso.
Está um show, o tronco está perfeito, com o tempo vc dá uma arrumada no nebari, existem técnicas que o ácer responde muito bem para correção de nebari. Mas é melhor esperar no momento.

Abraço
marco_avelar18/11/2009 21:04
R.Ozelame também acho que não vou mudar praticamente nada! Obrigado!

Seisdedos eu não conhecia essa espécie, acho que entendi o nome errado 🙄 . Eu comprei com a Regina Suzuki. Ela tinha vários à venda, eu escolhi o que achei melhor, as outras eu não sei se teria levado. Havia também algumas um pouco menores do que essa e todas no mesmo tipo de vaso. Se você precisar eu te envio o Tel. da Regina.
nickyfury18/11/2009 21:04
bonsai
Essa variedade de acer está parecendo ser kaede myassama, ou acer campestre. Mestre Hidaka cultiva essa variedade e tenho em meu viveiro algumas mudas, feitas a partir de estacas de uma planta originalmente presenteada a mim pelo bonsaista/forista Charles White. 😄

Sua planta pede uma reestruturação aerea, que pode ser obtida via aramação dos galhos. Observe que o tronco possui um movimento levemente sinuoso. Isso o qualifica então para um estilo moyogi, ensejando que sua estrutura seja conduzida nesse sentido. A melhor época para aramar e reestruturar é no inverno, após proceder a uma desfolha completa. Lembre-se de prender bem o arame e ir forçando o galho aos poucos, para evitar perda de material. 😄

Outro ponto a ser corrigido é o nebari. As raízes estão mal posicionadas. Aconselho, então, antes de trabalhar a parte aerea, reposicionar as raízes. Para isso, retire sua planta do vaso, lave bem as raizes, e arame elas, forçando-as a uma posição o mais radial possível. As raízes grossas que não conseguir moldar, poderão ser eliminadas, sem nenhum prejuízo para sua planta. O importante é preservar o maior volume de raizes capilares, mais finas, que cuidam da alimentação e manutenção de sua planta. Estamos na primavera, portanto, época mais que indicada para proceder a esse trabalho nas raízes. Voce poderá fazer uso de uma bacia plastica maior que esse vaso, perfurada no fundo e na lateral, para o replantio, o que irá estimular sua planta inclusive na produção de novas brotações. 😄
marco_avelar04/06/2010 18:37
Sem as folhas por causa do frio. Pena que não deu para fotografar as folhas vermelhas, pois elas ficaram vermelhas aos poucos, uma ou duas por vez.

ps. desculpem a falta de qualidade das fotos 😮ops: .

nickyfury04/06/2010 19:04
bonsai
Bem, comparando as fotos, parece ser mesmo o acer kaede formosana(ou acer burgerianum formosanum):

Esse, com sementes quase no ponto. 😄

Detalhe da folha e das flores:

Detalhe da semente em hélice dupla:

Apesar de ser originária da China, essa espécie é endemica em Taiwan. Por isso, é chamado tambem de Acer de Taiwan. 😄
Markus Von Kossel04/06/2010 19:09
Eu aramaria a copa espalhando mais os galhos ha horizontal e faria uns enxertos por encostia se fosse possível`(se tiver estaquinhas a disposição).

COm um Nebari mais cuiudo e uma copa com um pouco mais de cara e árvore ficará matador!!!

Parabens... lindo exemplar!!
marco_avelar04/06/2010 22:17
Nicky acho que foi esse nome mesmo que a Regina Suzuki me passou quando eu comprei, mas como eu nunca tinha ouvido falar acabei confundindo e só achei depois procurando por variedades de acer.

Markus acho que por enquanto só vou dar uma mexidinha na copa, não estou muito motivado a fazer grandes intervenções, mas quando eu resolver trabalhá-la vai ser por essa linha e esse tipo de correção. Não estou pensando em mudar o estilo "naturalistc" que a Regina Suzuki deu para ela!

Abraço!
Elio04/06/2010 23:55
Marco, concordo com o Markus. Horizontalizar um pouco os galhos vai tirar a aparência arbustiva dele.

Abraço
marco_avelar05/06/2010 17:27
Elio vou ver se consigo dar uma "ajeitada" na copa dele. Depois eu atualizo.

Abraço!
Markus Von Kossel05/06/2010 18:09
Se vc não quer aramar, pode fazer tração com alguns fios ou arames.
Vc pode usar o buraco em baixo do vaso para ancorar o arame ou fazer pequenos ganchos para amarrar os barbantes!
Ai vc faz uma tração!
Cuidado para fazer tração meio homogenea entre os lados pra planta não entortar no vaso!

Abraço!
marco_avelar05/06/2010 18:25
Markus a minha grande dúvida é se eu faço uma poda drástica no galho da esquerda da bifurcação ou se eu tento "abrir" mais a copa como vocês sugeriram!!! Se eu fizer a poda vou mudar o estilo dela e acabar partindo para um moyogi, ai vou ter que colocar em um vaso maior para acelerar o crescimento da copa.
Markus Von Kossel05/06/2010 18:43
Bom, seja qual for a escolha vai ficar bom!
Mas os galhos estão todos apontando para cima! Caracteristico de um arbusto! As arvores tem galhos mais horizontais especialmente proximos a base!
Seja qual o rumo a ser tomado, alguma interferência na copa precisa ser realizada! Deixa mais naturalista mesmo! Ai vc nem precisa tirar desse vaso!
Eu aramaria ela. Ia ficar muuuuuuuuuuuuuuuito melhor!

Acredito que os aceres se aramem no inverno. Não tenho nenhum acer, por isso não sei muito a respeito!

Abraço!
marco_avelar05/06/2010 19:05
Markus acho que podando o galho da esquerda ficaria melhor, mas com não dá para ter certeza se irá ou não surgir galhos mais baixos para compor o moyogi acho que vou tentar abrir a copa primeiro.

Abraço!
Leonardo A.05/06/2010 19:45
Bom, o que me incomoda é o fato de não se ter nenhum galho do lado direito. Ela só tem massa foliar do lado esquerdo do tronco.

Bom é de se pensar o que vc pretende com ela.

Se for algo bem classico seria reiniciar ela totalmente, o que eu acho um desperdicio. Pois teria de formar novo nebari e nova ramificação.

Da para vc tentar algo mais livre com ela, talvez enxertando um galho ao lado direito para corrigir esse defeito de massa foliar em apenas um lado, alem de não precisar mecher no nebari ou apenas ajustalo muito pouco. Quanto ao resto dos galhos seria tentar abaichar um pouco para tirar a sensação de arbusto como ja falaram.

Eu escolheria a segunda opção.
marco_avelar05/06/2010 20:26
Dei uma mexida na copa e como os colegas disseram ficou muito melhor.
O lado direito é o ponto fraco, tem poucos galhos e os que tem estão meio duros para tracionar, então, vou podar e refazer com as brotações.
Ainda tem uns galhos que eu vou retirar, mas vou fazer isso próximo da primavera para aproveitar para fazer estacas.

As modificações:
marco_avelar05/06/2010 20:30
Leonardo eu enviei a atualização quase ao mesmo tempo da sua mensagem. O lado direito é mesmo o ponto fraco, vou ver se aqueles galhinhos que eu tracionei brotam depois de uma poda para corrigir o defeito.

Abraço!
Elio05/06/2010 20:59
Olá Marco, uma inclinação na planta, para a direita, em 45 graus resolveria o problema.

Abraço
marco_avelar07/06/2010 18:39
Boa sugestão Elio, Obrigado!

Eu fui ver a planta quando li a sua sugestão e pensei também em colocar algumas pedras artificiais em volta da planta para corrigir o nebari.

Abraço!
Renato Rodrigues Roehrs08/06/2010 10:54
Marco, talvez seja minha falta de visão principiante, mas contrariando a grande experiência do Elio, eu manteria neste desenho.

Elio, nada contra a sua projeção entende? Apenas a minha visão... hehehe!

De qualquer forma, sei que nas próximas respostas, a técnica de vocês vão me ensinar o que ainda não consigo ver. E isso que é o que mais vale!

Abraços.
Elio08/06/2010 11:38
Nem esquenta a cabeça, Renato!

Como fazer bonsai é uma arte, cada um tem uma visão.

Já pensou se todo pintor fizesse seus quadros como Picasso? Que desastre..........................rsrsrsrrs!

Abração
Renato Rodrigues Roehrs08/06/2010 11:40
Valeu Elio... hehehe!

De qualquer forma, que achou? Ficou bom?

Aguardo teus comentários, e claro, do Marco também.

Abraços.
marco_avelar09/06/2010 00:35
Renato a sugestão do Elio foi para corrigir um problema na copa que é a falta de galhos do lado direito da copa. Se você reparar, os galhos mais a direita que eu tracionei estão com um movimento que destoa do resto dos galhos e acaba ficando meio estranho. Na próxima primavera vou podar aqueles galhos e ver como ficam as novas brotações, se surgirem novos galhos por ali não haverá tanta necessidade de inclinar a planta.

Mas como disse o Elio cada planta apresenta suas possibilidades e cabe a cada artista decidir o que fazer com ela, desde que não descaracterize a planta como bonsai.

A sua visão não está errada, também é um caminho possível.

Abraço!
Elio09/06/2010 10:30
Marco, Renato, eu uso um macete para avaliar, analisar, plantas na tela do computador.
Pego um folha de papel em branco e coloco sobre a foto da planta. Conforme vou descendo o papel e o vou inclinando conforme o desenho necessita de equilíbrio. Nesse caso específico, quando cheguei na metade a planta começou a ficar desequilibrada, só corrigindo com a inclinação (diagonal) do papel.

Vejam, este é UMA das opções. A do Renato é perfeitamente viável. Novas ramificações, é outra variável.

O dono decide................hehehehe!

abraço
12