Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer formosanum- 06-10-2011

12
Renato Rodrigues Roehrs09/06/2010 10:32
Boa essa dica hein???

Abraços.
nickyfury10/06/2010 08:56
bonsai
Em post anterior, o grande Elio mostrou diversos nebari de plantas suas. Isso nos remete ao ponto principal em relação a esse acer: a correção de suas raízes. Antes de formar a estruturação aerea, talvez fosse mais conveniente passar a planta para uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, e corrigir o nebari, lavando bem as raízes e disponibilizando-as o mais radialmente possível.

Considerando a espécie e um cultivo regado a adubação correta, em um ano ou dois as raízes estariam reposicionadas. Aí sim, então, poderia se passar a modificar a estruturação aerea, de forma a melhorar a aparencia da planta nesse quesito. Até lá, pode-se ir aramando e podando os galhos, mantendo apenas os galhos mais necessários e cortando fora os que não irão ser. 😄

Um bonsai, para ser bem qualificado, precisa ter: um excelente nebari, um tronco bonito e uma copa bem formada. Isso nessa espécie, bem entendido. Tronco, já tem. Faltam apenas os outros dois pontos. Fácil assim, de serem conseguidos. 😉
marco_avelar10/06/2010 17:51
Elio boa dica, vou passar a usá-la!!!

Nicky o meu grande problema para fazer a correção do nebari é que eu já esgotei o meu espaço para a colocação de bacias maiores 😢 . Infelizmente vou ter que iniciar um "rodízio" de trabalhos até conseguir mais espaço para isso. Estou pensando em colocar uma pedra artificial em volta do nebari para disfarçar esses problemas. Talvez até fique bom.

Abraço!
nickyfury10/06/2010 19:05
bonsai
Pedra artificial não ficaria tão legal como a correção do nebari, pode ter certeza. Melhor deixar como está e fazer o trabalho em outra oportunidade, quando dispuser de mais espaço para isso. 😄
marco_avelar11/06/2010 00:52
É Nicky o jeito e exercitar a maior qualidade que um bonsaista pode ter: A Paciência 😂 !

Abraço!
marco_avelar14/09/2010 00:43
Atualizado, com a copa mais aberta e com novas brotações.

Gustavo Gonçalves12/10/2010 00:19
marco..voce poderia seguir tambem para um moyogi.Tendo como base a ultima foto postada, cortando o primeiro galho da esquerda começaria a formar a conicidade e o aumento da sinuosidade.

Claro..é só uma opção, acho que o hokidashi vai ficar muito legal tambem 😄
Aquariosmaster12/10/2010 10:49
Nossa, muito linda a planta. Parabéns.
marco_avelar17/10/2010 19:27
Gustavo essa planta está cheia de defeitos se considerados os estilos formais. Ainda não decidi o que vou fazer com ela, mais para frente eu volto a reavaliar. Por enquanto vai ficando assim, mas o moyogi é a melhor opção para o futuro.

Aquariosmaster obrigado!!!

Abraço!!!
marco_avelar06/10/2011 03:38
Atualizando.
Ele passou por um período ruim nos últimos dias, o sol queimou muitas folhas que acabaram secando, por isso tive que trazê-la para dentro de casa, está ficando perto de uma janela, mas sem sol direto, e com muita pulverização de água. Por sorte ela já está cheia de brotos e em mais uns 7 ou 10 dias deve estar com a copa que perdeu. A copa, como podem ver, evoluiu um pouco, aumentando a ramificação. Também é possível observar a vantagem da utilização de barbantes para tracionar os galhos, esses estão ai a mais de 1 ano 😂 😲 .

12