Evolução jabuticaba yamadori ( Atualizada 23 abril 2014 )
MARCIO ROLDÃO07/12/2009 22:31
Evolução jabuticaba yamadori ( Atualizada 23 abril 2014 )
😄 😄 😄 Amigos foristas, em 2006 eu coletei essa jabuticaba que vegetava á beira de uma estrada de chão próximo á plantações de eucalipto.
Notem que ela tem dois troncos, mas apenas um me interessou devido ao seu movimento e conicidade da base
Aqui o começo da brotação, o importante é não mexer na planta e pulverizar as folhas para recuperação das raizes

Escolhido o tronco, iniciei um trabalho de jim no restante.

MARCIO ROLDÃO07/12/2009 23:02
continuação do trabalho
Em 2007 resolvi eliminar o tronco lateral e plantei a mesma em uma bacia plastica mais profunda com substrato bem poroso.

Engrossamento dos galhos com farta adubação

MARCIO ROLDÃO07/12/2009 23:49
Continuação
Aqui continuei diminuindo o jim, talvez até elimina-lo.

Inicio 2009 ja com galhos um pouco mais grossos e aumento da sua ramificação

No inverno efetuei a desfolha, seleção de galhos e aramação

Esse mes plantei a mesma em uma bandeja de bonsai, nos próximos anos vou me enpenhar em aumentar sua ramificaçao

leonardo acris08/12/2009 00:19
nossa vai ficar um absurdo esse bonsai, nossa parabens
Rafael Monteiro08/12/2009 13:05
Espetacular. Parabéns =D
Raoni Moraes08/12/2009 18:44
Parabens... linda planta!
Leandro Nantes09/12/2009 19:48
em primeiro lugar parabéns pela sua planta, esta ficando muito linda,
tenho umas duvidas m corrija s eu estiver errado;
depois d retirar uma planta da natureza, devo plantala em um vazo grande p acelerar seu crescimento,
devo cortar aquela raiz (pinhão) mais grossa drasticamente assim q retirala da natureza, ou somente qdo for ja plantala em um vaso menor ( d bonsai),
e a poda drastica em seu tronco devo fazer tb qdo retirar da natureza, juntamente c a poda do pinhão ou uma d cada vez, qual primeiro?
s puder, m passe o Be A Ba passo a passo d qual a melhor maneira e mais rapido resultado d retirar uma planta da natureza, valeu!!!
Matheus 3109/12/2009 20:23
a planta ta ficando linda mesmo
imagina quando frutificar
Leandro Nantes escreveu:
em primeiro lugar parabéns pela sua planta, esta ficando muito linda,
tenho umas duvidas m corrija s eu estiver errado;
depois d retirar uma planta da natureza, devo plantala em um vazo grande p acelerar seu crescimento,
para ela se recuperar
devo cortar aquela raiz (pinhão) mais grossa drasticamente assim q retirala da natureza, ou somente qdo for ja plantala em um vaso menor ( d bonsai),
Pode podar, mas tem que deixar bastante raizes finas
obs.: aquela raiz se chama pivotante
e a poda drastica em seu tronco devo fazer tb qdo retirar da natureza, juntamente c a poda do pinhão ou uma d cada vez, qual primeiro?
Faz antes de tirar ela, se puder faz uns dias antes
Aqui explica melhor oque vc quer saber
http://www.artedobonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=40:yamadori-o-que-e&catid=6:dicas&Itemid=16
http://bahiabonsaiclube.forumvila.com/viewtopic.php?f=17&t=893
Leandro Nantes10/12/2009 17:36
mas algumas duvidas amigo,
qual terra vc costuma usar assim q retira do solo, pois estou pretendendo fazer isso c uma jaboticabeira tb, e onde vou retirala a terra é arenosa, meio branca, quase ñ nasse nada la, é melhor arrumar outra terra, mas vermelha,
qual adubo devo usar, qual a quantidade, e d qto em qto tempo,
amigão um abraço!
Leandro Nantes10/12/2009 17:48
ja esta m esquecendo d agradecer as dicas, muito bom tb o site do clube de ribeirão preto, valeu um abraço!!
Matheus 3110/12/2009 17:52
Leandro Nantes escreveu:
mas algumas duvidas amigo,
qual terra vc costuma usar assim q retira do solo, pois estou pretendendo fazer isso c uma jaboticabeira tb, e onde vou retirala a terra é arenosa, meio branca, quase ñ nasse nada la, é melhor arrumar outra terra, mas vermelha,
qual adubo devo usar, qual a quantidade, e d qto em qto tempo,
amigão um abraço!
use areia
nunca use adubo em plantas debilitadas !!
só use depois que ela tiver bem recuperada
Leandro Nantes10/12/2009 18:04
sou muito grato pelas informações, e sinto q qto mais eu m aprofundo no assunto mais ainda tenho o q aprender, e a respeito d adubação, depois da planta recuperada, o q vc m indicaria,
valeu, um abraço!
Matheus 3110/12/2009 18:59
Leandro Nantes escreveu:
sou muito grato pelas informações, e sinto q qto mais eu m aprofundo no assunto mais ainda tenho o q aprender, e a respeito d adubação, depois da planta recuperada, o q vc m indicaria,
valeu, um abraço!
ai você tem que deixar com outro amigo por que disso eu nao intendo hehe
o que vejo muito indicarem é farinha de osso + farinha de sangue, acho que era isso
mas espera alguem mais experiente te dizer
Laudir10/12/2009 19:16
FARINHA DE OSSO + TORTA DE MAMONA
é a combinação que o pessoal aqui chama de FO+TM
Matheus 3110/12/2009 20:29
isso laudir, tinha esquecido o nome
MARCIO ROLDÃO13/12/2009 00:23
Leandro Nantes o ideal é vc retirar sua jabuticaba da primavera ao verão, eu particularmente escolho dias chuvosos onde a umidade ambiente é alta e a planta sente menos, prepare todo o material antes inclusive o substrato que deve ser poroso, eu uso cerãmica triturada com areia peneirada, desfolhe a planta antes ou deixe poucas folhas, com muita paciência estude o melhor angulo que vc fara os cortes radicais dos troncos e tente imaginar um futuro bonsai, corte em volta da planta e vá serrando as raizes grossas, mantenha um torrão em volta das raízes, pois nestas terras existem fungos benéficos para a planta chamados micorizas. Todos os cortes devem ser selados com pasta cicatrizante ( eu uso parafina, pingo vela nos cortes )Mantenha a planta em local sombreado e pulverize coca-cola ou agua com açucar diariamente nas folhas e vá adptando a mesma ao sol aos poucos. Depois de alguns meses começe a adubar com adubos foliares, orgãnicos e de liberação lenta. Tenho tido sucesso nos meus yamadores com esses procedimentos. Boa sorte.
Leandro Nantes15/12/2009 17:50
valeu pela dica!!
agora só ñ entendi o porque da coca cola ou água c açucar??
um abraço!
MARCIO ROLDÃO15/12/2009 23:08
Leandro Nantes o refrigerante cola ou água com açucar é uma dica que eu aprendi numa matéria de revista ou no livro do famoso bonsaísta Rock Junior, na verdade por confiar tanto na experiência e talento do mesmo, nem me preocupei em saber o porque, sempre faço isso, se não me engano causa menos estresse na planta , alguns foristas devem saber melhor , que tal abrir um tópico com a pergunta? será bem interessante.
Mais fotos da jabutica que eu apelidei carinhosamente de " Débora " nome de minha filhinha de dois anos.

Matheus 3116/12/2009 08:59
Talvez essa mistura ajude a diminuir a transpiração das folhas, mas ainda é um misterio
Rodrigo Tavares18/12/2009 19:53
Olá Márcio, belíssima a Débora, vc está de parabéns!!! Ela frutifica?
MARCIO ROLDÃO20/12/2009 00:50
Obrigado Rodrigo, no seu habitat ela frutificava, mas devido aos cortes radicais e ás constantes desfolhas e podas ela esta há um bom tempo sem frutificar. Quando ela estiver com a estrutura bem formada, vou usar adubação para floração e consequentemente virá os frutos.
DigoF328/12/2009 12:12
Parabéns, adorei o conjunto com o vaso...
t+
MARCIO ROLDÃO29/12/2009 00:20
Beleza Rodrigo, obrigado pelo comentario.
Marrom29/12/2009 02:27
Parabéns a sa Debora cara.
Bom saber q tem gente envolvido aqui no Vale. Estou descobrindo a galera daqui aos poucos. Estou começando agora como um gafanhoto faminto. Se tiver notícias de exposições, feiras e qualquer novidade, entre em contato.
🙂
Abraços!
MARCIO ROLDÃO03/01/2010 20:48
Obrigado amigo, boa sorte na arte....