Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como você sabe que é um bonsaísta?

123
alexberneira04/02/2010 16:05
muito legal, mal comecei e já me encaixo em varias situações.... hehe
Knight04/02/2010 17:49
Opa! Eu tb faço parte dessa lista! Apesar de ter começado recentemente na arte do Bonsai, sempre fui apaixonado por natureza. E quanto a ver bonsai em tudo o que é verde, nossa, sou "EU" hehehehe!!!

Isso ai gente, o mais importante é que todos nós somos apaixonados por essa linda criação de Deus, que batizamos de NATUREZA
! 😄
Luiz Cunha07/03/2010 23:30
Valeu, esse texto tem tudo a ver, muitas das atitudes descritas caem como uma luva em mim.
josemateus08/03/2010 15:57
Ai meu Deus, acho que virei um bonsaista.....
muito bom mesmo
Paulo H Lima08/03/2010 19:23
Realmente muito interessante
Lindo texto.

Obrigado por compartilhar.
Faz a gente pensar de maneira simples o que as vezes parece difícil.

Abraços
Elio28/09/2010 14:23
UP!

Como tenho visto muitos novatos no fórum ( o que é muito bom!), achei interessante fazer um "UP"

abraço
João Paulo Batista Lyrio28/09/2010 15:09
Nossa, profundo isso em. rs...
Aconteceu comigo o que aconteceu com o "Bonsérgio", mas não por poda, fui aramar uma serissa e ela trincou profundamente, colei, passei um aramezinho de leve para dar mais sustentação ao tronquinho e, nada, teve de ser amputado aquele galinho, agora estou torcendo para que ela rebrote.
Cruzar os dedos.
Abraço e sorte para nós.
Faugustobr28/09/2010 15:24
Belo texto Elio,

O mais intrigante é que todos temos o mesmo sentimento, e nos deparamos em algum momento com algo que é relatado no texto. Por exemplo minha esposa quase teve uma síncope quando eu disse para ela que iria comprar um alicate e ela viu o preço ou quando minhã irmã me liga às vezes para me perguntar sobre determinada árvore e ao invés de dizer "ah você está falando de um pingo d´ouro" eu digo "ah é uma duranta" entre outras. As senhoras que passam em frente minha casa (sou novo no bairro) para ir as aulas de tricô, as vezes tocam a campainha para me perguntar o que fazer com as plantas delas. Sem mais delongas, belo texto e parabéns pela sensibilidade de compartilhar conosco.

Abraços,

Fábio
Pethrus Barros28/09/2010 17:52
Opa, gostei mesmo.... 😂
Moreno29/09/2010 14:19
Maravilha de texto...
😉
Renato Rodrigues Roehrs29/09/2010 18:00
Eu até acho que não sou bonsaísta ainda... no máximo, um "aspira"...
Mas conforme o texto, eu tô no caminho.

Muito bom Elio!

Abraço.
Léo ( Pépe )30/09/2010 13:06
Hehehe.... Lendo este texto me vejo em todos os paragrafos.
Nos bonsaistas somos uma turminha dificil ( palavras da minha esposa).
Mesmo saindo de ferias ou em viagens de negócios, damos um jeito de ver ou coletar algumas especies. Hehehe

Muitobom o texto !! Parabens !

Grande abraço a todos.
Luciano Pessoa30/09/2010 19:07
Boa Élio, a melhor ou pior hehehe é que as fotos das minhas árvores estão passando as do meu filho. Que minha esposa nunca entre no fórum. Esses dias ela me falou que se entrar outra planta em casa ela sai.
Mcdonald01/10/2010 13:48
nooooooossa..... tá parecendo eu mesmo....
Meu deus... parecia q estava falando de mim sem me conhecer...
hehe
acho q entrei pro time....
abraços
Paulo H N G Leite01/10/2010 21:50
Eita, to no msm barco.
Ainda bem que esse barco nao eh furado, eh maravilhoso, relaxante e me da vontade de viver mto para ver varios e varios bonsais...

Adoro isso tudo, excelente texto e beleza de poesia.

Bonsergio oi vc quem ez a poesia? posso copiar?

Grande abrass
Paulo Henrique
nickyfury05/10/2010 09:07
Bonsai
Elio, meu chapa, esse texto mexeu com todos nós. O interessante é que no seu intróito vc quis mostrar algo que deveria ser hilário, engraçado, e no final, ao lermos as postagens, vemos que muitos de nós devem ter mais é chorado de emoção que propriamente gargalhado....

É da natureza humana buscar algo que, às vezes, nem sabe explicar bem o que seja. O bonsaista é bem assim mesmo, sempre a cata, sempre buscando, sempre querendo o que acha que poderá ser ainda melhor do que conseguiu na vez passada....

O poema do grande Bonsérgio veio rematar a continuidade do texto. Uma boa complementação, sem dúvida nenhuma. 😄

Eu diria que quem ainda não se sente 100% ligado com as colocações do texto pode ser considerado um pré-bonsaista, mas está no caminho, ainda poderá chegar lá.... 😂 😂 😂 😂
Elio05/10/2010 12:12
Amigo Nicky!

Partindo do princípio de que fazer bonsai é uma arte, então, todo bonsaísta é um artista!

Partindo do princípio de que todo artista tem um grau mais elevado de sensibilidade, ele se emociona quando fala, lê, escreve...............sobre bonsai!

Daí a razão de nos emocionarmos com um texto como esse.

Bonsérgio, beleza de poesia, parabéns!

Simples!!

Abraço!

PS.: Se alguém não curtiu; não se emocionou com o texto..............repense!!
Marcio Vargas15/10/2010 13:21
marco_avelar escreveu:

A parte mais engraçada desse texto é em relação a olhar para todas as árvores e arbustos na rua. Quando eu cruzo com uma cerca viva então... já vi algumas pessoas na rua olhando para os canteiros tentando ver o que estava acontecendo para chamar tanto a minha atenção😂 .

Esse negocio da cerca viva é complicado... Eu me pego analisando o nebari.

No porta malas do meu auto tem permanentemente uma caixinha com serrote, pá dobravel, facão e algumas sacolas plásticas.

O interessante disso tudo é que não é preciso nem ser bonsaista ainda para ter estes sintomas.
Como muitos sabem, eu não tenho nenhum Bonsai, apenas projetos e esperanças, e muita vontade, muita teimosia, porem tenho 98% destes sintomas.

É como o Nicky menciona. Estamos sempre em busca, sempre a procura de algo melhor, maior, mais completo. Claro que cada qual no seu nível de exigência. Me considero muito parecido com Bonsaistas de longa data como o Elio, o Nicky o Bonsergio, claro que respeitando as proporções.. Tenho a mesma paixão e ganas que eles. Eles com espécies e técnicas mais desenvolvidas e eu com estaquinhas e "michinhos" bem básicos, porem a paixão é a mesma, tem a mesma raiz e com certeza com o tempo vai atingir também a excelência.

Abs
ricardo.n.r28/10/2010 21:33
o texto fala o que todos nos que somos apaixonados por bonsai vivemos no dia dia quando voce ve um troco voce ja projeta este tronco no seu proximo bonsai vc ve uma copa sera a copa do seu bonsai tudo mas quase tudo do seu dia se resume na seguinte pergunta que horas eu vou poder chegar em casa para poder cuidar dos meus bonsais........
otimo texto esta de parabens
Astolpho Coelho Bicalho31/10/2010 12:20
Olá, não poderia passar batido na leitura do texto, sim realmente esse texto se identifica com o bonsaísta, eu posso dizer que sou um bonsaísta ou aprendiz... No entanto somos sim, apaixonados pela arte de copiar a natureza das árvores, mas acho que tbm e uma paixão obsessiva, uma coisa dentro de nós incontrolável, que nos leva a cada dia fazer um bonsai. Bom amigo temos que ter o cuidado de não fazer da arte a primeira coisa de nossas vidas. Temos famílias, trabalhos, amigos, que a arte do bonsai não seja uma coisa odiada pelos os que nos rodeiam... Abraços e continuamos a cultivar o bonsai e nossa vida social tbm... Que Deus abençoe o bonsaísta, sendo Ele o primeiro de todos...
Sergio Batalini31/10/2010 17:17
--------------------------------------------------------------------------------

Ola Pessoal .. A poesia é minha sim...simples, sem pretenções, mas de coração , quem se interessar , fique a vontade para copiar..

Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.

ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE

Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .

É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .

O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .

O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .

Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia .
Angelo Felipe22/11/2010 07:57
Muito bom!!! Eu sou um bonsaista.rsrsrs
neiluis22/11/2010 09:59
acho que me encaixo no perfil....
ST Lima22/11/2010 11:03
Re: Como você sabe que é um bonsaísta?
E eu que achava que estava com problemas psicologicos, hoje mesmo sentei no pátio do Quartel da Polícia Militar para resgatar um pé de Buxinho (que inclusive está postado no forum central precisando da ajuda dos amigos para defini-lo, quero compatilhar isso e estou precisando pois estou perdido rsrsr) eu no meio do jardim as 06h40 da manhã e alguns passavam e brincavam "Heim Sub Ten, vai deixar o serviço opercional para trabalhar no jardim do Quartel, não me irritei, fiquei sorrindo por dentro e pensando "O QUE NÃO PASSAMOS PELOS NOSSOS FILHOS PARA AJUDA-LO" KKKK. me apaixonei mesmo... rs e dai.
Elio escreveu:
Descobri esse texto e achei fantástico!
É só para curtir!
abraço

COMO VOCÊ SABE QUE É UM BONSAÍSTA?
por Arq. Leo Pichardo
traduzido por Enrique Castano
Tradução corrigida por: Elio Nowacki

Eu sou um Bonsaista? Costumamos refletir sobre esta questão, e muitas vezes hesitamos em dar uma resposta honesta. No entanto, a realidade é muito simples de definir se somos bonsaista ou não.

Para ajudar com esta definição citarei algumas atitudes que são comuns entre bonsaistas e você pode tirar suas próprias conclusões e aceitar se for um.

Você sabe que você é um bonsaista quando não é difícil de se levantar antes do nascer do sol. Você vagueia, caminha por seis horas no campo com vários quilos de equipamento nas costas, e quando chega em casa ainda tem força para plantar o que você recolheu.

Você começa a ver bonsai em todas as plantas com formas estranhas, quando você anda pela rua, em vez de olhar para a frente você olha para todas as árvores, você se ajoelha para ver apenas o tronco. Você não pode passar por um viveiro, sem parar para ver as mesmas plantas, vasos e fertilizantes que você já sabe que estão lá, e se você parar na livraria você não olha para os livros de sua profissão, mas você procura livros e revistas sobre bonsai em vez disso.

Você se torna um designer da natureza, e você cria seu próprio jardim para o bonsai e começa a odiar as pessoas que quando vêem seus bonsai e dizem "e que a erva daninha." As mesmas pessoas não entendem que você economiza dinheiro por algum tempo e assim poder comprar um alicate côncavo. Eles também não entendem como este alecate torna-se parte de sua vida diária.

Você começa a programar as suas férias com base no potencial de re-coleta dos lugares que você já tenha sido, e começa a negociar com o seu parceiro de ir lá em um determinado período de tempo. No final, quando você sai com a família, você vem com o carro cheio de pedras, plantas e sementes.
Você percebe que tem amigos de seus amigos de infância e bonsai. Seus amigos de outros olham para você de forma estranha quando você fala sobre plantas, viveiros ou de rega.

Você viaja por diversas vezes, centenas de quilômetros, apenas para recolher uma determinada árvore "que será necessária", e então você viaja mais apenas para encontrar uma melhor. Antes de cada viagem, enquanto você dorme, você começa a enumerar em sua mente todas as ferramentas e equipamentos que você tem que levar no dia seguinte para a coleta.
De vez em quando você anda 100 metros e depois mais 200 e 200 mais e você faz isso para o resto da tarde sem renunciar ao fato de que não há nada a recolher nessa área.
As árvores param de ter um nome comum, e agora você só as chama pelo seu nome científico É também salvar cada rocha que você pode utilizar para complementar o seu bonsai.
Você percebe que sua vida social começa a perder seu apelo, e se há lua cheia, você preferiria estar em seu jardim. Você não quer que as pessoas falem com você quando você está trabalhando em seu bonsai, mas quando você termina, chama toda a família para vê-lo.
Outras razões que você sabe se você é um bonsaista é que seus amigos e familiares apenas podem captar a sua atenção quando dizem a palavra “bonsai”. E então você percebe que tem mais fotos das suas árvores do que de seus próprios filhos (Shhh, isso é um segredo).
De repente todos que você conhece lhe pedem para ajudá-los com seu jardim, ou eles querem saber o que fazer com uma orquídea que está morrendo, ou enviar-lhe um bonsai morto para que possa salvá-lo! "Por favor, eu sou apenas um bonsaista! Não faço milagres!
Às vezes você acha que depois de uma poupança e compra desse vaso que você queria, uma semana mais tarde você encontrará algumas marcas mais em outra loja.

Seu maior sonho é ganhar na loteria para que você possa viajar para o Japão. Você olha para o filme "Karate Kid" e deixa nas partes que mostram bonsai, assim você pode analisá-los. Você pode colar fotos de bonsai em todo o seu escritório e ... bem a lista pode continuar, mas não se assuste. Não pense que você é louco, melhor ainda, acho que você é um bonsaista e esta é a nossa paixão.
Leo_21/10/2011 13:50
Ótimo Texto.
Me identifico muito com ele... tem uma parte que fala que as pessoas so conseguem chamar sua atenção com a palavra bonsai... Com isso ri muito...
Minha Mulher e Minha Cunhada fica me Zuando de manha... Em vez de Falar bom dia falam Bonsai!!

Gostei, Obrigado por compartilhar.
123