Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RPP - Romã Indefinida

12
Rafael Pontes17/01/2010 18:15
RPP - Romã Indefinida
olá povo!
Resolvi salvar uma arvorezinha de romã que tem aki no quintal da casa da minha mãe! Estive vendo mais sobre Yamadori e fiquei surpreendido de como é vasta essa técnica!
A um tempo atrás, foi cortado um pé de abacate aqui em casa que estava ameçando cair... pois eh, quando ele veio ao chão, passou centimetros de istancia dessa romanzinha q ainda era pequena. Digamos que metade dela foi esmagada e metade não! O importante é que o nebari foi preservado e é de certa forma bem robusto! Tava dano uma olhada nela e pensei: "pq não tirar a coitadinha dali e quem sabe no futuro ela me dá um lindo Kengai!"

Pois fui lá e comecei o trabalhos! Seguindo indicações de um amigo forista, cavei em volta dela pra começar a limitar onde eu pretendo fazer a arranquia. Amanha volto lá e dou uma pequena poda, pra ficar mais facil de manuseá-la! Estarei viajando por alguns dias e na volta faço a arranquia em si!

Tirei uma foto agora a pouco, a iluminação não ajudou muito não, mas dá pra ver no dealhe onde é a base dela e onde pretendo arrancar do solo. Aparentemente o sistema radicular dela está em bom estado e pelo visto vai dar tudo certo!

tá aí a foto:

em seguida o link do topico sobre Arranquia do nosso amigo Geraldo Inocencio: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5006

irei postando os resultados conforme eles forem aparecendo! hehehehe
Vhalveruth18/01/2010 08:49
acho q uma foto melhor ajudaria =)
Rafael Pontes18/01/2010 11:07
hehehehehe ta certo! vo la tirar uma foto agora mas cedo quando a luz estiver ajudando! vo aproveitar pra podar ela um pouco!
Rafael Pontes18/01/2010 13:59
ta aqui uma foto da projeção que eu kero fazer a longuissimo prazo do meu primeiro yamadori... axo q dá certo!
Não sei se consigo algo desse tipo com a Romã, mas vou tentar! não liguem pra qualidade da projeção, foi o melhor q pude fazer no paint euehuehueheuh

mais uma pergunta, romã pega por estaca? porque a "copa" que eu cortei fora do tronco principal eu finquei no chão... se der certo não perco akela parte dela!
ricardosantos0718/01/2010 14:31
Desejo sucesso a vc com sua Romã!

Poste fotos para irmos acompanhando!
Vhalveruth18/01/2010 14:43
eu faria o yamadori sim, ainda não cortaria o galho de cima como vc falau, colocaria na areia e deixaria até ano q vem para ele se recuperar e então pensar no q fazer

abraços
Laudir18/01/2010 15:33
isso q usou o paint.... imagina um programa profissional.

se vc seguir esta projeção, sua planta vai ficar bem diferente.
o pessoal usa muito o hokidashi como estilo para as romanzeiras.

God bless you!
Rafael Pontes18/01/2010 15:53
Beleza Vhalveruth, vou ver se faço isso então!
depois dou akela tombada nela, podo o maior ramo e começo a pensar em fazer a cascata!

Vc acha q daria pra fazer cascata Laudir? qdo vc disse diferente, seia diferende do que o pessoal faz normalmente ou no sentido de ficar diferente da projeção? valeu amigos!!!
Laudir18/01/2010 15:55
é pq as romanzeiras sao utilizadas mais no estilo hokidashi .... nunca vi uma no estilo kengai ou han-kengai
Rafael Pontes18/01/2010 17:53
ah entendi Laudir! pois eh... o hokdashi também e bonito, mas eu estou com planos de fazer um Buchinho nesse estilo! hehehehe
e como ela tem uma base bem sólida axei que poderia encaixar bem um Kengaiainda mais que a romã ja tem uma tendencia de "cair" os galhos... sei lá, se acharem que não vale a pena tentar o Hokidashi fica bom na certa, mas eu tinha vontade de tentar! 😄
Rafael Pontes30/01/2010 16:59
olaaaaaaaaaa!!!
estou de volta a atividade, mas por pouco tempo infelizmente! Terei q me afastar de novo das minhas queridas plantinhas, mas o qu importa é que elas estão bem!

Retorno a esse topico com novas noticias de minha romanzinha!
Voltei ontem de viagem e hj fui la ver se ela estava pronta para o arranque. Como ela ja estava bem recuperada da poda que eu tinha feito e da semi-retirada dela a quase 2 semanas atras, arranquei ela da terra e procedi conforme tinha programado! Acabei de cortar as raízes que estavam fixando ela no solo, retirei-a, lavei as raizes e podei de forma a caber no recipiente que preparei. Seguem as fotos abaixo:

Depois, acomodei ela na areia e passei pasta para a cicatrização:

agora vamos esperar novos resultados! Deixarei ela a encargo de minha mãe tambem até que eu volte do serviço mês que vem. Daí levarei todas para minha casa!
Rodrigo Sousa Vidal31/01/2010 07:59
Olá a todos.

Olá Laudir,tenho espreitado seu Blog e tem temas muito enteressante,gostei bastante da reportagem de Tanuki.

Bom mas estou respondendo neste tópico para deixar a foto de uma arvore "quase" em semi-cascata de Punica Granatum.

Pertence ao Sr.Antonio Taffoni e esteve exposta no 2007 no Congresso da União Italiana(UBI),está evoluindo para uma semi cascata um pouco atípica mas bonita.

Para quem quizer ver mais algumas ,deixo o Link de galeria de Punicas vou realizando em minha WEB.
http://kintall.blogspot.com/search/label/Punica%20Granatum%20Bonsai

Olá Rafael,estou com o amigo Vhalveruth, talvez por agora não seja o mais importante o desenho.Embora pensemos sempre nisso,está no sangue de quem gosta da arte...

Mas talvez aguardar que responda bem á coleta e depois deixar recuperar bem.
vá dando seu desenvolvimento Rafael,será enteressante acompanhadar.

Um abraço para todo o forum desde Portugal.
Rodrigo Sousa
Paulo W.M.31/01/2010 12:55
Só queria dar um toque para o tamanho das fotos. Fica até bom para visualizar, mas fica muito ruim de ler o texto. Se não quizer diminuir o tamanho, poderia colocar a miniatura para abrirmos em outra página. Se eu estiver erra me avizem por favor, mas só queria facilitar na hora de ler o texto... 😄
Rafael Pontes02/02/2010 16:35
Rodrigo valeu pela dica! lindo demais esse trabalho!
como vc disse, agora tenho que esperar ela se recuperar e quem sabe daki a uns meses ja tenho fotos de uns belos brotos pra postar aki! No momento irei aguardar mesmo e cuidar direitinho dela pra ficar linda quem a da foto!!!

Bonsaista valeu pelo toque! vou diminuir o tamanho das fotos assim que for possível!

até mais!!!
Rafael Pontes04/02/2010 13:37
5 dias depois de retirada e plantada ja começam a aparecer uns brotos bonitinhos! ta aki uma foto que tirei hoje:

Devo esperar mais uns 15 dias pra adubar ou ja poso começar com tabletes de FO+TM+Cinzas de madeira?
Rafael Pontes06/02/2010 15:37
olá pessoal! estava dando uma olhada a mais sobre yamadoris e pensei em trabalhar maispra frente um Jin na Romã...

pensei em algo do tipo:
vcs acham q ficaria bom algo do tipo?
o que mais posso fazer nesse jin?

ela tem dado uns belos brotos, depois posto fotos deles!

agora é esperar e cuidar bem dela!
Rafael Pontes08/02/2010 19:34
mais uma foto dos brotamentos da minha romanzina!

menos de 2 semanas e ela já está essa belezinha!
Alida Lopes Vieira09/02/2010 21:55
Parabéns!
pelo visto essa plantinha está mto bem cuidada"
(:
meus parabéns querido bonsaísta!
como eu não tenho mta experiência ainda sobre bonsai não tenho mtas dicas...o q me resta, portanto, é parabenizá-lo e aconselhá-lo a jamais desisitir!
;***
Rafael Pontes18/02/2010 12:41
hoje faz duas semanas que ela foi arrancada e desde então ela desenvolveu um crescimento impressionante! apelidamos ela de romã mutante ehuehuehue

aki foi ela dia 04/02:

essa é ela hoje vista de duas visões:

e essa:

e agora? o que eu faço? continuo deixando ela crescer? podo os brotos apicais? será que eu ja devo começar a pensar em algum estilo e definir os galhos principais a serem desenvolvidos?

aguardo as opiniões dos amigos!
Rafael Pontes12/04/2010 16:06
novas fotos!
e como sempre mais duvidas e pedidos de ajuda!

deem uma olhadinha nela:

como me falaram, to deixando ela crescer sem mexer em nada!
pra ela engrossar e talz...
mas tava pensando em dar uma podada em cima dela pra ela parar de crescer um poko pra cima e ver se ela emgrossa/ramifica.

o que axam?
ela ainda ta beeeeem sem forma... ta dificil de saber o que ela poderia ser algum dia ahuahauhua
alguma projeção?

valeu pessoal abração!!
Laudir12/04/2010 18:26
Tira umas fotos mais próximas do tronco, vários angulos e por cima (inclusive).

se tiver muito brotos na base do tronco e se fosse eu, tiraria eles para melhorar a conicidade/robustez da planta.
Rafael Pontes12/04/2010 19:05
ta certo Laudir, amanha de dia eu tiro mais fotos e posto aqui direitinho
o tronco dela é particularmente beeem estranho ahuahaua
quando eu tirei ela do chão dei uma barberada quanto a isso...
mas vamos ver o que podemos fazer!
valeu!
Vhalveruth13/04/2010 06:39
se vc tirar varias fotos de angulos diferentes o pessoal aqui vai ajudar =)

e não esquece do nebari

abraços
Rafael Pontes13/04/2010 16:02
pronto, tirei mais algumas fotos...
não estão mt boas, pq minha romã ta q nem uma floresta!
o q deu pra tirar do nebari foi:

pra comparação, essa aqui é ela no dia da coleta:

essa é a "copa" dela heuheue

como eu disse, tenho deixado ela crescer livremente desde que coletei... mas tava querendo ver se podia fazer algo pra começar a modelar ela... até então ela é só um "toco" com um monte de galhos heuheueue
tava pensando tb em trançar alguns galhos pra no futuro eles se unirem e virarem um só... seria adequado fazer isso? pq dae talvez desse pra fazer q nem na projeção q eu postei acima a algum tempo atras!
e então? será q alguem pode me ajudar? alguma projeção? heheheh
valeu!!!
Rafael Pontes16/04/2010 13:05
ninguem se arrisca a dar um help por aqui nao?
to querendo dar uma trabalhada nela nesse fim de semana...
12