Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RPP - Romã Indefinida

12
Nikkei 10016/04/2010 14:37
Parabéns, ela está em pleno desenvolvimento! Saúde a milhão!! Hehe.!
Rafael, estou um pouco confuso com sua planta... quantos cm tem de tronco enterrado até chegar no nebari? Acho que se fosse eu começaria retirando os galhos que nascem de um mesmo ponto, deixando um apenas (a não ser que esteja pensando em um estilo tipo Hokidachi). Isso para visualizar melhor. Não sei, é só uma idéia.
Rafael Pontes16/04/2010 23:28
pois é Nikkei, ela está bem confusa mesmo! ehuehue
o nebari está logo abaixo da terra mesmo, não está muito enterrado não...
vou fazer isso que vc disse, vou dar uma podada nos galhos secundários deixando apenas um mesmo! Eu tava pensando mesm em Hokidachi, mas os ramos ainda estão muito perto do nebari... axo q acabaria ficando um hokidachi muito "baixinho" ehuehuehueheu

vou esperar mais um pouco então pra ver a opinião de outras pessoas a respeito dessa minha pequena notável "incognita"
😄

valeu!!!
Rafael Pontes18/04/2010 14:34
então, como nosso amigo disse, eu podei todos os galhos que nasciam de um mesmo ponto e deu uma boa melhorada na minha pequena "floresta" ehueheuheu

tão aí as fotos que tirei agora pouco!

agora eu vou esperar um tempo pra planta se recuperar e vo dar uma podada nos galhos por volta de um palmo acima de onde ele nasce... quero que ela dê uma ramificada pra tentar fazer o Hokidashi... a ideia q eu tive inicialmente de fazer ela estilo Cascata axo que está inviável...
o que vcs acham? alguma sugestão, projeção? O que faço com akele "toco" que deixei quando arranquei ela? tentar um Jin, tentar aproveitar a conicidade?

valeu!!!
Rafael Pontes02/05/2010 14:07
ta aí minha romã depois da poda que eu falei q ia fazer! Já temos vários novos brotos que vao dar uma ramificada no que um dia vai ser a copa dela ehehueheuhue

agora só me falta dsaber o que fazer com esse tronco todo estranho dela... mandei mt mal mesmo na hora de selecionar o que deveria ficar e o que deveria sair do tronco quando tirei ela da terra... 😕
alguma idéia?
Rafael Pontes08/09/2010 15:27
esto axando a coloração das folhas da minha romã meio estranhas:

é normal nessa época do ano, posso adubá-la?

valeu!!!
Sigmar08/09/2010 17:53
hormonio
blz vc so plantou na areia ou colocou algum ormonio ?noão sou muito esperiente , por isso pergunto .
Rafael Pontes08/09/2010 19:16
plantei só na areia mesmo, mas adubei no fim do verão se nao me engano e pretendo adubar de novo agora chegando a primavera...
Assim que for possível penso em colocá-la em um escorredor...
Sigmar09/09/2010 12:02
areia
tem que deixar a areia senpre molhada ? quanto tempo depois de plantada vc adubou? abraço
Rafael Pontes09/09/2010 13:01
o pessoal aconselha só molhar qdo a terra (nesse caso a areia) não estiver umida... aconselha-se a adubar depois de por volta 1mes de plantada a muda ou planta... tempo suficiente pra ela se reestabelecer do arranque ou reenvase.

axo que é por ae! qq duvida pessoal mais experiente pode ajudar!
Rafael Pontes10/09/2010 17:47
e então, alguem sabe se é normal ou nao essas folhas amarelarem nessa época do ano... ou é alguma doença/fungo/etc????
Rafael Pontes10/10/2010 19:42
olá pessoal!!! amanha irei reenvasar minha romã e colocá-la em um escorredor!
estou em dúvida quanto ao substrato...
vou usar um 50% areia, 40% de terra e 10% de terra adubada (de saquinho) conforme artigo que eu li no site http://www.bonsaimt.com.br/roma-punica-granatum/

Ainda estou sem a mínima idéia de como conduzí-la...
vou tirar alumas fotos amanha durante o reenvase pra ver o que podemos fazer! qualquer ajuda é sempre bem vinda 😄

valeu pessoal!!!
Rafael Pontes11/10/2010 21:29
como sempre me empolguei e esqueci de tirar fotos na hora de transplantar!!!
Mas resumindo, eu cortei algumas partes das raízes que estavam mais grossas, a maioria mais grossas que um polegar e algumas partes escurecidas! ela não está com um nebari nada bonito 🙁 não sei o que posso fazer em relação a isso, mas por hora essa é a menor das minhas preocupações.. mesmo depois de olhá-la fora da terra, continuo sem saber como conduzí-la!!! Enão consigo enxergar nenhum estilo combinando com ela 😢
Axo que vou tentar "carregar" algum dos ramos que ja estão ficando "grossinhos" para algum dia ter um kengai/han-kengai... o tronco esquisito dela penso em fazer um shari e/ou um uro, pois em uma parte já até aparece um pouco de madeira morta, provavelmente encaixa bem um uro ali!

enfim, aí vai uma foto que tirei hoje, e amanha eu posto de outros ângulos
Rafael Pontes12/10/2010 11:02
Aí estão as fotos que tirei hoje de vários ângulos dela!

Estou pensando em pegar alguns ramos dela que ja nascem na parte de baixo e direcioná-los para baixo (fazendo kengai), o toco maior fazer um jin e os demais fazer a copa na parte de cima...
é melhor esperar ela se recuperar para depois aramar né?

valeu pessoal aguardo opiniões!!!
12