Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT - VIDEIRA (YAMADORI)

1234
Antonio Donizeti08/03/2010 18:41
Amigo Laudir, essa não morre mais.
Laudir09/03/2010 10:45
Pessoal, estou perdido quanto a estilização desta.

Os galhos estao lignificando muito rápido. Preciso pelo menos arama-los para uma posição mais próxima do estilo .... mas que estilo?

Solicito ajuda/socorro aos projetistas de plantão. Abaixo umas fotos melhores para poderem projeta-la:

Laudir12/03/2010 17:19
Vista superior

Paulo W.M.12/03/2010 21:16
Tèa muito legal a brotação dela!

deixa ela crescer mais, acho que um hokidachi ficaria legal...

Nunca vi um bonsai de videira, ainda. Vai ser muito legal acompanhar o desenvolvimento do seu.
Laudir19/03/2010 17:19
Espero nao estar chateando aos caros colegas com tantas fotos. Meu intento é que todos possam acompanhar a evolução.

Obrigado pela paciência!
Rodrigo Tavares19/03/2010 19:24
Olá Laudir, ela resistiu bem... Agora é diminuir o tamanho das folhas tbm...
Allan M19/03/2010 19:31
Que belezura!

Parabéns, Laudir!

Bem virgorosa essa tua videira!

Mas, realmente, não tenho projeções para esta bela planta. 😕

Você já viu algum bonsai de videira? Talvez possa te inspirar...
Alexandre S. Coelho19/03/2010 19:31
Oi Laudir

Belo yamadori!!!
Se fosse minha, não me preocupava em aramar ou cortar nada agora... Deixa ela se recuperar bem, mais alguns meses 😉

Futuramente vou tentar um projeto pra ela 💡
nickyfury20/03/2010 08:18
bonsai
Grande Laudir, sempre percorrendo caminhos diferenciados. Eu tenho em meu viveiro tres plantas de videira, com as quais venho tentando formar algo razoável. Nenhuma com um tronco tão calibroso quanto esse, mas igualmente bons, tambem. 😄

Eis alguns exemplares, referenciais:

Abaixo, exibição em Tóquio, Japão:

Outras, bem estilosas a meu ver:

Rodrigo Sousa Vidal20/03/2010 19:03
Olá Laudir,viva agora aqui no Atelier..

Tenho acompanhado seu projeto e fico contente que sua Vitis tenha respondido bem á recolha. 😄

Está sem duvida,cheia de força e a enraizar bem,como se vê nas fotos...
Mas Laudir eu sou da mesma opinião do amigo Alexandre Coelho.
Esta epoca pelo menos,deixar a planta ganhar força,quanto mais folhagem,mais clorofila,mais raizes...E mais forte para depois trabalhar a arvore,saudavel e forte.

Por vezes parece que perdemos tempo,mas é-nos bastante recompensado com a planta saudavel e cheia de força,que responde depois muito bem ás intervenções.

Laudir voçê já conhece minha postagem que tenho feito sobre a especie em minha WEB,(com uma entrevista com um Sr. que estudou bastante a especie em Bonsai e uma galeria de bonitas arvores de Vitis Vinifera)mas para quem se interesse pela especie deixo aqui o link:

http://kintall.blogspot.com/search/label/Vitis%20Vinifera

Muita sorte para a evolução de sua planta que vai dar concerteza um magnifico exemplar..
Um abraço do outro lado do Atlantico.
Rodrigo Sousa
Laudir22/03/2010 08:50
Rodrigo Tavares
Sim. Esta é minha preocupação tb. Vou esperar por Agosto e ae eu faço a desfolha e Aramação.

nickyfury
Na verdade eu estou trilhando um caminho que somente nossos colegas d´além mar tem trilhado. Os portugueses tem ótimos exemplares (exemplo disso sao os bonsai que vc mostra como inspiração em seu post)

Alexandre Coelho
Rodrigo Sousa Vidal
Esta fase é a mais dificil, esperar. rsrsrs....
Mas já "assentei em meu coração" de aguardar o Mes de Agosto para fazer qualquer intervenção.

Quanto ao estilo, estou muito quedado ao estilo banyan. Já pensaram uma videira assim rsrs.... pode ser que a planta peça outro estilo.... ainda tenho q pensar em arrumar uma retifica para trabalhar aquele jin/uro e me livrar da conicidade invertida...
Rodrigo Tavares01/04/2010 12:43
Laudir, será que não dá um semi cascata?
Tenho uma parecida... Semi cascata, muito bonita...
Laudir01/04/2010 14:26
Rodrigo Tavares
É estranha a idéia (por hora) mas posso dar um estudada a respeito....
Rodrigo Tavares28/04/2010 19:39
Laudir, a planta que tenho é uma falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata)
bastante parecida com a videira, está em estilo cascata, e acho-a muito bela. Depois posto uma foto dela aqui...
Laudir29/06/2010 08:53
Só para levantar o tópico e dar satisfações ao pessoal que acompanha esta planta:

Com escala (Garrafa pet)

Superior:

Lateral Direita:

Sem escala:
Rodrigo Tavares29/06/2010 09:24
Está bem desenvolvida e saudável!!!
Faltou uma foto + perto do tronco...
Laudir29/06/2010 14:44
Atendendo a pedidos:

Detalhe da base da brotação:
Marcio Vargas29/06/2010 16:38
Não sei porque nenhuma foto abre aqui no trabalho, vou tentar em casa..

Que coisa seria, estava curioso para ver esta planta, como alguns sabem, estou no coração da serra gaucha, estou cercado por parreirais, parreirais a perder de vista aqui nos vales.

O Trajeto entre a usina, meu local e trabalho, e minha casa é de 18Km vale acima, fico olhando aquelas videiras e pensando em como roubar uma dos "gringos" para fazer um bonsai.

Existe uma propriedade, proximo a usina de Cotipora, bem proximo a uma das extremidades do vale dos vinhedos... Nesta propriedade, que inclusive é um ponto turistico, há um parreiral de mais ou menos 1/2 hectar em que as videiras são de 1886, quando o avô do velhinho que cuida lá veio da italia...

Troço de louco...

Bom, vou ver em casa se as fotos abrem...

PS: Laudir, não tinha uma novela da globo em que o espirito do fabio junior "encarnou" em uma arvore? Se eu fosse você regava com agua benta... 😲
Laudir29/06/2010 17:50
Marcio:
Aquela planta da novela era uma dama-da-noite.

Quanto às imagens deve ser pq seu TI bloqueou imagens do orkut.

Já qto a roubar uma dos gringos, cuidado com a espingarda carregada com sal grosso!
Marcio Vargas29/06/2010 20:27
Amigo Laudir...

Realmente o Orkut é bloqueado, agora em casa consigo ver, magnifica sua planta...

Quanto ao tiro de sal grosso... É bem verdade, o risco é iminente...

Abs e sucesso com a videira.
Laudir03/09/2010 14:52
Desfolha.
Fiz em duas etapas. Fiquei com medo de prejudicar muito a abençoada!
Na primeira eu desfolhei somente o lado esquerdo (nao tirei fotos). Já na segunda etapa, foi mais pra finalizar pq no lado que eu havia desfolhado, houve uma brotação intensa.

Observem do lado esquerdo a brotação.

Não sei se por causa do calor muito alto e umidade excessivamente baixa, mas ocorreu umas rachaduras que estão me deixando preocupado

Laudir15/09/2010 10:29
15/09/2010 Após a desfolha... fiquei 5 dias fora e qdo voltei tinha um galho com mais de um metro de comprimento. Cortei ele fora pra tentar dar uma ramificada.

Laudir27/09/2010 15:52
27/09/2010

Olha os projetos de frutos:

Renato Rodrigues Roehrs27/09/2010 16:27
Ela tá legal hein Laudir?

Como estão as rachaduras?
Descobriu o porque de racharem?

Pela foto dá pra ver que os galhos já estão mais lenhosos perto do tronco, tô certo?
Quem sabe um primeiro movimento já ía bem... que achas?

Abração.
Laudir27/09/2010 16:32
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Pela foto dá pra ver que os galhos já estão mais lenhosos perto do tronco, tô certo?
Quem sabe um primeiro movimento já ía bem... que achas?

o problema dos movimentos é que estes galhos lignificaram muito.... estão duros pra caramba... vou ter de deixa-la sem água uns 2 ou 3 dias pra depois tentar arama-los
1234