Laudir"]
Só para esclarecer, mas o que é o verbo "lignificar"? * Verbolig.ni.fi.car - pronominal escopo » Biologia escopo » Botânica encher, impregnar ou preencher de lignina. escopo » Biologia escopo » Botânica impregnar de lignina formando lenha ou madeira.
Fonte: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/posting.php?mode=reply&t=13624&sid=eb6d13163709c31fbe41fdd78bb8ed7e
* Verbo
lig.ni.fi.car - pronominal
(Biologia) (Botânica) encher, impregnar ou preencher de lignina.
(Biologia) (Botânica) impregnar de lignina formando lenha ou madeira.
Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/lignificar Mas não é que este fórum está pra lá de chique!
Meus parabéns! ta vendo... bonsai além de arte é cultura kkkkk nao das plantas rsrs Olá Laudir,
Brincadeiras à parte, a técnica de promover um stress hidríco, ou seja, deixar a planta sem sua provisão de água para fins de amolecer os galhos é puro mito.
O máximo que você consegue e desidratar, embora que parcialmente a planta e jamais "deslignificar" ou "desmadeirar" os galhos.
A solução é proteger com ráfia umedecida e mover o galho até o limite, quando os estralos ficarem "assustadores". Estas duas eu não encontrei no dicionário; deslignificar e desmadeirar.
Hehehe!
Abraços. É, já me fio dada essa dita também para movimentos em galhos.
Mas, deixando a planta sem água, ela não iria se desidratar e tornar os galhos mais secos e quebradiços ?
Assim, ao aramar o direcioná-lo tornariam cream crackers. rs...
Ou, ficando sem água os galhos sugam toda a reserva líquida que a planta possui para se hidratar ?
Abraço. Esta questão varia entre as espécies.
Por exemplo: é comprovado que a primavera e a caliandra ao ficarem um período sem água, se tornam mais maleáveis, facilitando a sua aramação e condução de uma sinuosidade em seus galhos mais velhos.
Quanto a uva, eu nao tenho como provar. Me dá medo de fazer isso, eu confesso, mas quero tentar em uma estaca que tenho plantada no chão e com um galho já "endurecido". Renato Rodrigues Roehrs escreveu:Estas duas eu não encontrei no dicionário; deslignificar e desmadeirar.
Hehehe!
Abraços.
Renato,
O verbo desmadeirar é válido e portanto existe na lingua portuguesa. Significa retirar a madeira de algum lugar. Ou seja, não se aplica à nossa discussão.
Já o termo deslignificar, origina-se de deslignificação, qual seja o processo industrial de separação das fibras, cujo objetivo final é a produção de celulose. Mais uma vez não cabe no contexto.
Assim, voltemos sem os termos malucos e inapropriados aos galhos do Laudir, que estão rígidos (agora sim) e ele, por sua vez está morrendo de medo de quebra-los.
Laudir, não tenha medo, vá com fé! Até porque tem uma porção deles. Se quebrar um, usa o outro e bola pra frente. 21/10/2010
Desculpem a demora, meu palm rompeu um cabo e demorei pra conserta-lo:
Tá show!
O vaso é de cimento laudir?
Abração. kkkkk
eh plastico ainda... Ta conseguindo diminuir os entre-nos? Uma pergunta...Uma pergunta. O vizinho já viu a planta? Abraço do amigo. Leandro Ferraz escreveu:Ta conseguindo diminuir os entre-nos?
tá dificil mas acho q to conseguindo. Re: Uma pergunta...Aquariosmaster escreveu:Uma pergunta. O vizinho já viu a planta? Abraço do amigo.
Já mas ele evita! Traz a triste lembrança da amada esposa. 22/11/2010
bonsaiParabens, Laudir, sua planta está bem encaminhada. Sol pleno, principalmente pela manhã, ajuda bastante. Podar galhos longos, cuidando de engrossá-los, bem como cortar fora as folhas grandes e velhas sempre que surgir a chance, é o caminho certo para lidar com bonsai dessa espécie. 😄 Re: bonsainickyfury escreveu:Parabens, Laudir, sua planta está bem encaminhada. Sol pleno, principalmente pela manhã, ajuda bastante. Podar galhos longos, cuidando de engrossá-los, bem como cortar fora as folhas grandes e velhas sempre que surgir a chance, é o caminho certo para lidar com bonsai dessa espécie. 😄
Confesso que não via a hora de ser aconselhado por você sobre esta espécie.
Ela é meio que independente. Solta brotos onde não queremos (ainda hoje antes da foto tirei um broto bem na base do tronco), folhas que não reduzem com facilidade (já fiz umas 4 desfolhas até agora), afora os galhos que mal lignificam e já tornam-se extremamente quebradiços.
Quanto aos galhos compridos já estou executando constantemente, foi um desleixo eu ter podado a planta somente depois das fotos.
Já sobre as folhas, vou colocar em prática esta manutenção. Olá Laudir!
Tá ficando porreta essa Vitis vinífera!
Eu consegui meses atrás 2 tronquinhos bem mixuruca.
Temos um associado da APB que foi cultivador de videira e ele me disse que ela gosta de solo seco, nada muito úmido até porque é muito atacada por fungos.
Outra coisa, que vc já deve saber, como muitas frutíferas, a videira só dá cacho no ramo do ano. Em ramo velho, não dá.
abração Elio escreveu:Olá Laudir!
Tá ficando porreta essa Vitis vinífera!
Eu consegui meses atrás 2 tronquinhos bem mixuruca.
Temos um associado da APB que foi cultivador de videira e ele me disse que ela gosta de solo seco, nada muito úmido até porque é muito atacada por fungos.
Outra coisa, que vc já deve saber, como muitas frutíferas, a videira só dá cacho no ramo do ano. Em ramo velho, não dá.
abração
Verdade. Sobre o solo eu descobri através de pesquisas que se for muito úmido, a planta sofre ataque de ANTRACNOSE. Portanto, estou usando somente areia grossa nela.
Os frutos realmente sao somente nos galhos do ano. Inclusive tenho uma parreira (plantada no chão) que conseguiu segurar um cacho de umas 10 uvas.
Estou tentando manter esta copa mas ela é "esganada" e quer subir por tudo que é lado. Quase toda semana estou podando as "tripinhas" de ramos que se estendem velozmente. bonsaiLaudir, meu chapa, os lusitanos são os grandes mestres na arte de cultivar a Vitis, com eles denominam as videiras. Veja uma excelente matéria a respeito, com muitas e ótimas dicas sobre o cultivo visando a formação de um bonsai, na pagina abaixo (além de outras dicas, sobre outras espécies, tb):
http://kintall.blogspot.com/2007_01_01_archive.html Re: bonsainickyfury escreveu:Laudir, meu chapa, os lusitanos são os grandes mestres na arte de cultivar a Vitis, com eles denominam as videiras. Veja uma excelente matéria a respeito, com muitas e ótimas dicas sobre o cultivo visando a formação de um bonsai, na pagina abaixo (além de outras dicas, sobre outras espécies, tb):
http://kintall.blogspot.com/2007_01_01_archive.html
Esta aula eu tenho lido e re-lido a um bom tempo kkkk mas obrigado pela dica.
Tenho o amigo Rodrigo Souza como um dos seguidores do meu blog justamente por causa desta vitis. Imagina... eu ... tendo um seguidor kkkkk Olá LaudirGostaria que você postasse depois os passos para o yamadore, pois sou iniciante e gostaria de conhecer melhor, principalmente com esse seu trabalho, um verdadeiro desafio ok.
abraços
ST Lima
Laudir escreveu:a tarde eu posto... esqueci o cabo do palm em casa Re: Olá LaudirSebastiâo Lima"]Gostaria que você postasse depois os passos para o yamadore, pois sou iniciante e gostaria de conhecer melhor, principalmente com esse seu trabalho, um verdadeiro desafio ok.
abraços
ST Lima
Vou ver se acho uma matéria que fala sobre o yamadori.
A citação que o amigo fez sobre eu ter esquecido o cabo do palm é referente a uma conversa que tive com outra pessoa sobre fotos da planta logo que foi coletada no dia 22 de fevereiro de 2010. O amigo Rodrigo Tavares pediu fotos da planta mais de perto.