Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ptecolobium. arame-PODA em 12/04/10

1234
Glauco Bastos13/02/2010 00:38
Amazonida,

Concordo com o Rodrigo, sua planta tem excelente potencial.
Quanto a podas vc deve esperar os galhos lignificarem(ficarem lenhosos), sendo que o piteco tem um desenvolvimento muito acelerado e se estiver bem alimentado engrossa muito rápido, portanto muita atenção nesta aramação pois marca os galhos muito rápido, mas nada que uma boa observação periódica não resolva tirando os arames quando começarem a marcar para não deixar cicatrizes.
Abraços fraternos.
Laudir13/02/2010 12:00
acho q me enganei.... o piteco parece nao ter espinhos.... já o que eu vi aqui tem folhas semi-arredondadas e muitos espinhos .... esta planta é muito utilizada para cercas vivas

vou tentar tirar umas fotos neste fim de semana... no local do retiro da minha igreja tem muito desta planta... todas novas
Glauco Bastos13/02/2010 12:04
Laudir,

Pitecos tem espinhos sim, mas saiba que existem mais de uma espécie de piteco, o Dumosum por exemplo tem mais espinhos que o Tortum.
Abraços.
Laudir13/02/2010 12:09
é.... o jeito é tirar fotos e postar para tirar as dúvidas.... segundona eu coloco elas.
amazonida13/02/2010 21:38
desculpem por ter postado aqui..nao era minha intenção...
Laudir15/02/2010 16:52
Chaddad16/02/2010 21:32
Cara Amazonida,
O Glauco esta certo, vc precisa esperar os ramos ficarem mais firmes, quando começarem a perder a cor verde na casca e ficarem cinzas vc pode colocar os arames. Se fizer isso com eles verdes, como na foto, há o risco de se destacarem do principal.
Vc deve seguir o desenho das camadas, aramando os que ficam e retirando os ramos excedentes. Normalmente os que crescem par o lado ou saem lateralmente são preferíveis, e os que saem verticalmente são os piores. Depois de alguns dias desponta com mais intensidade e deixando mais curtos os da parte alta.
Um abraço
joão josé16/02/2010 21:41
Eu, como sempre, adoraria ve-lo sem as folhinhas. Num dá pra ver a estrutura total. Por fora aparentemente ele esta com tudo, mas fico curioso da estrutura. Poderia postar uma foto com as folhas "dormindo", Amazonida, de noite ou ao sol do meio dia, quando as folhas geralmente estão fechadas?
amazonida17/02/2010 01:33
pergutas, o que se entende como galhos excedentes? aqueles que eu achar de acordo com meu projeto pra planta? ou os que nascem pra cima? entendi .. os verticalmente, ok.
Chaddad, nao entendi como os galhos finos aramados (os verdes no caso) podem se destacar do principal. voce pode explicar melhor?
JJ e Chaddad, desfolhar a planta toda, nao trará estresse para ela? quantas vezes voces fazem isso por ano? sempre com adubo nelas?
Chaddad, voce estava certo, a CEIBA é a erithrinos, voce está as preparando?
abs
joão josé17/02/2010 08:08
O stress também é útil de vez enquando. A desfolha nesta espécie, entre outra, provoca mais brotações e, consequentemente, um maior preenchimento da copa. Além do que percebe-se melhor a distribuição dos galhos e seus defeitos, facilitando a aramação. Mas como na espécie as folhas "dormem" em alguns periodos do dia, esta avaliação pode se feita nesta hora. Faço 1 a 2x/ano esta desfolha (fim de inverno e em janeiro). Esta é a minha conduta, vejamos o que dizem os outros.
Chaddad20/02/2010 23:00
Cara Amazonida,

Os galhos quando muito tenros saem fácil na mão, descolando do tronco.

As mudas de Ceiba erianthos já estão prontas, mas a de C. pentandra ainda não.

Eu não uso desfolhar os pitecos daqui, porque a maioria já tem muitos ramos e folhas relativamente pequenas. Só a desponta já os induz a brotação e ramificação, mas tb não são podados os tenros, esperasse endurecer as folhas e o talo do local a ser cortado.

Um abraço.
amazonida21/02/2010 00:49
Gostei das explicacoes. a planta está quase no ponto do arame. devo postar as fotos aqui ou em novo tópico para que nao seja taxada novamente de erronea?
Chaddad, voce pode mandar MP ou escrever por aqui mesmo sobre as mudas. Voce terá disponibilidade de enviar quanto mais ou menos e o preço? coloque por MP .. acho que nao pode ser por aqui, certo?
amazonida21/02/2010 01:48
, mas tb não são podados os tenros, esperasse endurecer as folhas e o talo do local a ser cortado.

quote]

deixar esses galhos engrossarem para podar, nao deixará a planta desproporcional por causa da grossura dos galhos?
digo, se voce nao poda os galhinos (acho que isso chama-se pode de refinamento) como a planta terá a forma de bonsai?
será que eu me fiz entender?
amazonida07/03/2010 12:28
ptco com arame

joão josé07/03/2010 16:47
Oi, Amazonida, continuas sem colocar o endereço até o ".jpg". Tem mais coisa escrita depois, não?
amazonida07/03/2010 17:56
Pior que nao jj, voce pode verificar no endereço do orkut que eu to colocando tudo entre img...o que se passa? será que nao sei nada?
joão josé07/03/2010 18:07
No final do endereço da foto, deve ter o .jpg ou .algumacoisa referente a foto. Se você perceber no endereço que você está colando, não há este final! Vamos começar de novo, passo a passo: Clicando com o botão direito do mouse sobre a foto o que aparece?
joão josé07/03/2010 18:22
Na verdade você está pegando o endereço do álbum, não é? Você tem que clicar em cima da foto!!
amazonida07/03/2010 21:50
eu ciclo na foto com botao direito e aparece pra salvar imagem como, enviar por email..etc.. eu tentei postar copiando e colando pelo endereço contido na barra de rolagem da pagina. o que devo fazer? salvar a imagem em meu computador nao irá adiantar!http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=1337813907570337067&pid=1267975020905&aid=1265831563$pid=1267975020905
joão josé07/03/2010 22:06
O que é este etc? Que outras mensagens tem? O último não é "propriedades? Colar imagem não vai adiantar!
joão josé07/03/2010 22:35
Voltando ao assunto da planta. Eu gosto dela mais assim:
Antes:

depois:

Quando você clica não aparece "copiar URL da imagem"?
amazonida07/03/2010 23:10

nao aparece, cliquei em propriedades copiei e colei o que estava escrito. nao sei o que se passa, voce acha que é ignorancia minha?
joão josé07/03/2010 23:17
Force mais o mouse para a direita e abaixo, tem mais endereço no fim da linha! O endereço no Orkut é imenso, rs!
amazonida07/03/2010 23:21
joão josé07/03/2010 23:28
Rs, agora faltou o inicio!! Tá quase!
1234