ptecolobium. arame-PODA em 12/04/10
amazonida09/04/2010 21:44
JJ, parece-me que nicky é o cara agora!
Eu pergunto isso pq nao aguento mais ver aqueles enoooormes galhos crescendo para cima e avante sem me dizer nada. Fica uma planta cabeludissíma!
Daí entro no dilema: Se podo a planta, atraso o crescimento e faço coitada perder a vigorosidade de uma brotacao OU ENTAO nao podo , ela fica com galhos grossos e CRESCE que é uma maravilha.
DIlema da desfolha, atrasa ou desgasta muito a planta enquanto tenho a possibilidade de manter a estrutura como bem disse NICKY.
Acho que agora estou começando a desvendar os segredos dessa espécie.
Se eu podar os pequenos galhos finos(ainda verdes) quando nascem estarei atrasando a planta ou isso se faz necessário?
Nicky, voce é botânico como Chaddad?
Chaddad qual tamanho e idade de sua planta? voce utilizou a tecnica do escorredor para ela ficar grande?
Nicky, ptco com pedra nao combina?
nickyfury09/04/2010 22:04
bonsai
João José, apesar do termo "seki joju" aparecer escrito no livro de Jonh Naka, bem como em algumas revistas de bonsai, principalmente antigas, acredito não ser o termo correto para designar o estilo raiz sobre pedra.
Se voce pesquisar no google, digitando por exemplo: 石付き盆栽 (ishitsuki bonsai, escrito em japones), vc poderá visualizar milhares de páginas, mostrando imagens de plantas trabalhadas nesse estilo. O mesmo não acontece, porém, quando digitamos 盆栽スタイル関成就 (bonsai estilo sekijoju).
Mas quando digitamos pedra 石 ishi, junto com o kanji para acompanhamento (com) 付き tsuki, então temos algo mais fácil de trabalhar, e poderemos visualizar bonsai trabalhados no estilo raiz sobre pedra, ou mesmo plantados sobre pedra, pois teremos o estilo ishi tsuki, ou seja, bonsai com pedra.
Nas revistas de bonsai que tenho, publicadas no Japão, (Bonsai Sekai e Kinbon), a notação correta é esta ultima que escrevi: 石付き, designando o estilo em que o bonsai está plantado sobre uma pedra, ou com suas raízes envolvendo uma pedra. Creio ser o termo correto para designar esse estilo, independentemente de encontrarmos o outro termo, Seki joju, escrito por aí. 😄
Mas costumo dizer: gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu, né? Fica a critério então, grafar da maneira que melhor convier ou agradar. 😄 O importante é definir o estilo em que o bonsai está trabalhado. 😄
So esclarecendo que para digitar os kanji japoneses na barra de pesquisa do google, é necessário ter as fontes orientais instaladas. 😉
joão josé09/04/2010 22:09
Então tanto faz se as raízes atingem o substrato abaixo da pedra ou se é desenvolvido na pedra somente, o termo é Ishi-tsuki para ambos?
nickyfury10/04/2010 09:59
bonsai
João José, é basicamente a mesma coisa, considerando o termo, vez que a tradução literal é: bonsai com pedra. Eis alguns exemplos:
Aqui o link de onde tirei a imagem, mostrando como foi construido:
http://suna-satsuki.web.infoseek.co.jp/newpageisituki.html
Satsuki é azalea/rododendro.
Na imagem abaixo, as raízes de um ulmus envolvem a pedra:
Nesta outra imagem, um kaede (acer burgerianum), é apoiado na pedra. Gosto de usar essa espécie para compor trabalhos de formação com pedra. Na net há muitos exemplos de trabalhos com kaede, inclusive:
No link abaixo, trabalhos com pinus e shimpaku:
http://haruka000s.exblog.jp/6152796/
Bem, espero que isso possa elucidar de vez a questão sobre o termo correto. 😄
joão josé10/04/2010 10:05
Perfeitamente!!
amazonida11/04/2010 22:20
JJ, parece-me que nicky é o cara agora!
Eu pergunto isso pq nao aguento mais ver aqueles enoooormes galhos crescendo para cima e avante sem me dizer nada. Fica uma planta cabeludissíma!
Daí entro no dilema: Se podo a planta, atraso o crescimento e faço coitada perder a vigorosidade de uma brotacao OU ENTAO nao podo , ela fica com galhos grossos e CRESCE que é uma maravilha.
DIlema da desfolha, atrasa ou desgasta muito a planta enquanto tenho a possibilidade de manter a estrutura como bem disse NICKY.
Acho que agora estou começando a desvendar os segredos dessa espécie.
Se eu podar os pequenos galhos finos(ainda verdes) quando nascem estarei atrasando a planta ou isso se faz necessário?
Nicky, voce é botânico como Chaddad?
Chaddad qual tamanho e idade de sua planta? voce utilizou a tecnica do escorredor para ela ficar grande?
Nicky, ptco com pedra nao combina?
joão josé11/04/2010 22:42
Com certeza Nicky tem um conhecimento muito grande, Amazonida!
Mas tenha paciencia com tua planta! A desfolha que já citei para realizar em sua planta é por esta razão que ele disse: Visualização e melhor aramação dos galhos. Como você tem seu clima quente e úmido quase constantemente, esse processo, acredito eu, não precisa esperar a estação correta.
Ah, se não me engano, a planta do Chaddad é produto de yamadori, portanto, já veio grande! Mas deixa ele te confirmar depois!
amazonida11/04/2010 23:01
Ah! agora sim, agradeço JJ.Vou esperando as confirmacoes para darmos o assunto por encerrado e iniciar outro!
joão josé11/04/2010 23:04
Dispersaram no seu tópico, né? Mas não esquenta não, já, já, agente destrincha tua planta por completo!
amazonida11/04/2010 23:35
Verdade, tenho visto isso por aqui. será que é a empolgacao dos bonsaistas?
Acho que já está quase tudo esclarecido em relacao a essa especie.
Agora estou pensando em qual posto agora.
joão josé12/04/2010 10:07
Assunto vem, assunto vai, e quando se percebe nem lembramos do assunto inicial, rs! Perdão, em nome de todos!
Chaddad12/04/2010 23:19
Caro João Josè,
A planta da foto não é de yamadori, ela foi amarrada nos primeiros meses de vida numa pedra, e está enterrada a quase 10 anos numa bacia.
Ela necessitará de um vaso muito forte, a principio de resina para suportar o peso da pedra de 30 cm.
Agora estou confuso se é Seki joju, pois a Debora Koreshoff também designa esse termo quando a pedra não substitui o vaso. Usando referências chinesas.
Interessante observação Nicky.
Abração.
joão josé12/04/2010 23:57
Chaddad, perdõe-me pela conclusão precipitada! Te parabenizo ainda mais então pelo feito! A peça é maravilhosa! Aguardo ansioso pela retirada dela do vaso!
amazonida13/04/2010 14:09
Ptco poda em 12 de abril de 2010
jj, desfolhei e podei a planta obedecendo seu comentario ancisoooso por isso.
agora vamos ver se novas ideias surgem. Lá se vao quase tres meses de espera. Espero que a planta nao morra por estresse de ficar sendo podada tao frequentemente.
Novas ideias sao bem vindas.
A

outra possibilidade de frente