ptecolobium. arame-PODA em 12/04/10
amazonida09/04/2010 21:44
JJ, parece-me que nicky é o cara agora!
Eu pergunto isso pq nao aguento mais ver aqueles enoooormes galhos crescendo para cima e avante sem me dizer nada. Fica uma planta cabeludissíma!
Daí entro no dilema: Se podo a planta, atraso o crescimento e faço coitada perder a vigorosidade de uma brotacao OU ENTAO nao podo , ela fica com galhos grossos e CRESCE que é uma maravilha.
DIlema da desfolha, atrasa ou desgasta muito a planta enquanto tenho a possibilidade de manter a estrutura como bem disse NICKY.
Acho que agora estou começando a desvendar os segredos dessa espécie.
Se eu podar os pequenos galhos finos(ainda verdes) quando nascem estarei atrasando a planta ou isso se faz necessário?
Nicky, voce é botânico como Chaddad?
Chaddad qual tamanho e idade de sua planta? voce utilizou a tecnica do escorredor para ela ficar grande?
Nicky, ptco com pedra nao combina?
nickyfury09/04/2010 22:04
bonsai
João José, apesar do termo "seki joju" aparecer escrito no livro de Jonh Naka, bem como em algumas revistas de bonsai, principalmente antigas, acredito não ser o termo correto para designar o estilo raiz sobre pedra.
Se voce pesquisar no google, digitando por exemplo: 石付き盆栽 (ishitsuki bonsai, escrito em japones), vc poderá visualizar milhares de páginas, mostrando imagens de plantas trabalhadas nesse estilo. O mesmo não acontece, porém, quando digitamos 盆栽スタイル関成就 (bonsai estilo sekijoju).
Mas quando digitamos pedra 石 ishi, junto com o kanji para acompanhamento (com) 付き tsuki, então temos algo mais fácil de trabalhar, e poderemos visualizar bonsai trabalhados no estilo raiz sobre pedra, ou mesmo plantados sobre pedra, pois teremos o estilo ishi tsuki, ou seja, bonsai com pedra.