Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus... como fazer corretamente?

1234
Nikkei 10021/05/2010 10:18
Valeu João, vou tentar
Laudir24/05/2010 09:12
analisando novamente seu exemplar eu imaginei isso:
Nikkei 10026/05/2010 07:51
Obrigado Laudir. Será que eu consigo? Só´o tempo dirá...
Elio26/05/2010 14:39
Nikkei!
Bom trabalho. Como vc mesmo disse, dá um tempo pra ele, agora. Daqui uns 5 meses vc pode replantar mais inclinado para a esquerda fazendo com que o tronco inicial (tachiagari) fique inclinado. Dar uma melhorada no corte -aplainar para que fique uma linha continuada entre o tronco e o galho que vc escolheu como novo tronco. Também uma maior sinuosidade no tronco vai deixar a planta mais baixa e mais cheia.
Mais uma vez, bom trabalho, amigo. Parabéns!

abraço
Nikkei 10026/05/2010 18:31
Obrigado Élio. Receber elogios de quem entende é muito gratificante, mas sei que ainda tenho um longo caminho. Vou seguindo as dicas de todos e vou aprendendo.
Nikkei 10031/05/2010 11:48
Aguardo brotações. Quem sabe mais baixos
Nikkei 10030/11/2010 09:23
Apesar de não estar muito bonito, está mais sinuoso. Fiz poda dos primeiros galhos e vieram novas brotações que as substituiram, assim os galhos acabaram encurtando. Daqui a alguns meses vou mudar de casa e ela deve ir para o chão engrossar um pouco. Críticas e sugestões são bem vindas

Renato Rodrigues Roehrs01/12/2010 09:36
Nikkei, outra cara! Tá bunitaço!

Show de planta que vai ficar.

Abração.
Nikkei 10001/12/2010 13:57
Obrigado Renato. Mudou muuuuito desde que começei... Ano que vem pretendo colocá-la no chão para dar uma engrossadinha.. 😄
Nikkei 10012/03/2011 16:17
Ae pessoal. Desculpa ficar atualizando sempre, mas é para ir acompanhando as modificações.
Esta planta não é muito bonita, mas tenho um valor sentimental por ser minha primeira muda e ter me ensinado muito até aqui. Não estava me agradando muito do jeito que estava e hoje resolvi estimular a formação de raízes aéreas para tentar melhorar ela.
Procedimento:fiz pequenos sulcos no tronco e coloquei uma pedrinha para não fechar e outros filetes de corte. Envolvi com esfagno e em volta uma garrafa pet. A umidade + os sulcos devem estimular a formação de novas raízes e daqui alguns meses retirarei para ver com ficou. Espero que de certo.
Ficou assim:
renata_bbc18/03/2011 17:00
Ola! Estava lendo a evolução da sua plantinha e ficou demais!! Confesso que até fiquei mais motivada!! Achei que vc foi mt audacioso e queria ter essa coragem de meter a cara pra ver no que vai dar... parabéns!!
Queria saber como ficou a ficus... tem foto atual?
O Guardião19/03/2011 18:39
acompanhando
Parabens
estou acompanhando.
Bruno Gomes20/03/2011 01:01
Interessante a proposta das raízes nesse momento.
vou acompanhar...
João Crédito25/03/2011 10:05
Vamos acompanhar a evolução, fiz algo parecido com um ficus meu também.
João Paulo Batista Lyrio25/03/2011 10:21
Blz nikkei,
bela atitude, estou pensando em fazer algo parecido em uma aroeira que possuo.
Não deixe de atualizar.
GRande abraço e sucessos.
Nikkei 10009/04/2011 16:51
Obrigado Renata. Todos os procedimentos foram realizados com indicação do pessoal do fórum. Da para perceber que eu também era meio receoso. Esta foto está atualizada, as raízes só vou ver se deu certo na primavera, quando retirarei o esfagno e a garrafa pet.
O Guardião, Bruno e Joões, vou mantendo atualizado sim, obrigado. A proposta das raízes é aumentar o calibre do tronco e ao mesmo tempo dar um "charme" a mais na planta.
João Paulo, se for fazer isso, e utilizar esfagno, não faça a mesma besteira que cometi: recentemente retirei um alporque com esfagno. O problema é que o esfagno fica embolado com as raízes e gera 2 problemas: é dificil diferenciar as raízes do esfagno; é dificil separar o esfagno das raízes.
Fiz a mesma besteira neste ficus.
A solução seria picar bem o esfagno antes de colocar na planta. Assim quando for retirar fica fácil
João Paulo Batista Lyrio10/04/2011 18:25
Pode então,
ao invés de eliminar o esfagno, posso deixá-lo junto as raízes, não ?
Abraço.
Nikkei 10010/04/2011 19:28
Pode deixar junto às raízes. Mas um dia vai ter que tirar e se picar antes de colocar, facilita o trabalho. 😄
MarcoBonsaiPoa10/04/2011 20:43
Tentei abrir a primeira página do tópico e o anti- vírus me barrou.O site www.flowerspictures1.com, é conhecido como distribuidor de malwares.Vai o alerta!!!!!!!
Elio10/04/2011 21:28
Nikkei 100 escreveu:
Pode deixar junto às raízes. Mas um dia vai ter que tirar e se picar antes de colocar, facilita o trabalho. 😄

Bem melhor que esfagno é usar vermiculita. Ao retirar o alporque e abrir o plástico, a vermiculita cai sozinha.
Com isso dá para ajeitar bem as raízes de forma radial e cortar o toco bem rente às novas raízes.

Usei, aprovei e não volto mais usar esfagno.

abraço
Nikkei 10011/04/2011 18:16
Uma vez usei areia, mas com as regas com as regas constanes a areia ia escorrendo junto e, tinha que ficar repondo.
Vou tentar a vermiculita
Nikkei 10001/05/2011 09:43
Estava muito curioso para ver se deu certo. Estava achando que não.. 😢
Mas deu certo!!!! parcialmente porque não foram todos os buracos que emitiram raízes.
Retirei o esfagno com muito cuidado (com uma pinça), borrifando água para não ressecar as raízes. Reposicionei as raízes e fiz mais alguns cortes. Desta vez cobri com vermiculita sugerido pelo nosso professor Elio.
A vermiculita é um material fácil de trabalhar, leve (parece isopor). Não i o resultado ainda, mas já aprovei. Vais facilitar demais os trabalhos.
Segue a sequência de fotos:
retirado o esfagno: (as raízes são as que estão penduradas no meio do tronco. tem uma que já quase encosta o solo do vaso.)

Zoom:

Recipiente de plástico em volta para segurar a vermiculita (após reposicionamento das raízes e cortes):

Resultado final:
Seph190301/05/2011 11:29
Legal
Legal Nikkey
Outro dia tava em Poa. Lá no Parque da Redenção, tem uma quantidade enorme de "modelos" em tamanho original,
cheios de raízes que cresceram nos troncos e alcançaram o chão dando em efeito fantasmagórico às plantas, mas bem bonitos.

Vou acompanhar...
Nikkei 10002/05/2011 09:27
Um pouco da técnica (postada originalmente por Geraldo Inocêncio aqui no fórum).
Corte da casca (aprendi que tem que ser porufundo, atravessando toda a casca):

Coloca uma pedrinha para evitar que ela cicatrize antes de emitir raízes:

Resultado, nesta foto tem duas pedrinhas e as raízes (brancas) saindo de dentro dos cortes:
SMART202/05/2011 11:46
nossa como ta ficando bacana, legar ver o desenvolvimento dessa planta desde o comesso, otimo trabalho e ainda aprendi a parada das raises.
1234