Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus 3

123
vderetti10/04/2010 16:14
Buxus 3
Este buxus eu comprei ontem em uma floricultura.

Hoje comecei a mexer nele e me ocorreu uma dúvida.

Essa primeira foto foi a frente que escolhi e comecei a fazer minhas intervenções, dei uma limpada.

Aí quando comecei a desmanchar um pouco do torrão me deparei com o nebari, um bom nebari, mas bom, para uma frente diferente, só que o problema é que a parte aérea para essa frente que combina com o nebari dá uma sensação de profundidade. Como se o tronco da arvore tivesse lá atrás, fica estranho. O que vcs acham?

Na foto não dá pra perceber essa profundidade "invertida" que ela tem. Essa frente até parece melhor se não fosse essa "profundidade invertida".Queria continuar amanhã as intervenções para depois deixar ele descansar, mas gostaria de ouvir a opinião de vcs antes de mexer.
joão josé11/04/2010 00:10
Faz uma poda de limpeza, deixando só dois pares de folhas por galho, aí facilita a visualização!
vderetti11/04/2010 14:57
só dois pares por galho?
Não é pouco? ou é isso mesmo?

E vc diz tirar só as folhas ou já cortar o galho?
Se for só tirar as folhas, deixar as mais novas?ou tanto faz?
joão josé11/04/2010 15:14
Rs, por raminho, pelo amor de Deus! Quase que te induzo fazer besteira, kk! Num ramo que tenha 5 -6 pares de folhas, por exemplo, você tira os quatro últimos. Deu pra entender?
vderetti11/04/2010 18:09
Agora entendi sim... hehe tinha achado estranho tirar dos galhos ^^
Então acho que amanhã eu dou um jeito de fazer essa limpeza.
Só mais uma dúvida. Os últimos pares de folhas que vc diz pra tirar, são os últimos que brotaram ou os últimos de baixo?
Não quero fazer besteira, por isso to sendo assim chato hahaha
joão josé11/04/2010 20:53
Os últimos que brotaram!! Existe uma técnica de estimular novos ramos em ramos do buxinho que retira-se as antigas, mas esta é outra história!
Fred Rodriguez11/04/2010 21:12
vdretti pode seguir as dicas do João sem medo de buxos o car manja muito entre outras
Boa sorte

abs
CARLOVICH11/04/2010 21:17
Gostei da estrutura de galhos aparente... se direcionar legal, terá uma miniatura de árvore muito interessante...

boa compra o meu ver...
joão josé11/04/2010 21:28
Obrigado, Fred, mas não sou tão expert assim, rs, mas dou meus pitacos! Só apanhei muito deles, por isto compreendo-os um pouco mais, kkkk!
vderetti12/04/2010 09:08
Só mais uma dúvida.
Eu corto a folha, no pecioclo ou arranco?
joão josé12/04/2010 09:46
Não é desfolha, e sim, poda! Você corta o ramo a partir do 2º par de folhas. Quando você quer estimular a brotação no ramo é que você desfolha, com cuidado (com tesoura é mais seguro se não tiver experiencia) para deixar a gema que fica junto a folha (na axila da folha com o ramo), deixando sempre folhas na ponteira, para não secar o ramo.
Não encontrei desenho para te mostrar, mais ainda vou achar!
vderetti12/04/2010 16:03
Aí esta... Depois de fazer o que o amigo joao indicou.
Era isso mesmo joao?
Pra mim já dá pra ter uma visão bem melhor dos galhos, na foto não dá tanta diferença, mas ao vivo da bastante.
E tirei uma foto por baixo também pros amigos terem uma ideia dos galhos.
Aguardo sugestões.

Frente

Lado 1

Trás

Lado 2
Nessa foto dá pra perceber bem a questão da "profundidae invertida" que eu tinha comentado.

Vista dos galhos
joão josé12/04/2010 19:06
Nossa, vderetti, ainda sobrou bastante ramo ainda! Mas já deu pra enxergar a possivel árvore! Tem muitos ramos a serem desbastados, principalmente em cima, não tem dó não, ela se recupera!! Maa você vai ter que retirar ramos mais grossos, aqueles que se cruzam, que você tenha certeza que não vão fazer falta...de longe cara, sem por a mão... só você mesmo para senti-la e decidir. Avança um pouco mais!
LEAO12/04/2010 20:10
Dá para fazer um ótimo trabalho.
vderetti13/04/2010 08:34
João o problema é minha dó mesmo. Me deparei muitas vezes nessa poda com a situação da imagem abaixo. E com dó de cortar muito, usei a poda A, mas na verdade pensei na B como a certa.

Mas hoje eu crio coragem. Vou fazer uma bela limpeza.
joão josé13/04/2010 08:59
Se o ramo tá fino, alternativa B mesmo!
vderetti13/04/2010 11:00
João, fiz isso, cortei os ramos sem dó dessa vez. E depois disso tirei os galhos mais finos que saem das bases mais grossas, pois ficam estranhos.
Mas agora me deparei com outra questão. São galhos que tem muitos ramos na ponta, ramos pra cima e para baixo que dão um aspecto digamos, sujo. Figura abaixo.

E tem vários galhos assim um perto do outro. E eu não sei pra que ramo dou preferencia. E como já disse tenho receio com buxinhos, tenho receio de cortar demais ou então errado. O que me diz?
vderetti13/04/2010 12:06
Pessoal, aí vão algumas dúvidas que me cercam.

Aqui está a bagunça de ramos que eu não sei qual ramo melhor se encaixa.

Aqui tem uma galho que os seus ramos cruzam quase a arvore toda o que me intriga e me faz pensar em cortá-lo.

Aqui a situação de qual a melhor ramificação.

E aqui uma foto de como ela está agora e uma dúvida em dois galhos finos desproporcionais a base e muito cumpridos. Quase não dá pra ver o destaque que eu dei nos galhos, mas ta em vermelho se prestar a atenção dá pra ver ^^

E então, alguém sugere algo em alguma das situações?
CARLOVICH13/04/2010 13:44
To gostando do resultado... a árvore tá surgindo...
é isto mesmo... cuidado só para não deixar pouca massa verde num galho pois eles costumam secar...
mas como ja falei antes..boa estrutura de galhos....

parabéns...
joão josé13/04/2010 13:45
Vamos lá:

Nesta foto eu retiraria este galho marcado

e retiraria também estes galhinhos finos que marcou

Faz isso e veremos como fica!

Ah, se puder tirar fotos dos 4 lados seria bom, senão corremos o risco de perder a tridimensionalidade da planta, Ok?
joão josé13/04/2010 14:14
A perda de galhos acontece muito mais pelo descuido na limpeza da poda e contaminação, com o apodrecimento posterior do tronco! Então tesouras limpas e higiente são fundamentais. Em galhos de diametro superior ao diametro de um cigarro é recomendável colocar uma pasta cicatrizante!
vderetti13/04/2010 15:56
Aí estão as fotos de todos os lados.

Frente

Lado1

Lado2

Trás

E aqui fotos de situações que me incomodam.
Esse lado meio vazio e esse segundo galho no lado esquerdo da planta que ta meio centralizado, ele tem uma curvatura pra trás, acho que devo tracionar ele mais pra diagonal em sentido esquerda preenchendo melhor o espaço da esquerda. O que acham?

Aqui o vazio do lado esquerdo.

E aqui a estrutura dos ramos.

E claro, a questão de que ramos dar preferencia na ponta dos galhos ainda me intriga.
vderetti13/04/2010 15:59
Quanto a questão da limpeza.
Ants eu só lavava minhas ferramentas, mas depois que li no livro do Peter Adams que deve sempre esterilizar, sempre passo alcool nas minhas ferramentas.
Quanto a pasta cicatrizante, estou usando pasta de dentes, coloquei depois de tirar as fotos.
joão josé13/04/2010 17:04
Nossa, a árvore tá saindo!! Vazios são importantes para você ter um certo movimento a planta, tirar a cara de topiaria que ainda existe nela. Não sei se aquele ramo volta a posição, talvez somente enfaixando com camera de pneu de bicicleta (borracha) junto com um tutor e aramando.
Já que tens o livro do Peter Adans veja, senão me engano, o 3º capitulo sobre movimento no bonsai. Você vai ver o que disse sobre o"movimento" na arte!
Ainda acho que ela está um pouco topetuda lá em cima. Precisa separar discretamente os "patamares"na árvore (arame ou tração), mas sem pronunciar muito para evitar o efeito "Poodle", e, novamente, a topiaria!
Os galhos são quebradiços, então, mão leve! Adoram fazer um sonzinho desagradável: CRECKK!!
joão josé13/04/2010 17:06
Nossa, a árvore tá saindo!! Vazios são importantes para você ter um certo movimento a planta, tirar a cara de topiaria que ainda existe nela. Não sei se aquele ramo volta a posição, talvez somente enfaixando com camera de pneu de bicicleta (borracha) junto com um tutor e aramando.
Já que tens o livro do Peter Adans veja, senão me engano, o 3º capitulo sobre movimento no bonsai. Você vai ver o que disse sobre o"movimento" na arte!
Ainda acho que ela está um pouco topetuda lá em cima. Precisa separar discretamente os "patamares"na árvore (arame ou tração), mas sem pronunciar muito para evitar o efeito "Poodle", e, novamente, a topiaria!
Os galhos são quebradiços, então, mão leve! Adoram fazer um sonzinho desagradável: CRECKK!!
123