Vou tentar dar uma baixada nela. Também to achando que ainda tá topetuda. Será que consigo baixar só por tração??
Buxus 3
Antes de mais nada, gostaria de agradecer a confiança que está depositando em minhas sugestões!! Espero que não esteja sendo muito persistente e pediria, ainda, que outros foristas dessem outras ideias, diferentes ou não, quem sabe, para podermos seguir em frente com segurança!
Da minha parte estou feliz em poder ajudar e ver o resultado claro na planta!
Voltando a ela, acredito que tração nos galhos mais grossos seja o ideal, deixando a aramação para os galhos mais finos. Adquira o hábito de ir girando a planta para trabalhá-la por inteiro, não só a frente, como está acontecendo por enquanto. As laterais precisam ser bem trabalhadas. Não tenha pressa, analise cada passo para não retirar algum ramo que possa ser importante futuramente. Eu já vejo o bonsai aí, só preciso sentar, com calma, e fazer um projeto!
Alexandre bem que podia dar uma luz com suas lindas projeções!
Vderetti, continue nesta linha e terá uma planta maravilhosa em breve!!
Da minha parte estou feliz em poder ajudar e ver o resultado claro na planta!
Voltando a ela, acredito que tração nos galhos mais grossos seja o ideal, deixando a aramação para os galhos mais finos. Adquira o hábito de ir girando a planta para trabalhá-la por inteiro, não só a frente, como está acontecendo por enquanto. As laterais precisam ser bem trabalhadas. Não tenha pressa, analise cada passo para não retirar algum ramo que possa ser importante futuramente. Eu já vejo o bonsai aí, só preciso sentar, com calma, e fazer um projeto!
Alexandre bem que podia dar uma luz com suas lindas projeções!
Vderetti, continue nesta linha e terá uma planta maravilhosa em breve!!
Realmente ela está muito bonita.
Eu nao posso dar sugestões porque em matéria de buxus nao tenho nenhuma experiencia, mas no formato q ela se encontra eu ja me contentaria. Mas é como diz o ditado: Gosto é o regalo da vida!
Eu nao posso dar sugestões porque em matéria de buxus nao tenho nenhuma experiencia, mas no formato q ela se encontra eu ja me contentaria. Mas é como diz o ditado: Gosto é o regalo da vida!
João eu que agradeço a ajuda que está me dando. Estou conseguindo adiquirir fundamentos sobre bonsai nesta última semana mais do que nos últimos 3 meses, que é mais ou menos o tempo que estou aprendendo sobre bonsai.
Sobre girar a planta, eu estou tentando, mas sempre acabo voltando para a frente hahaha... mas como tempo vou me acostumando a ver o todo dela. Vou tracionar alguns galhos que acho que são necessarios e mostrar as fotos para vcs analisarem. Será que consigo tracionar só com barbante? Claro que colocando a proteção no galho.
Laudir, é a planta que eu tenho que mais ta com cara de bonsai, to muito contente com ela, mas ainda está com algumas imperfeições que preciso corrigir.
Sobre girar a planta, eu estou tentando, mas sempre acabo voltando para a frente hahaha... mas como tempo vou me acostumando a ver o todo dela. Vou tracionar alguns galhos que acho que são necessarios e mostrar as fotos para vcs analisarem. Será que consigo tracionar só com barbante? Claro que colocando a proteção no galho.
Laudir, é a planta que eu tenho que mais ta com cara de bonsai, to muito contente com ela, mas ainda está com algumas imperfeições que preciso corrigir.
Bom pessoal, fiz a tração de alguns galhos. Acho que consegui diminuir o "topete" afastanto um pouco os galhos principais. Só fiquei com medo de ter deixado com cara de topiaria de novo. O que acham?

Então... alguém tem alguma opinião pra me dar?
Bom pessoal, infelizmente me ausentei das minhas plantas por muito tempo e este foi o resultado disto para esse buxus. Seguem as fotos.
Espero que os colegas tenham alguma sugestão, pensei em talvez fazer um jin, alguma coisa assim. Mas aguardo as opiniões dos colegas.

Espero que os colegas tenham alguma sugestão, pensei em talvez fazer um jin, alguma coisa assim. Mas aguardo as opiniões dos colegas.

Poxa, que triste. Ainda bem que ele não morreu. Dos males o menor: como sobreviveu a parte com mais movimento, dá para formar um lindo moyogi daí.
Abraços.
Abraços.
Eu aproveitaria para fazer sharis e jins nessa madeira morta e tentar mesclar com o verde que sobrou.
Thiago, pois é, fiquei bem triste quando vi, mas pensei que seria pior, fiquei por muito tempo ausente.
João josé, essa é a minha ideia, só que não sei nem por onde começar.
João josé, essa é a minha ideia, só que não sei nem por onde começar.
vderetti, da uma boa lida nesse topico, talvez te de uma luz.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17394&highlight=
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17394&highlight=
Acompanhand!
Rs, começa do começo, uai!! Trabalha a madeira e, depois, ver o que faz com a massa verde que sobrou!
É importante perceber que existem brotos importantes na base, que podem ser muito úteis na formação futura do bonsai. Cuide deles com cuidado!
Dizem que a males que vem para o bem, ficou muito bom.
Quando trabalhar a madeira vai ficar ainda melhor...
Acompanhando...
Quando trabalhar a madeira vai ficar ainda melhor...
Acompanhando...
Atualizando...
E agora o que fazer?
Como procedo com os jins?

E agora o que fazer?
Como procedo com os jins?

Tira a casca com cuidado, sem atingir o veio vivo que sustenta o outro lado. Eu ainda achi que essa planta vai ser formada com aqueles ramos lá de baixo. Assim que eles se fortaleçam, vá diminuindo os ramos. Vai ficar show!
Captou meu pensamento, Edson!! Só tenho duvida se usaria aquele ramo central, que sai dos futuros jins, que possuem um brotinho baixo também.
Obrigado pelas dicas caros colegas.
Estou com a intenção de trazer as brotações para baixo. Vou cortando os ramos de cima aos poucos, certo?
Quanto aos jins, quanto tempo depois de tirar a casca eu preciso passar o limesulfur? Porque ainda não tenho o produto.
Estou com a intenção de trazer as brotações para baixo. Vou cortando os ramos de cima aos poucos, certo?
Quanto aos jins, quanto tempo depois de tirar a casca eu preciso passar o limesulfur? Porque ainda não tenho o produto.