Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fukinagashi jabuticabeira

12
Palonde Teixeira04/08/2010 18:06
Depois de muito pensar em todas alternativas decidi voltala para hokidashi...
Voltei ela no mês passado sei que não era uma época boa para mexer, mas vi que a jabuticaba é muito forte, e esperei para ver como ela iria reagir por isso só postei as fotos agora!!!

Estou tentando abrir bem os galhos primários para q os outros possam crescer com mais espaço...estou fazendo certo???

No mês de setembro vou transplantala em um escorredor, para futuramente colocala em uma mamadeira...e neste período bastante adubo!!!

Gostaria que todos me ajudassem nas intercalações de adubos, em qual época devo utilizar cada um!!!???
Palonde Teixeira04/02/2011 17:38
No mês de outubro fiz o transplante para o escorredor utilizando um substrato:

30% PEDRISCO
20% CACO TELHA
20% AREIA
20% TERRA VEGETAL
10% TERRA DE XAXIM

MISTURADO

Olhem como as raizes estavam!!!

Mãos a obra!!!

Desfolhagem.

Após ser aramada.

Agora já transplantada, desfolhada e aramada.

No mês de novembro ela já estava reagindo bem então eu a adubei com torta de mamona, farinha de osso, cinza e um pouco de esterco.

Agora no mês de fevereiro eu gostaria de começar a utilizar um adubo químico...Só que estou na dúvida em qual utilizar!!!

Gostaria muito da ajuda dos amigos aqui do fórum, qual formula e qual marca usar???

Tem alguma diferença entre marcas???Mesmo se a formula for a mesma??? Porque os preços são muito diferentes.
Elio05/02/2011 13:43
Palonde, o importante do adubo químico é:

1. Concentração do NPK. Pode ser 8-8-8, 9-9-9, 04.14.8, 8.9.9, vc encontra diversas concentrações.
2. Conter micronutrientes

Um dos que considero bom é o Biofert Plus.

O Fosway - 0-30-20, também é muito bom para floríferas e frutíferas.

Para os adubos líquido use a metade da dose recomendada.

Para mim o "the best" é o Osmocote.

Adubação: " Maior frequência; menor quantidade", essa é a regra.

abraço
HudsonArpini05/02/2011 23:59
puxa amigo,embora vc tenha feito um trabalhinho legal,vc tinha um hokidachi em ponto de bala
Palonde Teixeira08/02/2011 08:57
Elio muito obrigado pelas dicas...aí vai mais uma perguntinha...posso utilizar o foliar uma vez por semana e o osmocote juntos como ele é de liberação lenta???Pretendo começar esta semana!!!

Hudson esta é minha primeira muda...por não ter experiencia pensei que poderia fazer Fukinagashi, mas a jabu não é uma espécie indicada para este estilo.Então perdi mais de um ano de trabalho...por isso entrei aqui no forum e estou aprendendo muito...como se diz vivendo e aprendendo!!!

Abraços amigos fiquem com Deus!!!
Elio08/02/2011 10:10
Palonde, agora tá bem encaminhada.

No final do inverno pode todos os galhinhos finos, deixando um toquinho em cada. Isso vai incentivar melhor ramificação.

Quanto à adubação foliar eu recomendo fazer eventualmente, até porque adubação química foliar, normalmente, queima os brotinhos das ponteiras.

Ou faz quando não há mais novos brotinhos ou com adubo líquido orgânico, tipo Biobokashi.

Se usar o químico, faça diluição a 1/4 da dose recomendada.

A adubação foliar normalmente se usa para corrigir eventuais deficiências na adubação de solo, ou seja, não deve ser uma constante.

Para dar uma incrementada na Jabu, continue usando o Osmocote e aplique o Biofert no solo. No outono é bom dar uma carregada no adubo para ela armazenar energia para o inverno. Eu recomendaria, no outono, aplicar no solo o Fosway.

abraço
12