Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola Chokkan, atualização 29.10.2011

12
hraphi10/11/2010 15:17
Valeu Felipe obrigado pelas dicas, consegui uma brotação na parte da frente e outra na parte de trás, pretendo ir fechando os espaços vazios devagar, com novas brotações que deixarei crescer livremente para engrossarem e ficarem do porte dos galhos principais, realmente fechar os espaços só com os galhos secundários parece que não é a melhor opção, abraço.

Abaixo segue fotos mais atualizadas inclusive destacando as novas brotações conseguidas.

A foto abaixo é com a visão lateral, destacando a brotação conseguida na frente, e que deixarei crescer livremente, em fevereiro efetuo uma desfolha para diminuição da folhagem e aumento da ramificação.

Mais uma visão lateral aproximada...
hraphi08/04/2011 17:05
Comparando fotos antigas com algumas recentes para ver evolução, desfolhada parcialmente para que os galhos inferiores engrossem mais que os imediatamente acima deles...

Os galhos inferiores já estão ficando ligeiramente mais grossos, na próxima desfolha deixo os quatro primeiro galhos inferiores com folhas, e vamos ver o que acontece.

hraphi08/04/2011 17:14
🙄
Laudir08/04/2011 17:56
simplesmente parabéns...
está ficando linda

estou com um projeto de moyogi aqui mas ta dificil... ele nao ta querendo soltar brotações... vo plantar no chão mesmo pra ver se rende
Marlon Fontoura08/04/2011 19:21
Será que se vc fizer uma poda drastica cortando todos os galhos bem rentes ao tronco e a partir daí vc ia conduzindo os novos brotos para densificar mais, pois sua planta , é tipo 2D, só galhos laterais paralelos.
Não sou mestre em bonsai, mas pensaria em algo assim:

http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/blue-atlas-cedar.jpeg?w=427
hraphi29/10/2011 13:41
Atualizando, após intervenções de desfolha e transplante...

Comparação 2010/2011

RCasagrande29/10/2011 18:20
TAH FIKANDO UMA MARAVILHA.... 😲 😲 😂 😂 😂 😉

ABRAÇOS.....
Anderson Murilo29/10/2011 19:26
Olha hraphi, analisando a primeira foto postada em abril de 2010 e a ultima na data de hoje, verifica-se que sua planta foi muito bem conduzida, aumentando consideravelmente o calibre do tronco e ramificando muito bem os galhos, parabéns pela bela condução!!
hraphi29/10/2011 20:35
Valeu R Casagrande, obrigado.
Anderson Murilo é verdade, coloquei as fotos que mencionou abaixo, adoro ficar comparando.Olha, estou ficando satisfeito com os resultados obtidos até agora, apesar de alguns amigos aqui do fórum terem me alertado que deixando os galhos secundários crescerem para dar profundidade ela ficaria com uma aparência estranha, ou artificial, tive que seguir por esse caminho pois não consegui brotações de frente e de fundo, e ela já tinha engrossado o tronco para uma torção.Embora respeite a opnião deles, estou gostando do visual que a planta está tomando, e isso conta muito tb, se vc está satisfeito com o que vê e a planta não vai participar de nenhuma competição, acho que tá valendo, abraços.

Anderson Murilo29/10/2011 22:12
Tens toda razão meu amigo, tb penso dessa maneira, o que realmente importa é que vc esta colocando o seu amor e dedicação para com sua planta, os resultados são importantes porém, na minha opinião secundários, o que realmente importa é que vc gosta de sua planta e a conduz com carinho, onde tenho certeza que nossas plantinhas tornam nossa vida muito mais harmoniosa, preciosos são os momentos que nos dedicamos a elas, seja aramando, podando eu simplesmente regando, onde somos nós, os maiores beneficiados!!!
um grande abraço e parabéns mais uma vez pela sua planta!
hraphi30/10/2011 04:22
Falou tudo Anderson, abraço.
Otoniel Santos30/10/2011 11:29
Hraphi, muito boa sua evolução com essa planta!! parabéns pela pasciencia...!
hraphi30/10/2011 12:56
Obrigado Otoniel, abraço.
Guilherme Luz31/10/2011 20:10
Parabéns, ótima condução, ta ficando muito bonita.
As vezes me surpreendo como a acerola cicatriza tão rápido.

Acompanhando...
Anderson Neuhaus31/10/2011 23:00
Potencial de sobra!!!
anderson pedro da silva07/11/2011 19:08
parabens ae amigo ..
vai fica bacana esta arvore . e ja esta neh.
croconow01/12/2011 01:23
Iaí ?
Já tem noção do que vai fazer com o nebari e a parte morta ?

Ele vão chamar bastante a atenção pra mim ...
hraphi02/12/2011 15:06
Obrigado Guilherme, Andersons, rsrsr...
Croconow, quanto a madeira morta foi feita intencionalmente pois na época do yamadori era apenas um toquinho reto, sem nenhum atrativo, aí decidi raspar. Com o tempo, a cicatrização quase fechou totalmente a área raspada, vou deixar fechando, pelo menos por enquanto, estou gostando do efeito da cicatrização.
Em relação ao nebari, nem mexi muito, só coloquei uma tampa de madeira por baixo para ele continuar radial, com o passar do tempo, pretendo expor um pouco mais o nebari, desenterrando-o gradualmente.Abraços.
Lucinei Reis04/02/2012 22:15
Acompanhado !!!!!!!!!!!!
somricardo26/02/2012 14:40
amigo poderia postar uma foto atual? estou começando com 2 acerolas e gostaria de ver imagens de plantas assim para ter uma idéia do futuro da minha... parabéns pelo trabalho
12