TUTORIAL PARA INICIANTES
jcmorosky19/05/2010 21:47
Palavras de um iniciante consciente!
Tópico excelente! Recomendarei à alguns amigos!
Michel Alves22/05/2010 00:58
excelente, me ajudou e ainda vai me ajudar muito! 😂
Markus Von Kossel26/05/2010 23:21
Arzivenko
Parei de postar "coloca em um vaso grande e deixa crescer ou bota na mamadeira..................."
Vou colar o Link desta sua matéria!
Parabens. Excelente explicação.
Me permito opinar que seja uma das melhores postagens de todo o forum!
Objetiva e Eficiente (e sem frescuras)
Parabens!
Drop1303/06/2010 11:45
Arzivenko,
Primeiramente gostaria de PARABENIZA-LO pelo belo post, acredito q assim como no meu caso tenha ajudado mtas pessoas a compreender melhor essa arte...
Bom, uma curiosidade: Qual é a especie da planta na terceira imagem de cima para baixo??? MUITO LINDA !!!
ABRAÇOS
PEDRO 😉
Marli Nogueira12/06/2010 16:11
Arzivenko excelente seu tutorial, eu sou curiosíssima por natureza estou sempre atráz de informações, a primeia vez que ouvi falar em escorredor+mamadeira foi aqui no forum, ai sai procurando na net para saber do que se tratava, descobri vasculhando os sites o que ñ vai ser preciso apartir de agora para os futuros iniciantes, pois tem tudo explicadinho aqui. Abraço gande continue assim transmitindo seus conhecimentos para todos. 😉
Leandro Rio Lima Fragoso12/08/2010 13:10
Otimo topico! Comecei a meter mão na terra a pouco tempo. Sou iniciante como muitos que procuram o forum, e já comprei algumas Mausai's em supermercados, peguei mudas com amigos e plantei sementes. E sei que ainda vou errar muito para começar aprender, mas um dia chegarei lá.
ampporto18/08/2010 12:36
"Muito Bom"
Adorei a Postagem, otimos conselhos
Luluzinha24/09/2010 18:23
Oi
Muito bom o tópico, mas fiquei com uma dúvida: O que tem que conter dentro do escorredor? Matéria orgânica, pedras, areia, adubo npk ?
ST Lima19/11/2010 00:14
Ajuda
Boa noite Sr. Arzivenko!
Gostaria que o senhor me ajudasse, postei uma muda de ficus sem folhas, retirei todas sem trocar o substrato, o que posso fazer para não perde-la?
Postei também as mudas que tenho a minha disposição para treinar, pois falta definir substrato e estilos delas, postei também os tipos de compostos que tenho por aqui ok.
Abraços Mestre e obrigado pelo tutorial, foi ótimo pra mim que estou iniciando.
ST Lima
Arzivenko escreveu:
Laudir, essa inflação é normal, acredito que seja o primeiro sintoma do mal que aflige os bonsaistas. Com o tempo, eventualmente, descobrimos que qualidade é mais importante que quantidade, então a maioria daquelas mudinhas acaba tomando destinos obscuros. Acredito que estas cobaias sejam parte importante do aprendizado, elas que nos ensinam os primeiros passos, reenvase, poda, aramagem, etc...
Quando o iniciante encontra uma planta que seja realmente promissora, o mais importa a se fazer é "nada fazer" até que se tenha certeza do passo seguinte.
marcus romao27/12/2010 14:46
clarissimo, ajudou bastante. obrigado
Brunolms13/02/2011 14:10
Muito bom, Arzivenko !
Quero começar meu primeiro bonsai e seu tutorial me ajudou bastante com algumas dúvidas. Parabéns!
lorencini12/03/2011 10:50
minha mãe vai ficar muito brava quando eu pegar o escorredor da cozinha dela!! kkkkkkkk
Ricardo Guarido06/05/2011 15:04
Ótimo! Muito "enxuto" e objetivo o texto!
Obrigado por compartilhar com todos!
Do amigo, Ricardo.
edygar0830/06/2011 14:53
Muito Bom...
Eu sou novato na arte do bonsai achei ótimo esse tópico, muito bom de verdade, eu estou estudo tudo sobre as plantas não só os bonsai especificamente, mas tudo no geral. to aprendendo bastante, mas como iniciante por mais que você estude e leia sempre fica a duvida na cabeça: Será que escolhi uma boa muda?
será que plantei correto?
a opinião de outra pessoa mais experiente influencia muito alguém que está começando, cada pequeno acerto que nos iniciantes temos é um incetivo para continuar sempre tentando melhorar. Vlw
Rogério11/08/2011 15:54
Parabéns....
Ficou muito bom!
JohnTavares17/08/2011 12:03
Belo tópico me ajudou bastante
obrigado
HENRIQUE S04/10/2011 00:54
E eu achando que o que eu fazia era Bonsai mas não passa de uma muda de 4 anos. 😕 Bom... vou ver esse se consigo colocar ela no metodo escorredor + mamadeira.
E vou tratando de ficar procurando um material de melhor qualidade do que este:
Este ainda tem 4 anos, porém comecei da semente. Vou procurar fazer um projeto paralelo e tentar nao dar um destino obscuro a essa mudinha.
Obrigado! 😄
NataliaCosta30/03/2012 17:12
Obrigada
Obrigada pelas dicas, valiosas para uma pessoa como eu, com zero de experiência.
Marco Costa10/04/2012 17:02
Eu sou iniciante do iniciante. Ainda nao tenho um bonsai. Plantei ontem umas mudinhas de pingo de ouro em um vasinhos para ver e elas pegam e no futuro sai alguma coisa.
Agora eu vou procurar uma muda legal em um viveiro e fazer o escorregador+mamadeira.
Lapate14/05/2012 16:31
Obrigado pela ajuda
É pessoal, acabei de descobrir que o que eu tenho é um "mausai". 🙂
Mas tudo bem, pelo menos serviu para aprender um pouco como iniciante.
Estou namorando uns bonsais aqui no RJ, provavelmente irei pegar uma para iniciar com o Bonsai.
Pergunta: o meu Mausai, poderá se tornar um bonsai algum dia? preciso usar o metodo do escorredor + mamadeira?
Obrigado mais uma vez pelas dicas, enquanto isso vamos estudando os posts.
abraços a todos
Lapate
acpera29/09/2012 23:39
Ótimo tópico. Parabens.
wellingtonfonsecan08/10/2012 23:08
Bom era isto que queria saber, sobre a mamadeira, a minha planta esta se desenvolvendo bem a tal ponto de ja esta vendo suas raizes chegando a extremidade da mamadeira, o que fazer agora, permaneço com a mesma mamadeira ou transplanto para uma maior?????
Vou tirar uma foto para mostrar como ela esta e postarei aqui, enfim se puderem me ajudar!!!
abraço!
Elio09/10/2012 00:35
Wellington, meu irmão! Vc deve estar falando do escorredor e não da mamadeira, certo?
Quando as raízes começarem a sair pelo fundo do escorredor já está mais do que no momento de colocar em uma mamadeira (bacia).
Posta a foto para a gente ver.
abraço
wellingtonfonsecan09/10/2012 18:57
Entao Elio, ela ja esta na mamadeira, eu vou postar uma foto aqui e verá como esta...
E isso de acordo com minhas anotaçoes de transplante, antes de fazer 1 mes, eu a transplantei 11/09/12...
Entao mantenho ela nessa mamadeira ou faço uma maior?????

Elio13/10/2012 23:36
Wellington, pode manter ainda nessa mamadeira pois tem bastante espaço para as raízes.
abraço