Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Pingo de ouro - Duranta

123
Nikkei 10019/05/2010 14:15
Meu Pingo de ouro - Duranta
Recém adiquiri esta muda, estava sendo vendida como topiaria, esquecida no viveiro de plantas. Estava em um vaso pequeno 20cm de diâmetro e 20 de altura só com areia praticamente. Tinha a raiz pivotante que saia do vaso para o chão. Gostei do movimento do tronco e o fato de ter vários galhos por se topiaria. Bom fiz as podas e aproveitei para lavar as raízes que foi bem fácil pois era só areia. Depois de lavado, a surpresa, o tronco se prolongava por mais uns 6 cm e está em harmonia com o resto do tronco.

Esta é a frente que escolhi, aceito sugestões. Escolhi esta porque na parte da raiz que está ainda com plástico e areia grossa, ela apresenta conicidade, diferente do outro lado. Ainda fiquei em dúvida sobre o ápice. Aramei e ficou assim, mas deixei outro galho porque ainda não decidi. Peço ajuda se este seria o melhor caminho?

Esta é o ápice que escolhi e moldei:

Este é o movimento do tronco que não dá para ver. A idéia é toda a parte vermelha ficar descoberta no futuro:
Alexandre S. Coelho20/05/2010 19:12
Oi Nikkei

Muito bom... Se conseguir brotações mais baixas, na altura dos tocos, devem formar "bons" primerios galhos 💡
Nikkei 10021/05/2010 08:08
Obrigado Alexandre. Na primavera vou fazer melhor as podas para tentar novas brotações.
Markus Von Kossel26/05/2010 23:38
A duranta racha muito facil com a aramação!
Se é pra aramar tem que ser com o galho tenro!
Curvar só se for beeeem fininho!
Tenho algumas durantas e ja percebi isso!
Inclusive o Tramujas tentou aramar a minha e quebrou tmb! Não é por falta de experiencia! É quebradiça mesmo!!
Boa sorte!
nickyfury27/05/2010 12:55
bonsai
Galho quebradiço? Técnica nele: deixe a planta sem regar por dois dias, depois, force o galho com calma e devagar até a posição que pretende. Faça isso várias vezes, para só então enrolar o arame e posicionar, cuidadosamente, com muita paciência, até atingir a meta planejada. 😄

Faço isso com azalea e resedá, que são bem mais quebradiços que duranta. 😄
Diego Santana27/05/2010 13:02
Aprendei que duranta a melhor forma de arramar é antes do galho se tornar lenhoso, galhos velhos tem que deixar sem rega..............
Guilherme Luz27/05/2010 16:14
Nicky, acho que vou tentar isso com um ipê branco que tenho. estou precisando tracionar os galhos dele se não ele cai crescer só verticalmente.

depois posto umas fotos dele!

até
Nikkei 10027/05/2010 18:23
Realmente, o galho que está aramado na foto rachou enquanto tracionava. Mas foi bom, pois refiz a distribuição do ápice e achei que ficou melhor agora. Estou tracionando bem aos poucos agora, já está quase onde quero. Vou tomar cuidado... 😉
Markus Von Kossel27/05/2010 21:39
Essa de deixar secar eu não sabia!
Aprendendo!!!!
Valeu pessoal!
Nikkei 10004/06/2010 13:20
Este final de semana fiz uma projeção com os galhos que tenho hoje. Confesso que me inspirei (e copiei) nos desenhos de Alexandre Coelho.

Ricardo Paiva04/06/2010 13:43
Ficou mMuito bom Nikkei. Parabéns.

Ótima dica Nicky, valeu.
nickyfury04/06/2010 19:06
bonsai
Ricardo, não há o que agradecer. Aqui no Forum temos sempre que ser uns pelos outros, quanto às informações que postamos. Se não servir de imediato para alguem, com certeza irá servir para outrem. 😉
Nikkei 10014/09/2010 09:18
Atualizando. Sugestões são bem vindas! 😄

Alexandre S. Coelho14/09/2010 14:55
Pela 1ª foto, preservando os galhos, penso em algo assim:

Nikkei 10015/09/2010 10:02
Puxa Alexandre, fico impressionado com a visão de profundidade que vc tem só com estas fotos. A projeção não poderia ficar melhor. Vou segui-la com certeza. Obrigadão!
Ricardo Paiva15/09/2010 10:41
Alexandre, erro grave na sua projeção: o 1º galho está abaixo do 1º terço da árvore.

😂 😂 😂 😂 😂
Brincadeirinha, caramba tu tá profissional nisto, parabéns!
Nikkei, segue e será um bonsai "árvore".
Alexandre S. Coelho15/09/2010 13:20
😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 ...
Nikkei 10005/10/2010 10:02
Olá pessoal. esta duranta está com muito crescimento na parte de cima (o que é natural), mas como a intenção é engrossar mais os galhos baixos, pergunto se poderia fazer desfolha na parte de cima? Seria o mais adequado ou a hora certa?
Rafael Pontes05/10/2010 12:55
em se tratando de projeções, o Alexandre é o cara mesmo!!!!
será que teria como a gnt fazer encomendas de projeções aki pelo fórum?
heheheheheheh 😂
tem um yamadori meu que não tenho a menooooor idéia de como conduzir 🙁

hehehe
brincadeiras à parte, ficou show mesmo a projeção e a planta tem potencial!
boa sorte!
Nikkei 10013/10/2010 13:00
Atualizando, seguindo a projeção do Alexandre.
Alexandre S. Coelho13/10/2010 22:57
Muito bom!!!

O 1º galho, do projeto, que fica por trás tá vivo???... Não dá pra ver nesta foto 🙁
Nikkei 10014/10/2010 08:22
Ta vivo sim Alexandre. Como ele não estava se desenvolvendo, resolvi arrisacar e podar. Agora está vindo uma nova brotação vigorosa no local, que deve se desenvolver bem e rápido, já está com 3 pares de folhas e crescendo.
Nikkei 10017/07/2011 09:48
Atualizando (2 meses atrás)

Fiz o transplante, o substrato estava ficando compacto, a água está passando com dificuldade
Nikkei 10017/07/2011 10:14
Após o transplante ele ficou assim:
Nikkei 10017/07/2011 10:14
Mudei a inclinação do tronco e desenterrei mais uma parte. Confesso que fiquei na d´vida se era o melhor caminho, peço ajuda e opiniões para melhor escolher o estilo/ inclinação do tronco.
Foto 1: como era antes, me incomodava a conicidade invertida (seta azul), que eu mascarava com uma pedra da mesma cor do tronco. Também o tronco subindo reto acho que era um defeito.
Foto 2: como ficou após op transplante, corrigi a conicidade e o tronco reto, porém não sei se ficou mais estético, antes era mais baixo e robusto, o que me agrava.
Foto 3: como eu imaginei que ficaria após o transplante. Mudaria o estilo para Shakan, pois o ápice ficaria fora do eixo. Não sei se adequaria ao estilo, se ficaria bom.
O que acham? 1, 2 ou 3??? ❓

123