Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Pinheiro Vermelho

12
Donegá04/06/2010 19:15
Ajuda com Pinheiro Vermelho
Olá Amigos,

Ganhei esta muda de Pinheiro Vermelho em uma visita a Exposição de Bonsai realizada no Jd. Botânico de SP no último dia 22.05.10.

Sei que ainda é uma muda nova, mas gostaria de dicas p/ conduzí-la, tais cm:

Devo transplantá-la nesse momento p/ escorredor?

Me foi dada cm Pinheiro Vermelho, na verdade eu estava presente qdo a pessoa que me presenteou a comprou e ouvi a informação da vendedora, porém esqueci de perguntar se havia alguma subespécie p/ identificação.

Qto a condução gostaria de sbr se já é viável fzr alguma aramação ou mesmo poda? A preocupação se dá porque tenho medo de deixar muito tempo sem condução e acabar por ñ conseguir brotações em locais propícios, exemplo: determinado galho ficar muito longo e ñ ter mais como forçar brotações internas.

Se tiverem tb opniões sobre estilos e mesmo imagens p/ comparação, fico muito grato.

Donegá13/06/2010 22:23
Olá Amigos,

Preciso mesmo de auxílio com está planta.
Diego Santana14/06/2010 11:51
Donega nao conheço suas qualidades tecnicas e tbm nao sou conhecedor da especie, porem parece ser novato na arte assim como eu....

Até hoje tenho medo da especie "por nao conhecer" unica coisa que sei é que demora muito, muito, muito pra crescer é claro por se tratar de um pinheiro que seu desenvolvimento é lento..
Se estiver começando na arte, sujiro arriscar outras plantas que desenvolvam melhor..

è claro que nao deve jogar esta fora, procure na net e mesmo aqui no forum, tecnicas sobre mamadeira aplique nela, e talvez tera um bonsai futuro...
Allan M21/06/2010 08:10
Olá, Donegá

Eu também adquiri um Pinheiro Vermelho igual ao seu na Expo do Botânico com Kajihara.

Bom, vi que ele se deu bem onde o coloquei, as velas cresceram um pouco e creio que só não cresceram mais devido à falta de adubação, substrato, espaço e devido à estação em que estamos.

Foram dadas as seguintes recomendações:

- Poda: a poda pode ser feita em qualquer período, porém nada de podas drásticas, podando apenas as pontas.

- Transplante: apenas no inverno, com risco de perda da planta se feito em outro período. Recomenda-se esperar ao menos duas semanas de frio intenso - na primeira faz-se o transplante, na segunda o frio serve para acomodação da planta.

- Aramação: é uma planta bem flexível, podendo ser aramada drasticamente.

Acredito que se fizer a poda corretamente ela brotará mais baixo, permitindo uma densificação da copa.
Eu já podei a minha - depois posto algumas fotos aqui. Agora estou esperando para transplantá-la para o escorredor.

Com o tempo vamos trocando ideias.

Abraços!
Allan M21/06/2010 09:04
PS: Essas recomendações são baseadas no que observei e são muito superficiais, uma vez que não tenho experiência alguma - aconselho esperar para mexer com tua planta.

Acredito que um bom começo é ler bastante sobre cultivo de pinheiro negro - pode não ser igual o cultivo, mas de qualquer modo, se existir diferenças de cultivo, você não perde nada em conhecimento.

Abraços!
Allan M21/06/2010 18:18
Olá, Marcio

Como disse, aqui vão as fotos da minha mudinha de Pinheiro vermelho:

Antes:

Depois:

Donegá21/06/2010 21:19
Olá Allan,

Valeu pelas dicas. Vou seguir a recomendação e efetuar o transplante apenas no inverno.

Qto a poda fiquei com uma dúvida sobre o procedimento que tomou. Vc podou as velas tb ou só os galhos?

Obrigado.
Allan M23/06/2010 12:00
Olá, Marcio

Foi ambas: poda de velas e galhos.

Eu sou um pouco impaciente - quero ver se podem surgir brotações mais baixas, na parte anterior dos galhos - por isso podei as velas, mas não sei se esta poda é correta ou se tanto faz cortar a vela ou fazer pinçagem (técnica que pretendo conhecer, visualizar - talvez em algum curso). É algo que preciso descobrir.

Também fiz a poda de galhos - retirando o ápice principalmente para refazê-lo.

Já estamos no inverno - agora é aguardar dias mais frios.

Abraços!
MarcoBonsaiPoa23/06/2010 15:25
E ae galera! Os pinheiros, geralmente para formar uma base boa de tronco, deixamos crescer um galho livremente, chamado de broto líder, futuramente será o galho de sacrifício. Um outro galho pré estabelecido, dará a continuação do tronco, quando esse for cortado. É usado para distribuíção da seiva equilibrada na parte inferior da planta, enquanto o galho cresce e vai engrossando a base, após um tempo esse galho é eliminado, dando lugar à outro que cumprirá à sua função. Dando movimento diferente ao tronco e desnivelando à grossura do tronco em relação ao ápice. A pinçagem das agulhas e podas, são essenciais na parte inferior, para densificação da folhagem. Enquanto o broto líder vai crescendo, suas agulhas logo abaixo vão sendo eliminadas, estimulando este crescimento longitudional. Donegá, se quiser, tive uma idéia pra começar.Até
Donegá23/06/2010 19:35
Olá Marco,

Obrigado pelas informações. Pelo que entendi em sua última frase na resposta vc disse que tem uma idéia, estou certo? Se for o caso tenho interesse sim, gostaria mt de sbr sobre essa idéia.

Fico no aguardo.

Valeu amigo.
MarcoBonsaiPoa24/06/2010 10:56

A seta branca indica o broto líder, futuro galho de sacrifício. O triângulo acima indica que o broto do meio deve ser preservado e os laterais devem ser eliminados.As agulhas podem ser preservadas, eliminando somente possíveis galhos que brotem lateralmente delas.O galho deve crescer livremente.As figuras que simulam facões, mostram uma sugestão de ponto de corte dos galhos mencionados. As setas pretas indicam sugestões de direcionamento, os traços pretos o posicionamento.

Futuramente o galho do facão superior, deverá fazer a continuação do tronco, quando o galho de sacrifício for eliminado.

Épocas: Limpeza do broto líder, cortes indicados pelos facões e posicionamento indicado pelas setas pretas, podem ser feitos agora.
Final de agosto pode pinçar as velas, firmando o galho com polegar e indicador da mão esquerda para destros e com o indicador e polegar da mão direita, puxe as agulhas com precisão uma à uma, não ultrapassando 50% das agulhas do galho em questão, só por segurança. Juntamente com uma troca de terra e vaso sem poda de raízes.Uma mistura de 70% pedriscos(areia grossa lavada de rio ou cacos de tijolo)com 30% de terra vegetal ou turfa de preferência peneirada. O vaso pode ser um escorredor plástico, que no futuro vai para mamadeira pra bombar.Após 30 dias do transplante, já pode começar adubações. Os subgalhos podem ter suas pontinhas extremas arrancadas com a unha, estimulando gemas laterais de desenvolver, formando a ramificação e compactação da planta, criando galhos densos e pesados de folhagem.
Entre Dezembro e Janeiro pode ser feito outra pinçagem de velas, após este procedimento, pode ser retirado os arames colocados no caso, hoje mesmo né. Adubações é um caso à parte, gosto da farinha de osso e torta de mamona misturadas juntas em partes iguais e postas pra fermentar antes do uso, mas uso também simultaneamente os líquidos(NPK) de diferentes fórmulas, o pinheiro pode ser usado os ricos em (N)nitrogênio
qualquer coisa dá um alô
Donegá24/06/2010 17:15
Olá Marco,

Novamente fico mt grato pelas orientações, com certeza irei segui-las. Vou fazer uma projeção no PS e irei postá-la aqui p/ que verifique se é o que está recomendando.

É bom ter alguém que possa orientar nós os novatos e agradeço tb é claro ao amigo Allan que tb se dispôs a ajudar.

Obrigado amigos.
Donegá24/06/2010 22:04
Olá Marco,

Fiz uma projeção, muito ruim, mas acho que dá p/ ter uma visão do que imagino que tenha sugerido:

Fiquei com a seguinte dúvida, nos galhos onde indicou os cortes, conforme foto abaixo existem velas nas pontas onde fiz um enquadramento em vermelho, essas velas devem ser podadas.

Anderson Almeida24/06/2010 22:47
Olá Donegá

Fiz uma sugestão da poda vamos lá

seta preta: galho de sacrificio

seta vermelha:como apice e da seta pra cima podar

seta amarela:direcionar para baixo

seta azul:manter como primeiro galho e direcionar para baixo

seta verde: elinimar

Pois é uma sugestão minha.

Um abraço!
Donegá25/06/2010 12:02
Ok Marco,

Vou seguir as recomendações e assim que fizer a poda tiro fotos e posto novamente.

Valeu amigo.
MarcoBonsaiPoa25/06/2010 15:30

é mais ou menos essa a idéia!

se observar o desenho que lhe fiz, a seta preta do meio, indica o galho em posição horizontal para trás, dando profundidade ao conjunto, o galho que ficaria em posição vertical, seria o ilustrado pelo facão superior, que seria o novo ápice, no total um galho pro alto e três pros lados, que devem formar o triângulo se ligarmos os pontos de seu extremo, esquerda, direita e fundos representado pelas setas pretas, vamos acompanhando
Donegá25/06/2010 20:29
Olá Marco,

Linda planta p/ ser utilizada como inspiração. Ousei copiá-la p/ meus arquivos p/ tentar de certa forma reproduzí-la nesta planta que adquiri. Minha preocupação maior era justamente cm iniciar o trabalho, sei que a planta é jovem, mas pelo que lí em algumas matérias o pinheiro se mostra um lindo bonsai, porém requer dedicação e alguns cuidados especiais e fiquei na dúvida se devia já inicar alguma estilização e poda, pensando é lógico em trabalho de anos, pois tive medo de começar atrazado e ñ ter mais cm consertar.

Ainda me restam algumas dúvidas sobre cm efetuar as podas dessa espécie, tais cm: As agulhas podem ser podadas com tesoura ou apenas com pinçagem? Essa poda das agulhas deve ser retirando a agulha por completo ou parte dela? Com relação a poda das velas, qual procedimento tomar, poda com tesoura ou com os dedos, tirar completamente ou parte da vela?

Se puder me orientar nisso tb fico-lhe outra vez muito grato.

Tem msn p/ que possa adicioná-lo e quem sabe podermos trocar idéias sobre a arte do bonsai?
MarcoBonsaiPoa25/06/2010 22:28
Sempre quando falarmos em agulhas, estamos falando de uma gema adormecida, que pode virar um novo galho. Os galhos podem ser podados com tesoura, mas nunca ficar sem agulhas antes do corte, pois os pinheiros não brotam de galho pelado sem folhagem, as agulhas não são podadas por tesoura, sob pena de escurecer as pontas e ficar com aspecto estético desagradável, usamos como mencionei, os dedos, ou pinça. No pinheiro negro são duas agulhas , puxamos uma, depois à outra, está ação libera a gema para se desenvolver, nunca devemos fazer a pinçagem completa de cada galho, faz-se a metade, depois de duas semanas a outra metade. Por quê?Quando pinçamos a metade, estamos tranferindo toda energia pras que ficaram, em duas semanas estas gemas adormecidas acordam, pinçando a outra metade, estamos transferindo essa energia, agora para as gemas latentes, é um trabalho minucioso, podamos as velas em 2/3 do tamanho antes que se formem novas agulhas. Você tem um galho cheio de agulhas, mas muito longo, você vai reduzir o comprimento do galho, podando com a tesoura, e vai fazer ele se subdividir em outros galhos, através da pinçagem das agulhas, vão brotar, crescer e terão que ter o comprimento controlado com a poda de tesoura das velas novamente e serão pinçados para se subdividir novamente, ou seja galho primário, secundário, terciário...= folhagem densa e árvore ramificada.
Voltando ao desenho: fizeste uma ilustração; vç levantou o galho que é representado no meu esboço pela seta preta do meio, a idéia que quis passar, era posicioná-lo para trás, dando profundidade pro desenho da árvore, o único que fica para cima é o representado pela faca mais alta do desenho, que quando crescer terá galhos selecionados para posicionar lateralmente e outro continuará o tronco. Temos que martelar na idéia do broto líder e/ou galho de sacrifício + escorredor x mamadeira, tu trabalha uns oito anos teu pinheiro direitinho como pré- bonsai, depois sim, um vaso bonito. Um bonsai de fazer brilhar os olhos.
É pocas: já pode fazer poda dos galhos representado pelos facões do desenho; posicionamento dos galhos com arame, representado pelas setas pretas e remoção dos brotos laterais do broto líder, preservando o broto do meio(dentro do triângulo da ilustração); final do inverno: pinçagem das agulhas(50% de cada galho, bem distribuído), duas semanas depois o resto; primavera: poda das velas(2/3) antes de formar as agulhas, transplante para o escorredor, 30 dias depois início de adubações; verão: redução da adubação, pinçagem novamente em final de dezembro, 50% duas semanas depois o resto, pinçagem das velas; outono: retoma-se adubação intensa, aramação e podas de limpeza na parte inferior dos galhos, galhos devem brotar lateralmente e pra cima, para que não brote embaixo puxe as agulhas juntas, arrancará a gema junto
tá tudo muito confuso?se tiver alguma dúvida, pergunte! Até mais mano velho!
Donegá26/06/2010 13:50
Olá,

Primeiro de tudo quero agradecer a tua boa vontade em ajudar, fico feliz em sbr que ainda temos pessoas assim p/ contar. Tb sou do tipo que gosta de ver a felicidade do outro. Sempre que posso disponibilizo sementes que ou me foram enviadas por amigos e que dependendo da quantidade ñ irei utilizar todas, ou sementes que recolho nas praças de SP. Tb tenho participado de um fórum que consta o link na minha assinatura dos posts, onde o amigo Marcos Menino o iniciou a 2 anos, porém pela falta de membros, acabou por deixá-lo de lado, encontrei por acaso este fórum na net e me increvi tentando dar uma força p/ ele. Até se puder participar, com seu conhecimento e boa vontade seria de grande valia e satisfação tê-lo membro.

Bom agora vamos a sua orientação. Se lhe disser que ñ fico meio confuso com tanta informação estaria mentindo, rsrsrs, mas claro que devido ao ótimo conteúdo tenho tentado assimiliar td que tem passado. Cm disse anteriormente, vou fazer as podas sugeridas e agora com a explicação adicional vou corrigir a posição dos galhos que mencionou, ainda bem que só de forma virtual se ñ já tenha coisa errada.

Vou abusar mais das tuas orientações,"mano velho", assim que fizer as podas e orietações dos galhos, vou postar novas fotos p/ sua observações e se me permitir, conforme forem chegando as datas p/ as demais técnicas a serem utilizadas, vou entrar em contato caso haja alguma dúvida de minha parte antes de fazer bobagem. Será uma planta desenhada a duas mãos. Espero através desta planta aprender algo p/ projetos futuros e tb poder orientar outros que se encontrarem em minha situação de hj.

Gde abraço amigo. T+
Donegá26/06/2010 16:47
Olá Marco,

Fiz nova projeção antes de fazer as podas propriamente ditas. Seguem tb novas dúvidas, rsrsrs. espero que mantenha a paciênciam, mano velho.

Na projeção o galho que deverá ir p/ trás p/ dar profundidade ñ ficou mt bom, mas acho que entendia proposta.

O galho de sacrifício, tem duas velas na ponta, devo mantêlas?

Qto ao galho que será o novo apice, após a poda do galho de sacrificio deve continuar na mesma posição ou faço aramação p/ deixá-lo mais a pico?

Tb há um pq galho no inicio do galho que irá p/ trás, devo mantê-lo ou podá-lo?

Ñ coloquei a obs na foto, mas tb existe o galho no meio do que será o 1º galho, devo podá-lo?
Elio26/06/2010 20:50
Olá Donegá!
O Marco demonstrou ótimo conhecimento sobre condução do PN que, realmente, exige tratamento todo diferenciado.
Assino embaixo do que ele escreveu.
Faço apenas uma ressalva: Como o teu PN ainda é novinho, pode cortar as agulhas com a tesoura, para poder trabalhar melhor. Em 1 ou 2 anos essas agulhas cairão mesmo.
Não se usa mais a tesoura quando o bonsai está formado. Aí, as pontas escuras pelo corte com a tesoura, ficam feias.

Segue as orientações do Marco!

abraço
MarcoBonsaiPoa27/06/2010 08:58
Na projeção o galho que deverá ir p/ trás p/ dar profundidade ñ ficou mt bom, mas acho que entendia proposta. Não tem mistério, ele tem que preencher a profundidade da planta.EX: olhando as plantas em geral por cima, apresentam forma circular, sem esse galho de profundidade ficariam em forma de lua minguante, faltando um pedaço pra equilibrar.

O galho de sacrifício, tem duas velas na ponta, devo mantêlas? Espere um pouco e através de sua observação, escolha o broto mais vigoroso

Quanto ao galho que será o novo apice, após a poda do galho de sacrificio deve continuar na mesma posição ou faço aramação p/ deixá-lo mais a pico? Já pode, se quiser, ir dando a forma desejada, trabalhar a planta como bonsai por baixo e deixar o galho líder crescer livremente.O galho líder fica feio, mas é importante o seu uso na formação do tronco

Tb há um pq galho no inicio do galho que irá p/ trás, devo mantê-lo ou podá-lo? manter e trabalhá-lo junto com o outro que deve ir pra trás

Ñ coloquei a obs na foto, mas tb existe o galho no meio do que será o 1º galho, devo podá-lo?deve trabalha-lo para densificação do galho e ajudar o ramo mais longo a preencher os espaços vazios que há para trás dele
o que o Élio falou é importante, se não estiver preocupado com a etética, pode podar as agulhas com tesoura, pra facilitar a condução, mas pode também ir praticando do jeito que vai ter que ser no futuro, como é a primeira condução, não vejo problemas, inté
Donegá27/06/2010 18:13
Aos amigos Marco e Élio,

Agradeço muito a ajuda de vcs meus amigos, qto a observação do Élio a respeito do conhecimento do Marco, faço as dele, minhas palavras, já havia notado que realmente o Marco possui grande conhecimento, além de ser mt coerente em suas dicas.

Espero um dia poder ajudar a outros da mesma maneira.

Qto a poda das velas, apesar da obs do Élio, muito oportuna por sinal, vo seguir a recomendação do Marco, pelo fato de ir me adaptando a forma de realizar as podas cm o próprio Marco disse.

Marcão, qto ao galho de sacríficio, já havia me interado sobre a técnica em outra oportunidade e sei que ele sempre foge a estética, porém sua função é justamente melhorar a estética do conjunto, sendo retirado depois, por isso galho do sacríficio.

Brigadão amigos, vou fzr as podas e aramações e colocar as fotos aqui.

Conforme a evolução, vou postando novas fotos p/ orientação de vcs.
MarcoBonsaiPoa28/06/2010 10:06
O mais importante é, quando começar a trabalhá-lo, não tenha pressa de terminar, faça com calma, com maior prazer vou esperar a evolução do seu trabalho.
Donegá29/06/2010 17:00
Olá Marco e Élio,

Segue fotos dos procedimentos que realizei ontem 28/06:

Após a aramação e minuscula poda, "confesso" fiquei com medo de podar.

Vista Frontal.

Vista por trás.

Vista lado direito:

Vista lado esquerdo:

Extremidado do galho mais longo - lado esquerdo, ñ havia notado essa formação de três brotos na ponta deste galho, por isso tive medo de podar antes da orientação de vcs. O arame branco foi só p/ separar e ficar visível na foto.

Galho de sacrifício, haviam 5 velas, podei 2 completamente, tb tive medo de tirar mais:

Fiz apenas a pinçagem dessas poucas agulhas, no galho do lado esquerdo.

Bem amigos, aguardo as orientações de vcs, cm disse tive medo de podar além disso e ñ ter cm voltar atrás. Mas melhor assim, pois com as orientações de vcs acho que ficará mais fácil e sem erros. Estou anotando td que tenho feito e inclusive com fotos, p/ criar uma espécie de apostila p/ plantas futuras,pelo menos no que diz respeito a podas, transplantes, cm podar as agulhas, as velas, qdo podar ou ñ um galho, etc. Se ficar legal, vai ser útil até p/ outros iniciantes. Em uma das fotos dá p/ ver a mesa giratória que fiz.
12