Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Pinheiro Vermelho

12
MarcoBonsaiPoa01/07/2010 13:24
tá ficando bom isso aí hein! abç
Donegá03/07/2010 21:58
Olá Mano Velho,

O que acha? devo podar mais alguma coisa ou espero o desenvolvimento destas velas que estão na foto?

Cm mencionei fiquei com medo de podar mais qdo vi que haviam ñ uma, mas 4 velas no galho a esquerda (o maior).
Outra dúvida que tenho é se devo fazer a limpeza dos galhos antes das ponteiras, essas agulhas que ficam meio perdidas.

Cara, tô perdidão, bem que vc podia morar mais perto, rsrsrs
MarcoBonsaiPoa05/07/2010 07:50
Calma, com cada procedimento que fizer com à planta, requer que aguarde o resultado, assim, voçê e a planta vão criando uma certa sintonia, você mostra à ela como vç quer que ela fique, e ela te mostra se pode ficar ou não.Abç mano velho
Donegá06/07/2010 17:48
Valeu mano,

Vou aguardar, tb estou esperando p/ fzr o transplante p/ o escorredor, mas o inverno aqui em Sampa tá meio esquisito este ano, no outono fez o maior frio e agora no inverno tá quente. Normalmente esta época as plantas ficam estáticas, mas estão brotando a toda.
Allan M26/07/2010 16:21
Muito bom - estou acompanhando todas as ótimas dicas e seu ótimo trabalho, Marcio.

Gostei da mesa, bem moderna! 😎

Pois é, eu também tô esperando pra fazer o transplante do meu PV pro escorredor, mas o tempo não tem ajudado - como eu disse, não sei se é daquela forma específica que tem de ser feito o transplante (aguardando um tempo mais frio para que a planta entre em dormência, mas creio que seja isso mesmo) - bom, o que resta é esperar...

A poda que fiz no meu PV deu bons resultados: fiz a poda com a tesoura em algumas agulhas e em outras fiz pinçagem com os dedos - a pinçagem fez com que surgissem mais agulhas do que a poda das velas, mas estas agulhas surgiram mais próxima às existentes, nas pontas; já a poda das velas com a tesoura permitiu brotações mais anteriores, e creio que tenha ocorrido isso devido à drasticidade da poda, que elimina de vez a vela e "redireciona" as brotações anteriores que estavam "dormentes".

Abraços!
Donegá27/07/2010 13:27
Olá Allan,

É tô meio na dúvida sobre transplantar agora, tenho um amigo que tem alguns exemplares de pinheiro negro, já com idades acima de 10 anos, porém ele tb tem muita informação, os adquiriu mas ñ foi muito atrás de informações. Fez o transplante de alguns a +ou- 1 mês e na sexta-feira passada (23.07.10) me ligou e disse que acha estar perdendo um dos exeplares. Dá até dó perder uma árvore já com esta idade.
Elio27/07/2010 19:21
Donegá, transplantar PN requer alguns cuidados, tais como:
Não cortar mais que 1/3 das raízes.
Replantar com um pouco da micorriza que havia (ela fica no fundo das raízes).
Não lavar as raízes.
Manter o torrão.

abraço
Donegá28/07/2010 17:55
Olá Elio,

Valeu pela informação. Amigo tô precisando de dicas de poda, coisas mais detalhadas, até lhe enviei uma msg particular a respeito. Se puder me ajudar, ñ sei nem cm agradecer.

Brigadão.
Elio28/07/2010 21:04
Donegá, acabei de enviar o material pelo teu email.

abraço
12