Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaca de reseda----- qual espessura maxima?

12
Markus Von Kossel02/07/2010 22:33
Estaca de reseda----- qual espessura maxima?
Estaca de resedá............. qual a espessura que pega um estaca de resedá!
Quero pegar umas mudas na praça e não tem como fazer alporque!
Queria saber q espessura de tronco consigo estacas de Resda!
Ricardo Paiva03/07/2010 19:59
Olá Markus, ja fiz de galhos com 5 cm e pegou.
Este ano pretendo experimentar fazer de ainda mais grossos.
SEKI - Elio Luis Secchi03/07/2010 21:23
É Markus, o Ricardo tem razão. Nesta época dá para fazer estacas de resedá de tamanho quase ilimitado (não achei o limite ainda...) A proporção de pega é muiiiiito grande.

abraço
Markus Von Kossel04/07/2010 22:01
Ricardo e Elio,
Fazer estacas agora????
Não tenho que esperar o inicio da primavera?
O reseda está na dormencia! Será q pega agora?
Se sim, ja to saindo com o serrote!
Eu quero comprar o superthrive pra ajudar tmb!
Vhalveruth05/07/2010 08:25
vou acompanhar pq olha to gostando aqui =)

tb to afimd e fazer umas estacas ^^
Elio05/07/2010 12:07
Markus, normalmente estacas de ponteira se faz na primavera mas, estacas basais (mais grossas) se faz no outono/inverno.

abração
Renato Rodrigues Roehrs05/07/2010 14:17
Markus, esta eu fiz dois invernos atrás e achei que tinha morrido... olha o porte! Tá colocando um monte de brotos.
Na época, achando que não ía pegar, coloquei numa lata de tinta velha com um substrato "podre" de sobra de podas e grama, aquele canto de sujeira que temos no nosso pátio, da pilha de "entulho"...

É uma copa de uma árvore com mais de 10 anos da calçada da minha casa. O tronco tem uns 10cm.

Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi05/07/2010 18:17
É isso aí Markus, o meu xará cantou a pedra: somente se faz estaquia de ponteiro na primavera. Ponteiro é aquela última brotação da planta, onde o galhinho ainda tem a coloração verde. Estacas em geral se faz no inverno. Há um mito espalhado por aí de fazer estacas na primavera. Na verdade uma vara mais grossa, ou mesmo fina mas já lignificada, precisa de uns 30 dias para formar o "calo". Somente depois disso enraiza. Se for feita estaca na primavera, na maioria das vezes ela brota, com as energias e água armazenada na estaca, mas como ainda não tem raízes e a perda de se líquidos já ocorre pelas folhas em contato com o ar, sol, vento, etcc. ela acaba secando.
O único detalhe é que ela não vai brotar agora, mas somente quando a temperatura esquentar um pouco, no início da primavera. Ah! início da primavera real normalmente não combina com a primavera do calendário, é um pouco antes e isso depende do comportamento do clima que varia de ano para ano. Isso é o normal.

abraço
Markus Von Kossel05/07/2010 22:47
OK. Obrigado amigos!
Vou esperar esse calor maluco em pleno Julho passar e vou fazer a coleta!
Serrote pra que te quero!!

Um serrote, areia e alguma cara de pau = um possível bonsai no futuro!
Ricardo Paiva06/07/2010 08:41
Markus, prepara o casaco pra domingo então, dizem que vai a zero graus, hehehe.
E vem ai "O Massacre do Serrote" ou "Um dia de Fúria", estrelado por Markus Von Kossel.
Po cara, nome de artista tu já tens, hehehehe.
Depois mostra o que você coletou.
Markus Von Kossel10/07/2010 19:13
Vou esperar esfriar de vez e fazer as estacas!
Tiro fotos da brigada me levando pro presidio também, logo após me pegar cortando as arvores na praça!
Marcio Vargas10/07/2010 19:27
Markus

As minhas fiz no inicio do inverno e estão firmes e fortes. Só na tiamina, da uma olhada lá no topico, acho que vc esta acompanhando ele.

Estou esperando a prefeitura começar as podas nas ruas para pegar umas mais groças, tipo do tamanho de um punho para cima...

Abs
Cristiano Pohren12/07/2010 12:47
Interessante as informações do Resedá! Também pretendo fazer uma estaca grande...

Outra coisa, não lembro se já perguntei: O resedá aceita poda drastica?

Um vizinho da minha namorada simplesmente torou um opé de resedá da sua calçada, ele deve ter uns 30cm de base e cortou em uns 30cm de altura também. To bem de olho pra ver se vai brotar hehehe
Marcio Vargas12/07/2010 12:53
E ae Cristiano

Brota sim...

Ela é bem resistente a poda drastica...
Markus Von Kossel12/07/2010 21:48
pode podar até passando em cima com uma patrola q ele brota!
LeandroMG27/07/2010 11:46
...
então esse negócio de que estaca tem que ser na primavera é mito???
Eu fiz umas estacas de quaresmeira aqui, a uma semana mais ou menos, pra testar uns hormonios, e parece que elas não estão gostanto muito não.... =/
achei q o problema estava na época do ano. Mas já que não, onde foi que eu errei?? 😕
Elio27/07/2010 19:16
Leandro, as estacas basais (mais grossas e lenhosas) se faz no outono/inverno. As estacas de ponteiro, se faz na primavera.
Mesmo assim, depende se a espécie aceita bem a estaquia.

abraço
LeandroMG28/07/2010 07:20
...
e qual é o macete pra fazer a estaca basal de reseda, ou seja lá qual for a espécie??
Pode ser com substrato 100% areia mesmo?
Qntos cm eu enterro ela no substrato?

Sempre agradecido pela paciencia de vocês,
Leandro.
😉
Elio28/07/2010 14:13
Leandro, em primeiro lugar não sei se Resedá pega bem de estaca.
Em segundo lugar, não sei se Resedá se usa fazer estaca de ponteiro ou basal.

Vamos aguardar quem tem conhecimento para saber:

1. Resedá pega bem de estaca?
2. Se pega, deve ser feita de ponteiro ou basal?
3. Em ambos os casos o ideal é usar hormônio e colocar em areia pura.

abraço
LeandroMG28/07/2010 14:40
Elio, me parece que lá no inicio do topico, eles discutiram exatamente isso, se resedá pega ou não de estaca, e se não me engano parece que as informações q o pessoal passou é q pega mto bem...
Será q eu to enganado?
❓ ❓ ❓ ❓

Vlw.
Elio28/07/2010 14:56
Realmente, no 2º post, o Ricardo Paiva, a quem considero um bonsaísta experiente, fez estacas de 5 cm de diâmetro (basal) com sucesso. Assim, pela experiência dele.................manda ver, amigo!
Mesmo tendo passado a época boa de estaquia basal, Outono.

Abaixo coloco uma matéria que tenho arquivado no meu PC. Esqueci de anotar na matéria, quando a salvei, o nome do autor.

abraço

......................................................................................................

2) Estacas : Existem 3 tipos de estacas: as de ponteiro, as intermediárias e as basais, que são estacas com diâmetro muitas vezes superiores a 1 cm. Entende-se como estacas intermediárias os galhos do 2º ano de crecimento.
Este método para algumas espécies é bastante eficaz, pois reduz bastante o tempo para se chegar a um bonsai, quando comparamos com o método por sementes, principalmente para as espécies em que se pode usar estacas basais, que muitas vezes já tem o diâmetro de tronco desejado. Os melhores períodos são o início da primavera e o final do verão, para as estacas de ponteiro e intermediárias e o início do Outono para as estacas basais. Esta é apenas uma orientação geral, pois pode-se conseguir bons resultados fora dessas épocas. A seguir veja tabela contendo algumas orientações sobre a estaca ideal para cada espécie
Tabela 1 - Tipos de Estacas
Espécie (nome popular mais usado) Tipo de Estaca
Amoreira Basal
Azaléas Ponteiro
Azevinho Ponteiro
Bordos (Acer) Ponteiro e Intermediária
Buxus (Buxinho) Ponteiro
Caliandra (Esponjinha) Ponteiro
Carmona Ponteiro
Cerejeira Intermediária
Criptoméria (Cedro Japonês) Ponteiro
Eugênia Intermediária
Falso Cipreste Anão (Nanã) Intermediária
Ficus Ponteiro, Intermediária e Basal
Gingko Basal
Ipê Basal
Jasmin Intermediária e Basal
Jacaré (Juníperus Horizontalis) Intermediária
Juníperos em Geral Intermediária
Lingustro Ponteiro
Manacá Intermediária
Murta Intermediária
Olmo (Ulmus) Ponteiro
Paineira Ponteiro, Intermediária e Basal
Pingo de Ouro (Duranta) Ponteiro e Intermediária
Piracanta Intermediária
Ptecolobus Intermediária e Basal
Romã Ponteiro, Intermediária e Basal
Serissa Ponteiro e Intermediária
Tuia Azul (Junípero Prateado) Ponteiro
Zelcowa Ponteiro
O solo ideal é a areia, mas deixa a estaca muito vulnerável a ação dos ventos, pois as estacas devem permanecer sem serem tocadas até o aparecimento de um bom nº de raízes, que garantam sua fixação. Uma boa alternativa é usar uma mistura composta de 70% de areia e 30% de terra preta.
A estaca deverá ter preferencialmente o tamanho de um lápis. O corte na sua base deverá ser inclinado (ângulo em torno de 45°) e próximo a um nó, que é o local mais favorável ao aparecimento de raízes. Para estacas mais grossas podem ser feitos dois cortes inclinados na base, sendo um deve ser maior do que o outro.
As folhas no terço inferior da estaca deverão ser removidas, preferencialmente com o uso das mãos e não com tesoura. Uma boa prática é a de deixar sempre algumas folhas para se verificar se secou ou não. Folhas muito grandes poderão ser cortadas ao meio. Se deixarmos muitas folhas na estaca ocorrerá uma perda excessiva de umidade, o que poderá comprometer o processo de enraizamento
Existem alguns hormônios que ajudam no processo de enraizamento, sendo que os melhores são os que tem como base o Ácido Indol Butílico (IBA) . Pode-se também regar as estacas com hormônios a base de Tiamina. Para as estacas basais, uma boa prática é a deixá-las com o local onde serão plantadas, mergulhadas em hormônio enraizador por ± 24 horas. Para as de ponteiro e intermediárias deveremos plantá-las o mais rápido possível, sendo que podemos fazer uso de hormônio em pó, molhando a ponta e passando no hormônio e plantando em seguida.
O recipiente em que serão colocadas as estacas, deverão ter uma profundidade suficiente para que ela fique firme (enterrar cerca de 1/3 do seu tamanho), sem contudo encostar no fundo. Uma sugestão é o uso de garrafas de refrigerante de 2 litros cortadas ao meio e furadas na parte inferior para uma boa drenagem e, por serem transparentes podemos acompanhar o processo de enraizamento. Costumo usar esse método para as estacas com maior potencial de enraizamento, pois posso deixar até o momento de fazer uma poda de raiz.
È importante manter a umidade nas estacas, e assim sendo, se não podemos borrifas as folhas pelo menos 3 vezes por dia, poderemos então fazer uso de um plástico transparente por cima das estacas, lembrando de deixar sempre alguma abertura para circulação do ar.
LeandroMG28/07/2010 15:17
Brigadão Elio
rmarchesin03/01/2013 20:51
Acho que eu sou a única pessoa a tentar fazer estacas de resedá em pleno verão, ainda mais num verão tão quente como esse, mas erra tentar ou jogar fora o que o vento quebrou... vamos ver no que dá...

Aproveitando para perguntar, se eu usar algum tipo de enraizador terei mais sucesso nas estacas nessa época do ano?
Becker04/01/2013 21:15
😄 Olá rmarchesin, esqueça essa de estaquia grossa faça alprquia, 99,99% da certo.

rmarchesin04/01/2013 22:27
Olá, Becker!
Também acredito no que você disse e essa seria a minha primeira opção, infelizmente, a árvore, de um metro e oitenta, foi quebrada ontem pelo vento.
O que fiz foi dividir os galhos e trazê-los para minha cidade.
Com certeza, a parte que sobrou na terra da árvore irá se recuperar, já vi tantos resedá se recuperando de podas drásticas que não duvido disso.
Agora resta torcer para as estacas darem certo (o que muitos já me disseram que será quase impossível!)
Mas obrigado pela sugestão! E achei seu exemplar muito bonito! Principalmente pela forma como foi produzido!
12