Jabu (atualizado em 26.10.10)
Elio15/08/2010 20:08
Jabu (atualizado em 26.10.10)
Pessoal!
Sugestões!!!!!
abraço

Werlei Purgatto16/08/2010 10:06
Coloque alguma coisa do lado para termos a percepção da altura do tronco principal, pois me parece muito pescossuda (comprida), se sim talves uma poda radical deixando um dos galhos para corte futuro.
Alexandre S. Coelho16/08/2010 19:13
Elio
Estou com o Werlei... Aproveitando este belo nebari aparente, um corte radical poderia iniciar uma árvore mais baixa 💡
Trabalho de paciência pelo crescimento lento das jabus 🙁
joão josé16/08/2010 23:37
Acompanhando! Precisamos saber do que você gosta, Elio. Pode ser uma planta alta, feminina, com a copa lá em cima... ou uma formada através de uma poda em seu 2º terço... ou ainda a poda radical, logo acima das bifurcações. Vai do gosto do freguês, rs!
edson060517/08/2010 10:08
Caro Elio,
eu estou com o João José. Não estou querendo ir contra as regras e nem incentivar ninguém a fazê-lo, mas eventualmente, árvores um pouco altas também podem ficar boas. Como eu disse em outra ocasião, nem tudo é foice e machado. É preciso também aproveitar o que de bom a planta oferece: uma ramificação com bom movimento.
Veja aquela última à direita: Alta, porém linda!!!
Ela já tem um ótimo nebari, coisa difícil em jabuticabeiras.
Além disso, ela não me parece tão alta Você pode melhorar a conicidade do tronco no 1º terço fazendo cortes verticais com um estilete. O esforço da planta para cicatrização farão o tronco engrossar.
Você pode inclusive tentar um "Flat-top". Eu estou tentando uma aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14305
Acredite-me, esta jabu é muito mais bonita ao vivo e em cores. 😮ops: 😂
Grande abraço.
Edson.
joão josé17/08/2010 10:14
A primeira a esquerda é quase o espelho desta que tem em mãos, Elio! Eu também estou na fase de aproveitar o máximo da planta. É muito simples passar o facão e recomeçar (mas as vezes necessário), mas é muito mais desafiante (e geralmente compensador) usar a planta num todo, ver o que ela oferece! Bom divertimento!
Marcos Castilho17/08/2010 13:09
Concordo com o Édson tem muitos exemplares altos e bonitos mais parece que o seu está um pouquinho alto mesmo.
Elio17/08/2010 14:22
Werley, o tronco tem 4 cm de diâmetro, para vc ter uma idéia. A altura entre o nebari e a primeira forquilha é de 13 cm.
Alexandre, a poda seria mais ou menos na linha vermelha?
João José, vc tem toda a razão: Depende do gosto do fregûes!
O fato é que:
1. Não tenho experiência nehuma com Jabu
2. Pela natureza, seria uma planta mais alta
3. Contudo, gosto de planta pequenas
Edson, valeu pela fotos. Ilustram bastante as opções possíveis. Só que me deixou mais em dúvida ainda.............rsrsrsrs!
Pois é Marcos...................tá aí a dúvida!
Não corta?
Ou corta? Onde?
Na linha vermelha é só cortar e selar.
Na linha amarela também.
Na linha azul dá pra cortar e abrir um pouco os galhos.
Pessoal, a discussão tá muito legal!
abraço

Leonardo A.17/08/2010 15:04
Bom não sei se minha idéia é viavel, pois tbm não tenho intimidade com jabu!
Porem se for possivel a alporquia na altura da primeira bifurcação , vc ficaria com 2 plantas legais !!
Alexandre S. Coelho17/08/2010 17:14
Linha amarela ou linha vermelha...
Uma imagem vale mais (ou atrapalha mais 😄 ) que palavras 😂 😂 😂

joão josé17/08/2010 17:15
Alporquia em jabu demora um ano pra mais pra pegar, quando pega...
joão josé17/08/2010 17:16
Gosto da opção da linha amarela!
Leonardo A.17/08/2010 17:52
Li uma vez aqui no forum que tem um jeito de conseguir enraizar mais rapido as alporquias de Jabu!! 😄
Porem não lembro mais quem fez o topico.
As projeções do Alexandre ficaram 10!!
E se der para fazer 2 melhor ainda não??!!!
Elio17/08/2010 18:07
Alexandre! Obrigado pelas projeções. Sou meio preguiçoso para desenhar meus projetos.
Acho que a linha amarela é o caminho! Fica mais natural.
Valeu amigão!
Leonardo, como o João José disse, alporquia em Jabu é muito demorado e nem sempre com sucesso, assim como em todas as plantas de casca fina: Jabu, Pitanga, cereja, Goiabeira, etc.
abraço
Alcides Junior18/08/2010 09:38
Eu optaria pela linha amarela.
Bom trabalho Elio.
edson060518/08/2010 09:44
Alexandre e Elio,
mais uma bela projeção! Apesar de ficar um pouco alta com a poda na marca amarela, proporcionará um trabalho bem mais artístico, fugindo do previsível hokidashi...
Abraço a todos.
Edson.
adam18/08/2010 09:52
eu voto na linha azul..... por mais que seja previsível um hokidashi, é o que a planta pode te oferecer agora sem tanto streess, mas, as outras projeções são a longo prazo por terem uma intervenção maior 🙄 🙄 🙄
Talvez um hokidashi agora, um shokan depois de uns anos, e a aposentadoria da planta em um solo fértil, deixando-a livre!! 😄 😄 😄
Elio18/08/2010 23:01
Junior, Edson e Adam!
Vou de AMARELA!
Depois posto foto!
Valeu, rapaziada!
abraço
Gustavo Gonçalves19/08/2010 00:44
Se minha tambem iria de amarela
boa sorte amigo elio 😄
MarcoBonsaiPoa19/08/2010 17:43
O Edsom postou fotos de belas jaboticabeiras de grandes artistas, vou só reforçar, trabalho bem maneiro do Fábio Antakly

Elio26/10/2010 21:48
Pessoal, como disse anteriormente...........venceram as opiniões de se cortar na linha amarela.
Agora já com as brotações.
abraço

Mcdonald27/10/2010 01:18
Olá élio... acho q foi uma boa opção mesmo...
o que é essas bolinhas ai no vaso da jabuticabeira???
abração
Vhalveruth27/10/2010 08:19
essa jabu ta dando o q falar em =P
vo ficar de olho aki na evolução dela e naum deixe de mandar mais fotos dela aqui para manter sempre att
abraços
Elio27/10/2010 10:02
McDonald, essas bolinhas são Osmocote.
Vhalveruth, pode deixar que irei postando a evolução.
Abração
bonsaitakin01/03/2013 14:19
Grandioso colega, olha eu aqui mais uma vez revirando seus tópicos. Atualiza a jabu para vermos como anda o seu desenvolvimento. 😂