Elio01/03/2013 19:12
Bonsaitakin, essa é de março/2012.
abraço

bonsaitakin01/03/2013 19:18
obrigado pela atenção
Victor Néto01/03/2013 19:38
Elio, sua jabu já frutificou alguma vez?
Filipe Henrique01/03/2013 19:56
Excelente, Elio!!
vc tem um fã, sempre acompanho suas postagens e de teu xara também.
Como disse que não tem muita experiencia com a especie, e eu também recentemente venho me aventurando com algumas, talvez minhas duvidas e frustrações possam ser uteis sendo colocadas aqui.
já tentei pegar algumas jabus mas sempre mato elas, estou mal acostumado com as plantas mais resistentes.... passo a faca nas raízes e pronto, menos uma planta 🙄 😮ops: 😢 😢 😢 😢
Gostaria de saber dos colegas quanto de raízes eles podam em percentual, se desfazem todo o torrão e se faço isso no começo meio ou final do inverno.
estou com alguns pre bonsai precisando trocar de vaso mais com receio de fazer o serviço.
vlw
Elio01/03/2013 23:55
Bonsaitakin......valeu!
Victor, essa ainda não frutificou. Apenas uma outra menor.
Filipe, valeu pelas palavras, amigo!
Então, pouca é minha experiência com a espécie. Porém, há uma luz no fim do tunel.
No evento de Maio em Ribeirão Preto, do Mário Leal, será realizada uma mesa redonda sobre Jabu e Pitanga. O Helenir vai coordenar e eu vou secretariar a mesa. Todas as 20 vagas já foram preenchidas.
Assim, aguardem o trabalho que resultará desse encontro. Será postado no site do Mário.
abraço
Sergio Batalini02/03/2013 09:35
Bom dia !
Tenho alguns exemplares que estão bem adaptados a vida em recipientes pequenos, claro , com os devidos cuidados com rega e adubação.
Acredito que a melhor época pra o transplante seja no inicio da primavera entre agosto e outubro, sendo que pode-se reduzir o volume das raízes de 1/3 a 1/2, reduzindo-se tb a massa verde proporcionalmente .
Agora em fevereiro e março podemos desfolhar para corrigir alguns detalhes na estrutura e forçar a troca de folhas velhas, sendo que antes do inverno já estará enfolhada novamente . Ao proceder a desfolha deve-se deixar o pecíolo e um pequeno pedaço da folha para não correr o risco de perder galhos.
Claro que , antes de qualquer procedimento, devemos observar a saúde da planta, se estiver bem saudável não haverá problemas com os procedimentos , desde que respeitadas as épocas certas.
Assim tenho feito e conseguido resultados positivos ...
Abraço e até maio.
😄
Luiz Andriani03/03/2013 18:24
Acompanhando... Eu tenho algumas Jabuticabeiras aqui e estou a tempo sem mecher por falta de informação...
Elio, belo exemplar, parabens
Elio03/03/2013 18:43
Valeu, Bonsérgio....até maio!
Luiz, aguarde o relatório da mesa redonda!
abraço
Andre Antoniazzi03/03/2013 19:14
jaburicaba
Ola amigo elio,belo exemplar vai ficar um otimo bonsai,sabe tenho um jabu tmb mas este ano depois do inverno em que ela perdeu todas as folhas a brotacao veio muito ral por que sera?a adubacao fiz normal mas nada,vou esperar o comeco de agosto pra trocar ela de caso e recolocar na mamadeira pra ver.
Abracos
acacio vargas03/03/2013 19:20
elio depois da foto com novas brotaçoes , em 26 de outubro 2010, para a 2 foto ,,vc so deixou crescer livremente ou teve mais intervençoes?,,
ta linda 😂 😂
Elio03/03/2013 21:43
acacio vargas escreveu:
elio depois da foto com novas brotaçoes , em 26 de outubro 2010, para a 2 foto ,,vc so deixou crescer livremente ou teve mais intervençoes?,,
ta linda 😂 😂
Acácio! Em 2011 e 2012 fiz o mesmo procedimento: Poda em agosto! Com isso vou alongando os ramos, afunilando gradativamente.
André, não saberia te responder. Como disse: Em termos de Jabu sou meio leigo!
abraço
Luiz Andriani03/03/2013 22:36
Elio escreveu:
Luiz, aguarde o relatório da mesa redonda!
abraço
Com certeza estaria esperando por ele.
E por falar em encontro temos que marcar uma próximo com o clube de jaraguá