Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLTBUX001 - BUXINHO

12
Laudir14/09/2010 18:40
JLTBUX001 - BUXINHO
Adquiri no dia 08/09/2010 pela bagatela de 29 reais... acha q eu ia deixar passar batido?

Aguardo sugestões:

Laudir24/09/2010 21:39
Com base na penultima foto, meu amigo Chadad (pelo msn) me deu uma ótima idéia para a condução deste buxinho:

evertonrcosta24/09/2010 21:48
Substrato
E ai Laudir...!

Que substrato você usou no transplante?

Abraços!
Laudir24/09/2010 21:54
usei o mesmo substrato que veio no vaso qdo comprei do viveiro:
esterco bovino bem curtido (60%) + terra preta (25%) + cascas de madeira apodrecidas (15%)
João Paulo Batista Lyrio25/09/2010 11:15
Muito bom a progressão em, estou de olho em um, aliás, em uns, à escolher rs.... vai atualizando para quando adiquirir o meu poder me espelhar nessa maravilha de seus trabalhos.

Grande abraço e sucessos.
Sergio Batalini25/09/2010 12:12
Enviada: Sex Set 24, 2010 9:54 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

usei o mesmo substrato que veio no vaso qdo comprei do viveiro:
esterco bovino bem curtido (60%) + terra preta (25%) + cascas de madeira apodrecidas (15%)

Ola Rondonense.. 😄

Ué Laudir ... cadê a areia grossa, os pedriscos , cacos .. ???

Não acha que este composto esta muito acido para buxinhos ???

Não ficará muito enxarcado ?? com risco para as raizes...

Pergunto pq geralmente nos escorredores colocamos areia grossa e na mamadeira um substrato mais " forte " como este que vc fez... e como só irá para a mamadeira depois que as raizes começarem a apontar no escorredor ...
nickyfury25/09/2010 13:00
bonsai
Laudir, mudas como essas de buxinho são um material muito interessante a meu ver, para formar uma estrutura tipo mame ou shohin. Lembrando que os galhinhos cortados fora, se estaqueados na areia, irão render novas mudinhas. A estação da primavera é a época ideal para isso. 😄

Veja alguns buxinho que trabalhei a partir de material parecido com o seu:

No caso desta ultima, usei o tronco como base para tracionar e baixar o galho principal:

Na maioria das vezes, temos que eliminar o que segue para cima, aproveitando um unico galho com que formar toda a estruturação aerea da planta. Veja essa han kengai:

A aramação favorece a abertura da estrutura, como um leque:

Nesta outra, han kengai, preferi usar dois troncos para formar a estrutura. Um deles poderá ainda vir a ser convertido em jin, futuramente:

O que eu gosto nessas mudas de buxinho é a infinidade de possibilidades de transformação delas em lindos bonsai. Vc pode analisar bem a muda, antes de começar a trabalhar, traçando um desenho, mesmo que rustico, sobre qual caminho adotar e depois é só cortar fora o que não irá servir, trabalhando apenas com o que previu. Simples demais. 😄
Laudir25/09/2010 13:38
Bonsérgio escreveu:
Não acha que este composto esta muito acido para buxinhos ???
Não ficará muito enxarcado ?? com risco para as raizes...

Pergunto pq geralmente nos escorredores colocamos areia grossa e na mamadeira um substrato mais " forte " como este que vc fez... e como só irá para a mamadeira depois que as raizes começarem a apontar no escorredor ...

Então!
Em se tratando de buxinho, fiquei com medo de lavar as raízes e trocar o substrato. Mas teu alerta veio em bom tempo.
Vou aguardar passar uns dias pra eu trocar o substrato e pretendo colocar algo mais arenoso do que organico.

Obrigado pelo grande alerta!
Laudir25/09/2010 13:40
João Paulo Batista Lyrio escreveu:
...maravilha de seus trabalhos.

Na verdade é a maravilha da indicação/sugestão do CHADAD. Se nao fosse ele, eu nao teria tido esta maravilhosa condução
Laudir25/09/2010 13:43
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, mudas como essas de buxinho são um material muito interessante a meu ver, para formar uma estrutura tipo mame ou shohin. Lembrando que os galhinhos cortados fora, se estaqueados na areia, irão render novas mudinhas. A estação da primavera é a época ideal para isso. 😄
...
O que eu gosto nessas mudas de buxinho é a infinidade de possibilidades de transformação delas em lindos bonsai. Vc pode analisar bem a muda, antes de começar a trabalhar, traçando um desenho, mesmo que rustico, sobre qual caminho adotar e depois é só cortar fora o que não irá servir, trabalhando apenas com o que previu. Simples demais. 😄

Rapaz eu nao sabia que o buxinho pega por estaquia...
aqui é primavera/ início das chuvas.
Vou detonar com os galhinhos e colocar eles com duas folhas no máximo na areia grossa.
Obrigado pela dica!
mortykus25/09/2010 14:45
Ta bacana ein?
Toda vez que vejo um buxinho em um vasinho pela cidade, fico tentado a "resgatá-lo", se é que me entnede? 😂
Laudir25/09/2010 14:46
mortykus escreveu:
Ta bacana ein?
Toda vez que vejo um buxinho em um vasinho pela cidade, fico tentado a "resgatá-lo", se é que me entnede? 😂

kkk
entendo sim!
pena que os donos nao abandonaram ainda né rsrs!
Astolpho Coelho Bicalho25/09/2010 14:56
E ai laudir,,, bom

Cara o buxinho é mt bom para estacas... tenho uns mames que fiz por estacas....

cara o seu buxinho tem futuro...

agora é esperar a brotação...

eu trabalhei este aqui... foi um que ganhei de um porteiro de um predio,,, estava jogado no canto.. ai ele me sedeu esta muda...

Laudir25/09/2010 15:08
Astolpho Coelho Bicalho escreveu:
E ai laudir,,, bom

Cara o buxinho é mt bom para estacas... tenho uns mames que fiz por estacas....

seu exemplar está um espetáculo.
Já plantei todas as estacas na areia.
Se brotarem, renderão umas 15 mudas!
CARLOVICH26/09/2010 14:24
nem imaginava que dava como estaca!
Por coincidência mexi no meu hoje.... estou com ele ha 1 ano.
eu tenho como procedimento qdo trabalho as mudas, deixar do meu lado uma vasilha com solução enraizante. vou cortando...
se me der na telha,... e tiver paciência tento usar as estacas...
os galhos do buxinho estão agora pelo menos 1,5 hora mergulhados....

depois de ler teu tópico vou colocar na areia.... quem sabe rola algo...
rsrs

gostei de ver o teu trabalho... o meu estava começando a explodir os brotos... e como eu queria curvá-lo bastante, e ainda está maleável... aproveitei que hoje acordei as 4,5...

vamos ver como vão sair nossos filhotes...
abçs.
Laudir26/09/2010 15:47
CARLOVICH escreveu:
nem imaginava que dava como estaca!
Por coincidência mexi no meu hoje.... estou com ele ha 1 ano.
eu tenho como procedimento qdo trabalho as mudas, deixar do meu lado uma vasilha com solução enraizante. vou cortando...
se me der na telha,... e tiver paciência tento usar as estacas...
os galhos do buxinho estão agora pelo menos 1,5 hora mergulhados....

depois de ler teu tópico vou colocar na areia.... quem sabe rola algo...
rsrs

gostei de ver o teu trabalho... o meu estava começando a explodir os brotos... e como eu queria curvá-lo bastante, e ainda está maleável... aproveitei que hoje acordei as 4,5...

vamos ver como vão sair nossos filhotes...
abçs.

Aguardo uma foto das tuas estacas.
Minha esperança é que pelo menos umas 15 das 15 estacas que plantei venham a vingar... rsrs...
nickyfury26/09/2010 17:33
bonsai
Laudir, não é só por estaca que reproduzimos buxinho. Pode ser tambem por alporquia. Obtvie tres novas plantas dessa forma, aproveitando a base para formar outra planta, é claro. 😄
Laudir26/09/2010 17:38
nickyfury escreveu:
Laudir, não é só por estaca que reproduzimos buxinho. Pode ser tambem por alporquia. Obtvie tres novas plantas dessa forma, aproveitando a base para formar outra planta, é claro.

Opa, esta é uma ótima notícia.
Vou comprar mais um buxinho esta semana... vou lascar um alporque nele pra ter duas plantas.
Rodrigo_Dias_RJ26/09/2010 18:33
Laudir, vai ficar uma planta muito boa, geralmente eu não faço tantas mexidas ao mesmo tempo.
Tem fotos atuais?????

No inicio eu fiquei muito preocupado em trabalhar com buxinho, é uma planta meio temperamental, heeheh.
Mas ultimamente tem me dado muita$ alegria$

Algumas coisas que o buxinho me ensinou:

1-Escolher sempre o melhor nebari, a copa é facil de montar (com alguma ferramenta cava o vaso para ver o nebari).
2- Os galhos tem que ser aramados de forma leve, ficam com marca de arame muito rapido.
3- Nada de muito radical, a planta sente quando mexemos muito
4- Nada de desfolha total, sempre parcial e aos poucos.
5- Na necessidade de cortar muitos galhos faça aos poucos, uma semana corta uns dois, depois mais uns dois... para a planta ir se estabilizando.
Laudir26/09/2010 22:42
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Laudir, vai ficar uma planta muito boa,

Assim espero... que fique pelo menos boa...

geralmente eu não faço tantas mexidas ao mesmo tempo.
este é meu receio tb...

Tem fotos atuais?????

estilizei sexta à noite (24/09/2010)...
nao deu tempo de ela mostrar alguma alteração...

No inicio eu fiquei muito preocupado em trabalhar com buxinho, é uma planta meio temperamental, heeheh.

também fiquei muito receoso de mexer com ele, mas o Claudionor Anacleto tem me icentivado com um yamadori q ele fez.

Mas ultimamente tem me dado muita$ alegria$

Também espero estas "ALEGRIA$"

Algumas coisas que o buxinho me ensinou:

1-Escolher sempre o melhor nebari, a copa é facil de montar (com alguma ferramenta cava o vaso para ver o nebari).
2- Os galhos tem que ser aramados de forma leve, ficam com marca de arame muito rapido.
3- Nada de muito radical, a planta sente quando mexemos muito
4- Nada de desfolha total, sempre parcial e aos poucos.
5- Na necessidade de cortar muitos galhos faça aos poucos, uma semana corta uns dois, depois mais uns dois... para a planta ir se estabilizando.

Ótimas dicas. Vou segui-las para os próximos que eu comprar.
Leandro Ferraz26/09/2010 22:56
Sua retifica chegou?
Já to com do do buxinho.... 😂
Laudir26/09/2010 23:13
Leandro Ferraz escreveu:
Sua retifica chegou?
Já to com do do buxinho.... 😂

cara to parecendo uma criança que sabe o presente q vai ganhar no natal...
todo ansioso kkkk ou amanha ou terça chega a bendita...

to mais com dó do pingo de ouro e da videira
Alexandre S. Coelho28/09/2010 13:56
Oi Laudir

Muito bom o trabalho inicial nesta planta!!!

Quer dizer que agora tú vai ser o terror da serra, digo retífica, elétrica...??? 😂 😂 😂
Laudir28/09/2010 14:07
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Laudir

Muito bom o trabalho inicial nesta planta!!!

Quer dizer que agora tú vai ser o terror da serra, digo retífica, elétrica...??? 😂 😂 😂

cara como demora a entrega normal...
entao... tem como vc fazer uma projeção da copa deste projeto?
Alexandre S. Coelho28/09/2010 14:15
Ok meu amigo...

porém deixa aparecer mais brotações... 😲
12