Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLTBUX001 - BUXINHO

12
Laudir28/09/2010 14:17
Alexandre S. Coelho escreveu:
...porém deixa aparecer mais brotações... 😲

Irei aguardar.
Suas projeções sao minhas inspirações!
Obrigado pela disposição.
Rafael Pontes28/09/2010 15:01
po, eu to de olho em ums buxinhos desses de viveiro a algum tempo... Aos sábados tem uma feira na rua perto da casa da minha namorada, lá tem de tudo, inclusive algumas plantas. Qdo passo por lá sempre vejo algumas interessantes... qualquer dia desses vou dar uma parada lá com calma e escolher algo bom!
Bom saber também que o buxinho pega bem por estaca!

Tenho 2 mudas lá em casa que eu plantei pela semente. Passando na rua vi um monte de sementinha em baixo de uma das várias arvoreszinhas que tem na minha rua e resolvi plantar. Duas delas pegaram e tem crescido desde então. Não sei ao certo se são buxinhos, vou tirar fotos das árvores mães e das mudinhas pra ter certeza! Mas axo q são!
Quem sabe daqui a alguns booooons anos eu terei um belo material pra expor aqui, conduzido desde a semente! Seria realemente gratificante!
Laudir28/09/2010 16:18
Rafael de Paiva Pontes escreveu:
po, eu to de olho em ums buxinhos desses de viveiro a algum tempo... Aos sábados tem uma feira na rua perto da casa da minha namorada, lá tem de tudo, inclusive algumas plantas. Qdo passo por lá sempre vejo algumas interessantes... qualquer dia desses vou dar uma parada lá com calma e escolher algo bom!
Bom saber também que o buxinho pega bem por estaca!

Tenho 2 mudas lá em casa que eu plantei pela semente. Passando na rua vi um monte de sementinha em baixo de uma das várias arvoreszinhas que tem na minha rua e resolvi plantar. Duas delas pegaram e tem crescido desde então. Não sei ao certo se são buxinhos, vou tirar fotos das árvores mães e das mudinhas pra ter certeza! Mas axo q são!
Quem sabe daqui a alguns booooons anos eu terei um belo material pra expor aqui, conduzido desde a semente! Seria realemente gratificante!

analise bem o nebari.... a copa a gente vai moldando... o importante é o nebari
Laudir04/12/2011 13:15
Dia 01/12/2011
Deu a louca, o moyogi nao estava me agradando nem um pouquinho, resolvi arriscar e voiolá...

Quando comprada

Desculpem a qualidade das fotos, mas nao posso tirar da mamadeira senão eu estrago as raízes capilares. Quero preserva-lo na mamadeira por mais este ano, ae eu coloco num vaso de treinamento.
Laudir17/12/2011 18:48
Bacia de treinamento....
Somente no fim do ano que vem eu vou mexer!!!

Green_bsb19/12/2011 10:57
Acho que a nova escolha de estilo vai ficar bacana. Parabéns aí companheiro e boa sorte!
Laudir19/12/2011 11:11
Green_bsb escreveu:
Acho que a nova escolha de estilo vai ficar bacana. Parabéns aí companheiro e boa sorte!

esta nova escolha de estilo levou quase um ano pra se concretizar.
Obrigado amigo!
nickyfury19/12/2011 12:33
bonsai
Laudir, sem dúvida nenhuma é preciso por vezes nos arriscarmos um pouco, se queremos ter algo que seja um diferencial, em termos de bonsai. Certamente o alcance de seu empenho nessa planta não é visivel por agora, mas o futuro dela irá retornar com um lindo bonsai. Pode até ir escolhendo uma boa laje de pedra (melhor que qualquer vaso, nesse estilo) para o reenvase na primavera do ano que vem. Parabens pelo excelente trabalho.
Laudir19/12/2011 12:40
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, sem dúvida nenhuma é preciso por vezes nos arriscarmos um pouco, se queremos ter algo que seja um diferencial, em termos de bonsai. Certamente o alcance de seu empenho nessa planta não é visivel por agora, mas o futuro dela irá retornar com um lindo bonsai. Pode até ir escolhendo uma boa laje de pedra (melhor que qualquer vaso, nesse estilo) para o reenvase na primavera do ano que vem. Parabens pelo excelente trabalho.

fico contente que o nobre colega tenha aprovado as intervenções na planta....
quanto à laje, preciso de orientações pois desejo fazer com minhas próprias mãos.... rsrs
alguem me disse de um tal de vaso orgânico.... mas estou na dúvida, só tenho olhos dela numa laje
nickyfury19/12/2011 14:56
bonsai
A laje e a melhor opção, na minha humilde opinião. Vc pode obter uma ótima escavando um bloco retangular de cimento celular, ou mesmo pegando uma simples laje de ardósia ou outra pedra usada na construção civil e quebrar as bordas, criando fractais nelas, de maneira a que fique algo mais natural, ao invés de manter a area reta do corte.

A vantagem do cimento celular é que se trata de um material superleve, ainda que muito resistente, facilmente moldável com ferramentas simples, como formão e martelo, ou mesmo usando uma maquina elétrica para desbaste, como uma furadeira ou similar. Se não me engano, no site do Atelier vc verá um trabalho magnifico realizado pelo Dom Mario com esse material. No site do Ai do Bonsai, do bonsaista Paulo Neto tambem há excelentes trabalhos realizados por ele, com imagens mostrando o passo a passo, de forma a poder usar isso como referencial para a sua laje.

O importante não é o tamanho da peça, mas a composição dela. No caso de usar uma base feita a partir de pedra ardósia, prefira a de cor clara ou verde, para ficar melhor, tendo um resultado mais satisfatório do que usando cor escura ou preta. Outras pedras de uso frequente, como aquelas usadas em bordas de piscina e calçamento tambem servem bem, mas são mais dificeis de serem quebradas nas bordas, tendo que ter um cuidado extra para não danificar a peça toda.

http://www.hotfrog.com.br/Empresas/ARACEL-Representac-es-Concreto-Celular-CCA-Celucon/Bloco-de-concreto-celular-autoclavado-CCA-Celucon-57169

http://www.sempretops.com/casa/pedras-decorativas-saiba-um-pouco-sobre-cada-uma/

http://pirenopolis.olx.com.br/pedras-para-revestimentos-iid-13366388

Veja as pedras abaixo, até o corte delas, a espessura e o formato são ideais para um composição com o seu buxus:

Para não falar na cor, que é excelente tambem.
Laudir30/12/2011 16:29
Amigo nickyfury

simplesmente planto sobre a pedra ou tenho que fazer alguma outra coisa para enfim acondicionar a planta?
nickyfury01/01/2012 16:03
bonsai
Laudir, meu chapa, não entendi sua pergunta. Se vc tem o buxus e a laje, é só plantar sobre ela, distribuindo as raizes radialmente. Claro que é preciso antes uma base de substrato, que poderá ser formado a partir de musgo esfagno previamente umedecido em hormonio enraizante, cortado em pedaços pequenos, misturado com terra argilosa, para dar um pouco de liga e manter o substrato coeso, e por fim alguns granulos de caco ceramico. Para enriquecer o preparado e garantir maior sobrevida para a planta, pode adicionar uma ou duas colheres de chá cheias de osmocote.

Após fixar as raizes sobre o substrato, uso do mesmo para cobri-las, de maneira a deixar aparente apenas o nebari, seu houver. Não use musgo para cobrir o solo nem nada disso, para que ele possa "respirar".

Se ficar com receio de que o substrato "escorra" pelas bordas da pedra, pode usar tambem algumas pedrinhas para fechar um cerco em torno da area do plantio, garantindo seu aprisionamento. Mas nesse caso, terá que usar pedaços da mesma laje, e tentar formar algo bem natural, para que o resultado fique satisfatório.
Guilherme Luz01/01/2012 18:17
deixa pra lá...
Laudir01/01/2012 18:54
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, meu chapa, não entendi sua pergunta. Se vc tem o buxus e a laje, é só plantar sobre ela, distribuindo as raizes radialmente. Claro que é preciso antes uma base de substrato, que poderá ser formado a partir de musgo esfagno previamente umedecido em hormonio enraizante, cortado em pedaços pequenos, misturado com terra argilosa, para dar um pouco de liga e manter o substrato coeso, e por fim alguns granulos de caco ceramico. Para enriquecer o preparado e garantir maior sobrevida para a planta, pode adicionar uma ou duas colheres de chá cheias de osmocote.

Após fixar as raizes sobre o substrato, uso do mesmo para cobri-las, de maneira a deixar aparente apenas o nebari, seu houver. Não use musgo para cobrir o solo nem nada disso, para que ele possa "respirar".

Se ficar com receio de que o substrato "escorra" pelas bordas da pedra, pode usar tambem algumas pedrinhas para fechar um cerco em torno da area do plantio, garantindo seu aprisionamento. Mas nesse caso, terá que usar pedaços da mesma laje, e tentar formar algo bem natural, para que o resultado fique satisfatório.

Falaste tudo que eu necessitava! Dúvida sanada...
Obrigado, vou providenciar a laje para tal procedimento.
Guilherme Luz06/01/2012 18:04
acompanhando...
SMART219/01/2012 00:44
nossa, qualquer dia desse eu bato no seu portão ae so pra pegar umas aulas... ta lindo seu buxinho...

obs eu sempre falava BRUXINHO e percebi agora q num tem o R ali então e buxinho de buxa heh legal
Laudir19/01/2012 00:58
SMART2 escreveu:
nossa, qualquer dia desse eu bato no seu portão ae so pra pegar umas aulas... ta lindo seu buxinho...

obs eu sempre falava BRUXINHO e percebi agora q num tem o R ali então e buxinho de buxa heh legal

opa... sempre é bom receber a visita de um amigo próximo!!!
rorobles15/02/2012 23:08
to por aqui aprendendo tb, e acompanhando...
Vai ficar legal na lage de ardósia, eu acho, rsrsrsrs
Laudir16/02/2012 00:51
rorobles escreveu:
to por aqui aprendendo tb, e acompanhando...
Vai ficar legal na lage de ardósia, eu acho, rsrsrsrs

O problema é encontrar ela na minha cidade... vou ter de adquirir em outra a 100km daqui
rorobles16/02/2012 01:18
ai caramba laudir
e o que tem por ai? não seria uma opção até para dar uma aparência mais "local"?
Não sei o que estou falando, só dando pitaco de hiperprincipiante.
Abraços
12